quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jaguar Land Rover anuncia produção do Jaguar XF em sua fábrica na Índia


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 Por Imprensa Jaguar Land Rover Latin America

A Jaguar Land Rover começará a produzir o sedã Jaguar XF em sua fábrica em Pune, na Índia, a partir de componentes vindos da outra fábrica da marca, em Castle Bromwich, no distrito de Birmingham, no Reino Unido.

The initial Pune-built Jaguar XF models will feature the company’s acclaimed 2.2-litre diesel engine, which is coming to the Indian market for the first time. The Jaguars will be built alongside Land Rover Freelander 2 vehicles which have been produced in Pune since May 2011.

O Jaguar XF fabricado em Pune será equipado com o motor a diesel de 2.2 litros, sendo comercializado no mercado indiano pela primeira vez. O modelo será fabricado ao lado da linha de produção do Land Rover Freelander 2, produzido na unidade industrual desde Maio de 2011.

Para o CEO global da Jaguar Land Rover, Dr Ralf Speth, “a Índia é um mercado que oferece oportunidades significativas tanto para a Jaguar como para a Land Rover. A expanção de nossas operações em Pune e a inclusão da produção do Jaguar XF nessa unidade vão nos ajudar a concretizar nossas ambições no mercado indiano”.

A Jaguar Land Rover está empenhada em construir um negócio sustentável e rentável. Aumentar a nossa presença global de fabricação é um elemento-chave para a nossa estratégia de crescimento. Juntamente com a joint venture já em construção na China, a expansão de nossas operações em Pune nos ajudará a aumentar o volume global de veículos produzidos, além daqueles que saem das fábricas do Reino Unido”, acrescenta o CEO.

Já para o vice-presidente da Jaguar Land Rover Índia, Rohit Suri, "o Land Rover Freelander 2 e o Jaguar XF são nossos modelos mais vendidos na Índia e isso impulsionou a fabricação local de ambos os veículos. O Jaguar XF se tornou muito popular entre os nossos clientes, devido ao seu desempenho esportivo, sua elegância, o interior luxuoso e seu estilo contemporâneo. Estamos muito satisfeitos em oferecer este carro como um produto de fabricação nacional, equipado com um motor completamente novo, o que nos permitirá oferecer aos nossos clientes uma maior variedade de modelos a preços competitivos." Recentemente a Jaguar Land Rover Índia anunciou crescimento de 32% em 2012, tendo vendido 2.393 carros.

Modo de dirigir, limite de carga e óleo lubrificante podem interferir na vida útil do diferencial




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 Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

O diferencial ou eixo traseiro, como é mais conhecido no mercado, é indispensável em veículos de tração. “O diferencial tem a função de distribuir uniformemente o torque aos semi-eixos que fazem mover as rodas traseiras, independentemente das suas velocidades de rotação. Quando se entra numa curva à direita, por exemplo, a roda interna vira um pouco menos que a externa. O papel do eixo traseiro é compensar essa diferença de rotação entre as duas rodas”, explica Jair Silva, supervisor serviços da Spicer, marca da Affinia Automotiva, que fabrica peças de transmissão.

O componente, segundo Silva, também faz parte da harmonização entre força e velocidade do veículo. “Num veículo estradeiro se prioriza a velocidade então é utilizado uma relação mais longa (resultado da divisão do número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão). O mesmo modelo operando fora de estrada, um canavieiro, por exemplo, a prioridade é a força, pois ele vai exercê-la mais a que a velocidade é então utilizado uma relação mais curta”, comenta.

Para preservar a vida útil do conjunto do diferencial, o supervisor de serviços da Spicer recomenda alguns cuidados. “Embora pareça um componente bastante robusto, o diferencial requer manutenção como outro conjunto qualquer, por isso, é preciso evitar tranco e arrancada muito forte para tirar o veículo da inércia. Isto pode trazer danos ao conjunto”, ressalta. Outra situação que pode danificar o diferencial é a patinação prolongada, principalmente, se o veículo estiver atolado com uma roda em desnível da outra.

O limite de carga, recomendado pela montadora, também deve ser respeitado. “Às vezes, o carreteiro transporta mais peso do que o veículo pode suportar, comprometendo diversas peças. Uma delas é o diferencial que se desgasta rapidamente e acaba tendo sua vida útil reduzida”, adverte.

Outro item bastante importante para garantir a longevidade da peça é o óleo. “Ao realizar a troca do lubrificante é necessário ficar atento à especificação indicada pela montadora”. "Caminhões até 9 toneladas pode ter o diferencial blocante, que requer óleo especial com um aditivo para evitar o travamento dos discos”, esclarece Silva.

Ele faz uma ressalva: “Se usar o óleo lubrificante de um diferencial convencional num blocante, em poucos dias, os discos apresentarão desgaste muito grande, com risco para todo o conjunto do diferencial”.

São cuidados simples, mas, que, de acordo com o supervisor de serviços, podem elevar a vida útil do componente. “Hoje, há veículos que excedem 1 milhão de quilômetros rodados sem grande manutenção no diferencial”, diz.

Kia mantém preços sem alta do IPI até final de fevereiro, exceto do Sportage


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Por Textofinal de Comunicação Integrada

A Kia Motors do Brasil anunciou hoje que os preços sem o repasse da alta do IPI serão mantidos até o dia 28 de fevereiro, com exceção modelo Sportage que terão seus preços acrescidos na média em 1,2%.

Infelizmente desde o anúncio do IPI diferenciado de 30 pontos porcentuais, em setembro de 2011, o setor de importados foi negativamente impactado. Vamos reverter essa situação”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors, “ao longo deste ano, vamos manter nossos preços muito competitivos”. A Kia Motors do Brasil pretende comercializar este ano de 42 mil a 45 mil unidades, mesmo volume de 2012.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

No mês em que completa 14 anos, Volkswagen no Paraná supera a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos no País



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 Por Imprensa Volkswagen do Brasil

 A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen, acaba de superar a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos no País, no mês em que completou 14 anos. O recorde foi representado pelo Fox 1.6l Prime, que oferece até 104 cv, na cor vermelha, fabricado na unidade, e comemorado hoje (22/2) por meio de um evento interno com todos os colaboradores dos três turnos para apresentar as principais conquistas. Desde a sua inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 2,1 milhões de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, sendo referência em qualidade para o setor automotivo.

Hoje, o Fox é o segundo modelo da marca mais produzido e comercializado no País, atrás apenas do novo Gol. Em 2012, foram comercializadas 167.710 unidades do modelo no mercado brasileiro, um crescimento de 38% em relação a 2011. O Fox é também o segundo veículo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, totalizando quase 420 mil unidades enviadas para 62 países em seus 10 anos de história.

"Nossas conquistas são resultado da dedicação, do comprometimento e da paixão de todos os colaboradores da fábrica de São José dos Pinhais. Atingir o marco histórico de produção nos orgulha e reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil em contribuir com a transformação econômica do País, gerando empregos e renda, e de ser referência em qualidade e inovação no desenvolvimento e na produção de veículos", declara o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.

Comprometida com o desenvolvimento dos seus colaboradores, por meio de programas de qualificação, a unidade acaba de inaugurar um moderno centro de capacitação profissional na área da Pintura para treinamentos corporativos permanentes, seguindo conceitos e diretrizes do Grupo Volkswagen. O espaço recém-inaugurado terá, ao final de toda a fase de implementação, cerca de 780 m² e contará com uma infraestrutura completa, reproduzindo os mesmos recursos da linha de produção para a execução das principais atividades (aplicação de PVC, lixamento, polimento e pintura da carroceria). Todos os colaboradores da área serão atualizados ou aperfeiçoados para desenvolver suas funções com conceitos renovados de ergonomia, qualidade e segurança. Os treinamentos na fábrica do Paraná estão começando neste mês de janeiro e compreendem diversos exercícios práticos e integrados ao processo produtivo.

Produção

A fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999, dando início no mesmo ano à produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. Em 2001, a unidade foi responsável pela produção do melhor Audi A3 do Grupo Mundial. Atualmente, a fábrica paranaense produz exclusivamente veículos Volkswagen: Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf, com capacidade de produção de 870 veículos/dia. A cada dois minutos, um novo veículo Volkswagen é concluído na linha de produção.

Além de atender ao mercado interno, a unidade já exportou mais de 707 mil veículos para países da América do Norte, América do Sul, África e Europa. Hoje, a fábrica exporta para quase todos os países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), países da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras e Panamá) e da América do Norte (México), além de algumas ilhas do Caribe (Ilhas Cayman, Curaçao e São Bartolomeu).

A unidade de São José dos Pinhais inicia 2013 como a primeira fábrica da marca no Brasil a produzir 100% dos veículos destinados ao mercado interno equipados com airbags frontais e freios ABS como equipamento de série, atendendo com antecedência à solicitação da legislação brasileira. Atualmente, os equipamentos estão presentes em todas as versões dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.

Fox

Sucesso de vendas e de satisfação de clientes, o modelo Fox foi inteiramente desenvolvido pelas equipes de Engenharia da Volkswagen do Brasil, inaugurando no País o conceito "Design Around the Passengers" (desenvolvido ao redor dos passageiros), proporcionando o melhor espaço interno, conforto e funcionalidade.

O Fox surgiu em outubro de 2003 contrariando conceitos estabelecidos, como o de que carros pequenos tinham que ter necessariamente pouco espaço interno. Ele introduziu no Brasil a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, posicionando os ocupantes de forma a garantir melhor visibilidade e proporcionando maior espaço interno. A boa acolhida do Fox pelo mercado criou uma nova tendência no segmento de carros compactos. Nunca, antes do Fox, um carro pequeno por fora ofereceu tanto espaço por dentro para o transporte da família, com versatilidade para a acomodação de carga.

 Fatos marcantes da fábrica de São José dos Pinhais

1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais

2003: Lançamento do Fox

2005: Lançamento do CrossFox

2007: Lançamento do Novo Golf

2009: Nova Geração do Fox e CrossFox

2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos

2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox

2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos

2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos

Unidade de São José dos Pinhais em números:

2,1 milhões de veículos produzidos desde a inauguração (Volkswagen Fox, Crossfox, Spacefox, Golf e Saveiro e Audi A3)

1,5 milhão Fox

500 mil Golf

1 novo veículo Volkswagen é concluído a cada 2 minutos
420 mil unidades exportadas para 62 países

Continental aplica solução Top de linha em veículos nacionais



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 Por Assessoria de Imprensa da Continental

 A Continental, uma das principais fabricantes de componentes automotivos do mundo, é mais uma vez responsável por introduzir nos veículos produzidos no Brasil uma tecnologia que, antes, era exclusividade apenas dos modelos importados e Top de linha. A empresa lança no mercado nacional o sistema PASE, sigla de Passive Start and Entry (Acesso e Partida Passivos) que elimina a necessidade de colocar a chave na maçaneta ou na ignição do veículo para travar, destravar ou dar a partida no motor. A tecnologia desenvolvida pela Continental chega à indústria automobilística nacional e começou a ser mais difundida no País nos últimos meses, quando foi apresentada como um dos diferencias de conforto e segurança do novo Ford EcoSport.

A praticidade e a sofisticação que oferece são os grandes diferenciais do produto que funciona por meio de rádio frequência. Desde que o motorista esteja portando a “chave” no bolso da calça, em uma mala, pendurada à cintura, ou perdida no fundo de uma bolsa, por exemplo, basta tocar com a mão na maçaneta que o veículo é destravado automaticamente. Outra facilidade do sistema é permitir a partida do motor e o destravamento do volante apenas pressionando um botão de ignição. Isso porque  um computador atua em conjunto com até seis antenas, liberando o destravamento das portas ou o acionamento da ignição por meio de apenas um botão.

Em veículos com tecnologias mais avançadas, o sistema ainda reconhece automaticamente e reajusta o posicionamento do assento e espelhos externos com as pré-configurações do condutor e ativa a iluminação do interior. Tudo, enquanto a chave continua armazenada em um dos bolsos do motorista ou mesmo no fundo de uma bolsa ou mochila. Ao deixar o veículo, o PASE realiza o bloqueio do carro e o travamento automático das portas assim que o condutor se afasta 1,5 metro.

Vale destacar que a “chave” do veículo consiste, na realidade, um controle remoto, equipado internamente com um transmissor que emite sinais para sensores instalados nos vidros laterais do veículo. Veículos equipados com o PASE não possuem orifício para introdução de chaves, o que oferece um design mais inovador, tanto externa como internamente.

Embora a principal funcionalidade seja o conforto, o PASE ainda funciona como uma ferramenta eficaz de segurança contra roubo, pois o veículo não pode ser iniciado ou o bloqueio do volante liberado na ausência do controle remoto (“chave”). O sistema também só trava as portas quando a chave está fora do carro, impedindo que o dispositivo fique trancado acidentalmente no interior do veículo.

Para atingir uma redução de custos do sistema, em comparação com soluções de mercado atuais, e poder ser incluído em veículos intermediários, além de acelerar a futura chegada desta tecnologia à modelos de entrada, a Continental otimizou o número de antenas e a necessidade de sensores de proximidade.

Por meio de um projeto exclusivo, que deu origem a um produto formatado para atender a necessidades específicas da montadora, a Continental reforça o seu pioneirismo tecnológico, responsável por tornar cada vez mais acessíveis soluções, até então, destinadas somente a modelos com ampla oferta de luxo e tecnologia”, avalia Paulo Alves, diretor da Unidade de Negócios Body & Security da Continental.

Novos negócios

A Continental já iniciou conversa com as principais montadoras para o desenvolvimento de novos projetos que envolvam esta tecnologia embarcada. A empresa acredita que principalmente a eletrônica é quem dará solução às novas demandas do mercado. Isto envolve uma gama de componentes comandados por softwares que possibilitam cada vez mais integração, conectividade e interatividade entre o usuário e as múltiplas funções dos veículos produzidos no País.

Para atender a consumidores cada vez mais exigentes, a Continental iniciou há 10 anos o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, pois acredita que a eletrônica embarcada mantém a inteligência no País e afasta cada vez mais a tendência negativa de importador de tecnologia”, finaliza o diretor da Unidade de Negócios Body & Security da Continental.

Presença local

No Brasil, o quadro de colaboradores do Grupo Continental é composto por aproximadamente 6 mil pessoas, que atuam em treze unidades localizadas em pontos estratégicos do País: Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Várzea Paulista (SP).

Com ampla produção local, destacam-se artefatos automotivos de borracha (correias, coxins, peças de vedação para freios e circuitos de direção hidráulica e ar condicionado), atuadores, cockpits, corpos de borboleta, dispositivos antifurto (rastreadores), instrumentos, módulos de ABS e airbag, módulos de alimentação de combustível, módulos eletrônicos de conforto, módulos de gerenciamento de motor, pneus de veículos leves e comerciais, rádios automotivos, relés eletrônicos, sensores, sistemas de freios e softwares de gerenciamento de frotas.

A Continental está focada na elevada qualidade dos seus produtos e nas questões ambientais A empresa atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. Prova disso é que a empresa conta com importantes certificados, como a ISO/TS 16.949 e a ISO 14001. O grupo também possui premiações que comprovam a satisfação de seus clientes. Entre os destaques estão os prêmios GM Merit Awards, Ford Supply Awards, Renault Supplier Quality Award, além do Toyota, GM e Volkswagen Supply Awards 2011, todos conquistados recentemente.

Volkswagen do Brasil chega aos 60 anos como a maior fabricante da indústria automobilística brasileira


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 Por Imprensa Volkswagen do Brasil

 A Volkswagen do Brasil alcança o maior volume de produção de toda sua história com 852.086 veículos montados em 2012 (não inclui CKD) e se consolida como a maior fabricante do País. O volume supera o recorde anterior, registrado em 2011, quando produziu 828.444 unidades. Em 10 anos, a Volkswagen aumentou o volume de produção em mais de 90% desde 2003, quando produziu 441.197 unidades. A marca ainda se prepara para comemorar 60 anos no Brasil daqui a três meses, mais precisamente no dia 23 de março de 2013.

"Em 2012, a Volkswagen do Brasil teve o melhor ano de sua história, com o crescimento dos volumes de produção, que consolidam a marca como a maior fabricante de veículos do País. Nos preparamos para chegar aos 60 anos mais 'em forma' do que nunca. Nossas fábricas estão em fase de evolução tecnológica, assegurando o futuro sustentável das nossas operações", declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Em 2012, a Volkswagen deu início à reestruturação e redimensionamento da capacidade produtiva no Brasil. Com investimentos de R$ 427,8 milhões, por exemplo, inaugurou a Nova Cabine de Pintura da fábrica de Taubaté, em outubro, na presença do presidente mundial do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn.

A nova cabine de pintura estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira e conta com a mais alta tecnologia mundial em equipamentos. As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

Também em 2012, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 335 milhões destinado à sua fábrica de motores em São Carlos (SP), para expansão da capacidade produtiva da unidade de 3.800 para 4.800 motores/dia no primeiro semestre de 2013. O aporte faz parte do plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões do Grupo Volkswagen para serem aplicados no Brasil até 2016.

Exportações


Do volume total produzido, 142.743 unidades foram destinadas às exportações para 18 mercados. O modelo mais exportado foi o Gol, com 78.017 unidades no ano, principalmente para a Argentina, para onde foram enviadas 55.806 unidades do modelo.

Os principais mercados externos da Volkswagen do Brasil em 2012 foram Argentina com 88.901 unidades, México com 33.022 unidades e demais países da América Latina, que totalizam 20.715 unidades.

PSA Peugeot Citroën é mais uma vez líder de produção de veículos na Argentina



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 Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

 Em 2012, a PSA Peugeot Citroën Argentina ratificou sua liderança como maior produtora de veículos no país, com 133.534 unidades produzidas na sua fábrica de El Palomar. Esse volume representa 17,5% do total de 764.495 veículos fabricados durante 2012 por toda indústria automotiva na Argentina, conforme os dados da ADEFA (Associação das Fabricantes de Veículos da Argentina).

O volume de produção dos últimos anos tem confirmado a posição de líder da filial argentina da PSA Peugeot Citroën, com um total de 738.786 unidades fabricadas no período 2007 – 2012. Essa produção destina-se ao mercado local – 8 de cada 10 veículos vendidos no país são fabricados na planta de El Palomar – e a exportação para os mercados regionais.

Faz muitos anos que a PSA Peugeot Citroën vem mantendo uma sólida política de investimentos e um forte desenvolvimento de toda a cadeia de valor no país. O Grupo PSA aposta no desenvolvimento de novos produtos, no aumento e na melhora da capacidade produtiva e no desenvolvimento das redes de fornecedores e concessionários. Esses investimentos, ainda, envolveram um aumento na capacidade de produção local, o que permite a produção de um veículo a cada 80 segundos, e até 160.000 veículos ao ano, em dois turnos, destinando, em média, mais de 40% dessa produção para o mercado de exportação.

Porto Seguro Moto e Cidade Portinho participam do Salão Bike Show 2013




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 Por RAF Comunicação

A Porto Seguro (www.portoseguro.com.br) participa do Salão Bike Show 2013 com o Porto Seguro Moto*, seguro para motocicletas da Companhia; e também com atividades voltadas à educação de trânsito para crianças, com a Cidade Portinho Seguro Auto**, minicidade com elementos semelhantes às ruas e avenidas de uma cidade.

O evento, que está em sua terceira edição e se consolida como uma das principais feiras do motociclismo nacional, será realizado entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca), Rio de Janeiro (RJ).

Segundo Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro, “a participação da Companhia no evento tem como objetivo prestigiar o mercado motociclístico e apresentar a importância do seguro como instrumento de proteção aos proprietários de motos, que contam com coberturas para riscos diversos e uma série de assistências e benefícios”.

Ainda de acordo com o diretor, “a participação da Companhia também possui uma finalidade educativa. Ao levarmos a Cidade Portinho para o evento, queremos ressaltar a importância da educação de trânsito para melhor formar as futuras gerações de motoristas”.

No estande da Porto Seguro, também haverá distribuição de brindes para os visitantes do Salão Bike Show 2013. E aqueles que já são clientes da Companhia ainda poderão ganhar uma camiseta personalizada com a sua caricatura, mediante apresentação do cartão de segurado.

Serviço:

Porto Seguro no Salão Bike Show 2013
Quando: 24 a 27 de janeiro
Onde: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Valores: R$ 30,00 (ingresso); R$ 70,00 (passaporte válido para os quatro dias de evento)
Atrações da Companhia: estande com informações sobre o Porto Seguro Moto; Cidade Portinho Seguro Auto (para crianças de 5 a 11 anos, em circuitos que duram até 30 minutos); orientação sobre benefícios; entrega de brindes; camisetas personalizadas com caricaturas (apenas para clientes, mediante apresentação do cartão de segurado).
Mais informações: www.salaobikeshow.com.br

Veículos híbridos e elétricos são aprovados em testes



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Por Assessoria de Imprensa do Grupo DEKRA

 Veículos híbridos e elétricos que utilizam bateria de lítio demostraram ser tão seguros quanto os veículos movidos à gasolina em situações de incêndio. Essa foi a conclusão de uma série de testes realizados pelos especialistas da DEKRA da Alemanha em parceria com diversas montadoras de veículos.

Já há algum tempo, a DEKRA Automobil GmbH vem trabalhando com foco na segurança de veículos elétricos. “Confiar na segurança dos carros elétricos é fundamental para o aumento da sua popularidade. E essa questão passa por um importante item: a proteção contra incêndios", ressalta Andreas Richter, coordenador das atividades da companhia nesta área. “Os motoristas que conduzem esse tipo de veículo estão realmente em perigo? Os bombeiros são capacitados para apagar incêndio nesse tipo de carro?”, questiona.

Para responder estas perguntas, a DEKRA realizou testes com três marcas tradicionais de bateria disponíveis no mercado. Elas foram incendiadas e depois apagadas com diferentes métodos. “Nós queríamos saber como as baterias realmente reagem ao fogo e quanto tempo leva para o fogo ser apagado,” diz Markus Egelhaaf, do Centro de Pesquisa de Acidentes da DEKRA. 

Lítio X gasolina

No primeiro teste, as baterias foram incendiadas, e depois de alguns minutos expostas a chamas com temperaturas superiores a 800°C, elas voltaram a queimar devido às altas temperaturas. Neste segundo momento, a intensidade das chamas e fumaça foi muito menor do que aquela provocada pela gasolina.

O excesso de pressão gerado dentro das baterias, como resultado do incêndio, foi dissipado pelas válvulas de alívio de pressão, o que também ocasionou pequenos focos de chama. Mesmo assim, eles foram menos intensos do que os observados em incêndios por gasolina.

O risco de o fogo se espalhar rapidamente é menor nos casos de incêndios causados por baterias de lítio, em comparação aos veículos que utilizam combustível convencional, como gasolina ou diesel. Isso porque o líquido das baterias não se espalha e não causa estragos nos objetos ao redor”, aponta Egelhaaf.

Água

Os especialistas testaram diversas maneiras de combater o fogo na bateria. No primeiro teste da série, eles utilizaram água. Apesar de ser eficiente, o tempo para extinguir o fogo foi longo. Por diversas vezes, a chama apagava e recomeçava. Isso demonstra que o veículo ou o compartimento da bateria precisa ter um sistema de refrigeração, mesmo após o fogo ter se extinguido. Além disso, o consumo de água foi muito maior do que o necessário para conter um incêndio em um veículo convencional.

Em outros dois testes, duas substâncias foram utilizadas para incrementar a capacidade da água de apagar o fogo e resfriar o ambiente. Um dos agentes utilizados, quando em contato com a água, cria uma espécie de gel que faz com que o fogo permaneça localizado apenas no objeto em chamas, sem se espalhar por outras peças.

A segunda substância faz com que a água evapore de maneira bem mais rápida, o que aumenta a capacidade e a velocidade de refrigeração do veículo em chamas. “Ambas as substâncias demonstraram ser altamente eficazes durante os nossos testes,” conclui o especialista da DEKRA. “Nos dois casos, o fogo foi contido mais rapidamente, com muito menos água”.

Por fim, a água que vazou do veículo durante o incêndio também passou por testes no laboratório de análise de produtos da DEKRA. O resultado demonstrou que seu nível de contaminação é bem semelhante ao da água que vazou dos veículos convencionais.

Com isso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que, em caso de incêndio, veículos elétricos e híbridos equipados com bateria de lítio são, no mínimo, tão seguros quanto os veículos movidos a gasolina ou a diesel.

Marc-François Mousset assume presidência da MANN+HUMMEL Brasil



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 Por Assessoria de Imprensa da MANN+HUMMEL

A MANN+HUMMEL Brasil, parceira de desenvolvimento e fornecedora de equipamentos originais para a indústria de engenharia automotiva e mecânica, tem novo comando a partir de janeiro de 2013. Marc-François Mousset assumiu o posto de vice-presidente mundial e gerente geral da empresa no País ocupado durante quatro anos por  Markus Wolf, que retorna para Alemanha, onde irá gerir uma planta na cidade de Ludwigsburg. Nascido em Niort, França, Mousset ocupava o mesmo cargo na subsidiária francesa do Grupo. Ele chega com o desafio de alavancar as metas de crescimento da MANN+HUMMEL no País, contribuindo com o objetivo da empresa de se tornar líder mundial em filtragem até 2018. Mousset tem 55 anos, é casado e pai de três filhos.

Cheia de estilo, a Kombi miniatura decora ambientes com charme e criatividade



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Por Notícia Expressa Assessoria de Imprensa

Quem não sente saudades da velha Kombi? Um dos maiores cases de sucesso no mundo automotivo sempre remete a boas lembranças. Saudosismo, nostalgia......a velha e querida Kombi já carregou famílias, grupo de amigos, bandas e serviu até de casa para o povo itinerante.

O carro é tão significativo que serviu de inspiração para peças de decoração. E para deixar a casa ou o escritório cheio de charme e estilo, a Amanda Presentes sugere a miniatura Kombi com pranchas de surf. Ideal para o quarto das crianças, salas, escritórios, agências de publicidade e em muitos outros ambientes.

Preço 148,00

Onde? www.amandapresentes.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sensação na internet, "pega" de Piquet e Mansell com o Ford Fusion ganha novo episódio



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Por Imprensa Ford

Com mais de 420 mil acessos em uma semana, a campanha de lançamento do Novo Ford Fusion estrelada pelos campeões Nelson Piquet e Nigel Mansell ganha mais um episódio. A Ford coloca no ar hoje o segundo da série de quatro capítulos que revivem uma das maiores rivalidades da Fórmula 1, em um confronto "final". O link http://www.youtube.com/watch?v=dqcjxvH1AjE exibe a preparação nos boxes e apresentação de detalhes técnicos do Novo Fusion para os ex-pilotos.

A campanha Fusion Grand Prix tem uma superprodução que remete aos grandes épicos do cinema. As imagens e a música ressaltam a tensão natural entre os dois competidores, que há 25 anos não se viam e não abandonaram o clima de disputa.

As primeiras cenas do episódio revivem momentos dessa história. Primeiro brasileiro tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet venceu em 1981, 1983 e 1987, enquanto Nigel Mansell levou o título em 1992, em embates memoráveis dentro e fora das pistas, alimentados por comentários ácidos de ambas as partes.

Na sequência os dois conversam com os engenheiros, cada um em seu box, e se preparam. Piquet inspeciona o seu novo Fusion Titanium branco e fica sabendo que o carro passou por 450 horas em túnel de vento durante o desenvolvimento para aperfeiçoar a economia de combustível e a performance. Ao saber que a tração inteligente dosa automaticamente o torque nos eixos dianteiro e traseiro de acordo com a condução, dispara: "Vai ficar fácil para o Mansell dirigir".

"Belo carro", observa o inglês, apreciando o design fluido do seu novo Fusion Titanium preto. "Estou vendo que tem uma coisa aqui para o Nelson. É um piloto automático muito bom. Se ele ligar, não corre o risco de bater atrás de mim", espeta.

A potência de 240 cavalos do motor EcoBoost com 2.0 litros e turbo, equivalente ao de um motor V6, chama a atenção dos ex-pilotos. Piquet ouve do engenheiro que o sistema de monitoramento do Fusion vai avisar se o oponente aparecer no seu ponto cego e determina: "Ele não vai ter essa chance". Com gravações feitas em Porto Alegre, os episódios seguintes estão programados para estrear em 29 de janeiro e 5 de fevereiro.

Citroën apresenta Novo C3 grafitado na Bienal Internacional Graffiti Fine Art


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 Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Uma unidade do Novo Citroën C3 foi grafitada e está exposta na 2° Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que acontece no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, de 22 de janeiro a 24 de fevereiro. O artista responsável é Cyril Kongo Phan, 42 anos, mais conhecido como Kongo, um grafiteiro francês e de origem vietnamita, que saiu dos subúrbios de Paris pra cobrir muros do Bronx nova-iorquino e de inúmeros outras cidades do mundo.

A inspiração para o grafite do carro foi à própria cidade e seus movimentos urbanos. “A cor das grandes cidades é predominantemente cinza. Meu objetivo com o Novo Citroën C3 foi transformar, por meio do grafite e das cores, um objeto do mundo moderno em arte”, explica o artista. “Também sempre acreditei na arte fora dos museus, na arte expressada nos muros, que transforma as cidades em verdadeiros museus abertos. Por isso a frase Enjoy your City escrita no para-lama direito do carro”, completa.

Kongo é um dos 7 membros do MAC, um coletivo de grafite criado em Paris em 1987, e recentemente ganhou projeção mundial na parceria com a marca Hèrmes, ilustrando lenços da marca francesa. Parte do lucro das vendas dos lenços foi revertida para a Kosmopolis, instituição criada pelo artista para financiar projetos com novos artistas. Além do Novo Citroën C3, também está em exposição um para-brisa Zenith grafitado pelo artista Acme, um dos pioneiros do grafite no Rio de Janeiro.

Serviço:
2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Abertura ao público – 22 de janeiro
Data de encerramento: 24 de fevereiro
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
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Troller patrocina a 19ª Edição do Rali Transparaná



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 Por Imprensa Troller

A Troller, marca do grupo Ford, é patrocinadora oficial de um dos maiores ralis regionais do Brasil: o Transparaná. Criado em 1994, o evento está na 19ª edição e conta com cerca de 100 veículos incritos, divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Junior e Jeep. O patrocínio faz parte da estratégia da Troller de estar presente nas principais competições off-road do País, apoiando a prática de rali e os troleiros que participam da competição.

O evento deu a largada nesta segunda-feira em Guaíra, no Paraná, passando pelas cidades de Umuarama, Campo Mourão, Ivaiporã, Prudentópolis e Curitiba, com chegada em Caiobá.

"O Transparaná é um dos ralis mais importantes do País, com a participação de vários Trollers. Assim, é uma oportunidade de mostrar o apoio da marca ao nosso cliente", diz Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller.

O utilitário Troller T4 está entre os maiores vencedores do rali, com vários títulos em todas as categorias. O veículo é equipado com motor turbodiesel 3.0 MWM de 163 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas quatro rodas e carroceria em compósito imune à corrosão e resistente a impactos.

A distância livre do solo, os ângulos de ataque e saída e a capacidade de rodar em áreas alagadas com até 800 milímetros de profundidade são outras características que mostram a sua vocação fora de estrada.

Para mais informações sobre a competição, acesse www.jeepclubecuritiba.com.br/transparana/index.php.

Renault é a empresa francesa mais inovadora



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Por Imprensa Renault

O Boston Consulting Group acaba de classificar a Renault entre as 50 empresas mais inovadoras do mundo. Esta classificação, que existe desde 2004, premia anualmente as empresas que investem na inovação em longo prazo .

    A pesquisa do Boston Consulting Group coloca a Renault em primeiro lugar entre as empresas francesas mais inovadoras em 2012.

    A Renault ocupa o 34º lugar na classificação geral das cinquenta empresas mais inovadoras do mundo.

    A Renault é uma das 5 empresas do setor automobilístico que fazem parte da classificação do BCG neste ano. O BCG elogia os investimentos feitos pela Renault no veículo Zero Emissão, a Aliança Renault Nissan e a parceria com a Daimler, bem como uma estratégia extremamente determinada a respeito dos meios dedicados à inovação. O comparativo “Empresas Mais Inovadoras de 2012”, lembra que, na Renault, os projetos são avaliados de acordo com cinco critérios bem definidos: valor para o cliente, impacto sobre o valor da marca, relação custo / valor, facilidade de venda para as equipes comerciais e potencial que o projeto representa no crescimento dos volumes de vendas.

A classificação “As Empresas Mais Inovadoras” existe desde 2004. Realizada a partir de pesquisas junto a 1.512 dirigentes das maiores empresas mundiais, ela se baseia em critérios como a prioridade dada à inovação na estratégia da empresa e a visibilidade a respeito das despesas que serão dedicadas à inovação nos próximos anos.

Triumph participa do Salão Bike Show no Rio de Janeiro



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Por g6 Comunicação Corporativa

 A Triumph Motorcycles, uma das mais antigas e tradicionais marcas do mundo no segmento de duas rodas, participará do Salão Bike Show 2013, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de janeiro no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Em seu estande, a fabricante inglesa vai expor toda a sua linha de motocicletas lançada no mercado brasileiro no final do ano passado: Triumph Tiger 800 XC, Triumph Bonneville T100, Triumph Speed Triple, Triumph Tiger Explorer, Triumph Rocket III Roadster e Triumph Thunderbird Storm.

A empresa também mostrará sua coleção de roupas masculinas e femininas, como jaquetas, camisetas e calças. Na Inglaterra, a linha completa de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos soma perto de 35.000 itens. As roupas, por exemplo, são modernas e casuais e seguem as mais modernas tendências da moda, com muita qualidade. Estes produtos também estão disponíveis no Brasil.

Será a primeira participação da Triumph numa feira do setor no Brasil e será importante para aproximar a marca do consumidor carioca”, afirma Marcelo Silva, gerente geral da Triumph Motorcycles Brazil. A segunda revenda da marca no Brasil será inaugurada justamente no Rio de Janeiro (RJ), em abril. Será a Rio Triumph, localizada na Avenida das Américas, 1.650, no bairro da Barra da Tijuca.

Neste ano, a Triumph planeja comercializar 2.000 motos no mercado brasileiro. Cerca de 15% desse volume deve ser vendido na nova concessionária carioca. O público interessado em adquirir os modelos da marca inglesa já poderá se cadastrar para reservas no estande da Triumph no Salão Bike Show.

A Triumph investiu, em 2012, cerca de R$ 19 milhões para se instalar no Brasil com um escritório em São Paulo (SP) e uma fábrica em Manaus (AM). Na capital paulista também opera, desde novembro, a primeira revenda da marca, a Triple Triumph. A Triumph Motorcycles Brazil é a 10ª subsidiária da empresa pelo mundo.

A Triumph aposta muito no potencial do Brasil para motocicletas premium. Acreditamos que o mercado brasileiro a médio e longo prazos tenha condições de absorver cerca de 4.000 motos da Triumph por ano. Num prazo de três anos esperamos já posicionar o Brasil entre os cinco maiores mercados do mundo para a Triumph, atrás somente de Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, afirma Silva.

A linha atual de motocicletas Triumph no Brasil inclui três modelos nacionais - a tradicional Bonneville T100 (R$ 29.900,00), a super naked Speed Triple (R$ 42.900,00) e a Tiger 800XC (R$ 39.900,00). Além disso, mais três motos importadas estão à venda: Thunderbird Storm (R$ 49.900,00), Tiger Explorer (R$ 62.900,00) e Rocket III Roadster (R$ 69.900,00). Todos os modelos, com exceção apenas da Bonneville T100, vêm de série equipados com o sistema de freios ABS.

Por volta de julho deste ano, dois novos modelos deverão ser incorporados à linha no Brasil: a Street Triple, que foi reformulada na Inglaterra no final de 2012, e a esportiva Daytona, totalmente remodelada e exposta com destaque na última edição do Salão de Milão. Ambas também serão produzidas na linha de montagem de Manaus.

A fábrica da Triumph em Manaus está localizada em um condomínio industrial, ocupando uma área de 2.000 m² e empregando diretamente 38 pessoas. Sua capacidade atual de produção é de 5.000 motocicletas por ano, entre os diversos modelos. Em 2013, com o aumento da produção, a quantidade total de trabalhadores na fábrica deverá chegar a 50 profissionais.

Um dos pilares estratégicos da Triumph no mundo todo é a sua rede de concessionárias e, consequentemente, a qualidade do seu serviço de pós-vendas. As próximas concessionárias - em Porto Alegre e Ribeirão Preto - serão inauguradas até abril. A meta da Triumph é abrir oito revendas até o final de 2013 e chegar a uma rede com 12 distribuidores até dezembro de 2014.

A Triumph está empenhada em selecionar uma rede de concessionárias capacitada a oferecer um excelente padrão de atendimento em pós-vendas. O corpo técnico das concessionárias está sendo treinado pela montadora e terá acesso à melhor tecnologia para reparar as motocicletas”, afirma Marcelo Silva.

Outra preocupação da empresa é com o centro de armazenamento de peças, instalado em Louveira (SP), que abriga motocicletas (nacionais e importadas), peças e a linha de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos. “A Triumph está investindo cerca de R$ 8 milhões neste estoque, com o objetivo de atender aos clientes no menor prazo possível”, explica o executivo. O estoque inicial tem 4.000 itens diferentes, quantidade que deve chegar aos 10 mil itens até o final de 2013 com o lançamento dos novos modelos.

Audi competirá com dois R18 e-tron quattro em Sebring. Brasileiro Di Grassi está no time



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 Por Departamento de Imprensa Audi Brasil

O dia 16 de março de 2013 marcará o fim de uma era de carros esportivos do mais alto calibre na tradicional corrida 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. Os protótipos, classe LMP1, de Le Mans não serão mais permitidos em 2014 e esta será a última apresentação deste tipo de modelo na prova da Flórida. Em 1999, o primeiro LMP esportivo da Audi comemorou sua estreia no antigo aeródromo e, este ano, os dois protótipos da marca dos quatro anéis competirão, no mesmo local, pela última vez.

Emocionante nosso fim de semana! Estamos levando nossos fãs a uma viagem ao passado”, disse Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport. “Sebring marcou o início de uma era, muito bem sucedida, dos carros esportivos da marca. Agora, com dois modelos híbridos, lutaremos para alcançar a vitória global na corrida das 12 horas, pela última vez neste ano. Paralelamente, à margem da corrida, numa exposição especial, os fãs podem esperar ver mais quatro carros e pilotos que fizeram história em Sebring representando a Audi”, completa.

Além do modelo 2012 do R18 e-tron quattro, uma versão atualizada do protótipo estará no grid de corrida na Flórida. Marcel Fässler, Oliver Jarvis, Benoît Tréluyer,

(CH/GB/F) e Lucas di Grassi, Tom Kristensen e Allan McNish (BR/DK/GB) serão os pilotos de dois carros híbridos na corrida. Com seis vitórias no currículo, Kristensen detém o recorde deste evento.

Das 13 corridas que aconteceram em Sebring, a Audi já conquistou 22 posições no pódio, sendo vencedora em 10 delas. Na sua estreia, em 20 de março de 1999, três pilotos da Audi, Michele Alboreto, Dindo Capello e Stefan Johansson, subiram ao pódio. A “Audi Sport Team Joest” foi a equipe da corrida de volta, assim como hoje.

Como parte do programa para a prova de resistência, que tem sido realizada desde 1952, a Audi levará os fãs a uma exposição, no mês de março, que exibirá a era dos carros esportivos da marca. O Audi R8 representa o período de sucesso do ano 2000-2005. O R10 TDI abriu o caminho para os potentes carros a diesel, a partir de 2006-2008. O R15 TDI venceu a corrida em 2009, ano de sua estreia. Já o carro vencedor do ano passado, o R18 TDI, também poderá ser admirado.

Alguns dos ex-pilotos da Audi, que foram muito bem sucedidos em Sebring, estarão à disposição para dar autógrafos aos fãs, assim como para tirar fotos e dar entrevistas. Desta maneira, a Audi busca agradecer aos entusiastas de veículos esportivos, nos Estados Unidos, pela fidelidade à marca.

Citroën divulga vídeo sobre campanha inovadora do Novo C3 realizada nos cinemas brasileiros



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Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

A Citroën iniciou a divulgação de um vídeo que mostra sua inovadora ação realizada nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde dezembro, mais de 22 mil pessoas puderam assistir a propaganda do Novo Citroën C3, a primeira projeção em teto do cinema brasileiro! O objetivo era dar aos espectadores uma experiência de ”test-drive virtual” e fazê-los sentir como é dirigir o Novo Citroën C3 com o para-brisa Zenith. Agora, o vídeo viral será divulgado em todos os canais da marca, como Youtube, Facebook, Twitter e o site institucional. “O vídeo é resultado do ineditismo da campanha de divulgação do Novo Citroën C3. Ele mostra a reação das pessoas durante a exibição da peça publicitária, imagens de como ela foi produzida e entrevistas pós-filme”, explica Alex Greif, Gerente de Marketing da Citroën do Brasil. Segundo os espectadores, a parte mais surpreendente era a que exibia o teto do carro “se abrindo” no cinema. Outro comentário recorrente diz respeito à impressão de se estar realmente dirigindo o veículo.

O Conceito Zenith

Graças a seu para-brisa Zenith, o Novo Citroën C3 é um modelo único. Um desenvolvimento técnico apurado permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial inédita. Uma proeza tecnológica, que oferece uma verdadeira visão em alta definição, sem limites.

O vídeo sobre a ação de Marketing do Novo Citroën C3 pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=-2AsAr2vTFk

Peugeot é a nova patrocinadora do Flamengo



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 Por Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport

No ano de seu mais importante lançamento no país – o hatchback compacto 208, marcado para março – a Peugeot anuncia o patrocínio do Clube de Regatas do Flamengo, uma das principais agremiações de futebol do Brasil e do mundo, que também passa por um momento de evolução e crescimento no mercado.

O contrato firmado entre a empresa e o clube tem duração de três anos. O uniforme do Flamengo terá a inscrição Peugeot estampada na frente até abril. A partir daí, o nome da empresa passa para as costas da camisa.

De acordo com Frédéric Drouin, diretor geral da Peugeot para o Brasil e América Latina, a parceria entre as marcas nasce já com uma série de pontos em comum. “A começar pela nossa assinatura “Motion & Emotion”, que compartilha os mesmos valores do Flamengo no futebol: movimento e emoção”. O time é carioca, assim como a empresa, que tem a sua unidade industrial no município de Porto Real (RJ).

Com essa iniciativa, a Peugeot passa a expor sua marca com grande visibilidade junto a um clube de amplitude nacional e de grande penetração em regiões como o Nordeste, apoiada por uma das maiores torcidas do país. “Dividimos a mesma visão de projeto empresarial com a nova diretoria do Flamengo. Queremos crescer e ajudar a construir um clube ainda mais forte”, comentou Drouin.

Para o diretor de marketing da Peugeot, Frederico Battaglia, a produção e o lançamento do 208 no Rio de Janeiro marcam uma nova era da empresa no Brasil. “E a associação com o Flamengo demonstra a nossa disposição de sermos grandes”.

A Peugeot e o futebol

A ligação da Peugeot com o futebol não é recente. Jean-Pierre Peugeot, dirigente da montadora e entusiasta do esporte, fundou em 1928 o Football Club Sochaux, hoje mais conhecido como Sochaux. Um ano depois, o executivo contratou jogadores franceses e estrangeiros, tornando o clube o primeiro time profissional da França.

Com 85 anos de história, o Sochaux participou de 64 temporadas na primeira divisão, conquistando dois campeonatos nacionais, duas Copas da França e uma Copa da Liga Francesa. Mais do que um parceiro histórico, a Peugeot é uma das principais acionistas do clube.

O Flamengo e o futebol
Desde sua fundação à atualidade, o time de futebol do Flamengo obteve inúmeras conquistas nacionais e mundiais, com destaque para oito títulos nacionais (duas Copas do Brasil e seis Campeonatos Brasileiros) e um Campeonato Mundial, conquistado em 1981, após vitória avassaladora por 3 a 0 diante do Liverpool, que, à época, era o melhor time do mundo.

Uma pesquisa divulgada no fim de 2012, feita por uma conceituada agência de marketing da Argentina, apontou o que muitas outras pesquisas de opinião ao redor do mundo, em outras ocasiões, já haviam constatado: que o Flamengo é o clube que, em números absolutos, tem a maior torcida do mundo, com 39,1 milhões de pessoas.

Mercedes-Benz alcança o marco de 10.000 caminhões produzidos em Juiz de Fora



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Por Imprensa Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil atingiu o marco histórico de 10.000 caminhões produzidos em sua planta de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com isso, a unidade corresponde à expectativa inicial para os seus primeiros anos de operação, cujo volume anual de produção está previsto entre 10 e 12 mil unidades dos caminhões leves Accelo e dos extrapesados Actros.

A Empresa manteve inalterado o programa de produção em Juiz de Fora no ano passado, bem como o seu plano de investimentos, o maior do segmento no País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Como resultado disso, estamos muito felizes em inaugurar as áreas de Montagem Bruta de Cabinas e de Pintura na nossa planta mineira, obras que foram concluídas dentro do cronograma inicialmente previsto”.

De acordo com Jürgen Ziegler, a Empresa está otimista com a retomada de crescimento do mercado e mantém a expectativa de produção de 10 a 12 mil caminhões por ano em Juiz de Fora. “Nesse sentido, estamos contratando mais 140 funcionários para esta unidade, que serão alocados nas áreas de produção de caminhões”.

Com investimento de R$ 450 milhões, a fábrica de Juiz de Fora foi transformada e preparada para a produção de caminhões Accelo e Actros num tempo recorde de 18 meses, entrando em operação em 2012.

Com a planta de Juiz de Fora e com o aumento de capacidade de produção em São Bernardo do Campo, a Empresa está preparada para atender às demandas do mercado. "Esse é um pilar estratégico para que a Mercedes-Benz do Brasil seja uma empresa ainda mais ágil, mais forte e mais competitiva. Além disso, reafirmamos a nossa importância dentro do Grupo Daimler e o forte comprometimento de mais de 60 anos com a América Latina", destaca Jürgen Ziegler.

Inovação na produção de caminhões

A planta de Juiz de Fora é uma síntese do que há de mais moderno e inovador em termos de produção de caminhões em todo o mundo”, afirma Ronald Linsmayer, vice-presidente & Chief Operational Officer de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil. A Empresa realizou profundos estudos e análises sobre modelos industriais existentes no Brasil e em outros países, tanto em fábricas do Grupo Daimler, como de outras empresas do setor.

Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados especialmente à fabricação e à logística. Com isso, chegou-se a uma configuração de alta produtividade e flexibilidade. Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de profissionais da própria Empresa, o que permite à Mercedes-Benz assegurar o elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca. Outras atividades, executadas por terceiros, têm o planejamento feito por profissionais da Mercedes-Benz, garantindo a qualidade necessária.

Um diferencial do inovador conceito de produção da nova unidade é a fabricação de dois produtos completamente distintos numa mesma linha de montagem, um caminhão leve e outro extrapesado. Isso demonstra a grande flexibilidade da unidade, bem como a otimização dos processos e da logística interna.

Foi estabelecido na planta um parque industrial de fornecedores – o I-Park, área na qual estão sediadas quatro empresas provedoras de componentes e submontagens: Iochpe Maxion, Randon, Seeber e Grammer. Este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.

Total sinergia com a planta de São Bernardo do Campo

Em Juiz de Fora, a Mercedes-Benz produz os modernos caminhões leves Accelo, projeto totalmente brasileiro, e também os extrapesados Actros, top de linha da marca em tecnologia, segurança e conforto. São 176.000 metros quadrados de área útil numa área total de 2.800.000 metros quadrados.

A nova unidade trabalha em total sinergia com a planta de São Bernardo do Campo, que produz os caminhões Atego, Atron e Axor, além de chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios, eixos. Ambas as plantas estão integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz no mundo.