Por Imprensa Volkswagen do Brasil
A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen, acaba de superar a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos no País, no mês em que completou 14 anos. O recorde foi representado pelo Fox 1.6l Prime, que oferece até 104 cv, na cor vermelha, fabricado na unidade, e comemorado hoje (22/2) por meio de um evento interno com todos os colaboradores dos três turnos para apresentar as principais conquistas. Desde a sua inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 2,1 milhões de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, sendo referência em qualidade para o setor automotivo.
Hoje, o Fox é o segundo modelo da marca mais produzido e comercializado no País, atrás apenas do novo Gol. Em 2012, foram comercializadas 167.710 unidades do modelo no mercado brasileiro, um crescimento de 38% em relação a 2011. O Fox é também o segundo veículo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, totalizando quase 420 mil unidades enviadas para 62 países em seus 10 anos de história.
"Nossas conquistas são resultado da dedicação, do comprometimento e da paixão de todos os colaboradores da fábrica de São José dos Pinhais. Atingir o marco histórico de produção nos orgulha e reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil em contribuir com a transformação econômica do País, gerando empregos e renda, e de ser referência em qualidade e inovação no desenvolvimento e na produção de veículos", declara o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.
Comprometida com o desenvolvimento dos seus colaboradores, por meio de programas de qualificação, a unidade acaba de inaugurar um moderno centro de capacitação profissional na área da Pintura para treinamentos corporativos permanentes, seguindo conceitos e diretrizes do Grupo Volkswagen. O espaço recém-inaugurado terá, ao final de toda a fase de implementação, cerca de 780 m² e contará com uma infraestrutura completa, reproduzindo os mesmos recursos da linha de produção para a execução das principais atividades (aplicação de PVC, lixamento, polimento e pintura da carroceria). Todos os colaboradores da área serão atualizados ou aperfeiçoados para desenvolver suas funções com conceitos renovados de ergonomia, qualidade e segurança. Os treinamentos na fábrica do Paraná estão começando neste mês de janeiro e compreendem diversos exercícios práticos e integrados ao processo produtivo.
Produção
A fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999, dando início no mesmo ano à produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. Em 2001, a unidade foi responsável pela produção do melhor Audi A3 do Grupo Mundial. Atualmente, a fábrica paranaense produz exclusivamente veículos Volkswagen: Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf, com capacidade de produção de 870 veículos/dia. A cada dois minutos, um novo veículo Volkswagen é concluído na linha de produção.
Além de atender ao mercado interno, a unidade já exportou mais de 707 mil veículos para países da América do Norte, América do Sul, África e Europa. Hoje, a fábrica exporta para quase todos os países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), países da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras e Panamá) e da América do Norte (México), além de algumas ilhas do Caribe (Ilhas Cayman, Curaçao e São Bartolomeu).
A unidade de São José dos Pinhais inicia 2013 como a primeira fábrica da marca no Brasil a produzir 100% dos veículos destinados ao mercado interno equipados com airbags frontais e freios ABS como equipamento de série, atendendo com antecedência à solicitação da legislação brasileira. Atualmente, os equipamentos estão presentes em todas as versões dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.
Fox
Sucesso de vendas e de satisfação de clientes, o modelo Fox foi inteiramente desenvolvido pelas equipes de Engenharia da Volkswagen do Brasil, inaugurando no País o conceito "Design Around the Passengers" (desenvolvido ao redor dos passageiros), proporcionando o melhor espaço interno, conforto e funcionalidade.
O Fox surgiu em outubro de 2003 contrariando conceitos estabelecidos, como o de que carros pequenos tinham que ter necessariamente pouco espaço interno. Ele introduziu no Brasil a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, posicionando os ocupantes de forma a garantir melhor visibilidade e proporcionando maior espaço interno. A boa acolhida do Fox pelo mercado criou uma nova tendência no segmento de carros compactos. Nunca, antes do Fox, um carro pequeno por fora ofereceu tanto espaço por dentro para o transporte da família, com versatilidade para a acomodação de carga.
Fatos marcantes da fábrica de São José dos Pinhais
1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais
2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2007: Lançamento do Novo Golf
2009: Nova Geração do Fox e CrossFox
2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos
2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox
2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos
2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos
Unidade de São José dos Pinhais em números:
2,1 milhões de veículos produzidos desde a inauguração (Volkswagen Fox, Crossfox, Spacefox, Golf e Saveiro e Audi A3)
1,5 milhão Fox
500 mil Golf
1 novo veículo Volkswagen é concluído a cada 2 minutos
420 mil unidades exportadas para 62 países
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.