sexta-feira, 24 de maio de 2013
Citroën e IED iniciam workshop “Design Automotivo” com entrada gratuita ao público
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
O Citroën Experience Centre, localizado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, receberá neste dia 28 de maio, terça-feira, o primeiro de oito ciclos do workshop “Design Automotivo”. Desta vez, das 19h30 às 21h30, o tema será “Desvendando o Design Criativo”. O público terá livre participação no evento, que será realizado pela Citroën e pelo Instituto Europeo di Design, sempre na última terça-feira do mês.
“O objetivo deste encontro será realizar um debate sobre o design de automóveis no Brasil, traçando um paralelo com o DNA de estilo criativo da Citroën,” explica Nivea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. A abertura deste primeiro encontro será feita por Thierry Hospitel, diretor de Estilo para América Latina, e Daniel Nozaki, gerente de Design - ambos do Grupo PSA. A palestra será ministrada por Daniel Nozaki e Arthur Martins, designer do Grupo PSA e professor do IED. Os participantes terão a oportunidade de interagir com os designers palestrantes e fazer perguntas. “Quem tem interesse por design e cultura contemporânea pode participar. Queremos mostrar para o público um pouco do universo dos processos criativo e industrial”, complementa Daniel Nozaki.
Este é mais um encontro da parceria entre Citroën do Brasil e IED, que inclui a criação de concursos relacionados às áreas de produto e moda, com foco nos itens da marca e a utilização do modelo DS3 da montadora nas ações de campo da faculdade. Em abril, por exemplo, houve no Citroën Experience Centre um evento que estilistas, designers, jornalistas, blogueiros, empresários, executivos e personalidades do mundo da moda puderam debater as tendências e novidades do universo de negócios da moda.
CITROËN EXPERIENCE CENTRE
Rua Oscar Freire, 1009 – Jardins – São Paulo-SP (Esquina com a Rua da Consolação)
Pé na Tábua já tem data marcada para 2014
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Assessoria de imprensa PNT
A corrida mais divertida do Brasil já está com data para a Temporada de 2014. O Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques vai acontecer entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2014, em Franca/SP. Na última edição foram 60 veículos fabricados até 1936 inscritos que disputaram em quatro categorias, além da presença irreverente do caipira Philaderpho com o caminhãozinho Chevrolet usado nos filmes de Mazzaropi. Nelson Piquet venceu pela segunda vez a categoria Speed e já confirmou que estará na disputa ano que vem.
O Pé na Tábua vai montar um estande no XVIII Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia-SP que acontece entre os dias 30/5 e 2/6, com a venda de camisetas, capacete Ases do Volante, Mega Trunfo PNT e vários outros artigos personalizados da corrida mais divertida do país. Os produtos PNT também estarão disponíveis na loja virtual do site www.penatabua.com.
Institucional
O Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques é um evento de cunho cultural e leva ao público e participantes uma forma inusitada de exposição de carros antigos. Na pista, os carros são as estrelas do show, junto de seus pilotos, que percorrem os 1.400 metros com muita alegria.
Quer ficar por dentro? Entre curta a fanpage: www.facebook.com/corridapenatabua
Citroën Oscar Freire na season “Citroën au Cinéma”
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Como parte das comemorações de um ano do Espaço Citroën Oscar Freire, a Citroën apresenta a season “Citroën au Cinéma” em seu espaço conceito. São várias ações programadas para o mês de maio que tem como tema o universo do cinema. Em exposição no espaço conceito, a mostra “Citroën au Cinéma”apresenta em totens cenas de filmes clássicos que tiveram a participação de modelos Citroën. No verso dos totens, cartazes originais de divulgação do filme estão em exposição.
São muitos os filmes, que vão desde o “007 – Somente para seus olhos”, que tem o Citroën 2CV participando das aventuras de James Bond, até o “Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, com a participação de dois modelos Citroën, o CX e o LNA. Os clássicos Traction Avant, que revolucionou a indústria automobilística e o Citroën DS, muito à frente de seu tempo, são os recordistas em participações no cinema internacional.
Além da exposição, no Espaço Conceito Citroën Oscar Freire está sendo apresentado o Cine Clube Citroën, com exibições de filmes clássicos e atuais do cinema francês gratuitamente. O Cine Clube Citroën acontece uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, às 19h. Após as exibições são promovidas discussões sobre os filmes, buscando tirar a imagem de cinema francês como muito distante das pessoas, só para um público muito restrito.
A “season” Citroën au Cinema no Citroën Oscar Freire se iniciou com o coquetel de lançamento do filme “Meu pé de Laranja Lima”, que teve o apoio da Citroën, no qual o emblemático carro “11 légère” tem participação importante. O carro, do ano 1948, está em exposição no espaço-conceito durante o mês de maio.
Serviço:
Cine Club Citroën
Toda quarta-feira, às 19 hs, no Citroën Experience Centre - Rua Oscar Freire, 1009, Jardins, São Paulo.
Tel: 11- 3063-1810
http://oscarfreire.citroen.com.br/
Pé na Tábua lança Mega Trunfo PNT em Águas de Lindóia
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Assessoria de imprensa PNT
A Pé na Tábua (PNT) - Corrida de Calhambeques vai marcar presença no XVIII Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia-SP que acontece entre os dias 30/5 e 2/6, com o lançamento do Mega Trunfo PNT. O jogo é uma versão do conhecido Super Trunfo, que consiste em um baralho de 32 cartas colecionáveis, em que os jogadores precisam tomar as cartas de seus adversários, através da escolha das características das cartas: velocidade, altura, longevidade.
O Mega Trunfo PNT tem 54 cartas com informações e fotos dos veículos que participaram da edição 2013 da Corrida de Calhambeques. “Esse é um motivo especial para o público antigomobilista voltar a jogar o trunfo”, explica o organizador do evento Tiago Songa. Os interessados devem reservar o Mega Trundo PNT através da fanpage: www.facebook.com.br/corridapenatabua, pois a tiragem é limitada em 500 jogos.
O evento Pé na Tábua, que em janeiro deste ano movimentou a cidade de Franca-SP, vai montar um estande no maior encontro de carros antigos do país, com a venda de camisetas, capacete Ases do Volante, Mega Trunfo PNT e vários outros artigos personalizados da corrida mais divertida do país. Os produtos PNT também estarão disponíveis na loja virtual do site www.penatabua.com.
Em Águas de Lindóia será lançada também a segunda edição do jornal Landi Notícias, veículo de divulgação oficial do evento. O nome Landi foi uma homenagem ao piloto Chico Landi, o primeiro às do volante que o Brasil conheceu.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Volkswagen expõe Gol Rallye, Fusca e Touareg R-Line na embaixada da Alemanha no Brasil
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen irá expor os modelos Gol Rallye, Fusca e Touareg R-Line na Embaixada da Alemanha no Brasil, em Brasília (DF), neste sábado (dia 25). O evento segue o calendário de comemorações da temporada Alemanha + Brasil. O objetivo do evento é mostrar a força da indústria automotiva alemã em tecnologia e inovação. A estimativa é de que cerca de 1.500 pessoas passem pela embaixada ao longo deste sábado. No caso da Volkswagen, os três modelos expostos contam com recursos tecnológicos exclusivos em suas respectivas categorias.
Gol Rallye
Oferecido com motor 1.6 Total Flez de até 104 cv (etanol), o Gol Rallye - versão com apelo aventureiro do carro mais vendido no mercado brasileiro há 26 anos consecutivos - traz uma avançada e moderna arquitetura eletrônica e é o único em seu segmento a oferecer o Comfort Blinker (que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente).
No modelo a segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro.
Os freios ABS, também de série no modelo, contam com a segurança extra do Emergency Stop Signal. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta.
Outro diferencial do Gol Rallye é o ECO Comfort, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. O Gol Rallye traz também bancos e os painéis das portas revestidos com tecido especial, que utiliza fios produzidos de PET reciclado – uma exclusividade do modelo Volkswagen nessa categoria.
NEW FIESTA ST SURPREENDE A EUROPA COM O COMPACTO MAIS RÁPIDO PRODUZIDO PELA FORD
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Ford
O New Fiesta ST é o mais novo sucesso de vendas da Ford no mercado europeu. Carro compacto de série mais rápido já produzido pela Ford, o modelo esportivo da linha teve grande aceitação e já atingiu a venda de 3.000 unidades desde o lançamento em março.
A linha New Fiesta, da qual o ST faz parte, é hoje a mais vendida no segmento de compactos na Europa. A versão esportiva se destaca pelo seu motor de 182 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 220 km/h.
Produzido sobre um chassi avançado desenvolvido pelo Time RS da Ford, braço europeu do grupo de Veículos Globais de Performance da marca, o esportivo New Fiesta ST tem motor EcoBoost 1.6, direção, suspensão e freios tunados e um sistema aprimorado de controle vetorial de torque.
Como diferenciais de estilo em relação às versões regulares do New Fiesta, ele traz grade dianteira em padrão de colmeia, difusor traseiro e kit aerodinâmico ST, nas cores especiais azul Spirit, branco Frozen e vermelho Race. É equipado com chave de segurança MyKey e sistema multimídia SYNC com assistência de emergência.
"Os comentários sobre o Fiesta ST têm sido fenomenais e ficou claro que temos um produto especial nas mãos", diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa. "Estamos realmente orgulhosos do nosso time de desenvolvimento do produto por entregar um carro que os principais jornalistas automotivos da Europa afirmam ser não só surpreendentemente bom, mas também muito acessível."
Tendência de mercado
Mais de 60% dos clientes do New Fiesta ST optaram pelo interior em couro preto, combinando com os apliques de fibra de carbono no painel, pedais e manopla do câmbio em alumínio, direção ST e bancos Recaro. Rodas de alumínio cinza de 17 polegadas com pinças de freio vermelhas são outro item pedido por 90% dos clientes.
Segundo os distribuidores, o carro está atraindo muita atenção para os showrooms da marca, com pessoas interessadas em sentar no New Fiesta ST, experimentar e falar sobre a sua performance. O sucesso do New Fiesta ST segue os passos do Focus ST, que começou a ser vendido em meados de 2012.
Prêmio em dinâmica
O time de dinâmica veicular que desenvolveu o New Fiesta ST foi premiado como o melhor do ano na entrega do Vehicle Dynamics International Awards 2013, realizada no mês passado.
GRUPO CHRYSLER COMEMORA UM MILHÃO DE UNIDADES PRODUIZDAS DO JEEP® WRANGLER
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Fiat Chrysler Latin America Media Relations
O Grupo Chrysler conquista mais uma marca histórica. Nesta semana, a fábrica localizada em Toledo, Ohio (EUA), comemora a produção de um milhão de unidades do Jeep Wrangler. A celebração foi acompanhada de perto por executivos, colaboradores, representantes sindicais e fornecedores da empresa. “Cada um dos modelos Jeep Wrangler vendidos no mundo nascem aqui, em Toledo, Ohio”, diz Mauro Pino, vice-presidente de produção do Grupo Chrysler. “Desde que esta fábrica abriu suas portas oito anos atrás, nossos colaboradores construíram cada um desses veículos com orgulho, paixão e com profundo compromisso de qualidade. Todos nós estamos ansiosos para completar o próximo milhão”.
Sob aplausos dos colaboradores, Pino e Dan Henneman, presidente da unidade Jeep UAW Local 12, dirigiram ao longo da linha final de montagem um modelo da 10ª edição de aniversário do Jeep Wrangler Rubicon com destino a um cliente em Saratona, na Flórida.
Desde 1941, o modelo Jeep tem representado a liberdade, a autenticidade, aventura e paixão sempre se mantendo fiel à sua herança com o compromisso de oferecer a característica off-road em todos os seus veículos. O entusiasmo dos membros da equipe Jeep e dos proprietários do estilo de vida único tornam possível o lema "apenas em um Jeep", que é sustentado por veículos conhecidos como "máquinas de liberdade e diversão originais”.
Nomeado após a mais exigente trilha off-road da América, a 10ª edição de aniversário do Jeep Wrangler Rubicon garante seu lugar como um dos veículos mais capaz da história. A edição limitada do veículo é feita com equipamentos off-road para entusiastas, incluindo para-choques 100% de aço com tampas removíveis, distância do solo adicional, novas grades de pedra e pneus BF Goodrich KM2 Off-road.
“Os colaboradores de Toledo entendem que o sucesso da marca Jeep está diretamente ligada a qualidade de seus trabalhos”, disse Henneman. “Eles continuam a enfrentar o desafio de atender a demanda de um dos veículos utilitários esportivos mais reconhecidos em todo o mundo e demonstrando o comprometimento com os milhões de entusiastas da Jeep”.
Shell Helix leva consumidores para uma aventura radical na África do Sul
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Assessoria de Imprensa Shell – Divisão de Lubrificantes
Shell Helix criou a promoção Rota dos Extremos para proporcionar aos seus consumidores uma aventura inesquecível e radical: um desafio de direção na Cidade do Cabo, na África do Sul. O prazo de inscrição é até 5 de julho e o sorteio será no dia 06 de julho de 2013.
Os dois primeiros sorteados (com acompanhante) participarão de testes de direção nas famosas dunas de areia da Cidade do Cabo, em montanhas e trilhas off-road, sob a supervisão de instrutores especializados. Além da aventura radical, os ganhadores ainda vão conhecer os pontos turísticos da região. A promoção também vai premiar outros 10 participantes com tablets e mais 100 com aparelhos de GPS.
Para participar basta trocar o óleo do carro nos pontos de venda participantes, utilizando um dos produtos participantes da linha Shell Helix (Shell Helix HX6 Flex, Shell Helix HX7, Shell Helix Ultra E ou o Shell Helix Ultra). Os consumidores que optarem pela troca com o Shell Helix HX6 Flex ganham 1 cupom e os que usarem Shell Helix HX7, Shell Helix Ultra E ou Shell Helix Ultra ganham 2 cupons. Os números dos cupons devem ser cadastrados no site da promoção www.shell.com.br/helix. Depois de cadastrado será gerado um código da sorte, com o qual o cliente concorre ao sorteio da viagem e aos outros prêmios.
“Nosso objetivo é o de estar cada vez mais próximos dos nossos consumidores. Por isso, sempre oferecemos produtos de alta qualidade tecnológica e buscamos proporcionar experiências únicas e inesquecíveis para o cliente”, afirma Fernanda Andrade, gerente de Marketing de Lubrificantes da Shell Brasil Petróleo.
A promoção é inspirada na série de TV Rota dos Extremos (www.youtube.com/shellhelix), produzida pela Shell em parceria com o canal Discovery. No programa, pilotos e atores internacionais dirigiram em condições extremas pelo clima gelado da Sibéria, por uma floresta selvagem da Malásia e pelo escaldante deserto de Taklamakan, na China. A Shell forneceu o lubrificante Shell Helix Ultra para o carro utilizado nos desafios, testando o seu poder de resistência.
Para testar seus conhecimentos de direção e aventura, a Shell preparou ainda um game no facebook. Aceite o desafio e prove o que você será capaz de fazer na Cidade do Cabo. Acesse: http://www.facebook.com/Shell/app_401295599945619
HB20 alavanca vendas no Grupo Cometa
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Assessoria de Imprensa do Grupo Cometa
O primeiro quadrimestre de 2013 no Grupo Cometa, um dos maiores revendedores de automóveis das marcas Volkswagen e Hyundai do País, registrou um aumento de 84% no setor de quatro rodas. A rede de concessionárias com forte presença nas regiões Centro-Oeste e Norte fechou os primeiros meses do ano com 921 veículos vendidos, 423 a mais que o mesmo período de 2012, quando foram comercializados 498 automóveis.
As vendas foram alavancadas principalmente após o lançamento do novo veículo da Hyundai, o HB20. Desde janeiro de 2013, o Grupo Cometa passou a comercializar somente o novo veículo, deixando de distribuir os modelos importados da montadora coreana.
Segundo o presidente do Grupo Cometa, Cristinei Melo, a boa aceitação dos consumidores brasileiros do HB20 se deve à confiabilidade da marca, ampliada com a implantação da fábrica da Hyundai no Brasil, em 2012. “Os brasileiros estão cada vez mais exigentes e a Hyundai percebeu isso, oferecendo um modelo nacional com caraterísticas muito semelhantes as dos carros importados e com preços mais atrativos”, afirma.
Os modelos da Volkswagen também obtiveram resultados positivos no Grupo Cometa. O balanço do primeiro quadrimestre de 2013 da marca alemã registrou aumento de 48% a mais que o mesmo período de 2012.
Consórcios de automóveis
A modalidade de consórcios para o segmento de quatro rodas cresceu cerca de 18% neste ano com 846 consórcios vendidos contra 767 do mesmo período de 2012.
Após um período estável em vendas de consórcios nos meses de fevereiro e março, abril registrou um aumento de 48% com 255 unidades comercializadas.
Sobre o Grupo Cometa
Com 40 anos de história, o Grupo Cometa é um dos maiores revendedores nacionais de motocicletas Honda. A empresa está presente em cinco estados (Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia), com 11 concessionárias de motocicletas, e também atua no segmento de automóveis, com revendas das montadoras Volkswagen e Hyundai, totalizando mais cinco lojas.
O Grupo Cometa ainda está presente no segmento de Agronegócios, no qual desenvolve o manejo de gado da raça Nelore (puro de origem), além de ações específicas como coleta de embriões, fertilização in vitro e organização de leilões.
Presença do Grupo Cometa
Motocicletas
Amazonas - Tabatinga e Tefé
Mato Grosso - Alta Floresta, Cáceres, Colíder e Pontes e Lacerda
Mato Grosso do Sul - Campo Grande e Paranaíba
Rondônia – Ji-Paraná e Ouro Preto
Pará – Belém
Veículos de passeio
Mato Grosso – Cáceres (Volkswagen) e Sinop (Hyundai)
Rondônia – Ariquemes (Volkswagen) e Ji-Paraná (Volkswagen e Hyundai)
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Toyota conquista posição de montadora mais valiosa do mundo pela sexta vez
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota é, pela sexta vez em oito anos, a montadora mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2013 - maior base de dados do mundo sobre a relação entre consumidores e marcas, englobando mais de 10 anos de pesquisas, cinquenta mil marcas, trinta países e mais de um bilhão de consumidores. Segundo a pesquisa, em 2012 o valor da marca Toyota subiu 12%, atingindo 24,5 bilhões de dólares. Desde 2006, quando foi publicado o primeiro relatório BrandZTM, a Toyota se mantém entre as montadoras mais valiosas do mundo. Em 2006 e 2012, únicos anos em que não venceu, a marca ficou na segunda colocação.
Desenvolvida pela Millward Brown Optimor, consultoria especializada em análises de propaganda, comunicações de marketing, mídia e valor patrimonial da marca (brand equity), o ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands está na sua oitava edição. É o único estudo do mundo que combina medidas de brand equity baseadas nas entrevistas com mais de um milhão de consumidores no mundo todo. Além disso, é avaliada a performance financeira e de negócios de cada empresa para separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado.
O ranking também leva em consideração as variações e diferenças regionais, uma vez que a contribuição local influencia no resultado final.
Além da Toyota, a marca Lexus também entrou no ranking do relatório, ficando entre as dez marcas mais valiosas, com um valor de 3,4 bilhões de dólares.
De acordo com os autores do relatório, uma das razões para o ressurgimento da Toyota ao topo pode ser atribuída à tecnologia híbrida, presente cada vez mais nos veículos Toyota e Lexus e que reflete em liderança de mercado graças à excelente performance ambiental e à eficiência na utilização de combustível.
Esse resultado reafirma o compromisso da Toyota com o consumidor e o DNA da marca em fabricar produtos com qualidade, confiabilidade e durabilidade, além da inovação constante e do respeito ao meio ambiente.
Híbridos
No último mês de março, a Toyota atingiu a marca de 5,1 milhões de híbridos vendidos no mundo, 15 anos após o lançamento do Prius, primeiro modelo híbrido colocado em circulação. A família Prius, aliás, é a principal responsável pelas vendas de híbridos da marca, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas.
Ao todo, a Toyota comercializa atualmente 19 modelos híbridos ao redor do mundo.
O estudo completo (em inglês) do “The BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands” pode ser encontrado em: http://www.millwardbrown.com/BrandZ.
Subaru Impreza WRX STI é a escolha do primeiro brasileiro a disputar a subida de Pikes Peak
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Alternativa de Comunicação
A equipe brasileira DK Industries Extreme Team acaba de anunciar a escolha do Subaru Impreza WRX STI para participar da tradicional Pikes Peak International Hill Climb. Considerada a segunda mais antiga prova de esporte a motor dos Estados Unidos, a disputa de 2013 acontecerá no Colorado, de 24 a 30 de junho de 2013.
Depois de 90 temporadas, a disputa deste ano marcará a estreia do Brasil na famosa "Corrida para as Nuvens", com a participação do paulista Marthyn Decker - o primeiro brasileiro aprovado para competir no percurso de apenas 21 quilômetros, com um traçado que inclui 156 curvas.
Aos 37 anos, Decker tem grande experiência em esportes a motor, incluindo competições sobre duas e quatro rodas. Ganhou sua primeira moto aos 5 anos de idade e já disputou provas de kart, motocross, rally de velocidade e motovelocidade. Em 2010, o piloto conquistou o 2º lugar nas 500 Milhas de Interlagos de Motovelocidade e alcançou quatro pódios na categoria Supersport 600cc. Depois de um grave acidente, Decker decidiu abandonar as provas de moto para se dedicar apenas às corridas sobre quatro rodas.
Inscrito na categoria Time Attack (contra o relógio), Decker correrá com o número #99 e, para chegar ao topo de Pikes Peak, enfrentará - além da pista sinuosa - o grande desafio da variação de altitude - a prova começa em um ponto com 2.862 metros acima do nível do mar e termina a quase 4.300 metros.
De acordo com o piloto, o ar rarefeito chega a diminuir a potência dos motores em até 30%. Por isso, piloto e máquina têm de estar totalmente integrados e bem preparados para cumprir a prova. "É uma real disputa de homem/máquina contra o relógio, a pista e os limites pessoais - que também têm de lutar contra o s efeitos da natureza", conta.
Decker pilotará um Subaru Impreza WRX STI, totalmente preparado para enfrentar os desafios da tradicional corrida, com motor que supera os 600hp de potência. Um câmbio sequencial de seis posições, fabricado pela tcheca Kaps-Transmissions, permite a mudança de marchas sem movimentos laterais, com agilidade e precisão.
Para manter o controle do veículo e os níveis de segurança diante da potência do motor, o sistema de suspensão conta com amortecedores Tein e os freios são da italiana Brembo, fabricante de componentes para carros de Fórmula 1.
Muita preparação física, rally de velocidade e kart têm tomado o tempo de treinamento de Decker. Segundo ele, além de manter os reflexos em dia e proporcionar uma adrenalina incrível, o kart proporciona muita sensibilidade e precisão na busca pela melhor volta. "É tudo o que eu preciso para acelerar bastante em Pikes Peak", garante.
Dodge e SRT brilham em ‘Velozes & Furiosos 6’
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Fiat Chrysler Latin America Media Relations
As marcas Dodge e SRT (Street & Racong Technology) anunciaram uma colaboração com a Universal Pictures para o filme “Velozes & Furiosos 6”, o mais recente capítulo da série, com estreia marcada para 24 de maio. Vivido pelo ator Vin Diesel, o herói da trama, Dominic (Dom) Toretto, dirige um Dodge Challenger SRT em várias cenas de perseguição.
Toretto também guia um Dodge Charger SRT e um ultraclássico Dodge Charger Daytona 1969. Nada menos que dez unidades do Charger SRT foram usadas pela produção do filme. Tanto ele como o Challenger são equipados com o motor HEMI® de 6,4 litros e 478 cv.
Além disso, a marca SRT preparou uma versão especial do SRT Viper GTS-R número 91, com logotipos do filme na carroceria. Essa versão de competição do cupê superesportivo disputará a etapa de Monterey, Califórnia, do campeonato American Le Mans Series (ALMS).
Assista aqui ao vídeo dos bastidores da participação dos Dodge na gravação da película, incluindo comentários de Ralph Gilles, presidente e CEO da marca SRT.
Triumph inaugura sua quarta concessionária em Brasília
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por g6 Comunicação Corporativa
A Triumph Motorcycles inaugura em Brasília, no próximo sábado, dia 25 de maio, a quarta concessionária da marca no Brasil, a British Triumph, com área total de 3.000 m². As demais revendas Triumph ficam em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS). A nova concessionária tem show-room com área de 500 m², segue o padrão visual mundial da marca e conta com oficina completa com quase 500 m², com equipamentos de última geração, importados diretamente da Inglaterra. Técnicos e equipes de vendas e pós-vendas foram treinados pela própria Triumph. A British Triumph está localizada na SIA Trecho 1/2 – Lotes 320/340, telefone (61) 2102-3333.
“Nossa meta é comercializar em torno de 360 motocicletas até dezembro deste ano. Uma das nossas estratégias para atingir este volume será aproveitar o grande espaço que temos na concessionária para promover eventos de relacionamento com o nosso público”, explica Carlos Eduardo Lima, diretor da British Triumph.
A loja vai vender a linha completa de motocicletas da marca disponível no mercado brasileiro, incluindo os novos modelos Daytona 675R (R$ 48.690,00) e Street Triple 675 (R$ 31.900,00), que começam a ser vendidos em junho. Ambos já estão sendo montados na fábrica de Manaus (AM). Também estarão disponíveis mais três modelos nacionais: a tradicional Bonneville T100 (R$ 29.900,00), a super naked Speed Triple (R$ 42.900,00) e a Tiger 800XC (R$ 39.900,00). Além disso, mais três motos importadas começam a ser vendidas neste momento: Thunderbird Storm (R$ 49.900,00), Tiger Explorer (R$ 62.900,00) e Rocket III Roadster (R$ 69.900,00). Todos os modelos, com exceção apenas da Bonneville T100, já vêm de série equipados com o sistema de freios ABS.
Lançada oficialmente no mercado brasileiro em novembro do ano passado, a Triumph vem se surpreendendo com os resultados obtidos pela marca até o momento e está revendo para cima seus planos no País. Diante da grande demanda dos consumidores pelas suas motocicletas, a empresa decidiu acelerar seu plano de expansão da rede de concessionárias, ampliar sua produção em Manaus (AM) e já projeta atingir vendas totais no ano em torno de 2.500 unidades – um volume 25% superior à previsão inicial.
Entre novembro e dezembro, a Triumph vendeu 200 unidades dos seus seis modelos - Bonneville T100, Speed Triple e Tiger 800XC (todas montadas em Manaus) e Thunderbird Storm, Tiger Explorer e Rocket III Roadster (importadas). Neste ano, entre janeiro a março, as vendas já atingiram cerca de 360 motocicletas, com apenas a concessionária de São Paulo. “Foi uma resposta muito rápida e positiva do mercado, acima do que esperávamos. Diante disso, resolvemos acelerar nossos planos no Brasil”, afirma Marcelo Silva, gerente Geral da Triumph Motorcycles Brazil.
A fábrica de Manaus, por exemplo, vem ampliando continuamente seu ritmo de trabalho desde o início da suas operações, em outubro do ano passado. Atualmente, a unidade conta com cerca de 40 profissionais e deverá chegar a 90 trabalhadores até janeiro de 2014. Este aumento no quadro de funcionários também está relacionado à produção de novos modelos na planta. “Começamos a operar no final do ano passado com seis modelos, mas até 2014 a linha Triumph no Brasil será composta por 15 modelos de motocicletas, ampliando ainda mais as opções para o nosso público”, revela o gerente Geral da Triumph.
O novo plano de expansão da rede prevê a abertura de mais oito concessionárias completas até dezembro deste ano. As próximas revendas a serem abertas serão localizadas em Belo Horizonte (junho), Rio de Janeiro (junho), Curitiba e Campinas (julho), Florianópolis (outubro), um segundo representante em São Paulo (novembro) e Salvador e Recife (dezembro). O plano inicial da empresa previa chegar a 12 concessionárias somente no final do ano que vem.
“Para 2014, com esta rede ampliada e os novos modelos de motocicletas que serão lançados ao longo deste ano e apresentados no próximo Salão das Duas Rodas, já projetamos vendas em torno de 3.500 unidades”, prevê o gerente Geral da subsidiária brasileira. “Até o final do próximo ano, a Triumph Motorcycles Brazil já poderá se posicionar entre os cinco principais mercados para a marca no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, acrescenta o executivo.
A Triumph está investindo no biênio 2012/2013 cerca de R$ 19 milhões no Brasil. A Triumph Motorcycles Brazil é a 10ª subsidiária da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A fábrica da Triumph em Manaus está localizada em um condomínio industrial, ocupando uma área de 2.000 m². Sua capacidade atual de produção é de 5.000 motocicletas por ano.
Novo Ford Ecosport traz sistema inédito de controle de tração e estabilidade
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Ford
O Novo EcoSport é o primeiro utilitário esportivo compacto do Brasil a contar com um sistema inédito de controle eletrônico de tração e estabilidade, chamado Ford AdvanceTrac, que ajuda o motorista a manter o domínio do veículo mesmo em condições adversas, junto com os freios ABS. A Ford disponibilizou nas redes sociais este vídeo que mostra o funcionamento do equipamento.
O sistema AdvanceTrac está presente nas versões FreeStyle e Titanium do Novo EcoSport. O controle de tração (TSC) é um recurso que ajuda a manter a aderência dos pneus em pistas escorregadias ou íngremes. Ao primeiro sinal de derrapagem, o sistema entra em ação e administra a distribuição de potência entre as rodas para manter a tração. Ele também freia momentaneamente a roda sem aderência para limitar o seu giro. Nas versões 4x2 a distribuição de força ocorre no eixo dianteiro e nas versões 4x4 em todas as rodas.
"Em caso de atolamento, o controle de tração pode ser desligado para que as rodas possam girar livremente e com maior potência. Nas demais situações, a recomendação é que ele permaneça sempre ligado", diz Luiz Zamorano, supervisor de Integração de Carroceria da Ford.
O controle de estabilidade (ESC) do Novo EcoSport atua de forma semelhante para corrigir a trajetória do veículo e evitar que ele saia do seu curso original. Porém, diferentemente do sistema de tração, ele não pode ser desativado e quando está atuando uma luz pisca no painel para informar o motorista.
Freios ABS e airbags
Os freios ABS de última geração são outro item de segurança do Novo EcoSport que aumenta o controle do veículo em manobras de emergência. O sistema permite que o motorista pise fundo no freio em caso de necessidade, sem que as rodas travem.
"Sentir uma leve trepidação do pedal do freio em frenagens de emergência é normal, efeito da ação antitravamento do sistema ABS", explica Zamorano. "Com o ABS, o motorista pode frenar e esterçar o volante ao mesmo tempo caso precise desviar de obstáculos, aumentando o controle."
O conjunto de airbags é outro item de segurança high-tech do Novo EcoSport. Além dos airbags dianteiros do motorista e do passageiro, nas versões com banco de couro o Novo EcoSport conta também com airbag lateral no encosto de cada banco dianteiro e dois airbags de cortina acima dos vidros laterais dianteiros e traseiros.
Todos esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança, mas a direção segura continua sendo a maior proteção contra acidentes. "Nenhum item de segurança, por mais moderno que seja, impede a ocorrência de acidentes quando o motorista não é prudente. Por isso, fazemos questão de recomendar que se dirija sempre com cuidado", afirma o engenheiro.
PBKIDS realiza Encontro de Colecionadores de Hot Wheels no Shopping Campo Grande
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Ogilvy
A PBKIDS realiza nesse sábado, dia 25 de maio, o 4º Encontro de Colecionadores de Hot Wheels no Shopping Campo Grande, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito e destinado aos fãs de carros de todas as idades. A loja terá um espaço reservado para exposição de miniaturas e colecionadores estarão no local para explicar curiosidades sobre carros.
Diversos modelos raros poderão ser vistos no dia do encontro como: Hot Rods, Muscle Cars, Tuning, Esportivos Modernos, Esportivos clássicos, entre outros, das marcas Hot Wheels e Matchbox, todos em miniatura.
sERVIÇO:
Encontro de Colecionadores de Hot Wheels – Shopping Campo Grande
Data: 25 de maio de 2013
Horário: Das 15h às 19h
Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 - Campo Grande, Rio de Janeiro
Confirmações pelo telefone: (21) 2414-7082
terça-feira, 21 de maio de 2013
Volkswagen do Brasil inaugura linha de Armação exclusiva para a Nova Saveiro, com a mais alta tecnologia mundial
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 250 milhões (94 milhões de euros) – sendo R$ 198 milhões para equipamentos e R$ 52 milhões para infraestrutura – na construção de uma área de Armação exclusiva para a Nova Saveiro, nas versões cabine simples e estendida. A nova Armação (onde são montadas e soldadas as carrocerias) já está em operação na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Nova Saveiro é a mais avançada da Volkswagen do Brasil, com o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Golf VII, em Wolfsburg na Alemanha. Além dos ganhos em qualidade do produto, em capacidade e velocidade de produção, a nova Armação tem aspectos sustentáveis, com economia de energia e ar-comprimido.
A nova Armação permite ampliar em 25% a capacidade de produção da Saveiro, aumentando das 360 unidades da picape produzidas diariamente – quando a Saveiro era montada na linha do Gol –, para 450 unidades por dia. A Saveiro é produzida exclusivamente na fábrica de São Bernardo do Campo.
“A Armação da Nova Saveiro reforça a globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil, não só em seus produtos, mas também em todo seu processo produtivo. Com essa nova Armação, construída com a mais alta tecnologia global e princípios sustentáveis, a unidade Anchieta da Volkswagen do Brasil, se equipara às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Inovações tecnológicas
A Armação da Nova Saveiro oferece diversas inovações tecnológicas inéditas no Brasil. Localizada em um prédio de 22 mil m², sendo 14 mil m² de área ocupada por equipamentos, a nova área conta com 182 robôs. Desses, 151 pertencem à mais nova geração disponível no mundo, com aumento considerável de performance: esses robôs são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. As pinças de solda automáticas e de media frequência garantem total segurança e precisão para os pontos de solda, favorecendo a qualidade e a eficiência.
“A nova linha de Armação, além de trazer para a Volkswagen do Brasil a mais alta tecnologia disponível no mundo, oferece flexibilidade de produção, a qual pode ser aumentada para atender a demanda de mercado. A alta tecnologia, equivalente às fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen no planeta, oferece qualidade ainda maior de solda, com economia de energia”, afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
A Armação da Nova Saveiro conta com um equipamento altamente inovador: a primeira geração mundial do "Konzern Framer UB1", onde é feita a geometria da plataforma do veículo (assoalhos dianteiro e traseiro e longarinas dianteiras). Inédito no Brasil, o "Konzern Framer UB1" para plataformas está sendo implementado simultaneamente pelas fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen. “O equipamento oferece flexibilidade para o processo de montagem, pois permite que diferentes modelos possam ser armados na mesma linha, com total garantia de qualidade e eficiência”, explicou Placeres.
O fechamento da carroceria da Saveiro é realizado em outro equipamento "Framer", que está em sua 3ª geração e é único no Brasil. Esse equipamento, onde são soldadas as laterais na plataforma e o teto da carroceria, oferece ganho de 15%, em relação à geração anterior, do tempo necessário de preparação para produzir modelos diferentes, além de permitir modificações sem parada de linha.
Outra inovação no Brasil é a implantação do padrão VASS (utilizado pela Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, que são marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen) de padronização elétrica e de comunicação mais robusta e rápida entre todos os equipamentos eletrônicos da nova Armação, que também facilita e agiliza muito a manutenção.
A Armação ainda inclui outra novidade no processo produtivo brasileiro: o uso de robôs com projetores de laser para fazer a medição das dimensões da carroceria "on line". Esses dados são enviados imediatamente para a área de monitoramento, garantindo um controle de qualidade ainda mais preciso durante o processo produtivo.
O investimento de R$ 250 milhões (94 milhões de euros) na nova Armação contemplou infraestrutura, reabilitação predial, aquisição de equipamentos e implantação de sistemas transportadores (mais de 2 km), que levam as carrocerias da Nova Saveiro à área de Pintura da fábrica.
Estudo da Cisco revela que consumidores querem carros mais automatizados
Por In Press Porter Novelli
Um estudo recente da Cisco sobre a experiência do consumidor (Cisco Customer Experience Report) do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia desde o processo de escolha e compra à manutenção e à direção do veículo. Os consumidores estão usando mais as tecnologias de comunicação (como celular, mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação embarcada) para se conectarem com montadoras e revendedoras. Os resultados mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo.
Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.
O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia.
Principais destaques:
Antes de comprar um veículo, os consumidores preferem começar o processo online.
· A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro online, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária.
· Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78% dos consumidores confiam em suas pesquisas online.
Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro
· O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.
· Monitorar custos de manutenção do automóvel: A demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva.
Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia
· Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.
· Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro.
· Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados.
Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados
· Veículos não pilotados: Mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.
· Crianças a bordo: A confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas.
· Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.
Citações de Apoio:
Andreas Mai, diretor de marketing de produto do Connected Industries Group da Cisco: "A maioria dos consumidores espera estar conectado à internet onde quer que esteja. Como é possível que passem muito do seu tempo no carro, faz sentido que queiram que seu carro seja mais conectado. Esta pesquisa de consumidor confirma que está na hora de levar a internet para a estrada e para dentro de nossos carros."
Peter Granger, Gerente de Marketing Sênior da Cisco Products Solutions Industry Marketing: "A pesquisa mostra o grau de conforto dos consumidores com a tecnologia e a necessidade de informações imediatas, quer estejam pesquisando, comprando, dirigindo ou tendo serviços executados em seu veículo. Enquanto consumidores em diversas partes do mundo podem esperar experiências muito diferentes, suas demandas por tecnologia são mais positivas do que imaginam muitos fabricantes. Muitos consumidores estão apenas esperando que os fabricantes respondam com uma melhor experiência na compra, condução e serviços para o carro através da tecnologia."
A contribuição da eletroeletrônica no Inovar Auto
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Textofinal de Comunicação Integrada
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promoveu, dia 16 de maio, no Teatro Unip, em São Paulo (SP), o XV Seminário de Eletroeletrônica, sob o macrotema “Eletroeletrônica Automotiva no Inovar Auto”, ao reunir 115 profissionais da área de engenharia das montadoras, centros de tecnologia, professores, estudantes e entidades de P&D com foco em inovação tecnológica.
Para Nilton Monteiro, diretor executivo da AEA, que fez a abertura do evento, enfatizou que “apesar de todo o desenvolvimento em eletroeletrônica, o segmento, principalmente agora com o Inovar Auto, é de grande potencial de contribuição na introdução de acessórios eletrônicos, principalmente quando o assunto é eficiência energética e de grande importância para que se atinja as metas do programa”.
A palestra de abertura do evento foi ministrada por Henrique de Oliveira Miguel, coordenador geral de Microeletrônica da Secretaria de Politica de Informática, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na oportunidade, Miguel informou que, apesar da crise mundial, os países não deixaram de investir em P&D e o Brasil tem dispêndio governamental no mesmo patamar dos países desenvolvidos.
“O amplo conjunto de países utilizou a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para criar oportunidade de desenvolvimento com estratégias globais, superação de gargalos em infraestrutura, desenvolvimento econômico do setor empresarial, desenvolvimento social, modernização e eficiência da gestão publica e dinamismo da TIC”, disse Miguel.
“Avaliação da Conformidade na Área de Eficiência Energética” foi o tema principal da apresentação do diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Carlos Lobo. O conceito contendo uma série de regras que avalia processos sistemáticos monitorados e avaliados pelo Inmetro está em andamento no País com mais de 197 programas.
O diretor também informou sobre o Programa de Etiquetagem Brasileiro que nasceu com o objetivo de avaliar a eficiência energética para estimular o seu aumento. “Hoje uma geladeira é 70% mais eficiente que há 10 anos e o mesmo está ocorrendo com o setor de transportes”, explica. Para 2014, o Inmetro prevê a implantação do PBE Pneus, cujo objetivo é avaliar a qualidade dos pneus, emissão de ruídos e resistência de deslocamento. O programa também será ampliado para Veículos Pesados.
O gerente do departamento de Indústria Pesada – Área Industrial do BNDES, Bernardo Castro, falou sobre “Oportunidades de Fomento e Linhas de Apoio”. Por meio de pesquisa apresentada informou que o consumidor hoje está mais exigente na aquisição de um automóvel, ao exigir mais tecnologia, mais dispositivos de segurança, como freios ABS, controle de estabilidade (EBD), bolsas infláveis (airbags), sendo que todos eles são eletrônicos.
Com relação à inserção do Programa Inovar Auto, Castro apresentou um panorama com perspectivas a curto, médio e longo prazo. “A curto, vemos a balança comercial piorando, ou seja, alta importação de autopeças, baixo investimento e piora em outros indicadores”, explica. Já a médio prazo, as expectativas melhoram um pouco, pois vemos a maturação dos investimentos de montadoras, aumento de conteúdo e mais P&D e Engenharia no Brasil. Por fim, a longo prazo, temos o Brasil capitaneando desenvolvimento no setor automotivo.
A sócia-diretora da Inventa, Manuela Soares, apresentou conceitos gerais do Inovar Auto, uma visão da inovação, como ela chegou no programa e quais são as oportunidades que gera para o setor em geral. Sua palestra “Inovar Auto – Sensibilização e Conceitos” também mostrou a importância de boas práticas de gestão para que as empresas atendam ao programa Inovar Auto em Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia. Mostrou também o grupo formado dentro da AEA, onde se discutem ações e procedimentos necessários ao melhor entendimento do Inovar auto.
“O primeiro desafio é separar P&D e Engenharia e não esquecer criar critérios de rateio contabilmente, usar coletores de custos/despesas por projeto, ter sistema de apontamento de horas por projetos sincronizados com a folha de pagamento, disse Manuela.
Mais tecnologia – A primeira palestra da segunda parte do seminário abordou o tema “Desenvolvimento de Semicondutores para a indústria eletroeletrônica no Brasil”, de autoria de Armando Gomes, diretor da Divisão Automotiva e Industrial da Freescale.
Gomes, depois de expor um histórico do transistor ao processador, explicitou que os semicondutores tendem a se tornar commodities, “diante dos altos investimentos demandados em unidades produtivas. Ou seja, a tendência é que tenhamos no máximo três ou quatro fábricas no mundo, mas o setor sempre será capaz de atender às necessidades da arquitetura de microcontroladores de projetos automobilísticos”.
Em “Sistemas Start e Stop”, Rafael Borelli, da Bosch, descreveu a tecnologia Básica, Advanced e o Coasting. Mas, sobretudo, pontuou como o start/stop pode contribuir no sentido de as montadoras de veículos automotores alcançarem seus objetivos de eficiência energética de seus produtos.
Outra interessante apresentação do seminário foi a de Evaldir Negrelli, da Renault e também membro da Comissão Técnica de Eletroeletrônica da AEA, sobre “Radar Automotivo 79 GHz – Segurança e Regulamentações”, por meio da qual fez uma ampla explanação da importância dos sistemas de radares quanto à segurança veicular.
Negrelli parte do exemplo da Alemanha para ilustrar a importância do sistema de radares. “O nosso benchmark é a Alemanha. Depois do cinto de segurança, ABS, airbag e controle de estabilidade, o sistema de radares é um dos grandes responsáveis pela queda vertiginosa de fatalidades, ao mesmo tempo em que a Alemanha mantém curva ascendente de frota circulante nos últimos anos”, argumenta.
“No Brasil”, elucida Negrelli, “a AEA será responsável por apresentar uma proposição de regulamentação do radar automotivo na faixa de rádio frequência de 79 GHz. Esse estudo será apresentando no segundo semestre deste ano”.
A última palestra do dia foi a de Henrique Meira, da Etas, uma empresa do Grupo Bosch, sobre o “Sistema Labcar”, hardware-in-the-loop testing capaz de simular virtualmente todos os parâmetros controlados eletronicamente de um automóvel.
“Por esse sistema de virtualização, minimiza-se o uso de protótipos para testes e maximiza-se tempo e investimento”, concluiu Meira.
O XV Seminário de Eletroeletrônica foi encerrado por Edson Orikassa, diretor de Comissões Técnicas da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que ressaltou, diante de todas as apresentações de especialistas, a importância da eletroeletrônica no contexto do programa Inovar Auto.
www.aea.org.br
PSA Peugeot Citroën é a primeira montadora a patrocinar o Congresso e a Expo RH-RIO
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa
A PSA Peugeot Citroën é a primeira montadora a patrocinar o Congresso de Recursos Humanos e a Expo RH-Rio, organizados pela ABRH-Rio, que acontecem nos dias 22 e 23 de maio na cidade do Rio de Janeiro. A participação da empresa é estratégica. Contribui para reforçar a imagem do Grupo PSA tanto do ponto-de-vista das relações com o mercado profissional, como de sua atividade principal, de fabricante de automóveis.
A PSA Peugeot Citroën participará do 39º Congresso e da Expo 2013 com a presença de profissionais de sua área de Recursos Humanos, por meio de uma palestra sobre as boas práticas de sucesso adotadas pela empresa e com a exposição de dois dos mais modernos e inovadores automóveis de suas marcas: o Citroën DS5 e o Peugeot 508. São veículos com design marcante e repletos de itens de conforto, segurança e entretenimento, além de contarem com amplo espaço interno. Por isso, são produtos que se adaptam ao segmento de carros executivos.
“Acreditamos que é um momento único de compartilharmos experiências com áreas de RH de outras empresas. É uma oportunidade de trocarmos conhecimentos e novas práticas de gestão, especialmente no contexto de crescimento do país e desenvolvimento das empresas no estado do Rio. Por outro lado, também vamos expor alguns de nossos veículos mais modernos, o que se insere na nossa estratégia de aumentar a participação no segmento corporativo. O público que estará no Congresso, líderes e altos gestores de RH, tem uma atuação cada vez mais marcante, não somente como especialistas em RH, mas como verdadeiros parceiros de negócios em suas respectivas organizações. São clientes potenciais, já que em muitas empresas é o RH que decide sobre veículos de função, veículos de serviço e frota geral. Queremos aproveitar para mostrar nossos produtos e abrir um canal através desses profissionais”, afirma Monice de Souza Santos, Diretora de Recursos Humanos e Informática América Latina da PSA Peugeot Citroën.
Os participantes do evento também poderão se informar sobre os outros automóveis das marcas Citroën e Peugeot, que podem atender todos os segmentos de veículos em uma empresa, como carros executivos, comerciais, de serviço/frota em geral. O Congresso de Recursos Humanos e a Expo RH-Rio acontecem no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Toyota inaugura estação de energia para veículos elétricos em sua cidade ecológica
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota Motor Corporation finalizou no início de maio a instalação de um Parque de Mobilidade Inteligente, com uma estação de recarga de energia elétrica, localizada na Toyota Ecoful Town – cidade-modelo em baixa emissão de carbono, que desenvolve e integra as próximas gerações de tecnologia ambiental da Toyota.
Essa cidade ecológica foi instalada em maio de 2012, na cidade de Toyota, para expor tecnologias sustentáveis aos visitantes que desejam ter a experiência de convívio em uma sociedade com baixa emissão de carbono. Ao visitar essa área é possível acompanhar explicações sobre casas inteligentes que possuem sistema de gerenciamento de energia para reduzir o consumo de eletricidade. Além disso, a unidade tornou-se também uma estação de reabastecimento de hidrogênio para veículos movidos a célula de combustível.
Os conceitos da Toyota Ecoful Town têm como principal objetivo proporcionar ao público uma melhor percepção de cidades e indústrias inteligentes e sustentáveis.
A função da nova estação é servir como rede de compartilhamento de energia para veículos elétricos usados em trajetos de pequenas distâncias. , como, por exemplo, o caminho entre o ponto em que o usuário desce do ônibus até seu destino final.
Desde outubro de 2012 a Toyota vem testando modelos elétricos de curta distância por meio de quatro estações de recarga instaladas na Universidade Chukyo. Para esse ano, além de implantar essas estações na Toyota Ecoful Town, a montadora japonesa planeja expandir a área de atuação desse serviço para o centro da cidade de Toyota, fornecendo cerca de 100 ultra-compactos elétricos, em 20 estações, para atender até mil usuários.
Apesar de funcionar como rede de compartilhamento de eletricidade, o Parque de Mobilidade Inteligente também é capaz de gerar e armazenar energia para reduzir a sobrecarga na rede elétrica.
A estação está equipada com sistema solar de geração de energia e possui função de armazenamento de eletricidade para que seja possível abastecer veículos elétricos de forma independente ou por rede. Tomadas domésticas também foram instaladas para que, em momentos de emergência, também possam fornecer eletricidade para aparelhos eletrônicos.
Monitores instalados na estação ainda exibem informações relacionadas à geração e armazenamento de energia, utilização da rede elétrica e autonomia da baterias dos veículos. Os valores são medidos de minuto a minuto e a energia é controlada de modo que a quantidade de eletricidade armazenada durante a noite possa ser usada para complementar a geração de energia insuficiente durante o dia.
Com base em dados recolhidos a partir de sistemas de gerenciamento de energia, a Toyota Motor Corporation planeja trabalhar com monitoramentos regionais de consumo de eletricidade com o objetivo de reduzir a sobrecarga em regiões de áreas urbanas.
Assinar:
Postagens (Atom)