terça-feira, 21 de maio de 2013

Volkswagen do Brasil inaugura linha de Armação exclusiva para a Nova Saveiro, com a mais alta tecnologia mundial



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Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 250 milhões (94 milhões de euros) – sendo R$ 198 milhões para equipamentos e R$ 52 milhões para infraestrutura – na construção de uma área de Armação exclusiva para a Nova Saveiro, nas versões cabine simples e estendida. A nova Armação (onde são montadas e soldadas as carrocerias) já está em operação na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Nova Saveiro é a mais avançada da Volkswagen do Brasil, com o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Golf VII, em Wolfsburg na Alemanha. Além dos ganhos em qualidade do produto, em capacidade e velocidade de produção, a nova Armação tem aspectos sustentáveis, com economia de energia e ar-comprimido.

A nova Armação permite ampliar em 25% a capacidade de produção da Saveiro, aumentando das 360 unidades da picape produzidas diariamente – quando a Saveiro era montada na linha do Gol –, para 450 unidades por dia. A Saveiro é produzida exclusivamente na fábrica de São Bernardo do Campo.

A Armação da Nova Saveiro reforça a globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil, não só em seus produtos, mas também em todo seu processo produtivo. Com essa nova Armação, construída com a mais alta tecnologia global e princípios sustentáveis, a unidade Anchieta da Volkswagen do Brasil, se equipara às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Inovações tecnológicas

A Armação da Nova Saveiro oferece diversas inovações tecnológicas inéditas no Brasil. Localizada em um prédio de 22 mil m², sendo 14 mil m² de área ocupada por equipamentos, a nova área conta com 182 robôs. Desses, 151 pertencem à mais nova geração disponível no mundo, com aumento considerável de performance: esses robôs são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. As pinças de solda automáticas e de media frequência garantem total segurança e precisão para os pontos de solda, favorecendo a qualidade e a eficiência.

A nova linha de Armação, além de trazer para a Volkswagen do Brasil a mais alta tecnologia disponível no mundo, oferece flexibilidade de produção, a qual pode ser aumentada para atender a demanda de mercado. A alta tecnologia, equivalente às fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen no planeta, oferece qualidade ainda maior de solda, com economia de energia”, afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

A Armação da Nova Saveiro conta com um equipamento altamente inovador: a primeira geração mundial do "Konzern Framer UB1", onde é feita a geometria da plataforma do veículo (assoalhos dianteiro e traseiro e longarinas dianteiras). Inédito no Brasil, o "Konzern Framer UB1" para plataformas está sendo implementado simultaneamente pelas fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen. “O equipamento oferece flexibilidade para o processo de montagem, pois permite que diferentes modelos possam ser armados na mesma linha, com total garantia de qualidade e eficiência”, explicou Placeres.

O fechamento da carroceria da Saveiro é realizado em outro equipamento  "Framer", que está em sua 3ª geração e é único no Brasil. Esse equipamento, onde são soldadas as laterais na plataforma e o teto da carroceria, oferece ganho de 15%, em relação à geração anterior, do tempo necessário de preparação para produzir modelos diferentes, além de permitir modificações sem parada de linha.

Outra inovação no Brasil é a implantação do padrão VASS (utilizado pela Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, que são marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen) de padronização elétrica e de comunicação mais robusta e rápida entre todos os equipamentos eletrônicos da nova Armação, que também facilita e agiliza muito a manutenção.

A Armação ainda inclui outra novidade no processo produtivo brasileiro: o uso de robôs com projetores de laser para fazer a medição das dimensões da carroceria "on line". Esses dados são enviados imediatamente para a área de monitoramento, garantindo um controle de qualidade ainda mais preciso durante o processo produtivo.

O investimento de R$ 250 milhões (94 milhões de euros) na nova Armação contemplou infraestrutura, reabilitação predial, aquisição de equipamentos e implantação de sistemas transportadores (mais de 2 km), que levam as carrocerias da Nova Saveiro à área de Pintura da fábrica.

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