VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O ano ainda não acabou, mas as montadoras de veículos já começaram a anunciar os seus lançamentos para 2023. Pelo menos quatro deles serão elétricos. Três são desenvolvidos por fabricantes já conhecidas do consumidor brasileiro: Renault, Ford e Kia, mas a lista inclui ainda a chinesa Great Wall, que faz sua estreia no mercado nacional.
Para o especialista em eletromobilidade Ricardo David, da Elev, os lançamentos são uma resposta do mercado para uma demanda crescente dos consumidores por veículos elétricos. “Todo mercado é movido por oferta e demanda e o setor automotivo não é diferente. As montadoras estão de olho no aumento das vendas de elétricos e estão se movimentando”, explica.
Números recentes mostram como o segmento está aquecido. Elétricos e híbridos bateram recorde de vendas no mês passado, totalizando 4.980 unidades comercializadas. Para efeito de comparação, em setembro de 2021 foram registradas 2,4 mil vendas. Já os licenciamentos passaram de 267 há um ano para 1,4 mil em 2022, considerando o mesmo recorte de setembro.
“Ainda estamos muito atrás no comparativo com outros países. Na China, os eletrificados já representam 24% de todos os automóveis em circulação, enquanto no Brasil essa porcentagem é de 2,4%”, diz Ricardo David. “No Brasil, temos condições de estabelecermos uma produção nacional, desenvolvermos a estrutura e permitirmos que essa realidade chegue ao nosso mercado.”