VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br  
Após uma pausa de duas semanas em 
virtude dos festejos do Círio de Nazaré, e outras duas com publicação 
restrita ao meu blog, segue em anexo a coluna do Ver-o-Carro da semana. 
Favor utilizar todas as imagens enviadas:
Mirando aumento de receitas, Renault planeja oito novos carros até 2027. Kardian chega primeiro, em março
Evento 
realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira,
 25, desvendou o novo International Game Plan 2027, em sintonia com o 
plano estratégico Renaulution, da Renault. A nova medida da francesa é 
válida para os mercados fora da Europa de maior presença da marca, como 
Brasil, Marrocos, Turquia, Índia, Coreia do Sul e Colômbia, e visa oito 
novos carros em até quatro anos, sendo cinco nos segmentos C e D, 
gerando maior rentabilidade.
Quem
 abre os trabalhos logo no primeiro trimestre de 2024 é o Kardian, um 
SUV miúdo do porte do Fiat Pulse. Do segmento B, estreia entre os carros
 fabricados no Brasil a nova identidade visual “Nouvel’R” e a assinatura
 luminosa, e se destaca pelas rodas de 17 polegadas, console mais alto 
com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, freio de estacionamento
 por comando elétrico, seis airbags e pacote ADAS com 13 itens, 
incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão. A nova 
plataforma modular permite gerar novos modelos de veículos para mercados
 fora da Europa.
Outra
 novidade a estrear no Kardian é o motor 1.0 turbo de 125 cv/22,4 kgfm, 
dotado de injeção direta e casado com um câmbio automatizado EDC de 
dupla embreagem. O novo SUV da Renault mede 4,12 m de comprimento, 1,75 m
 de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, resultando em um 
espaço interno amplo e sem apertos para os ocupantes. Já o porta-malas 
leva 410 litros. 
Ainda
 na cerimônia, foi revelado o Niagara Concept, picape conceitual que 
pode ser a inspiração para a sucessora da Oroch. De visual imponente, 
também é fruto da plataforma modular que gerou o Kardian, com a 
diferença de embarcar a tecnologia E-Tech Hybrid 4x4; vai um conjunto 
híbrido-leve na frente e outro motor elétrico atrás. Segundo a Renault, o
 conceito consegue cobrir trajetos urbanos apenas no modo elétrico.
Outro
 anúncio feito no ato vai para a plataforma CMA, feita em parceria com a
 chinesa Geely (dona da Volvo), e produzida na Renault da Coreia do Sul,
 voltada para os segmentos D e E. O primeiro carro sai até junho de 
2024. 
Você que é ligado no zodíaco,
 sabe que em 23 de outubro o Sol entra em Escorpião (inclusive, é o 
signo deste escriba, pois sou de 2 de novembro). Não por acaso, o animal
 peçonhento é o símbolo da Abarth, divisão nervosa da Fiat, antes 
vendida aqui em 2002 com Stilo, e em 2014, com o 500. Quase um ano 
depois de retornar ao Brasil, o Pulse ganha a companhia do Fastback 
entre os envenenados italianos.
Detalhes
 em vermelho nos arcos das rodas aro 18 e na asa dianteira, em preto nas
 capas dos retrovisores externos, logotipos Abarth na dianteira e nos 
paralamas, aerofólio traseiro e duplo escape traseiro dão ao Fastback 
Abarth o visual esportivo que tanto merece. E não para por aí: por 
dentro, costuras vermelhas no painel, volante e bancos em couro 
ecológico e revestimento que imita fibra de carbono no painel fecham o 
toque desportivo.
Com
 os mesmos 185 cv/27,5 kgfm gerados na Toro, Pulse Abarth e Fastback 
Limited Edition, o motor Firefly 1.3 turboflex e o câmbio automático de 
seis marchas ficaram apimentados com 49% mais rapidez nos tempos de 
respostas, graças ao retrabalho feito pela equipe de engenharia da 
Stellantis em Betim, contemplando também direção, suspensão e pneus de 
maior aderência. Vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e atinge 220 km/h 
de máxima. Não ficou contente com o desempenho? Que tal apertar o botão 
do modo Poison no volante e envenenar o carro? Nele, torque e potência 
são entregues mais rápido.
Por
 R$ 159.990, o Fastback Abarth leva o mesmo recheio de equipamentos do 
Pulse, com multimídia de 10,1”, painel de 7” contendo pressão do turbo, 
força G e potência, ar digital, partida remota do motor, conjunto óptico
 full-LED, freio de estacionamento por comando elétrico, pacote ADAS, 
carregador wireless para celular e freios ABS com EBD.
Aprenda a calcular o consumo médio do carro
Enfrentamos 
tempos de oscilações nos preços dos combustíveis, ora baixam, ora sobem.
 Mas aí vem um questionamento: você sabe quanto o seu carro está 
consumindo? É uma medida fundamental para controlar gastos e entender o 
impacto financeiro da condução diária. Afinal, não há nada desagradável 
que comprar o carro ou a moto tão desejada, e os custos pesarem no 
bolso.
A
 fórmula km percorridos ÷ litros abastecidos gera o resultado do consumo
 médio do veículo, mas pode variar devido ao combustível utilizado, 
calibração dos pneus, velocidade percorrida e a frequência de 
aceleração, por exemplo. Por outro lado, há outras maneiras de fazer 
esse cálculo, adaptando as necessidades de cada motorista. Caso esteja 
planejando uma viagem e deseja estimar os gastos com combustível, é 
possível obter resultados em litros ou em reais. Para calcular o custo 
de uma viagem de 200 km, basta multiplicar o consumo do veículo pelo 
preço atual do combustível que será utilizado.
Claro,
 toda a economia de combustível almejada em nada adianta se algumas 
práticas continuam sendo recorrentes, como rodar com pneus fora da 
calibragem, acelerar bruscamente, usar o ar-condicionado no máximo na 
cidade, andar de janela aberta na estrada e excesso de peso no veículo. E
 se está em dúvida qual escolher, basta pegar os preços do etanol e da 
gasolina, e se o do combustível vegetal estiver custando até 70% menos, é
 a escolha ideal.
EXPRESSO MOTORIZADO
•	Eletrificação e conectividade andam lado a lado na nova família de furgões pequenos, médios e grandes da Stellantis, representada pelos irmãos quadrigêmeos da Citroën (Berlingo, Jumpy e Jumper), Fiat (Doblò, Scudo e Ducato), Opel/Vauxhall (Combo, Vivaro e Movano) e Peugeot (Partner, Expert e Boxer), além da Ram
 Promaster EV, prometida para até o final do ano. Todas vêm com cockpit 
renovado, multimídia de 10”, pacote ADAS com 18 itens e atualizações de 
software over-the-air. A meta do grande grupo é gerar € 5 bilhões em 
receitas de serviços conectados como um dos sete novos campos de 
negócios do plano estratégico Dare Foward 2030. Foram divulgadas na 
segunda, 23, em evento em Balocco, Itália.
•	Importado dos Estados Unidos, o Mercedes-Benz EQS SUV 450+
 desembarca no Brasil redefinindo o mercado de utilitários elétricos de 
luxo, graças ao entre-eixos igual e preço menor que o EQS sedã (R$ 998 
mil), autonomia de 411 km de acordo com o Inmetro, MBUX Hyperscreen com 
três telas fundidas numa só (uma da multimídia de 17,7”, e outras duas 
de 12,3”) e capacidade para até sete ocupantes. Tem 360 cavalos de 
potência.
•	Mal chegou, e já detém a aura de colecionável: MINI Countryman S E Uncharted Edition
 vem em apenas 10 exemplares, cada um por R$ 319.990. Seu visual chama 
atenção pelos para-choques, parte das laterais e teto em branco, 
enquanto o restante da carroceria tem o tom contrastante Midnight Black,
 fora os acabamentos alusivos à versão limitada. Tem o mesmo conjunto 
PHEV dos demais Countryman, de 224 cv/39,2 kgfm.
•	Em 24 de outubro de 1998, a Fiat revelava a Strada,
 sucessora da Fiorino pick-up. Passados 25 anos, o modelo hoje sagra-se 
líder de vendas não apenas no segmento, como no mercado como um todo, 
graças as várias inovações. Dentre elas, o fato de ser pioneira em ter 
cabine dupla, câmbio CVT e motor turbo, passando por inúmeras 
reestilizações e séries especiais. Vida longa à Strada!
•	No exterior desde o ano passado, o novo BMW X7
 aporta no Brasil redefinindo o mercado de SUVs grandes de luxo, 
reunindo, mais do que um novo visual (com faróis full-LED bipartidos, 
grade duplo rim grande, novo para-choque e rodas aro 22), uma nova 
referência neste segmento. Ar digital pentazona, teto solar Sky Lounge, 
som Bowers&Wilkins Diamond de 1500 W, rodas traseiras esterçantes e 
assistência à condução completam o arsenal tecnológico do novo X7, 
vendido em versão única, M60i, com motor 4.4 V8 de 530 cavalos, ao custo
 de R$ 1.154.950.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.