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Após uma pausa de duas semanas em
virtude dos festejos do Círio de Nazaré, e outras duas com publicação
restrita ao meu blog, segue em anexo a coluna do Ver-o-Carro da semana.
Favor utilizar todas as imagens enviadas:
Mirando aumento de receitas, Renault planeja oito novos carros até 2027. Kardian chega primeiro, em março
Evento
realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira,
25, desvendou o novo International Game Plan 2027, em sintonia com o
plano estratégico Renaulution, da Renault. A nova medida da francesa é
válida para os mercados fora da Europa de maior presença da marca, como
Brasil, Marrocos, Turquia, Índia, Coreia do Sul e Colômbia, e visa oito
novos carros em até quatro anos, sendo cinco nos segmentos C e D,
gerando maior rentabilidade.
Quem
abre os trabalhos logo no primeiro trimestre de 2024 é o Kardian, um
SUV miúdo do porte do Fiat Pulse. Do segmento B, estreia entre os carros
fabricados no Brasil a nova identidade visual “Nouvel’R” e a assinatura
luminosa, e se destaca pelas rodas de 17 polegadas, console mais alto
com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, freio de estacionamento
por comando elétrico, seis airbags e pacote ADAS com 13 itens,
incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão. A nova
plataforma modular permite gerar novos modelos de veículos para mercados
fora da Europa.
Outra
novidade a estrear no Kardian é o motor 1.0 turbo de 125 cv/22,4 kgfm,
dotado de injeção direta e casado com um câmbio automatizado EDC de
dupla embreagem. O novo SUV da Renault mede 4,12 m de comprimento, 1,75 m
de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, resultando em um
espaço interno amplo e sem apertos para os ocupantes. Já o porta-malas
leva 410 litros.
Ainda
na cerimônia, foi revelado o Niagara Concept, picape conceitual que
pode ser a inspiração para a sucessora da Oroch. De visual imponente,
também é fruto da plataforma modular que gerou o Kardian, com a
diferença de embarcar a tecnologia E-Tech Hybrid 4x4; vai um conjunto
híbrido-leve na frente e outro motor elétrico atrás. Segundo a Renault, o
conceito consegue cobrir trajetos urbanos apenas no modo elétrico.
Outro
anúncio feito no ato vai para a plataforma CMA, feita em parceria com a
chinesa Geely (dona da Volvo), e produzida na Renault da Coreia do Sul,
voltada para os segmentos D e E. O primeiro carro sai até junho de
2024.
Você que é ligado no zodíaco,
sabe que em 23 de outubro o Sol entra em Escorpião (inclusive, é o
signo deste escriba, pois sou de 2 de novembro). Não por acaso, o animal
peçonhento é o símbolo da Abarth, divisão nervosa da Fiat, antes
vendida aqui em 2002 com Stilo, e em 2014, com o 500. Quase um ano
depois de retornar ao Brasil, o Pulse ganha a companhia do Fastback
entre os envenenados italianos.
Detalhes
em vermelho nos arcos das rodas aro 18 e na asa dianteira, em preto nas
capas dos retrovisores externos, logotipos Abarth na dianteira e nos
paralamas, aerofólio traseiro e duplo escape traseiro dão ao Fastback
Abarth o visual esportivo que tanto merece. E não para por aí: por
dentro, costuras vermelhas no painel, volante e bancos em couro
ecológico e revestimento que imita fibra de carbono no painel fecham o
toque desportivo.
Com
os mesmos 185 cv/27,5 kgfm gerados na Toro, Pulse Abarth e Fastback
Limited Edition, o motor Firefly 1.3 turboflex e o câmbio automático de
seis marchas ficaram apimentados com 49% mais rapidez nos tempos de
respostas, graças ao retrabalho feito pela equipe de engenharia da
Stellantis em Betim, contemplando também direção, suspensão e pneus de
maior aderência. Vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e atinge 220 km/h
de máxima. Não ficou contente com o desempenho? Que tal apertar o botão
do modo Poison no volante e envenenar o carro? Nele, torque e potência
são entregues mais rápido.
Por
R$ 159.990, o Fastback Abarth leva o mesmo recheio de equipamentos do
Pulse, com multimídia de 10,1”, painel de 7” contendo pressão do turbo,
força G e potência, ar digital, partida remota do motor, conjunto óptico
full-LED, freio de estacionamento por comando elétrico, pacote ADAS,
carregador wireless para celular e freios ABS com EBD.
Aprenda a calcular o consumo médio do carro
Enfrentamos
tempos de oscilações nos preços dos combustíveis, ora baixam, ora sobem.
Mas aí vem um questionamento: você sabe quanto o seu carro está
consumindo? É uma medida fundamental para controlar gastos e entender o
impacto financeiro da condução diária. Afinal, não há nada desagradável
que comprar o carro ou a moto tão desejada, e os custos pesarem no
bolso.
A
fórmula km percorridos ÷ litros abastecidos gera o resultado do consumo
médio do veículo, mas pode variar devido ao combustível utilizado,
calibração dos pneus, velocidade percorrida e a frequência de
aceleração, por exemplo. Por outro lado, há outras maneiras de fazer
esse cálculo, adaptando as necessidades de cada motorista. Caso esteja
planejando uma viagem e deseja estimar os gastos com combustível, é
possível obter resultados em litros ou em reais. Para calcular o custo
de uma viagem de 200 km, basta multiplicar o consumo do veículo pelo
preço atual do combustível que será utilizado.
Claro,
toda a economia de combustível almejada em nada adianta se algumas
práticas continuam sendo recorrentes, como rodar com pneus fora da
calibragem, acelerar bruscamente, usar o ar-condicionado no máximo na
cidade, andar de janela aberta na estrada e excesso de peso no veículo. E
se está em dúvida qual escolher, basta pegar os preços do etanol e da
gasolina, e se o do combustível vegetal estiver custando até 70% menos, é
a escolha ideal.
EXPRESSO MOTORIZADO
• Eletrificação e conectividade andam lado a lado na nova família de furgões pequenos, médios e grandes da Stellantis, representada pelos irmãos quadrigêmeos da Citroën (Berlingo, Jumpy e Jumper), Fiat (Doblò, Scudo e Ducato), Opel/Vauxhall (Combo, Vivaro e Movano) e Peugeot (Partner, Expert e Boxer), além da Ram
Promaster EV, prometida para até o final do ano. Todas vêm com cockpit
renovado, multimídia de 10”, pacote ADAS com 18 itens e atualizações de
software over-the-air. A meta do grande grupo é gerar € 5 bilhões em
receitas de serviços conectados como um dos sete novos campos de
negócios do plano estratégico Dare Foward 2030. Foram divulgadas na
segunda, 23, em evento em Balocco, Itália.
• Importado dos Estados Unidos, o Mercedes-Benz EQS SUV 450+
desembarca no Brasil redefinindo o mercado de utilitários elétricos de
luxo, graças ao entre-eixos igual e preço menor que o EQS sedã (R$ 998
mil), autonomia de 411 km de acordo com o Inmetro, MBUX Hyperscreen com
três telas fundidas numa só (uma da multimídia de 17,7”, e outras duas
de 12,3”) e capacidade para até sete ocupantes. Tem 360 cavalos de
potência.
• Mal chegou, e já detém a aura de colecionável: MINI Countryman S E Uncharted Edition
vem em apenas 10 exemplares, cada um por R$ 319.990. Seu visual chama
atenção pelos para-choques, parte das laterais e teto em branco,
enquanto o restante da carroceria tem o tom contrastante Midnight Black,
fora os acabamentos alusivos à versão limitada. Tem o mesmo conjunto
PHEV dos demais Countryman, de 224 cv/39,2 kgfm.
• Em 24 de outubro de 1998, a Fiat revelava a Strada,
sucessora da Fiorino pick-up. Passados 25 anos, o modelo hoje sagra-se
líder de vendas não apenas no segmento, como no mercado como um todo,
graças as várias inovações. Dentre elas, o fato de ser pioneira em ter
cabine dupla, câmbio CVT e motor turbo, passando por inúmeras
reestilizações e séries especiais. Vida longa à Strada!
• No exterior desde o ano passado, o novo BMW X7
aporta no Brasil redefinindo o mercado de SUVs grandes de luxo,
reunindo, mais do que um novo visual (com faróis full-LED bipartidos,
grade duplo rim grande, novo para-choque e rodas aro 22), uma nova
referência neste segmento. Ar digital pentazona, teto solar Sky Lounge,
som Bowers&Wilkins Diamond de 1500 W, rodas traseiras esterçantes e
assistência à condução completam o arsenal tecnológico do novo X7,
vendido em versão única, M60i, com motor 4.4 V8 de 530 cavalos, ao custo
de R$ 1.154.950.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
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