Paulo Camatta, gerente executivo da associação, falou sobre as vantagens que os compósitos oferecem ao setor automotivo
A planta da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi o palco do 2º Workshop do Comitê Automotivo da Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO). O evento, realizado na manhã do dia 18 de novembro, teve como destaque a apresentação de Paulo Camatta, gerente executivo da entidade, que falou sobre as principais vantagens oferecidas às montadoras pelos compósitos – também conhecidos como plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV). A palestra de Camatta contou com o suporte técnico de diversos representantes de companhias associadas à ABMACO e que fornecem matérias-primas, a exemplo de resinas, fibras de vidro e adesivos.
"Mapeamos as reais necessidades e expectativas da indústria automobilística e encontramos um modo de esclarecer os processos, tecnologias e aplicações dos compósitos. Ou seja, os workshops do nosso Comitê Automotivo têm como meta desmistificar o material", afirma Camatta.
Para Willian Carui, especialista em engenharia avançada da Ford, o destaque ficou por conta da elevada qualificação técnica do grupo de profissionais que integram o Comitê Automotivo da ABMACO. "O workshop foi muito interessante, tivemos uma enorme interação e, por isso, pretendemos agendar outro evento como esse aqui na Ford em 2010", ele avisa, ressaltando que a montadora também cogita fazer parte dos quadros da ABMACO.
Leves e muito resistentes, os compósitos dão forma a tetos, pára-choques e capôs, entre dezenas de outras peças de ônibus, caminhões e veículos agrícolas. O setor de transportes é o terceiro no ranking do consumo brasileiro do material, atrás da construção civil e do segmento energético – respondeu por 12% das 80.000 toneladas processadas no primeiro semestre.
Para mais informações, acesse www.abmaco.org.br
A planta da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi o palco do 2º Workshop do Comitê Automotivo da Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO). O evento, realizado na manhã do dia 18 de novembro, teve como destaque a apresentação de Paulo Camatta, gerente executivo da entidade, que falou sobre as principais vantagens oferecidas às montadoras pelos compósitos – também conhecidos como plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV). A palestra de Camatta contou com o suporte técnico de diversos representantes de companhias associadas à ABMACO e que fornecem matérias-primas, a exemplo de resinas, fibras de vidro e adesivos.
"Mapeamos as reais necessidades e expectativas da indústria automobilística e encontramos um modo de esclarecer os processos, tecnologias e aplicações dos compósitos. Ou seja, os workshops do nosso Comitê Automotivo têm como meta desmistificar o material", afirma Camatta.
Para Willian Carui, especialista em engenharia avançada da Ford, o destaque ficou por conta da elevada qualificação técnica do grupo de profissionais que integram o Comitê Automotivo da ABMACO. "O workshop foi muito interessante, tivemos uma enorme interação e, por isso, pretendemos agendar outro evento como esse aqui na Ford em 2010", ele avisa, ressaltando que a montadora também cogita fazer parte dos quadros da ABMACO.
Leves e muito resistentes, os compósitos dão forma a tetos, pára-choques e capôs, entre dezenas de outras peças de ônibus, caminhões e veículos agrícolas. O setor de transportes é o terceiro no ranking do consumo brasileiro do material, atrás da construção civil e do segmento energético – respondeu por 12% das 80.000 toneladas processadas no primeiro semestre.
Para mais informações, acesse www.abmaco.org.br
Fonte: Abmaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.