LÍDER DE PRODUÇÃO - A Mercedes-Benz do Brasil, com previsão de produção de 34.300 caminhões e 18.970 ônibus em 2009, assegura, mais uma vez, a posição de maior fabricante de veículos comerciais do País e da América Latina. Desde 1956, a planta da Empresa em São Bernardo do Campo, São Paulo, já produziu mais de 1.200.000 caminhões e mais de 500.000 ônibus. Esta é a maior fábrica de caminhões Mercedes-Benz no mundo, fora da Alemanha, e a única da Daimler Trucks - Divisão de Veículos Comerciais da Daimler AG - a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas. Neste ano, a Empresa continua liderando as vendas de veículos comerciais no mercado interno, com a comercialização de cerca de 51.000 unidades, sendo 33.000 caminhões no segmento acima de 3,5 toneladas de PBT - peso bruto total, 12.000 ônibus e 6.000 comerciais leves. Após um primeiro semestre desafiador em 2009, a Empresa volta a um excelente ritmo de produção na segunda metade do ano, atendendo assim ao aumento de demanda dos clientes motivado pela retomada do crescimento econômico do País. A Mercedes-Benz já está preparada para dar continuidade ao ritmo de crescimento em 2010. Aliás, a Empresa contratou 1,3 mil colaboradores este ano para atender ao aumento das vendas.
FORMALIZANDO A INTENÇÃO - Depois de reestruturar suas operações em Sorocaba, lançar novos produtos e ganhar novos negócios e clientes, o mais novo passo da ZF na América do Sul é o estudo da criação de um parque industrial na cidade de Lages, em Santa Catarina, em parceria com o governo municipal, o governo do Estado e a Universidade Federal de Santa Catarina. O conceito do possível parque industrial da ZF prevê a montagem da operação em conjunto com fornecedores-chave que compartilharão serviços básicos e terão logística integrada permitindo grande agilidade e menores custos para atender a demanda do mercado. Nessa operação a ZF planeja colocar a produção de novos produtos a serem lançados, necessidades futuras de ampliação de capacidade, assim como a eventual transferência de um ou outro componente hoje em produção em Sorocaba.
PRINCIPAIS VEÍCULOS - A Melling do Brasil - maior fabricante de bombas e válvulas para as montadoras nacionais - encerra o ano comemorando a conquista de uma série de novos fornecimentos. Em 2009, os principais veículos lançados no país chegaram equipados com bombas de água, bombas de óleo e válvulas de partida a frio produzidas pela empresa. O Chevrolet Agile, uma das grandes novidades do ano, conta com bomba de água produzida pela Melling. Para o novo Prisma 1.0, o fornecimento é ainda mais amplo, incluindo bombas de água e óleo. Os novos carros da Fiat e Volkswagen também chegaram ao mercado com válvulas de partida a frio, bombas de água e bombas de óleo fabricadas pela Melling em sua unidade de Diadema (SP). Com a experiência de quem criou o primeiro sistema de alimentação para motores a álcool do mundo, a Melling desenvolve válvulas de partida a frio para os principais veículos flex do mercado, como os novos Citroën C4 Hatch, Renault Symbol e a minivan Nissan Livina. Em 2009, os produtos Melling também avançaram entre os pesados. Na Fenatran, as bombas de água da empresa estavam presentes nos caminhões e ônibus Scania e modelos Iveco Stralis e Trakker. Outro destaque era a bomba de óleo produzida para os veículos comerciais Volkswagen com motores eletrônicos MWM International Acteon.
COM UM TANQUE - O Valtra Dakar Eco Team está pronto para a 32ª edição do Rally Dakar, a mais tradicional, famosa e perigosa competição off-road do planeta. O Mitsubishi Pajero Sport Flex do piloto Klever Kolberg e do navegador Giovanni Godoi - o primeiro carro na história do rally a competir usando etanol como combustível - já está no parque fechado e agora só entrará em ação no momento da largada, no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires. Será a estréia de uma tecnologia 100% brasileira no Dakar - carro produzido e preparado no Brasil, e combustível derivado da cana de açúcar no País. Ontem (29) foi realizada a verificação técnica de todos os veículos inscritos, e Klever Kolberg, prestes a iniciar sua 22ª participação no Dakar, afirma que a equipe está pronta. Como parte dos testes de preparação do Pajero, Kolberg foi rodando com o carro entre São Paulo e Buenos Aires, em uma viagem de 2,6 mil quilômetros - e sem necessitar de reabastecimento. "Foi importante (ir com o carro rodando até Buenos Aires) por causa da quantidade de modificações que fizemos no carro. Apesar de ter sido uma viagem rodoviária com limites de velocidade a serem respeitados, o Pajero se portou muito bem. Tudo está funcionando perfeitamente, então ficamos contentes em chegar à Argentina sem precisar fazer nenhum tipo de reparo técnico", disse Klever.
Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.