Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O Citroën C3 Solaris foi lançado no dia 2 de março, já como linha 2011, o modelo da marca francesa oferece como diferencial o teto solar elétrico de série. O CarPoint News recebeu o carro no dia 24 de junho para a avaliação completa, meio que sem esperar, que foi até bom para comparar com o antiquado Chevrolet Classic LS, avaliado na semana passada. Mesmo não sendo da mesma categoria, serviu para comparar a qualidade dos materiais utilizados na cabine, assim como o projeto de ambos os carros, que tem datas distintas. Um foi lançado em 2003 e o outro a 14 anos atrás, em 1995. Mostrando a superioridade dos compactos premiuns de hoje com o da década passada. O C3 Solaris tem lançado essas séries especiais para atrair os clientes de outras marcas concorrentes, por oferecer mais por menos.
Projetos à parte, o C3 Solaris tem itens de série bem interessantes, deixando o carro bem completo e recheado de conforto para motorista e passageiro. O hatch pemium oferece direção elétrica, câmbio automático de quatro velocidades, com opção de trocas sequenciais, freios com sistema anti-travamento (ABS) e airbag duplo, tudo incluído no preço sugerido de 48.310 reais. Além de oferecer o Pack Clim Auto, composto por ar-condicionado digital e sensores crepuscular (que acende os faróis automaticamente em lugares com pouca luminosidade) e de chuva, sensor de obstáculos traseiros, itens que estavam incluídos no modelo testado pelo CarPoint News. O teto-solar foi desenvolvido pela empresa alemã Webasto, o item conta com sistema de cortina corrediça integrada, duas posições de memória, defletor de vento, função antiesmagamento e vidro com proteção ultravioleta.
O C3 Solaris é oferecido em uma única versão, equipada com um motor 1.6 flex de 16 válvulas, que gera 113 cv com álcool e 110 cv se abastecido com gasolina. Serão produzidas apenas 1.400 unidades. O modelo ainda contava com rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio CD Player com comandos na coluna de direção e mostrador de três linhas integrado ao painel, que exibe as principais informações do computador de bordo, esses itens pertecem ao Pack Star, oferecido pela montadora. Entre os principais concorrentes com câmbio automático ou automatizados estão o Volkswagen Polo Sportline i-Motion que custa R$ 50.616 e o Honda Fit LX 1.4 automático que começa em R$ 56.820.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
O C3 Solaris chama bastante atenção por onde passa, mesmo sendo um projeto antigo (desde 2003), o modelo sofreu algumas alterações, em agosto de 2008 e tem a mesma “cara” até hoje. O C3 é estiloso, isso não podemos negar, mas nem todos gostam do seu desenho revolucionário, que é mais apreciado, principalmente pelas mulheres, que diga minha esposa, que admirou bastante o estilo do carro, com suas curvas e linhas marcantes. Se por fora ele tem uma personalidade forte, não posso dizer o mesmo da parte interna. Apesar de ser confortável para os passageiros da frente, quem vai atrás sofre um pouco com o aperto, onde um quinto passageiro iria sofrer em uma viagem mais longa, ou no caótico trânsito das grandes cidades. A C3 Solaris, lançado em março deste ano, trás como grande novidade o teto solar elétrico de fácil utilização, que deixa a sensação de liberdade mais evidente, ainda mais nesses tempos frios, aqui no Rio de Janeiro, aonde o ar-condicionado é dispensável em alguns momentos. Por dentro a ergonomia não ajuda muito em alguns casos, como por exemplo, o botão do vidro elétrico, que fica no console central, obrigando o motorista a desviar atenção do volante caso queira abrir os vidros durante o caminho, para colocar as chave na ignição a mão esbarra na coluna de direção. O volante também atrapalha um pouco nas manobras, a sua base possui um calombo que dificulta na hora de executar as manobras, assim como o jogo que é bem curto, forçando o motorista a ajustar mais vezes o volante, tanto para entrar ou sair de uma vaga mais apertada. Outro detalhe que incomoda bastante é o fechamento das portas, que tem que ser feito com força, pois caso contrário, elas ficam semi-abertas. O modelo testado apresentava um barulho constante no porta-objetos da porta do motorista e o próprio teto-solar tinha uns “grilos” que incomodavam bastante. A posição de dirigir é fácil de achar, apesar dos comandos de para ajustar os banco serem incompatíveis com o padrão nacional. Ao volante o carro é bem agradável, a suspensão firme deixa o C3 à vontade nas curvas mais fechadas, assim como em velocidades mais elevadas, acima de 150 km/h, aonde a carroceria não flutua muito nas retas. O câmbio automático do modelo testado é bem escalonado, mas deixa uns trancos nas marchas mais curtas, mas nada que incomode, sabendo usar esse câmbio normalmente, sem sustos. Seu consumo, com etanol, marcado no computador de bordo foi de 6,2 km/l, o que fez com que o modelo avaliado percorresse apenas 230 km em perímetro urbano, sempre com o ar-condicionado ligado.
FICHA TÉCNICA:
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V
Cilindrada: 1.587 cm³
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (G) e 113 cv a 5.600 rpm (A)
Torque: 14,5 kgfm a 4.000 rpm (G) e 15,8 kgfm a 4.000 rpm (A)
Taxa de compressão: 11:1
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: 3,85 m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 305 litros
Peso: 1.075kg
Suspensão: Tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na dianteira, e travessa com sistema deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na traseira
Freios: A disco nas quatro rodas
Tanque: 47 litros
Preço: R$ 48.310
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V
Cilindrada: 1.587 cm³
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (G) e 113 cv a 5.600 rpm (A)
Torque: 14,5 kgfm a 4.000 rpm (G) e 15,8 kgfm a 4.000 rpm (A)
Taxa de compressão: 11:1
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: 3,85 m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 305 litros
Peso: 1.075kg
Suspensão: Tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na dianteira, e travessa com sistema deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na traseira
Freios: A disco nas quatro rodas
Tanque: 47 litros
Preço: R$ 48.310
Muito bom!
ResponderExcluirOs barulhos são incomodações constantes nos donos de c3, assim como outros problemas, do insulfilm rasgando e etc.
Tem algumas queixas mais no forum do C3.
www.c3clube.com
O problema desse carro é a revenda e está caracterizado como carro de mulher. Prefiro pagar 2 mil a mais no Polo Sportline i-motion, pois esse valor vai ser facilmente retornado da revenda. Pois a maioria dos Citroen despenca depois de 2 anos. Fora que é barulhento, não é compatível com esse queijo suíco das nossas ruas.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o Marcel.
ResponderExcluirEsse carro deveria custas no máximo, R$ 38mil, pois, colocando mais R$ 5 a 10 mil reais, compra-se um carro muito superior.
Entendo carro como bem de consumo, portanto a desvaoirização é natural e aceitável. Por 2 mil a mais voce pode levar o i-motion com vidros movidos a manivela e sem rádio(nem AM), aqui no Paraná há sempre uma estrada boa para se chegar ao destino, sem buracos e bem sinalizada, nem sempre é o caminho mais curto ou mais barato devido aos pedágios. Tenho um C3 XTR 2011 e estou gostando muito.
ResponderExcluirTenho um 2005 e tenho poucas críticas, teria outra sef osse o caso.
ResponderExcluirAchei estranho este modelo avaliado não ter regulagem eletrica dos farois.
Desculpa ae, mas comparar cambio automatizado com automatico é coisa de quem nunca andou em um nem sabe o que é o outro. Acabo de comprar um C3. Minha ideia era comprar um Polo, mas depois de fazer um test drive no i-motion sai correndo da concessionaria VW e fui comprar o C3. Não da para acreditar que alguem paga para andar levando tapa na nuca cada vez que troca de marcha. Sem exagero, fiquei enjoado depois de 10 minutos no i-motion. Ainda falta muita evolução nesses automatizados.
ResponderExcluirTB TENHO UM C3 1.6 E ESTOU MUITO SATISFEITO COM ELE . O MOTOR É ÓTIMO, ESTABILIDADE E CONSUMO IDEM. PODERIA MELHORAR NO ACAMENTO INTERNO DOS PLÁSTICOS .
ResponderExcluirQUANTO AO VW, COITADOS ! FAZEM CARRÕES NA ALEMANHA E AQUI FICAM VENDENDO CARRINHOS CAROS E PELADOS ! SERÁ QUE ELES NÃO PERCEBEM QUE OS BRASILEIROS ESTÃO VIAJANDO MAIS ?
Excelente carro dentro do seu segmento com todos os opcionais que ele oferce não se encontra no mercado brasileiro nada igual.
ResponderExcluirO carro é realmente muito confortável, tem um design excelente, o volante elétrico é muito bom... Mas e o consumo? tenho um c3 automático 1.6 2010 e um GLX 1.6 manual 2008. Enquanto o manual faz entre 11-12km/L na cidade - gasolina, o automático faz 5,3 - 6,2km/L na cidade - gasolina; 4,3 km/L no álcool - cidade, e 8,5km/L na estrada livre com gasolina. Isso é um absurdo, ele pode ficar entre os 10 carros que mais consomem NO MUNDO. Há diversos proprietários de c3 automático com este mesmo problema e a concessionária diz que é "normal". Citroen do brasil, cade o "totalmente satisfeito"? pois eu estou TOALMENTE INSATISFEITA! Meu carro já foi 6 vezes prá concessionária em 6 meses de uso e é normal???
ResponderExcluir- falta de potência no motor 1.6
- consumo absurdo
- palhaçada esse sensor de chuva que vc tem que ligar toda vez que chove
- péssimo atendimento no pós-venda
- tirar o cliente prá idiota, como por ex: "com o câmbio automático o volante realmente trepida (????) por isso que o seu c3 manual não tem esse problema". bom, depois de muita briga, trocaram a coluna de direção e parou de trepidar. estranho, né???
O carro é um show de design e conforto, mas os itens segurança (volante/motor) e o consumo absurdo estão pecando horrores!!
Tenho um c3 solaris. Sem brincaderia, nem um escort 1996 que eu tive fazia tanto barulho interno...
ResponderExcluirPassei seis meses indo na concessionária p/ tentar solucionar o problema e depois dos "mecânicos" abrirem e desmontarem o console várias vezes, o único resultado obtido foi um novo ruído (forte) atrás do contagiros.
Otro problema foram os vidros: as 4 máquinas quebraram no primeiro ano fazendo os vidros despencarem (cheguei a estacionar o carro e quando voltei achei que tinha sido roubado pois não havia vidro).
No mais, o motor é uma máquina possante para um carro desse porte, porém o pequeno bebe que nem carro grande.
Quem tá pensando em comprar. Fica o relato.
Boa noite sou Ailton de São Paulo, eu tenho um Citroen c3 automático ano 2011 2012, graças a Deus ainda não me deu problemas, estou acostumado, eu tinha um Honda, estava pensando e voltar para ele.
ResponderExcluirMais acho melhor curtir este Citroen além de ser pequeno e bom para estacionar nesta cidade com pouco espaços nas vias, por em quanto estou gostando.
O seu é automático? Está fazendo em média quanto na cidade alcool/gasolina?
ExcluirCitroen C3 2011 2012, um bom carro, isto para aqueles que cuida dele não judia, terá um carro para sempre,
ResponderExcluirTenho um c3 automático 1.6 Exclusive Solaris 2012 mas estou apavorada com o consumo desse carro por ser um carro mais novo não deveria gastar tanto! Ele consome mais combustível do que um Freelander V6 que tínhamos, ainda que temos outro carro muito mais econômico e confortável! Esse C3 faz na cidade 7km por litro fora chega aos 9,6 se ir bem tranquilo, se chegar na BR o consumo dele vai pra 5,5 ou 6,0 realmente esse carro tem algum erro na fabricação! Não é a toa que tem 29,000 km e já é a 3° dona! Mas o resto é um carro ótimo no acabamento no conforto, é espaçoso pra um carro pequeno, não deixa desconforto no banco traseiro! Claro que esse que digo é o mais top da marca, os outros não posso afirmar pois não conheço! Mas bem que poderiam descobrir esse gasto abundante e desnecessário! Mas recomendo pra Mulherada que usa pra passeio, bem pratico pra achar vaga, ir aos lugares mais movimentados... Não penso em trocar mas queria que ele gastasse menos! Pois isso desvaloriza muito!
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