sábado, 3 de julho de 2010

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


CAR-LENDÁRIO - Edição de julho do mais completo Calendário de eventos de antigomobilismo do Brasil. baixe grátis www.carlendario.com.br Obs. Alguns navegadores estão com dificuldade de baixar o arquivo pdf, sugerimos clicar no "quadrado vermelho" com o botão direito do mouse e clicar novamente em "Salvar destino como..."



CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO - A Toyota, o Governo do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Guaíba assinaram na última quarta-feira, 30 de junho, a extensão do compromisso para as operações do Centro de Distribuição da montadora, localizado no município gaúcho. O compromisso tem validade até 2020, e a Toyota prevê a expansão das suas instalações no local. A Toyota utiliza o Centro de Distribuição como seu portal de entrada do Mercosul, recebendo as picapes Hilux e os utilitários esportivos SW4 produzidos na planta da Toyota Argentina, na cidade de Zárate. No local, os veículos passam por uma operação industrial para que se adequem à legislação brasileira e, a partir de Guaíba, são distribuídos para as 132 concessionárias da marca em todo o Brasil. A assinatura do compromisso chega no um momento em que o Centro de Distribuição da Toyota em Guaíba, inaugurado em 2004, opera em capacidade plena. Desde o ano de abertura da sede da Toyota no município gaúcho, a quantidade de veículos recebidos no local mais que duplicou. Em 2010, passarão pelo Centro de Distribuição aproximadamente 39 mil unidades da Hilux e do SW4.


DESEMPENHO GLOBAL - A Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga o release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no acumulado deste ano até o mês de maio. O destaque continua sendo a China, que ainda é a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 60,9% em comparação ao mesmo período de 2009. Em segundo lugar aparecem os EUA com aumento de 17,5% e Japão, com alta de 22,4%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação com incremento de 13% nas vendas de veículos no acumulado até maio. A Alemanha retornou ao quarto lugar mesmo com queda de 26,4% nas vendas do período. Atrás de França e Itália, segue a Índia com crescimento de 38,9%. A Rússia, pertencente ao BRIC, não está mais entre os 10 maiores mercados automotivos. A Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado mundial - até maio de 2010, seguido pela Ford e Volkswagen. A Kia aparece entre as 10 primeiras marcas, após ter um incremento de 33,41% nas vendas entre Janeiro a Maio de 2010, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Nesse mesmo comparativo, a Chevrolet obteve um aumento de 35,65%, figurando na quarta colocação.


VENDA BLOQUEADA - Uma nova legislação de trânsito endurece a situação de proprietários de automóveis que, apesar de convidados pelas fábricas, não fizerem os reparos determinados por um recall para o conserto ou troca de alguma peça ou sistema que tenha apresentado defeito. O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) já anunciou que pretende, nos próximos três meses, determinar que os donos de carros que não fizerem o recall a que estão sujeitos terão a venda de seus veículos bloqueada. Essa sanção será introduzida através de um projeto que prevê um novo sistema de abastecimento de dados que cruzará informações da própria montadora a que se refere o recall, com os registros do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e outros órgãos que atuam nos processos de recall. Importante lembrar que, no caso da Ford Brasil, a empresa não estabelece uma data limite para o atendimento de seus clientes. Atualmente, há dois recalls da marca em andamento: Fusion 2010 cujos proprietários começaram a ser atendidos a partir de 17 de maio e o Ford Ka, modelos 2008, 2009 e os produzidos até 31 de janeiro de 2010 cujo atendimento começou em 24 de maio. Assim sendo, os proprietários devem se apressar em atender o chamado de recall e agendar o atendimento numa concessionária da marca, que melhor lhe convier, para não haver problemas no momento em que decidirem vender seus veículos. Para mais informações a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br.


HARMONIA NO TRÂNSITO - A Honda tem, como filosofia global, não apenas oferecer produtos de qualidade e tecnologia a seus consumidores, mas também proporcionar a eles condições de usufruí-los com segurança. Por isso, desenvolve em todo o mundo iniciativas voltadas à promoção de um trânsito mais harmonioso para todos – motoristas, motociclistas e pedestres. No Brasil, esta filosofia já era colocada em prática antes mesmo de a empresa instalar sua fábrica de motocicletas em Manaus (AM), em 1976. Com o passar das décadas, as ações educativas em prol da Harmonia no Trânsito intensificaram-se cada vez mais e, atualmente, acontecem em várias frentes. Um exemplo é o trabalho desenvolvido nos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH) e nos 70 Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC) distribuídos por todo o País, além do apoio a diversas ações de órgãos e entidades de classe, como a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Prefeituras de vários municípios. A partir de agora, todas essas e as demais recém implantadas pela Honda estão reunidas em um único projeto – o Harmonia no Trânsito, que envolve todas as áreas da empresa na discussão e execução de programas que visem à melhoria do trânsito, a partir da educação. O projeto, além de manter as atividades já realizadas, conta com três novidades: as histórias em quadrinhos “O Super Motociclista”, o site “Honda Piloto Mais” e quadros especiais no Programa Auto Esporte, da Rede Globo.


ESTUDO DE SEGURANÇA - Motoristas de 30 caminhões Volvo de duas transportadoras europeias participam a partir desta semana de uma grande pesquisa em segurança no trânsito, chamada de Eurofot (European Field Operational Test), num projeto da União Européia que congrega 28 empresas e organizações do continente. O objetivo desse estudo é coletar informações sobre a forma em que motoristas de caminhão reagem a diferentes situações no trânsito durante o dia-a-dia de seu trabalho, e estudar como são auxiliados pelos sistemas de segurança embarcados nos caminhões. Os caminhões são de dois clientes da marca, as transportadoras DHL Tradeteam, do Reino Unido, e Nijhof-Wassink, da Holanda. A informação sera obtida pela filmagem dos motoristas, bem como a captura e registro de certos dados de operação do veículo como sua velocidade. Elas usarão os 30 caminhões Volvo em suas operações diárias normais por um ano. Cinco câmeras em cada caminhão registrarão tudo que ocorre, dentro e em volta do caminhão. "Este projeto nos dará condições de registrar em detalhes situações potencialmente perigosas. Também permitirá avaliar os benefícios de nossos novos sistemas de segurança na prevenção de acidentes e acumular um significativo banco de conhecimento para o desenvolvimento dos novos sistemas”, afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks.


ESTABELECE ACORDO - O Navistar Engine Group, uma operação da Navistar, Inc. (NYSE: NAV), estabeleceu acordo de fornecimento de motores diesel para a fabricante de veículos Otokar, da Turquia. Neste acordo, a MWM INTERNATIONAL Motores, afiliada brasileira da Navistar, vai produzir motores MaxxForce que equiparão ônibus comercializados na Turquia e em outros mercados globais. O contrato de seis anos prevê o fornecimento de dois modelos de motores de quatro cilindros: o MaxxForce 3.2, Euro V Sistema EGR, que irá equipar o Otokar Midbus, comercializados no mercado local e exportado para a Europa, e o MaxxForce 3.0 Euro III, que equipará o Otokar Minibus e o Midbus, com exportação prevista para o Norte da África e o Oriente Médio. “Este é um novo passo da Navistar em nossa estratégia de crescimento global, aumentando a capacidade de atender regiões com padrões de emissões Euro”, ressalta Eric Tech, presidente da Navistar Engine Group. “Conforme, os padrões de emissões evoluem em todo o mundo, as empresas continuam a reconhecer a Navistar como líder em tecnologia e capaz de suportar suas necessidades atuais e futuras”.


MELHOR COMPRA - A Honda Automóveis alcançou três títulos na edição 2010 da pesquisa “Melhor Compra”. Honda City, Honda CR-V e Civic Si figuraram na primeira colocação em suas categorias na pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas. Lançado no ano passado, o Honda City fez sua estreia na pesquisa e se tornou o vencedor na categoria “Carros de R$ 50 mil a R$ 60 mil”. “Bem equipado, o sedan de entrada da Honda oferece ar-condicionado, direção hidráulica, travas, vidros e retrovisores elétricos e airbag duplo. Há ainda rodas de ligas leve, sistema de som com rádio com CD, MP3, UB e auxiliar, banco do motorista com regulagem de altura e uma enorme bandeja sob o assento traseiro”, diz um dos trechos de reportagem da edição de junho da revista. Um dos mais vendidos entre os crossovers do país, o Honda CR-V despontou como “Melhor Compra entre os utilitários leves”. “Nada melhor que entrar no segmento dos SUV compactos com tração 4x4, câmbio automático e um eficiente motor 2.0 16V de 150cv”, cita a matéria. Já o Civic Si obteve a primeira posição na pesquisa na categoria dos esportivos nacionais. “Dar o título da categoria ao Civic Si é tarefa fácil. O motor deste Honda tem motor selvagem, a suspensão é firme e a direção, direta”, elogia um dos trechos da reportagem.


DVR INTEGRADO - A KODO, distribuidora de equipamentos para CFTV com mais 20 anos de atuação no mercado brasileiro, anuncia o lançamento das câmeras KMR-01S e KMR-01SG (GPS). Ideais para frotas possuem gravador integrado resistente a trepidação. O novo produto oferece formato de vídeo: H.264 perfil baseline, exibição/ gravação: 30 fps, câmera: CMOS 1 canal 0.3 Megapixel (lente de precisão de alta qualidade), ângulo 64,8° (V) x 92,8° (H) x 125,5° (D), sensibilidade: 0,8 lux, resolução: VGA (640 x 480). O armazenamento de dados é feito por memória interna Nand Flash de 1 GB e backup via USB quando conectado ao PC. O modelo KMR-01SG possui módulo de GPS interno para acompanhar a rota feita pela carga. As câmeras possuem ainda a função Eco-driving que proporciona melhor uso visando economizar energia, microfone integrado e tensão nominal: 12-24 V 200 mA (aceita carregador de carro 8 ~ 3 2 V). Sobre a KODO A KODO é pioneira no Brasil na fabricação de equipamentos para CFTV e atua há 20 anos nesse mercado. Possui fábrica em Ilhéus na Bahia, filial em São Paulo e representantes em Curitiba e Salvador, que cobrem o atendimento em todo o país. Possui ISO 9001 e grande parte de seus produtos são homologados pela UNICAMP. Possui parceria com grandes fabricantes de produtos na área de segurança, como: Arecont (Câmeras Megapixels), Samsung (CFTV analógico e IP), Flexwatch (CFTV IP), MuxLab (Conectores e Conversores), Digifort (Software Brasileiro de Monitoramento IP). Mais informações sobre a Kodo e os produtos no site: http://www.kodobr.com.br/


VÍTIMAS DAS ENCHENTES - Representantes da Kia Motors estiveram ontem em Alagoas e em Pernambuco, estados gravemente afetados pelas enchentes no último mês, para entregar para cada um dos governos locais doação de US$ 50 mil. A doação partiu da parceria entre a coreana Kia Motors Corporation e a importadora Kia Motors do Brasil. Após reunião com secretários de governo dos dois estados, J. W. Sohn, presidente do Escritório Regional para América Latina, e Dino Arrigoni, vice-presidente da importadora brasileira, fizeram as entregas solenes dos cheques para a Defesa Civil. A tragédia provocada pelas chuvas no Nordeste atingiu 28 cidades em Alagoas e 67 em Pernambuco, deixando, respectivamente, 47.897 e 55.643 pessoas desalojadas e causando 57 mortes.


UM SÉCULO - Em 1911, surgia a Chevrolet. Fruto da paixão pelos automóveis e da determinação do jovem piloto suíço Louis-Joseph Chevrolet. Nascido em La Chaux-de-Fonds, na Suíça no Natal de 1878, ele foi o co-fundador da marca - que se chamava Chevrolet Motor Car Company of Michigan - ao lado do empresário William C. Durant. Juntos criaram e construíram uma das mais conhecidas marcas de automóveis no mundo, a Chevrolet. No início, o logotipo que estampava o Chevrolet 490, um modelo com motor de 4 cilindros e 20 cv, sucesso de vendas nos EUA, era apenas o nome da marca levemente estilizado. Três anos mais tarde, em 1914, Louis Chevrolet criaria um dos símbolos mais conhecidos dentro da indústria automobilística mundial: a gravata Chevrolet. A história é imprecisa quanto à fonte inspiradora de Chevrolet. Alguns acreditam que o logo surgiu a partir de um papel de parede de um hotel em Paris. Outros - incluindo sua mulher - afirmam que o logo nasceu inspirado em uma figura impressa em suplemento de um jornal dominical. "A Chevrolet e sua conhecida gravata evoluíram com o passar dos anos, mas sempre mantiveram a imagem de tecnologia e modernidade", afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. Hoje, a gravata da Chevrolet é dourada, imponente, e estampa a grade frontal de todos os veículos da marca produzidos a partir de 2003. Mas nem sempre foi assim: o símbolo da Chevrolet já foi azul, vermelho e até preto.


NOVO UNO - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, é a fornecedora de velas de ignição, cabos de ignição e sensores de oxigênio e detonação do novo Fiat Uno, que acaba de chegar ao mercado. “Temos uma longa parceria com a Fiat. Sempre buscamos desenvolver soluções específicas para nossos clientes, com tecnologias de ponta e suporte técnico especializado”, diz Ricardo Namie, Chefe de Assistência Técnica da NGK. O lançamento conta com duas novas opções de motorização: os propulsores Fire LF 1.0L 8V e Fire EVO 1.4L 8V. Os sensores de oxigênio e detonação, bem como a vela de ignição do modelo de mil cilindradas, já eram utilizados em outros modelos da Fiat. Os cabos de ignição para ambas as versões e a vela de ignição para a de mil e quatrocentas cilindradas foram desenvolvidos exclusivamente para o novo Uno. Além do novo Uno, os produtos NGK também estão presentes nos seguintes veículos da Fiat: Mille, Palio, Siena, Idea, Doblò, Stilo, Línea.


PRÊMIO QUALITAS - A Mann+Hummel, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas Mann+Hummel e Purolator, acaba de receber o Qualitas Awards, premiação concedida pelo Grupo Fiat na América Latina aos seus melhores fornecedores. Os sistemas de filtragem do ar da Mann+Hummel garantiram que a empresa fosse uma das vencedoras na categoria Químicos. Qualidade, atendimento e gestão são os critérios que norteiam o Qualitas Awards. “Essa premiação atesta a qualidade de nossos produtos e confirma a grande sinergia existente entre as duas empresas. Sempre nos preocupamos em fornecer soluções que atendam todas as necessidades de nossos clientes”, afirma Marcos Vanussi, diretor de Vendas e Engenharia OE da Mann+Hummel. Um dos exemplos da sinergia entre as empresas foi a escolha da Mann+Hummel para o desenvolvimento e fornecimento do sistema de aspiração completo do novo Uno, que conta com dois grandes diferenciais: realiza a filtragem do ar e serve como tampa do motor. “Trabalhamos junto com a Fiat desde o início do projeto, levando em conta todas as particularidades do novo veículo”, diz Vanussi.


PARA FINANCIAMENTO - O mercado de crédito para a aquisição de veículos em maio vem seguindo a tendência dos meses anteriores e fechou com crescimento, segundo levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). As carteiras de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Leasing para pessoas físicas chegaram a R$ 166,6 bilhões, valor 14% superior ao registrado no mesmo período de 2009. Desse total, R$ 108,3 bilhões correspondem ao CDC, que teve um incremento de 32,4% em doze meses (R$ 81,8 bilhões) e R$ 58,3 bilhões equivalem à carteira de Leasing, que apresentou uma retração de 9,5% em doze meses (R$ 64,4 bilhões). O saldo das carteiras de CDC e Leasing para pessoas físicas corresponde a 5% do PIB (Produto Interno Bruto), 11,1% do total de crédito disponibilizado pelo Sistema Financeiro Nacional e a 33,2% do total do crédito destinado às pessoas físicas. A taxa média de juros praticada pelas associadas à Anef fechou maio em 1,43% ao mês (18,58% ao ano). Se comparada ao mesmo período do ano passado apresentou queda, pois a taxa estava em 1,55% ao mês (20,27% ao ano). Já em relação a abril de 2010 apresentou elevação, pois a taxa estava em 1,40% ao mês (18,16% ao ano). “O crescimento da taxa de juros no mês de maio já reflete o aumento da Selic anunciado em meados de maio. No entanto, o mercado continua com o seu desempenho positivo, pois há a confiança do consumidor no cenário macroeconômico brasileiro”, afirma Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.


AMPLIA INVESTIMENTOS - A Marcopolo vai investir R$ 60 milhões até o final do ano em suas operações no Brasil e no exterior. Os recursos fazem parte de um programa de investimentos de R$ 330 milhões, iniciado em 2008, para modernização das fábricas, dos processo produtivos e para o desenvolvimento de sua linha de produtos. Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, a maior parte dos investimentos estão sendo aplicados nas unidades brasileiras de Ana Rech e Planalto, em Caxias do Sul, e na Ciferal, no Rio de Janeiro. “Desde 2008, as três fábricas passaram por profundas mudanças, com a aquisição de novos e modernos equipamentos e nos seus layouts de produção. Com isso, conseguimos, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de produção e elevar ainda mais o padrão de qualidade dos ônibus, com ganhos sensíveis para os clientes.” Outro importante foco do programa de investimentos da Marcopolo é a melhoria contínua e o desenvolvimento constante de suas famílias de veículos. A empresa mantém, em Caxias do Sul, uma área exclusiva dedicada a pesquisa e desenvolvimento com cerca de 300 engenheiros e, nos últimos dois anos, lançou a mais moderna linha de veículos rodoviários, a Geração 7, além de outros modelos urbanos e intermunicipais, como o Senior Midi e o Ideale, com investimentos de mais de R$ 40 milhões.


NOVO PRESIDENTE - A Volvo Bus Latin America tem um novo presidente: Luís Carlos Pimenta, que está há 30 anos no Grupo Volvo, tendo passado por várias posições executivas na companhia, assume a nova função em primeiro de agosto próximo . Ele ocupa o lugar que está sendo deixado pelo sueco Per Gabell, que está indo para o México assumir uma função de liderança da corporação, depois de permanecer por mais de seis anos no Brasil. Pimenta era, desde 2002, responsável por todo o pós-venda das áreas de caminhões e ônibus da marca Volvo no continente. Sua posição anterior foi a de presidente da Volvo Cars Brasil, onde desempenhou importante papel no crescimento do market share de carros da marca. Entre outras posições, esteve à frente da Vocal, concessionária de caminhões e ônibus Volvo, sediada em São Paulo, e da Estocolmo Veículos, em Curitiba.




POUCAS VAGAS - A 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que será realizada entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), já é um sucesso de competidores inscritos. Com um número que supera o ano passado, a prova, que terá um roteiro de mais de 4,5 mil quilômetros por seis Estados do Brasil - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, tem apenas mais dez vagas para quadriciclos e motos. Com 90 competidores confirmados entre os que disputarão a prova com quadris e motos, a edição comemorativa de 18 anos do Rally dos Sertões deve chegar ao seu número limite para as categorias - 100 - antes do próximo dia 11 de julho, data-limite para o término das inscrições. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com Sabrina Proença, pelo telefone (11) 4191-0133 ou pelo email sabrina@dunas.com.br. Até esta terça-feira (29/06), a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões conta com 141 veículos - cinco caminhões, 46 carros, 76 motos e 14 quadris - e 197 competidores inscritos. Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial


GRAND C4 PICASSO - O Grand C4 Picasso Exclusive 2.0 16V acaba de ser eleito pela revista Quatro Rodas como a “Melhor Compra 2010” no segmento de monovolumes grandes, à frente do Kia Carnival 2.8 V6 e do Dodge Journey SXT 2.7 V6. Segundo a publicação, a escolha do modelo top de linha da Citroën se justifica, principalmente, pela “entrega de muitos itens de luxo, conforto e segurança, como ar condicionado com regulagem independente para os ocupantes da primeira e da segunda fila de bancos, para-sóis dianteiros deslizantes e airbags frontais, laterais e tipo cortina”. Além dessa conquista, a Citroën também emplacou o C4 Pallas Exclusive 2.0 16V Flex no segundo lugar do ranking dos carros novos na faixa de 60.000 a 70.000 reais. Além da melhor compra de 2010 para o Grande C4 Picasso, a família de monovolumes da Citroën já havia ganhado recente destaque no guia Qual Comprar 2010, organizado e publicado pela Revista Autoesporte (Editora Globo), edição junho de 2010, com a escolha do C4 Picasso como a melhor opção de compra na categoria Familiar de Luxo. “Estes prêmios mostram que a Citroën vai ao encontro das necessidades do consumidor quando oferece ao mercado uma família completa de monovolumes que vai do Xsara Picasso – (destacado também pela redação entre os três monovolumes médios zero-quilômetro) como entrada de gama, aos sofisticados e muito bem aceitos C4 Picasso e Grand C4 Picasso”, comemora Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën do Brasil.


FÓRMULA SAE - A PPG Refinish – divisão de repintura automotiva da multinacional de tintas – firmou uma parceria com a Equipe Solid Edge de Formula SAE da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), interior de São Paulo. Com a iniciativa, a Refinish doou diversas tintas para pintura do carro de fórmula idealizado e produzido pela equipe da USP São Carlos. O carro projetado pelos alunos da Escola de Engenharia foi um dos primeiros colocados na competição de Fórmula SAE entre universidades brasileiras deste ano. Diversos fatores são levados em consideração nestas provas: desde a parte técnica até a apresentação do veículo. Por isso, a pintura é fundamental, já que vale pontos no quesito marketing. Danilo Leal Ramos, um dos membros da equipe Solid Edge, diz que a ajuda da PPG é muito importante para o projeto. “Participamos de diversos eventos com nosso veículo e por isso precisamos que ele tenha, além da qualidade técnica, uma apresentação de alto nível. Com as tintas da PPG, conseguimos um ótimo resultado na pintura e estilização do carro”. Carlos Roberto Thurler, diretor de marketing da Refinish para a América Latina, acredita que para a PPG poder contribuir para um projeto como o dos estudantes de engenharia da USP São Carlos é uma boa oportunidade de exposição da marca. “A Fórmula SAE é reconhecida internacionalmente e sermos parceiros destes estudantes, levando nossos produtos de alta qualidade para um carro do projeto, é uma vitrine interessante”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.