VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Ford
A Ford confirmou na apresentação do Salão de Frankfurt que vai lançar o motor EcoBoost 1.0 na Europa. Com três cilindros, ele é o menor motor da nova família e vai equipar três modelos da marca na Europa - primeiro o Focus, seguido pelo C-MAX e pelo novo B-MAX.
Esse 1.0 é o mais novo modelo da família global Ford EcoBoost, com uma gama que hoje vai de 1.6 a 3.5 litros. Com tamanho reduzido, todos trazem turbocompressor, injeção direta e outras tecnologias para substituir blocos maiores sem perda de desempenho e com consumo menor. A Ford vai introduzir duas versões do EcoBoost 1.0 na linha Focus europeia, no começo de 2012, com 100 cv e 120 cv, equipados com transmissões manuais de cinco e seis velocidades, respectivamente. Futuramente, o novo motor será oferecido também na América do Norte, China e outras regiões.
"Oferecer o Focus com um motor a gasolina compacto e avançado mostra a seriedade da Ford na proposta de reduzir o tamanho dos motores e também a força da nossa engenharia. Produzir um motor 1.0 EcoBoost a gasolina com desempenho e economia tão impressionantes é um exemplo claro do nosso compromisso em sermos líderes em economia de combustível", diz Graham Hoare, diretor executivo de Powertrain da Ford Europa.O novo 1.0 de três cilindros será o menor produzido atualmente pela Ford. Apesar do tamanho reduzido, ele tem um projeto inovador capaz de entregar potência e desempenho similares a um motor tradicional 1.6 a gasolina, com emissões de menos de 120 g/km de CO2 no Focus.
Compacto e eficiente
Desenvolvido no Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido, o EcoBoost 1.0 tem turbo com novo desenho, compacto e de alto desempenho. A sua resposta extremamente rápida e capacidade de atingir perto de 250.000 rpm eliminam virtualmente qualquer atraso, com torque de 170 Nm na faixa de 1.300 a 4.500 rpm, na versão de 120 cv.
Ele traz também saída de exaustão fundida na cabeça dos cilindros, o que reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite ao motor rodar com a mistura ideal de ar-combustível em uma faixa mais ampla de rotação. Um avançado sistema de refrigeração dividido aquece o motor mais rápido para reduzir o consumo de combustível. Diferentemente dos motores EcoBoost maiores, o seu bloco é feito em ferro fundido, que reduz em até 50% a quantidade de energia necessária para o aquecimento, comparado com o alumínio.
Acessórios inteligentes, como compressor variável no ar-condicionado e bomba de óleo, também contribuem para reduzir o consumo e as emissões. As perdas por atrito também são minimizadas com a aplicação de revestimentos especiais em componentes e o desenvolvimento de geometrias sofisticadas. Outros sistemas desenvolvidos pela Ford, como o Auto-Start-Stop, fechamento ativo de entrada de ar do radiador (Active Grille Shutter) e sistema inteligente de carga regenerativa, também estarão disponíveis no pacote do Focus e C-MAX EcoBoost 1.0. Como seus irmãos maiores, o motor EcoBoost 1.0 vai utilizar duplo comando de válvulas variável Ti-VCT para aumentar o desempenho e a economia. A Ford empregou ainda um novo atuador para otimizar o seu tempo de resposta sem sacrificar a durabilidade.
Suave e refinado
O desenvolvimento do novo motor EcoBoost 1.0 teve como foco principal oferecer um desempenho suave e refinado. Isso é favorecido pelo design inovador, que traz as duas principais correias imersas em óleo para um funcionamento mais suave e silencioso, mas com a mesma durabilidade de uma corrente. A atenuação das vibrações naturais de um arranjo de três cilindros também mereceu atenção especial.
Em vez de empregar o método tradicional de adicionar balanceadores para absorver energia, a Ford deliberadamente "desbalanceou" o volante e a polia para compensar essas forças. Junto com os coxins otimizados, essas inovações se traduzem em um desempenho refinado, aperfeiçoado em 720.000 km de testes.
"O EcoBoost 1.0 é um dos motores mais avançados que a Ford já produziu e utiliza tantas inovações técnicas e tecnológicas que é difícil contabilizar", diz Hoare. "A estratégia da Ford no desenvolvimento da tecnologia EcoBoost sempre foi dar atenção a cada detalhe, na busca incansável para aumentar a economia de combustível sem comprometer o desempenho. O novo motor demonstra essa filosofia com perfeição. O resultado é um motor que, temos certeza, vai surpreender e encantar nossos clientes."
Esse 1.0 é o mais novo modelo da família global Ford EcoBoost, com uma gama que hoje vai de 1.6 a 3.5 litros. Com tamanho reduzido, todos trazem turbocompressor, injeção direta e outras tecnologias para substituir blocos maiores sem perda de desempenho e com consumo menor. A Ford vai introduzir duas versões do EcoBoost 1.0 na linha Focus europeia, no começo de 2012, com 100 cv e 120 cv, equipados com transmissões manuais de cinco e seis velocidades, respectivamente. Futuramente, o novo motor será oferecido também na América do Norte, China e outras regiões.
"Oferecer o Focus com um motor a gasolina compacto e avançado mostra a seriedade da Ford na proposta de reduzir o tamanho dos motores e também a força da nossa engenharia. Produzir um motor 1.0 EcoBoost a gasolina com desempenho e economia tão impressionantes é um exemplo claro do nosso compromisso em sermos líderes em economia de combustível", diz Graham Hoare, diretor executivo de Powertrain da Ford Europa.O novo 1.0 de três cilindros será o menor produzido atualmente pela Ford. Apesar do tamanho reduzido, ele tem um projeto inovador capaz de entregar potência e desempenho similares a um motor tradicional 1.6 a gasolina, com emissões de menos de 120 g/km de CO2 no Focus.
Compacto e eficiente
Desenvolvido no Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido, o EcoBoost 1.0 tem turbo com novo desenho, compacto e de alto desempenho. A sua resposta extremamente rápida e capacidade de atingir perto de 250.000 rpm eliminam virtualmente qualquer atraso, com torque de 170 Nm na faixa de 1.300 a 4.500 rpm, na versão de 120 cv.
Ele traz também saída de exaustão fundida na cabeça dos cilindros, o que reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite ao motor rodar com a mistura ideal de ar-combustível em uma faixa mais ampla de rotação. Um avançado sistema de refrigeração dividido aquece o motor mais rápido para reduzir o consumo de combustível. Diferentemente dos motores EcoBoost maiores, o seu bloco é feito em ferro fundido, que reduz em até 50% a quantidade de energia necessária para o aquecimento, comparado com o alumínio.
Acessórios inteligentes, como compressor variável no ar-condicionado e bomba de óleo, também contribuem para reduzir o consumo e as emissões. As perdas por atrito também são minimizadas com a aplicação de revestimentos especiais em componentes e o desenvolvimento de geometrias sofisticadas. Outros sistemas desenvolvidos pela Ford, como o Auto-Start-Stop, fechamento ativo de entrada de ar do radiador (Active Grille Shutter) e sistema inteligente de carga regenerativa, também estarão disponíveis no pacote do Focus e C-MAX EcoBoost 1.0. Como seus irmãos maiores, o motor EcoBoost 1.0 vai utilizar duplo comando de válvulas variável Ti-VCT para aumentar o desempenho e a economia. A Ford empregou ainda um novo atuador para otimizar o seu tempo de resposta sem sacrificar a durabilidade.
Suave e refinado
O desenvolvimento do novo motor EcoBoost 1.0 teve como foco principal oferecer um desempenho suave e refinado. Isso é favorecido pelo design inovador, que traz as duas principais correias imersas em óleo para um funcionamento mais suave e silencioso, mas com a mesma durabilidade de uma corrente. A atenuação das vibrações naturais de um arranjo de três cilindros também mereceu atenção especial.
Em vez de empregar o método tradicional de adicionar balanceadores para absorver energia, a Ford deliberadamente "desbalanceou" o volante e a polia para compensar essas forças. Junto com os coxins otimizados, essas inovações se traduzem em um desempenho refinado, aperfeiçoado em 720.000 km de testes.
"O EcoBoost 1.0 é um dos motores mais avançados que a Ford já produziu e utiliza tantas inovações técnicas e tecnológicas que é difícil contabilizar", diz Hoare. "A estratégia da Ford no desenvolvimento da tecnologia EcoBoost sempre foi dar atenção a cada detalhe, na busca incansável para aumentar a economia de combustível sem comprometer o desempenho. O novo motor demonstra essa filosofia com perfeição. O resultado é um motor que, temos certeza, vai surpreender e encantar nossos clientes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.