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Por Goodyear do Brasil - Assuntos Corporativos
Em dias de chuva na Stock Car, os pneus são itens decisivos para o sucesso de uma equipe durante a prova. Por isso, a Goodyear (www.goodyear.com.br), fornecedora oficial de pneus da principal categoria do automobilismo nacional, oferece produtos com a mais alta tecnologia para garantir maior desempenho e aderência nas pistas molhadas.
Desenvolvidos no Centro de Inovação, em Akron, nos Estados Unidos, os pneus de chuva, também conhecidos curiosamente como ‘pneu biscoito’, são do modelo Eagle de aro de 18 polegadas, e diferem dos slicks (pneus lisos) pela composição da borracha e por apresentar ranhuras para fazer a drenagem da água, tal como ocorre com os pneus de rua.
Desenvolvidos no Centro de Inovação, em Akron, nos Estados Unidos, os pneus de chuva, também conhecidos curiosamente como ‘pneu biscoito’, são do modelo Eagle de aro de 18 polegadas, e diferem dos slicks (pneus lisos) pela composição da borracha e por apresentar ranhuras para fazer a drenagem da água, tal como ocorre com os pneus de rua.
No entanto, engana-se quem pensa que os pneus de chuva utilizados na Stock Car são iguais aos de rua. Existem muitas diferenças entre eles. "A mais visível é o desenho das ranhuras que nos pneus de competição são projetados para o melhor desempenho específico na drenagem da água, enquanto nos de rua existem outras características para levarmos em consideração, como a variedade de pisos e conforto sonoro, que é influenciado pelo desenho da banda de rodagem", explica Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.
Outra diferença é o composto utilizado, mais macio do que um pneu convencional. "Como ele é específico para alta performance no molhado, o pneu deve ser mais macio e, por apresentar ranhuras, tende a esquentar muito. Se não houver água na pista para refrigerá-lo, se desgasta mais rápido", diz Vinícius. "Por isso não serve para andar nas ruas, mesmo tendo ranhuras", completa.
Outra diferença é o composto utilizado, mais macio do que um pneu convencional. "Como ele é específico para alta performance no molhado, o pneu deve ser mais macio e, por apresentar ranhuras, tende a esquentar muito. Se não houver água na pista para refrigerá-lo, se desgasta mais rápido", diz Vinícius. "Por isso não serve para andar nas ruas, mesmo tendo ranhuras", completa.
Este fato pode ser comprovado nas corridas que começam com chuva e que, no meio da prova, a pista seca em determinados trechos. "Nestas ocasiões, quando se forma um trilho seco na reta, é comum o piloto buscar a parte úmida, para refrigerar os pneus", ilustra Sá. Nestes dias, em que a chuva para ao longo da corrida, o menor tempo nas pistas depende muito da estratégia das equipes, que devem avaliar a melhor hora para trocar os pneus. "É um cálculo de risco que as equipes fazem para utilizar o pneu adequado para cada situação", explica Vinícius. "Nas ruas, porém, os pneus são desenvolvidos para suportar todas as variações de piso, clima, tempo e temperatura", aponta o executivo.
Curiosidade
Ao longo da temporada, as equipes da Stock Car mantêm diversos jogos de pneus de chuva, com desgastes diferenciados, para serem utilizados de acordo com a quantidade de água na pista. Quando se tem uma garoa leve, em um treino classificatório, a equipe pode optar por um pneu de chuva bem usado, com ranhuras mais gastas, mas sempre dentro de um padrão de segurança e desempenho.
Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br.
A Goodyear, para min e o melhor pneu, ja tive outras marcas, o desempenho não e mesmo. O goodyear e muito superior na resistencia e na chuva itens que considero fundamental em um pneu.
ResponderExcluirespero que continue assim.
Sulaiman Aziz
Bauru sp