VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Ford
Ao mesmo tempo em que o novo Focus ST faz sua estreia global, a Ford dá as boas-vindas a outro modelo esportivo no Salão de Frankfurt - o tunado Focus ST-R. Apesar da grande semelhança com o Focus ST de rua, o Focus ST-R é projetado especialmente para ser um carro de competição. Ele traz um potente motor EcoBoost 2.0, gaiola de proteção no padrão FIA, freios redimensionados, suspensão tunada e será disponibilizado em breve para disputar várias categorias.
O novo Focus ST-R foi criado pelos engenheiros da Ford Racing, na América do Norte, com suporte do grupo de Veículos Globais de Performance da Ford para participar de várias competições, como Grand-Am ST, World Challenge TC e Canadian Touring Car Series. A Ford espera que as equipes também utilizem o carro nas principais categorias europeias e em eventos como as 24 Horas de Nurburgring. A sua ligação com o novo Focus ST de rua não é acidental. "Desde o começo, o Focus e o novo Focus ST foram projetados para serem carros de quem gosta de dirigir", diz Jost Capito, diretor de Veículos Globais de Performance e Desenvolvimento de Negócios Motorsport. "O Focus tem a melhor dirigibilidade, motores e freios da categoria e a funcionalidade de seus vários sistemas nos ajudou a desenvolver especificações técnicas globais para os times que desejam correr com o carro, com custos acessíveis. O novo Focus ST-R é um exemplo perfeito de como um grande carro de produção pode inspirar um carro de corrida competitivo."
O novo Focus ST-R foi criado pelos engenheiros da Ford Racing, na América do Norte, com suporte do grupo de Veículos Globais de Performance da Ford para participar de várias competições, como Grand-Am ST, World Challenge TC e Canadian Touring Car Series. A Ford espera que as equipes também utilizem o carro nas principais categorias europeias e em eventos como as 24 Horas de Nurburgring. A sua ligação com o novo Focus ST de rua não é acidental. "Desde o começo, o Focus e o novo Focus ST foram projetados para serem carros de quem gosta de dirigir", diz Jost Capito, diretor de Veículos Globais de Performance e Desenvolvimento de Negócios Motorsport. "O Focus tem a melhor dirigibilidade, motores e freios da categoria e a funcionalidade de seus vários sistemas nos ajudou a desenvolver especificações técnicas globais para os times que desejam correr com o carro, com custos acessíveis. O novo Focus ST-R é um exemplo perfeito de como um grande carro de produção pode inspirar um carro de corrida competitivo."
Homologado inicialmente para as competições de turismo da América do Norte, o Focus ST-R estará disponível para venda nos distribuidores Ford da região, tanto para pilotos profissionais experientes e amadores como para os fãs de corridas eventuais. A proposta da Ford é futuramente estender a sua disponibilidade para outras regiões. "Estamos entusiasmados em oferecer o Focus ST-R para os fãs das competições, inicialmente na América do Norte e potencialmente em todo o mundo", diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing. "Os carros de corrida de fábrica que produzimos anteriormente para as competições na América do Norte tiveram grande sucesso. Esperamos que o ST-R seja o primeiro modelo global dessa série, como resultado da estratégia de plataformas globais da Ford e do nosso programa de suporte técnico para aplicações esportivas do Focus e do Fiesta."
"Por ser um carro de corrida baseado em um modelo de produção, o Focus ST-R utiliza sistemas e peças de produção normal, onde possível", completa Allison. "Seus compradores terão um carro totalmente preparado para correr, que exigirá apenas equipamento de comunicação e decalques da equipe para competir. Vários times já mostraram interesse no veículo." Na América do Norte, o Ford Focus ST-R é o mais novo de uma longa lista de carros de corrida de fábrica oferecidos pela marca, incluindo o Mustang FR500C, Mustang FR500S, Mustang Cobra Jet, Boss 302R e Boss 302S. O trabalho de desenvolvimento do Focus ST-R também permitirá que uma linha de peças da Ford Racing seja disponibilizada para pilotos e entusiastas ao redor do mundo.
Estratégia global motorsport
A estreia do Focus ST-R em Frankfurt faz parte da estratégia agressiva da Ford para reforçar sua presença nas competições, utilizando suas plataformas globais. A marca está aplicando sua engenharia e experiência em veículos com o Focus ST-R para estimular o sucesso em competições, como o New Fiesta faz no RallyCross e nos X Games. "Desenvolvemos nossas plataformas pensando nos consumidores globais e estamos usando essa mesma abordagem nas competições", diz Capito. "O objetivo é aproveitar nossa experiência em engenharia de competição para dar às equipes uma máquina competitiva, como prova o Focus ST-R."
O desenvolvimento do Focus global de competição foi baseado nas normas internacionais S2000. O Focus ST-R dá continuidade à presença do novo Focus nas competições, iniciada pelo Team Aon no Campeonato Britânico de Turismo. Ambos os modelos evidenciam as ambições globais da Ford de ajudar os pilotos independentes a serem competitivos, em todas as categorias. A Ford lançou o seu programa global de desenvolvimento em motorsport no ano passado. Seu ponto central é o suporte técnico às equipes que escolheram competir com veículos Ford, com um equipamento acessível e globalmente competitivo. "Estamos satisfeitos com o rápido sucesso que o Team Aon conquistou com o novo Focus no Campeonato Britânico de Turismo e esperamos ver o ST-R logo nas pistas, ampliando o retrospecto de vitórias do Focus nas competições mundiais", diz Capito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.