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Por Imprensa Ford
A Ford passou a instalar na
maioria de seus carros um equipamento limitador de velocidade para garantir a
segurança veicular, além de uma função específica: contribuir para respeitar a
velocidade nas vias públicas com a crescente utilização de radares na Europa. O
dispositivo permite ao motorista selecionar a velocidade máxima para atender a
regulamentação, evitando o risco de multas.
A Ford vendeu mais de 220 mil
carros equipados com esse dispositivo no ano passado, superando todos os outros
equipamentos de assistência ao motorista oferecidos na linha. No total, 86% dos
clientes do Mondeo adquiriram o sistema, além
de 85% do S-MAX e 83% do Kuga. Focus, Galaxy, C-Max e Grand C-MAX são
outros modelos da marca que oferecem o equipamento.
Uma das razões do sucesso dessa tecnologia é a
facilidade de uso: ela ajuda a limitar a velocidade do veículo com o simples
apertar de um botão e dá tranquilidade para o motorista, considerando que há
vias com diferentes características estabelecidas e basta um momento de
distração para ultrapassar o limite legal.
Lançado em 2010 na Europa, o
sistema permite ao motorista selecionar a velocidade entre 15 km/h a 170 km/h e
evita que se tenha de ficar olhando a toda hora para o velocímetro. Quando o
carro ultrapassa esse limite, a alimentação de combustível do motor é reduzida
para desacelerar.
A Europa tem hoje um número
estimado de 35 mil câmeras de velocidade instaladas. Para se ter uma ideia, um
quinto dos motoristas do Reino Unido já foi flagrado por elas, o que gerou 87
milhões de libras em multas (equivalentes a R$251 milhões) só entre 2008 e
2009.
Como funciona
- O limitador de velocidade da Ford é controlado pelo motorista por botões na direção e funciona do seguinte modo:
- O limite pode ser aumentado ou diminuído em intervalos de 5 km/h.
- O sistema trabalha reduzindo suavemente a alimentação de combustível para o motor quando a velocidade selecionada é alcançada.
- Se a velocidade aumenta devido a uma descida, um alerta visual e sonoro é acionado.
- Se o motorista precisa ultrapassar um veículo, o sistema pode ser temporariamente desativado com uma pressão firme no acelerador.
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