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Por Volkswagen do Brasil
Nesta semana, mais
precisamente no dia 23, a Volkswagen do Brasil completa 59 anos de atividades
no País, consolidando, a cada ano, sua posição de maior fabricante do setor
automotivo brasileiro. Ao longo dessa trajetória de sucesso foram mais de 19
milhões de veículos produzidos, entre carros de passeio e comerciais leves. O volume
de veículos exportados ultrapassa 2,8 milhões de unidades para mais de 60
países. A empresa também está entre as líderes de vendas, totalizando mais de
16 milhões de veículos comercializados no mercado nacional.
A trajetória da Volkswagen no
Brasil é pautada por inovação e novas tecnologias: foi a primeira do setor no
Brasil a lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex. Além disso, também foi uma
das pioneiras no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo
de combustível e emissões: Gol Ecomotion (lançado em 2010) e Polo BlueMotion,
(lançado em 2009). Respectivamente, os modelos receberam o prêmio "Carro
Verde do Ano 2011" e "Carro Verde do Ano 2012", da revista
Autoesporte.
"A história da
Volkswagen no Brasil reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento do País.
Em seus 59 anos, a empresa, para orgulho de seus mais de 23 mil funcionários,
se tornou a maior produtora e maior exportadora de veículos do Brasil, com uma
linha de produtos que faz parte da vida e do coração dos brasileiros, como é o
caso do Gol, que há 25 anos consecutivos é o carro mais vendido no País. O
sucesso da Volkswagen só foi possível graças aos trabalhadores de nossas
fábricas, rede de concessionárias e, acima de tudo, à preferência dos nossos
clientes, que ao longo desses anos adquiriram quase 20 milhões de veículos,
sempre confiando na marca Volkswagen", declara o presidente da Volkswagen
do Brasil, Thomas Schmall.
Recorde em Vendas
Com 22 modelos, a Volkswagen
do Brasil, oferece ao mercado brasileiro a maior linha de produtos da
atualidade, comercializados na maior rede de concessionárias no País, com mais
de 600 pontos em todas as regiões. Em 59 anos de história, acumula a marca de 16
milhões de unidades vendidas no território nacional.
Em 2011, atingiu seu recorde
de vendas com 698.400 unidades de automóveis de passeio e comerciais leves,
superando o ano anterior (2010), quando havia registrado seu maior volume de
vendas (697.400 unidades). Com isso, sua participação nas vendas totais da
indústria alcançou 20,4%. Em relação a 2010, a marca apresentou crescimento de
0,2% e foi a única a registrar crescimento entre as quatro principais
fabricantes de veículos do País.
Para continuar crescendo no
País, o presidente do Grupo Volkswagen no mundo, Martin Winterkorn, anunciou em
2011 um novo ciclo de investimentos na operação brasileira da marca,
totalizando R$ 8,7 milhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos
produtos e a ampliação da capacidade de produção no País.
Maior exportadora do setor
automotivo
As exportações da Volkswagen
do Brasil começaram em 1970, quando enviou o primeiro lote ao exterior: 13
unidades da Variant e 8 unidades da Kombi para países da América do Sul e
México. No ano seguinte, foram 1.039 veículos exportados, volume que, em 1972,
saltou para 7.204 unidades vendidas para 44 países da América Latina, África e
Ásia.
Hoje, a Volkswagen é a líder
nas do setor. A marca histórica ultrapassa as 2,8 milhões de unidades para mais
de 60 países.
O Gol é o veículo da marca,
fabricado no Brasil, mais vendido no mercado externo. Em 2011, alcançou o
volume acumulado de um milhão de unidades exportadas. O modelo já foi fornecido
para 66 países das Américas, África, Ásia e Europa. Atualmente, os principais
mercados são Argentina e México. Desenvolvido e fabricado exclusivamente no
Brasil, o Fox é o segundo modelo mais exportado, principalmente para a
Argentina.
Entre os modelos exportados,
uma curiosidade é o Passat, que até hoje é visto nas ruas do Iraque. Um total
de 170 mil veículos foram exportados para o país, entre 1983 e 1988. Conhecidos
por lá como "Brazili", os veículos traziam no vidro traseiro os
dizeres "Made in Brazil".
História de sucesso
Um pequeno armazém alugado na
rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 23 de março de 1953,
marcou o nascimento da Volkswagen do Brasil. Sua história porém, começa em em
1949, quando pesquisas realizadas no mercado latinoamericano apontaram o Brasil
como local mais adequado para receber a primeira fábrica da marca fora da
Alemanha.
Do armazém saíram os
primeiros Fuscas com peças importadas da Alemanha, produzidos por 12
empregados. De 1953 a 1957 foram fabricados 2.820 unidades, sendo 2.268
unidades do Fusca com motor 1.2 l e 552 unidades da Kombi.
Os planos da Volkswagen do
Brasil iniciaram em 1956, quando o governo brasileiro decidiu estabelecer
condições para instalar no Brasil a indústria automobilística e fixou base para
o rápido desenvolvimento do setor. Naquele ano, a Volkswagen decidiu então,
construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo. Em 2 de setembro de
1957, saiu da linha de produção da fábrica o primeiro veículo produzido pela
marca no Brasil: a Kombi, com 50% dos seus componentes já fabricados aqui no
País.
Logo no ano de início das
operações, em 30 de outubro de 1953, o então Presidente da República, Getúlio
Vargas, visitou as instalações da empresa. Os planos da empresa ganharam
impulso em 1956, com o início da construção da primeira fábrica, na rodovia
Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na cerimônia de inauguração
da fábrica, no dia 18 de novembro de 1959, Juscelino Kubitschek, Presidente da
República na ocasião, desfilou pelas ruas internas da fábrica Anchieta, dentro
de um Fusca conversível. Ele protagonizou a cena que seria identificada como
uma espécie de "certidão de nascimento" da indústria automotiva
brasileira.
Em julho de 1970, a
Volkswagen atingia os primerios recordes de produção e vendas, alcançando o
primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca completava um milhão de
unidades vendidas.
Nos anos 80, com o parque
automobilístico brasileiro consolidado, a Volkswagen iniciou a produção da
família BX, que se tornaria o maior sucesso de vendas da indústria, dando
origem aos modelos Gol, a station wagon Parati, a picape Saveiro, o Voyage e o
Voyage versão Fox (exclusivo para exportação para os Estados Unidos).
No final da década, em 1987,
na tentativa de reduzir custos e obter um melhor aproveitamento dos recursos
disponíveis, a Volkswagen do Brasil e a Ford juntaram-se e fundaram a
Autolatina. Em sete anos, a Autolatina colocou no mercado vários modelos, como
Apolo, Logus e Pointer, da marca Volkswagen, além do Verona, Royale e
Versailles, da Ford.
Com a abertura da economia em
1994 e o aquecimento do mercado interno, as duas marcas decidiram separar as
operações, pois assim atenderiam melhor seus clientes e seriam mais
competitivas.
Fusca e Kombi
O Fusca é um dos modelos
Volkswagen de maior sucesso e mais carismáticos da indústria automobilística no
Brasil. Somando mais de 3 milhões de unidades produzidas no País, o modelo
conquistou a preferência do consumidor brasileiro e ganhou até uma data
comemorativa: 20 de janeiro, instituído o Dia Nacional do Fusca, veículo que
até hoje possui milhares de admiradores e colecionadores.
Um fato marcante na história
do Fusca no Brasil foi a retomada de produção do modelo em 1993, por sugestão
do então Presidente da República, Itamar Franco, uma vez o modelo tinha sido
descontinuado sete anos antes, em 1986. Em 23 de agosto de 1993, Itamar
reinaugurou a linha do Fusca na fábrica Anchieta, a bordo de um conversível azul-claro,
repetindo a clássica cena de Juscelino Kubitschek, em 1959, durante a
inauguração da mesma fábrica.
Em produção há 55 anos no
Brasil, a Kombi é um dos maiores casos de sucesso e longevidade da indústria
automotiva mundial. Nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no
transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção. Atualmente,
disponível no mercado brasileiro nas versões standard, furgão, lotação e
escolar, a Kombi atingiu, em 2011, o marco de 1,5 milhão de unidades fabricadas
no Brasil.
Desenvolvimento de novos
produtos
A Volkswagen foi a primeira
montadora brasileira a inaugurar, em 1965, um centro de desenvolvimento,
pesquisa e design. O primeiro veículo totalmente projetado e desenvolvido pela
empresa no País foi a Brasília, lançada em 1973.
A empresa também foi pioneira
nas primeiras instalações de crash test da América Latina, em 1966. Atualmente,
a Volkswagen do Brasil mantém, junto à fábrica de Taubaté, um dos mais modernos
campos de provas da marca no mundo, especializado em testes de durabilidade de
veículos.
O Centro de Realidade Virtual
(CVR), inaugurado na fábrica de São Bernardo do Campo em 2008, trouxe mais
rapidez ao processo de desenvolvimento de produtos, com a geração de modelos 3D
em tamanho real projetados em um telão de alta definição. A tecnologia acelera
o processo de design de novos veículos em todos os seus detalhes.
Inovação e tecnologias
Inovação e novas tecnologias
são fatores fundamentais para a trajetória de sucesso da empresa no Brasil. A
Volkswagen foi a primeira do setor no País a lançar, em 2003, a tecnologia
Total Flex, que permite o uso de etanol, um combustível renovável, e/ou
gasolina em qualquer proporção. A tecnologia marcou uma mudança de paradigma na
indústria automobilística brasileira.
Entre outras inovações, os
modelos Volkswagen foram os primeiros no Brasil equipados de série com injeção
eletrônica, introduzida no Gol GTi 2.0 (1988) e freios ABS, no Novo Santana
(1992).
A empresa também é uma das
pioneiras no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo de
combustível e emissões. O Polo BlueMotion, foi desenvolvido com o objetivo de
reduzir em até 15% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de
gases poluentes e Gol EcoMotion, com redução da ordem de 10%.
Entre as tecnologias de
útlima geração que equipam os modelos Volkswagen no mundo e que atualmente já
estão disponíveis no Brasil destacam-se o Park Assist, que auxilia no
estacionamento em vagas paralelas e transversais, o ACC (Adaptive Cruise
Control) auxilia no controle de velocidade e distância do veículo à frente, e o
detector de fadiga, equipamento detecta a perda de concentração do motorista e
o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração, presentes
nos modelos Tiguan e Passat.
Ao longo da trajetória no
Brasil, a Volkswagen sempre investiu em superar as expectativas dos clientes
com produtos inovadores e tecnologias de ponta. Em 1962, a marca já trazia ao
mercado brasileiro um veículo ousado para época: o Karmann-Ghia, lançado em
parceria com a empresa alemã de mesmo nome. O esportivo, mundialmente conhecido
e admirado, tinha padrão de acabamento superior para transportar duas pessoas.
Com o lançamento Passat, em
1974, a Volkswagen deu um salto tecnológico ao apresentar um veículo com motor
frontal refrigerado a água e suspensão com molas helicoidais.
Em 1980, o Gol Geração I, com
motor 1.3, inaugurou uma nova fase na indústria automotiva brasileira. Nascia
uma nova família de veículos, com a chegada ao mercado nos anos seguintes dos
modelos Voyage (1981), Saveiro (1982) e Parati (1983).
Com o Gol GTi 2.0, a
Volkswagen lançou, em 1988, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de
série, uma nova tecnologia que trouxe melhor desempenho, com menor consumo de
combustível e emissão de gases poluentes.
Na década de 1980, já
posicionada no segmento de entrada e de carros médios, a Volkswagen passa a
atuar também no segmento de luxo, com o lançamento do Santana, em 1984, seguido
pela Quantum, em 1985.
Projetado e desenvolvido por
engenheiros e desenhistas brasileiros, o Novo Santana, lançado em 1991,
tornou-se o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS, em 1992, e também
foi pioneiro entre os veículos nacionais na utilização de catalisador.
Modelos desenvolvidos na
Volkswagen do Brasil que se multiplicaram em quase 20 milhões de unidades:
VW 1600 – 1968
Variant – 1969
SP1 e SP2 – 1972
Brasília – 1973
Variant II – 1977
Gol – 1980
Voyage – 1982
Saveiro – 1983
Parati – 1983
Santana – 1984
Quantum – 1985
Voyage (segunda geração) – 1987
Apollo – 1990
Voyage (terceira geração) – 1991
Logus – 1993
Pointer – 1994
Gol (segunda geração) – 1994
Parati (segunda geração) – 1996
Saveiro (segunda geração) – 1997
Gol (terceira geração) – 1999
Saveiro (terceira geração) – 2000
Parati (terceira geração) – 2000
Fox – 2003 (e suas atualizações)
Polo Sedan – 2003 (e suas atualizações)
Parati (quarta geração) – 2004
Saveiro (quarta geração) – 2004
CrossFox – 2005 (e suas atualizações)
Gol (quarta geração) – 2005
SpaceFox – 2008 (e suas atualizações)
Gol (geração cinco) – 2008
Voyage (quarta geração) – 2008
Saveiro (quinta geração) – 2009
Saveiro Cross – 2010
SpaceCross – 2011
O Gol da Volkswagen
Já em sua quinta geração, o
Gol, lançado em 1980, é o modelo de maior sucesso da marca no Brasil, com quase
7 milhões de unidades produzidas e mais de 5,8 milhões de unidades
comercializadas no mercado interno.
Entre os modelos que
registram maior volume de produção na trajetória da marca, destaca-se o
lendário Fusca, que até 1986, quando deixou de ser comercializado, atingiu 3,3
milhões de unidades fabricadas e vendidas no Brasil. Na década de 1970, a
Brasília também foi um modelo de grande sucesso da marca no País, alcançando a
marca de 947.169 unidades produzidas, nos nove anos em que esteve no mercado.
Modelos comercializados
atualmente e que se destacam pelos expressivos volumes de produção são a Kombi,
que em 2011 atingiu o marco de 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil, e o
Voyage, que no início de 2012 chegou ao volume de 1 milhão de unidades
fabricadas.
Foi em 1970 que a Volkswagen
chegou ao primeiro milhão de veículos produzidos no Brasil. Na época, a empresa
tinha começado a atuar no segmento de médios, com a introdução da Variant em
duas versões: perua (duas portas) e sedan (quatro portas).
Com a produção da Brasilía e
posteriormente do Passat, além da inauguração de uma nova fábrica, em Taubaté,
a Volkswagen encerrou a década de 1970 alcançando a produção de 5 milhões de
unidades, em 1979.
Ao longo de sua história no
Brasil, a marca Volkswagen projetou e desenvolveu aqui no País uma série de
modelos, que se tornaram sucessos, como o Gol, o Fox, a Brasília, a Variant, o
Karmann Ghia e o esportivo SP2.
Fundação Volkswagen, semeando
educação
A Volkswagen não é só
especialista em produzir veículos de avançada tecnologia e oferecer serviços de
qualidade. Seu compromisso com o País vai muito além.
Com mais de 30 anos de
existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da
empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento
social. Tem como objetivo promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade
da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de
baixa renda. Em 2011, atingiu o marco de 1 milhão de alunos beneficiados em
nove anos de atuação de seus projetos educacionais.
Compromisso com a
qualificação profissional
A Volkswagen do Brasil é uma
das maiores empregadoras da indústria automotiva brasileira, com um total de
24.000 empregados em suas quatro fábricas no País.
Desde o início de sua
história, a empresa sempre investiu na educação e qualificação de seus empregados.
É pioneira na parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial), que já formou cerca de 6 mil jovens desde 1973.
Em 2011, o investimento da
empresa em educação corporativa foi de R$ 20,6 milhões, equivalente a 30,4
horas de treinamento por empregado.
Sustentabilidade como
princípio de gestão
Um dos objetivos da
Volkswagen do Brasil é desenvolver a sustentabilidade como princípio de gestão.
A empresa promove uma série de iniciativas de proteção ambiental e
responsabilidade social.
Numa iniciativa pioneira
entre as montadoras instaladas no País, a Volkswagen anunciou a construção de
duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW
por ano. A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, em operação desde março de
2010, garantiu à Volkswagen a conquista, no início deste ano, do Certificado de
Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado
pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a
hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui
para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
É a primeira empresa do País
a implantar um software de gerenciamento de sustentabilidade, denominado SoFi,
que permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e
preparar relatórios ambientais. Além disso, utiliza uma ferramenta - o programa
GaBi - que permite analisar o ciclo de vida de uma nova instalação ou processo
industrial.
Fábricas
Fábrica Anchieta – São
Bernardo do Campo (SP)
Inaugurada em 18 de novembro
de 1959, a fábrica do ABC paulista foi a primeira da marca fora da Alemanha. É
considerada um complexo industrial por abrigar ali atividades como Estamparia,
Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, fabricação de motores, caixas
de câmbio e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos
produtos.
Atualmente, a fábrica
Anchieta reúne o maior números de trabalhadores da indústria automobilística do
Brasil (cerca de 14 mil), produzindo os modelos mais vendidos do mercado: Gol,
Parati, Saveiro, e Kombi, que também são exportados para diversos países no
mundo.
Fábrica de Taubaté (SP)
A fábrica da Volkswagen do
Brasil em Taubaté (SP) completou 36 anos de operação, no último dia 14. A
unidade emprega 1.300 dia atualmente mais de 5 mil pessoas, que são
responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25
anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade já produziu mais 5,6 milhões
de automóveis.
Inaugurada em 1976, a fábrica
está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena
utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente
é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos
aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em
tecnologia, automação e proteção ambiental.
Fábrica de São José dos
Pinhais (PR)
Uma das mais modernas
fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande
Curitiba (PR), é uma das maiores indústrias empregadoras do Estado e uma
referência em qualidade para o setor automotivo.
Desde a inauguração, em 18 de
janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos
para os mercados interno e externo e, atualmente, emprega 3.500 colaboradores.
Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz
atualmente os modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.
Fábrica de São Carlos (SP)
A fábrica de motores da
Volkswagen do Brasil, em São Carlos, iniciou suas atividades em outubro de 1996
e produz 42 modelos diferentes de motores 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais
equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan,
Kombi, Gol G4 e Golf.
A unidade é a terceira maior
fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente de Salzgitter
(Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria. Conta com 818 empregados
diretos e já produziu mais de 6 milhões de motores desde a sua inauguração.
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