quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Novo Mercedes-Benz SLS AMG GT: Safety Car oficial da Fórmula 1 ganha mais desempenho


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Mercedes-Benz

É grande a probabilidade que no GP de Cingapura deste final de semana o Mercedes-Benz SLS AMG GT, Safety Car oficial da Fórmula 1, tenha que entrar em ação. Com a potência aumentada para 435 kW (591 cv), tempos de mudança de marchas ainda mais rápidos e a nova suspensão AMG RIDE CONTROL Performance, a versão GT do modelo asas de gaivota está perfeitamente acertada para cumprir seu exigente papel na categoria de elite do mundo do automobilismo. Bernd Mayländer, piloto do Safety Car, está especialmente satisfeito com seu ‘veículo de trabalho’. "O SLS AMG GT é o melhor Safety Car que já dirigi", proclama.

O SLS AMG GT Official F1 Safety Car foi acionado pela primeira vez numa situação de corrida este ano no Grande Prêmio da Bélgica e há uma grande possibilidade de que volte a intervir durante a corrida noturna no circuito de rua de Marina Bay, em Cingapura. A direção de prova colocou o Safety Car em ação em todas as edições do GP de Cingapura desde que a corrida passou a fazer parte do calendário da Fórmula 1, em 2008. A prova também promete ser altamente empolgante do ponto de vista do esporte: em suas quatro edições, o GP de Cingapura teve três vencedores diferentes.

A função do Safety Car oficial da Fórmula 1 é assegurar o máximo de segurança para os participantes da categoria em situações extremas. Sempre que a direção de prova considera que a segurança da corrida pode estar ameaçada, ordena que o carro de segurança entre na pista. Más condições de tempo ou acidentes são as principais razões para o acionamento. O novo SLS AMG GT difere do anterior SLS AMG pela melhoria de seu comportamento dinâmico, desempenho na pista ainda melhor e também por novidades no design.

O SLS AMG GT é pilotado pelo alemão Bernd Mayländer, de 41 anos. O Safety Car oficial da Fórmula 1 tem cumprido suas funções desde o ano 2000 e é uma peça chave da equipe de segurança da FIA durante os finais de semana de corrida. "O SLS AMG GT é o melhor Safety Car que já dirigi. A combinação de um desempenho ainda melhor, os tempos de troca de marchas otimizados e a nova suspensão AMG RIDE CONTROL Performance elevaram o comportamento dinâmico do asa de gaivota a um nível ainda mais alto. Eu venho dirigindo diferentes Safety Cars desde o ano 2000 e, com cada novo veículo, percebo uma melhoria significativa sobre o anterior. É nisso que a busca por alto desempenho e precisão, típica da Mercedes-AMG, fica novamente evidente", declarou Bernd Mayländer.

Seu copiloto, o inglês Pete Tibbets, 45 anos, mantém contato permanente com a direção de prova durante os acionamentos do carro de segurança. O Official F1 Safety Car também é utilizado durante o final de semana para a maioria das provas das categorias que costumam acompanhar a Fórmula 1 como as dos campeonatos da GP2 e G e a Porsche Supercup.

Carro de segurança foi acionado seis vezes no Campeonato da Fórmula 1 de 2012

Desde o início da temporada da Fórmula 1 de 2012, o carro de segurança oficial da categoria entrou em ação seis vezes. Os pilotos rodaram um total de 138,1 quilômetros sob o comando do Safety Car. A intervenção mais longa este ano, até agora, ocorreu em março durante o segundo Grande Prêmio da temporada, na Malásia, durando oito voltas (44.3 km), antes e depois da relargada da corrida, devido a uma chuva torrencial. O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2010 registra o recorde de utilização do Safety Car, com 21 entradas na pista e 452,3 quilômetros percorridos durante as provas.

O SLS AMG GT Official F1 Safety Car em versão de série

Mantendo a filosofia da Mercedes-AMG, o Safety Car não passa por modificações técnicas ou alterações para redução de peso, na medida do possível. O comportamento dinâmico diferenciado do SLS AMG GT se deve à sua linhagem puro-sangue no automobilismo esportivo: com sua estrutura espacial em alumínio, o carro de segurança oficial da Fórmula 1 pesa apenas 1.620 quilos (peso em ordem de marcha).

Graças ao sistema de lubrificação com cárter seco, foi possível instalar o motor V8 numa posição bem baixa, proporcionando ao veículo um baixo centro de gravidade. Com o motor posicionado atrás do eixo dianteiro e à configuração que coloca a transmissão de dupla embreagem junto ao eixo traseiro, o carro também possui uma distribuição de pesos otimizada, com 47 por cento à frente e 53 por cento sobre as rodas traseiras.

Como é normal em carros de corrida, as suspensões tipo double-wishbone (braços duplos em forma de V) asseguram alto limite de aderência nas curvas, precisão no traçado e extrema agilidade, assim como baixa inércia devido à sua massa durante mudanças súbitas de direção.

O motor central AMG V8 de 6,3 litros, com potência máxima de 435 kW (591 cv) e 650 Nm de torque máximo também é uma versão produzida em série, assim como a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas, com tempos de troca otimizados, a nova suspensão AMG RIDE CONTROL Performance, o sistema de freios AMG com discos de composto de cerâmica e as rodas de liga leve forjada AMG com 10 raios com peso reduzido, pintadas de preto fosco com detalhes em alto brilho. A única exceção é o silenciador traseiro especialmente desenvolvido, que também está presente no SLS AMG Official F1 Safety Car e cria uma trilha sonora especial para o motor V8 para empolgar os fãs da Fórmula 1 presentes no circuito ou assistindo às provas em casa. O SLS AMG GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge 200 km/h em apenas 11,2 segundos.

Visualmente, o SLS AMG GT pode ser diferenciado do SLS AMG pelos faróis e lanternas escurecidos e o acréscimo das letras GT ao logotipo da AMG no canto direito da tampa do porta-malas. A barra em forma de asa que cruza o radiador é pintada de preto com alto brilho, assim como as barbatanas do capô e aerofólios. O volante AMG Performance com raio reduzido na parte inferior e detalhes em metal preto com alto brilho tem as áreas de contato revestidas de Alcantara e uma marca vermelha na posição de 12 horas, no topo. O painel de instrumentos AMG tem superfície preta, alojando o indicador de troca de marchas com seus sete LEDs.

Seis modelos SLS AMG exclusivos

O SLS AMG Coupé, apresentado em 2009, foi o primeiro veículo desenvolvido independentemente pela Mercedes-AMG. O espetacular modelo asas de gaivota foi seguido em 2011 pelo conversível AMG Roadster, assim como pelo SLS AMG GT3, versão para corridas. Com 26 vitórias no campeonato europeu da FIA GT3, o SLS AMG GT3 foi o modelo recém-chegado de maior sucesso na temporada automobilística internacional de 2011. Na temporada de 2012, a versão de competição do asa de gaivota participou de 15 campeonatos, disputadas em quatro continentes.

Com o SLS AMG GT, disponível nas versões Coupé e Roadster, a gama de modelos aumenta agora para cinco. O sexto modelo tem chegada prevista para 2013 e será o novo Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive. A Mercedes-AMG planeja fazer uma série limitada do superesportivo movido apenas por eletricidade.

15 anos de Safety Cars e Medical Cars da Mercedes-AMG

A AMG tem um larga experiência no design, desenvolvimento e operação do Safety Car e do Medical Car oficiais da Fórmula 1. A C 63 AMG Estate tem sido usada como carro médico oficial da Fórmula 1 desde 2008, sempre pronta a prover assistência médica de emergência em casos de acidentes. Na realidade, a marca de performance da Mercedes-Benz tem atuado ativamente nas categorias mais importantes do automobilismo internacional desde 1996.

Todos os Safety Cars da AMG

1996: C 36 AMG (W 202)
a partir de 1997: CLK 55 AMG (C 208)
2000: CL 55 AMG (C 215)
a partir de 2001: SL 55 AMG (R 230)
2003: CLK 55 AMG (C 209)
a partir de 2004: SLK 55 AMG (R171)
a partir de 2006: CLK 63 AMG (C 209)
a partir de 2008: SL 63 AMG (R230)
a partir de 2010: SLS AMG (C 197)
a partir de 2012 (GP de Hockenheim): SLS AMG GT (C 197)

Todos os Medical Cars da AMG

1996: C 36 AMG (W 202)
1997: C 36 AMG (W 202); E 60 AMG (W 210)
a partir de 1998: C 55 AMG Estate (S 202)
a partir de 2001: C 32 AMG Estate (S 203)
a partir de 2004: C 55 AMG Estate (S 203)
desde 2008:C 63 AMG Estate (S 204)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.