VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Se você é proprietário de veículo,
com certeza já passou por essa dúvida: na hora de fazer revisão ou consertar
algum problema, deixar o carro sob o cuidado das
concessionárias ou levar naquelas oficinas consideradas “paralelas”? Trata-se
de uma decisão difícil: as concessionárias e oficinas autorizadas, por um lado,
passam a ideia de que será um serviço de qualidade, justamente por ser
chanceladas pela montadora – por outro, cobram valores muitas vezes abusivos;
já as oficinas mecânicas “sem bandeira”, por sua vez, cobram preços mais
camaradas, mas podem ser uma fria em termos de qualidade do serviço prestado. E
agora, o que fazer?/
Vamos, aqui, analisar cada caso e
suas variáveis, para que você possa tomar a decisão consciente e de forma mais
ágil – afinal, quem é que pode ficar muito tempo com o carro ou moto parado na
garagem?
O bom carro à concessionária retorna
Quando vamos até a concessionária
para fechar o negócio de compra de um veículo, somos sempre muito bem tratados
por todos, e dá até vontade de voltar lá sempre. Na teoria, todos os
profissionais ali são bem treinados e capacitados pela montadora, o que traz
muita tranquilidade – ou seja, em tese, eles sabem o que estão fazendo. Além
disso, todo o material usado é de boa procedência e todo o processo é
documentado, desde a entrada do veículo até a retirada. Se o carro estiver na
garantia, levá-lo até a concessionária pode ser um ótimo negócio, pois no caso,
não será cobrada taxa de mão de obra.
Porém, todas essas vantagens podem
ser uma verdadeira armadilha para seu bolso. Muitas concessionárias têm cobrado
valores abusivos nos reparos e prestado serviços desnecessários nas revisões,
como trocas de peças que não estavam previstas. Em alguns casos, a diferença de
preços entre concessionárias e oficinas paralelas chega a 100%! Outro problema
bastante relatado é o longo tempo de espera para o carro ficar pronto, com uma
fila que pode chegar a dias, além da falta de horários disponíveis e
localização ruim.
Também é necessário tomar cuidado com
as famosas “garantias estendidas” que vêm sendo oferecidas por algumas
montadoras como uma grande vantagem, mas que deixa o veículo “preso” à
concessionária.
Toca
para a oficina!
Por conta das dificuldades e altos
preços praticados pelas concessionárias, muita gente tem optado por levar seus
veículos para reparo e revisão em oficinas paralelas. Na maioria dos casos,
trata-se de uma oficina “de confiança”, na qual o proprietário do veículo já
conhece o dono e os mecânicos, além de na maioria das vezes atenderem
prontamente e serem muito mais rápidos na entrega do veículo reparado ou
revisado.
Mas a opção pelas oficinas não
autorizadas têm desvantagens: levar o veículo a uma delas pode encerrar a
garantia oferecida pela montadora e você não poderá mais usufruir dela caso
precise. Além disso, não é todo tipo de serviço que as oficinas “paralelas”
oferecem – na maioria das vezes, elas são especializadas em um tipo de aspecto do
veículo, como elétrica, câmbio e funilaria, o que pode fazer com que você leve
seu veículo a mais de uma delas, perdendo tempo e dinheiro.
No final das contas, ambas as opções
– concessionária ou oficina não autorizada – têm seus prós e contras, e cabe a
você decidir o que é prioridade para você. A recomendação é que você opte
sempre por deixar seu veículo com quem você sente confiança e vá pagar um preço
justo pelo serviço. Ah, e não se esqueça: conheça seu veículo em detalhes e
leia o manual do proprietário do começo ao fim, pois isso ajuda muito a não ser
enganado!
Ei amigo, mt importante essa informação. Tenho alguns textos e vídeos que talvez interesse a vc ou aos seus leitores também. Trabalho numa empresa que fabrica pontes rolantes: pontes rolantes e pórticos. Somos também, fabricantes de estruturas metálicas de diversos tipos, para variados projetos de engenharia. Grande abço!
ResponderExcluir