VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Aston Martin escolheu a Monterey Car Week 2022 para revelar o espetacular DBR22. Um conceito de design de dois lugares com motor V12, comemorando a extraordinária linhagem de esportivos vencedores de cockpit aberto da marca. A criação do conceito de design DBR22, revelado na Califórnia, é a mais recente de uma longa linha de projetos extraordinários habilmente gerenciados pela divisão sob medida, a Q by Aston Martin, que neste ano comemora uma década de construção de carros exclusivos para os clientes mais exigentes. Encomendas únicas e icônicas como o Aston Martin Victor e especiais de baixo volume, como o Vulcan (limitado a 24 exemplares em todo o mundo) e o Vantage V600 (limitado a apenas 14), são exemplos verdadeiramente magníficos dessas colaborações. Parece apropriado, então, que o conceito de design do DBR22 também seja a base de um exemplo de realidade de produção para um número ultra-exclusivo de clientes Q by Aston Martin.
Ao combinar a arte clássica da construção de carrocerias com materiais avançados e tecnologias de fabricação de ponta, o DBR22 é uma mistura perfeita de pureza de design, precisão de engenharia, desempenho de tirar o fôlego e paixão verdadeira. Uma celebração perfeita do Q da Aston Martin e seu potencial ilimitado. Tudo sublinhado pelo conhecimento de que é um dos mais raros Aston Martins na rica história de 109 anos da marca. Com proporções clássicas e curvas imaculadas e musculosas, o DBR22 evoca descaradamente a tradição (especificamente a linhagem da Aston Martin de carros esportivos de cabine aberta de dois lugares, como o DBR1 e o DB3S), mas expressa isso com uma nova visão dinâmica desse tema.
O DB3S representa uma parte importante da história da Aston Martin em competições. Introduzida em 1953, a carroceria DB3S de liga leve de Frank Feeley tornou-se conhecida por suas curvas e eficiência aerodinâmica, estabelecendo a Aston Martin como uma séria candidata à vitória em Le Mans e obtendo alguns resultados impressionantes ao longo do caminho. O DBR1, conhecido como o melhor carro esporte da Aston Martin, levou a linguagem de design da Feeleys ainda mais longe e se tornou um dos Aston Martin mais importantes e influentes de todos os tempos, tendo vencido várias corridas notáveis – a mais famosa, claro, as 24 Horas de Le Mans em 1959, dirigido por Carroll Shelby e Roy Salvadori, e levando a equipe Aston Martin ao título do Campeonato Mundial de Carros Esporte nesse mesmo ano.
O conceito de design do DBR22 apresenta uma carroceria completamente nova dos designers da Aston Martin. A sua forma excepcional construída em formato de “carruagem” é criada a partir de um número mínimo de painéis da carroçaria para criar uma presença mais esculpida e musculada. O resultado: uma mistura suave e sem esforço de esportividade e elegância excepcionais, complementada com vários recursos de design exclusivos.
Uma característica particularmente notável é a grade dianteira totalmente nova, que incorpora um design exclusivo de fibra de carbono no lugar das veias usuais vistas na produção em série do Aston Martin. Este design se inspira diretamente no DBR1 e no DB3S, conferindo uma identidade única: ela claramente se baseia na herança da Aston Martin, mas usa essa inspiração para criar um visual verdadeiramente contemporâneo.
O capô apresenta uma abertura em forma de ferradura, recuada para auxiliar o fluxo de ar do motor V12 biturbo de 5,2 litros. Esta linha de capô longa e ininterrupta chama sua atenção de volta para o cockpit, sobre o defletor de vento de linha baixa e os espelhos delicados, que são montados na parte superior das portas em braços de fibra de carbono esbeltos e resistentes ao vento.
Assentado perfeitamente dentro dos para-lamas está um conjunto de rodas de liga leve de 21 polegadas de estilo totalmente novo. Apresentando um design exclusivo de 14 raios criado especialmente para o DBR22, essas rodas apresentam um cubo de trava central derivado do automobilismo, que também está disponível para especificações a partir de uma ampla paleta de cores.
O conceito de design DBR22 também apresenta uma cor de pintura totalmente personalizada, desenvolvida especificamente para a ocasião usando “Paint to Sample” – uma opção exclusiva disponível por meio da Q by Aston Martin, demonstrando novamente as vastas possibilidades de design oferecidas pelo serviço sob medida da marca.
O cockpit do DBR22 continua a fusão de abordagens clássicas e contemporâneas com muitos componentes exclusivos e uso extensivo de couro e fibra de carbono exposta. Com arquitetura definida pelo painel totalmente novo e elegantes telas de infoentretenimento, ele define o tom para um ambiente limpo e organizado. Apesar de se inspirar nos carros de competição da Aston Martin, o DBR22 não é um esportivo básico por dentro. Peles aromáticas flexíveis envolvem o painel de instrumentos contemporâneo e os bancos esportivos de fibra de carbono, e se estendem sobre o topo das portas para criar um toque convidativo do interior.
Erguendo-se por trás dos assentos, há naceles duplas que suavizam o fluxo de ar atrás das cabeças do motorista e do passageiro. Na traseira, o conceito de design do DBR22 tem um gráfico de luz horizontal inconfundível, cortesia da barra de luz fina e de largura total, feita especialmente para esta aplicação. Abaixo dele fica um painel perfurado para permitir saída de ar quente. Esta peça lindamente escultural é mais um destaque exclusivo do design intrigante do DBR22. Juntamente com o difusor suavemente integrado e o par de saídas de escape de grande diâmetro, o DBR22 tem uma presença incrível na estrada, capturando perfeitamente a emoção crua da experiência de condução.
Com uma vasta gama de opções disponíveis por meio do célebre serviço personalizado, o Q by Aston Martin oferece aos clientes de todos os modelos da marca a oportunidade de criar algo completamente único. Além de cores e acabamentos de pintura, gráficos personalizados e até carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro Q by Aston Martin pode ultrapassar os limites do design e do desejo, sendo totalmente adaptado ao gosto do cliente.
Graças a um trem de força V12 biturbo de 5,2 litros imensamente potente, o DBR22 combina sua aparência extraordinária com um desempenho verdadeiramente de tirar o fôlego: pico de potência de 715 cv e torque de 753 Nm, fornecendo propulsão suficiente para acelerar o DBR22 da imobilidade aos 100 km/h em aproximadamente 3,4 segundos e para uma velocidade máxima de 319 km/h. Com o inesquecível uivo de doze cilindros deste motor épico, o DBR22 promete ser uma estimulação sensorial intensa.
Dinamicamente, o DBR22 visa a verdadeira conexão do motorista, com um chassi aprimorado para fornecer precisão, agilidade e tato em igual medida. A calibração exclusiva do motor e a transmissão automática com paddle-shift de 8 velocidades usam a modelagem de torque para dar ao DBR22 um comportamento e entrega diferentes de qualquer outro modelo. Uma coluna de direção fixa oferece maior precisão e feedback mais detalhado para que o motorista possa criar uma imagem mais precisa da aderência disponível.
Atenção também foi dada à estrutura do chassi do DBR22. Painéis de cisalhamento dianteiros e traseiros exclusivos aumentam ainda mais a rigidez torcional, com uma calibração personalizada para os amortecedores adaptativos, proporcionando precisão e flexibilidade para uma mistura de controle de carroceria e refinamento de condução que tornará o DBR22 um prazer absoluto de dirigir - na estrada ou na pista.
O DBR22 também possui um subchassi traseiro impresso em 3D – a primeira vez que a Aston Martin introduziu esse método. O componente é feito de várias peças impressas em 3D em alumínio, que são então coladas para formar a subestrutura final. As vantagens são claras, com uma economia significativa de peso e sem redução na rigidez, além da capacidade de fazer peças especiais para modelos de volume ultrabaixo quando for necessário.
Roberto Fedeli, diretor técnico da Aston Martin, afirma: “A tecnologia é fundamental na construção do DBR22, com uso extensivo de fibra de carbono e o uso de impressão 3D para a fabricação de um componente estrutural. Como tal, o DBR22 apresenta os recursos exclusivos da Aston Martin, com design de classe mundial combinado com uma abordagem ágil e inteligente de engenharia e produção. Para um carro que foi projetado para celebrar o melhor serviço de personalização sob medida, os desenvolvimentos de engenharia significam que o DBR22 garante uma condução tão viciante quanto sua aparência”.
Marek Reichman, diretor de criação da Aston Martin, acrescenta: “Definimos nossos sistemas de design para ‘hiper-drive’, impulsionando ainda mais a exploração do formalismo e nos esforçando para expressar um futuro aqui e hoje. Onde poderíamos ir com superfícies, proporção e forma. Combinando essa abordagem com processo, tecnologia e materiais avançados, modernizamos efetivamente nossa linhagem de corrida e criamos um novo pedigree. O DBR22 é um carro esporte Aston Martin de sangue quente, puro-sangue, cheio de velocidade, agilidade e espírito, e uma máquina que achamos que será a base de muitos dos ícones de amanhã”.
O conceito de design DBR22 estará em exibição no Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia, de 19 a 21 de agosto (sexta-feira a domingo). Por enquanto, não há confirmação de que o DBR22 venha para o Brasil.
Fonte: LetraNova Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.