sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



EM BAIXA - Os dados de emplacamentos das empresas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, no primeiro mês do ano, mostraram queda de 28,9% em relação ao desempenho de dezembro de 2010. Foram emplacadas 9.572 unidades contra 13.459 veículos de dezembro último. Apesar da baixa, a participação dos importados no mercado total subiu de 3,73% para 4,16%, na medida em que o volume total decresceu 36,3%.Na comparação com igual período de 2010, porém, janeiro último mostrou aumento de 93,2%. Foram 9.572 unidades emplacadas contra 4.954 veículos de janeiro do ano passado. E o market share das marcas sem fábricas no Brasil era de 2,46%.Segundo Gandini, a estimativa de vendas da Abeiva para 2011, de 165 mil unidades, pressupõe emplacamento mensal da ordem de 13,7 mil unidades. “Certamente, em janeiro e em fevereiro, não conseguiremos atingir esse total. Mas a partir de março pretendemos recuperar a venda média mensal projetada”, conclui o presidente da entidade.


EXPERIENCE MINI - O MINI Countryman, último lançamento da marca e primeiro modelo MINI com quatro portas, poderá ser testado, assim como os demais modelos da linha 2011, durante o Eurobike Experience MINI Atlântida, que acontecerá dia 05 de fevereiro, no litoral gaúcho. Os convidados serão recepcionados no Lounge Summer Paradouro, no Café Atlântida e participarão de diversas atividades ao longo do dia. Durante a ação, a Eurobike também contará com uma equipe para realização de pré-venda do Countryman. Para finalizar o evento será oferecido um delicioso coquetel acompanhado de um pocket show. O mais interessante desta ação é que os convidados e clientes que não conseguirem comparecer em Atlântida neste final de semana não perderão a oportunidade de testar os modelos MINI. Dia 07 de fevereiro se inicia o Eurobike Experience MINI Porto Alegre, que permanecerá na loja de Porto Alegre durante o mês de fevereiro. Dando continuidade às ações de responsabilidade social, durante o evento em Atlântida, a Eurobike coletará doações de brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão enviadas para Prefeitura de Xangri-lá que os distribuirá para entidades assistenciais. Eurobike Experience MINI Atlântida – 5 de fevereiro. Eurobike Experience MINI Porto Alegre - 7, 8, 9 e 10 / 14, 15, 16 e 17 / 21, 22, 23 e 24 de fevereiro


NOS ESTADOS UNIDOS - Vencedores de vários prêmios e menções, o novo Kia Optima e o Kia Sportage foram recentemente reconhecidos como "Melhor Modelo Novo" pela revista mensal Kiplinger's Personal Finance, nos Estados Unidos. O Optima foi nomeado "Melhor Carro Novo" na categoria ‘25 – 30 mil dólares’, e o Sportage como "Melhor Crossover Novo" na categoria ‘Crossovers Pequenos’. Além disso, o Kia Soul recebeu a menção "Vale Conhecer” entre os carros abaixo de 20 mil dólares. "Ganhar o prêmio ´Melhor Modelo Novo´ pela Kiplinger's Personal Finance com os modelos Optima e Sportage, bem como a menção ao Soul, reforça o grande impacto que a transformação de design da Kia Motors teve em nossa marca e nossos produtos”, disse Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Kia Motors América. O ‘Guia Anual de Compra de Veículos’, da Kiplinger’s Personal Finance, identifica veículos em 11 categorias, classificando-os por preço, desempenho, segurança, habitáculo e impressões ao dirigir.


NOVA CAMPANHA - “Pra frente é que se roda” é o conceito da nova campanha institucional que será lançada pela DAFRA Motos no próximo dia 6 de fevereiro. Criada pela agência Talent, a ação (composta por filme, spot de rádio, mídia impressa e exterior) reafirma o posicionamento da empresa entre as três marcas mais vendidas no Brasil. Para o filme, que vai ao ar neste domingo nas principais redes abertas de televisão do País, foram necessários três dias de filmagens externas, que fecharam algumas ruas da cidade de São Paulo e envolveram mais de 30 motos. Além disso, traz como trilha sonora uma versão exclusiva da música “Tarde Vazia”, do Ira!, regravada especialmente para o comercial. O vídeo, que leva o mesmo nome da canção e foi dirigido por Paulo Vainer, mostra um jovem que parece entediado e sem nada para fazer, até que ele resolve dar uma volta com sua DAFRA Apache RTR 150 pela cidade. À medida que passa pelas ruas, dobra esquinas ou atravessa cruzamentos, outros motociclistas, que também pilotam modelos DAFRA, como Speed 150, Citycom 300i, Kansas, Smart 125 e Zig, juntam-se a ele, formando um grande grupo que se dirige para a estrada. A locução em off ressalta a posição de destaque da marca no Brasil, e revela: “Três motos eleitas as melhores do Brasil. Dafra, uma das três marcas mais vendidas do país. Pra frente é que se roda”.


NOVA ASSINATURA - Presente no País há 12 anos, a Renault vem crescendo e ampliando a percepção de sua marca no Brasil e no mundo. Neste período, a empresa conseguiu, através de uma estratégia competitiva, oferecer ao mercado nacional produtos inovadores e acessíveis ao consumidor brasileiro, transformando-se em uma das montadoras que mais vem crescendo nos últimos anos. A partir de 7 de fevereiro, a Renault do Brasil apresentará sua nova assinatura de marca, através de campanha de comunicação criada pela agência Neogama/BBH. O mote "Mude a Direção" aponta para um novo posicionamento da empresa, em que as pessoas e suas necessidades de mobilidade são o verdadeiro centro do negócio da Renault. Essa mudança reflete a convicção da empresa de que não é mais papel das pessoas se adaptarem ao automóvel, e, sim, do automóvel se adaptar às pessoas, oferecendo soluções de mobilidade confiáveis, inovadoras e acessíveis.


LINHA DE TRATORES - A Agrale, uma das empresas líderes no segmento brasileiro de máquinas agrícolas, apresentará na Show Rural, feira promovida anualmente pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a sua linha completa de tratores, com destaque para o modelo BX 6180, que conta com uma nova cabine, mais confortável, ergonômica e moderna. Na exposição, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel (PR), a empresa apresentará também seus caminhões 8500 CE, 8500 E-MEC – incluídos no Programa Mais Alimentos do Governo Federal – e o modelo médio 13000, além de toda a gama de produtos Lintec. No evento, o modelo exposto é o Agrale BX 6180, que possui motorização MWM International de 168 cv de potência e levante hidráulico. Ideal para médios e grandes produtores, principalmente para as culturas de grãos e cana-de-açúcar, o trator é robusto e garante alta produtividade na lavoura com baixo consumo de combustível e pode ser usado em diferentes aplicações durante todo o ano.


CAMINHÕES PESADOS - A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões pesados no Brasil no mês de janeiro. De acordo com o DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, foram emplacados 1.035 caminhões pesados da marca no primeiro mês de 2011. Este resultado representa uma participação de 29% no segmento de pesados, 11% a mais do que o segundo colocado. "Esse resultado de vendas de janeiro confirma que o ritmo da atividade econômica continua aquecido em áreas como mineração, grandes obras de infraestrutura, agronegócios e operações logísticas, setores que puxam as vendas de caminhões pesados", afirma Joachim Maier, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Para atender aos clientes que atuam nessas atividades, a Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de produtos. "Como as linhas Actros e Axor, que oferecem elevado nível de tecnologia, desempenho, conforto e segurança, aliado a um reduzido consumo de combustível e menor custo operacional, o que assegura a rentabilidade para os clientes", diz Maier.


JABOATÃO E CARUARU - O Grupo ADT está abrindo a mais nova concessionária Citroën em Jaboatão dos Guararapes (PE). Com investimentos totais de R$ 13 milhões, a Pigalle passa a ocupar um espaço importante na região metropolitana da capital de Pernambuco. Rodrigo Hernandes, gerente nacional de Vendas da Citroën do Brasil, informa que “a expectativa de vendas para a nova loja é de 80 carros novos e 50 seminovos por mês. Os clientes de Jaboatão e região terão um ponto de atendimento completo em vendas, peças e serviços, com a tradicional qualidade da rede Citroën”. Plenamente alinhado com a estratégia da Citroën no Brasil, o grupo, com mais de 50 anos de experiência no setor, inaugura também nesta data a sua segunda concessionária Citroën em Caruaru (PE), com investimentos adicionais de três milhões de reais. Localizada no bairro de Piedade, a Citroën Pigalle de Jaboatão possui área total de 5.000 m² e área construída de 3.000 m². “O local escolhido atendeu a várias conveniências. O prédio é próprio, com estacionamento, e está localizado numa região em franco desenvolvimento nos últimos tempos. Além disso, estamos próximos de regiões muito prósperas como as de Suape e Paiva”, explica Luiz Henrique Gouveia, diretor da Pigalle. Além da venda de carros novos e seminovos, a Citroën Pigalle de Jaboatão prevê o atendimento nas oficinas 250 clientes por mês. A abertura da Pigalle gerou cerca de 50 empregos na região, sendo 30 diretos e 20 indiretos.


NOVO SAC - A STETSOM, maior fabricante de amplificadores para som automotivo da América do Sul, acaba de lançar seu novo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Através do número 3003 1900 os consumidores STETSOM poderão entrar em contato com a empresa e tirar todos os tipos de dúvidas relacionadas a produtos, vendas, suporte e serviços. As chamadas para os números 3003 ou 4004 são consideradas chamadas compartilhadas, pois o cliente paga o valor de uma ligação local e a empresa para qual a ligação é destinada paga o transporte da cidade de onde foi discada até sua sede, minimizando o custo da ligação para o cliente. O sistema já é utilizado pelas maiores empresas do país, como forma de diminuir a distância entre a empresa e seus clientes. A estratégia da STETSOM é facilitar o relacionamento com seus clientes, aumentar a área de abrangência, além de reduzir custos. Ao oferecer um SAC mais moderno, a empresa espera direcionar as suas ações de gestão e produtividade e alcançar a excelência no atendimento ao consumidor.


ALIMENTADO POR TURBO - O novo Chevrolet Sonic, apresentado no Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), é um dos modelos da General Motors voltados para a tendência do mercado norte-americano de veículos mais econômicos, mas que mantenham o mesmo desempenho de automóveis com motores maiores. É equipado com o motor Ecotec 1,4 litro, com 4 cilindros em linha e alimentado por sistema de turboalimentação Garrett, que proporciona a potência de 141 cv (102 kW) e torque de 20,4 kgf.m (201 Nm). Com esse conjunto de transmissão, a previsão é de consumo médio de cerca de 17 km/l em ciclo rodoviário. “Estamos ingressando na moderna era dos carros com motores sobrealimentados nos Estados Unidos”, anunciou Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, fabricante dos turbos Garrett. “As fábricas de veículos estão conscientes que o turbo permite o projeto de motores que combinam alta performance com economia de combustível. Pelas vantagens que esses novos motores apresentam, podemos prever que as vendas de veículos turboalimentados a gasolina, híbridos e com moderno diesel limpo deverão atingir cerca de 80% das vendas nos Estados Unidos até o final desta década”, acrescentou.


PRESENÇA NO DOWNHILL - A Peugeot do Brasil vai, mais uma vez, marcar presença na prova “Descida das Escadas de Santos”, considerada a principal competição de Downhill Urbano (modalidade do Mountain Bike) do calendário nacional e uma das maiores do mundo. O evento, que acontece neste fim de semana (04 a 06/02) no centro histórico de Santos, litoral paulista, tem apoio da Peugeot e contará com a exposição de um veículo Hoggar, na versão Escapade 1.6 Flex. Lançado no mercado nacional há menos de um ano, o Hoggar marcou a entrada da Peugeot num segmento inédito: o de picapes compactas. Primeiro utilitário compacto da Marca desenvolvido no Brasil, o modelo tem a maior capacidade volumétrica de caçamba do segmento: 1.151 litros (em carga útil, pode levar até 742 kg). Ou seja, o veículo atende perfeitamente às necessidades dos atletas inseridos nesta modalidade esportiva com uma caçamba generosa para o transporte das bicicletas, além de estar alinhado aos conceitos de resistência e esportividade característicos da competição – cerca de 100 atletas descerão de bicicleta os mais de 400 degraus do morro Monte Serrat, onde oficialmente acontece a prova. Em função disso, a presença da Marca no evento representa uma importante ferramenta de exposição. Além do grande número de atletas brasileiros e também representantes de outros oito países, a competição é seguida por um grande público, entre amantes do esporte e moradores da região, já que a prova virou tradição na cidade. O treino cronometrado, que terá início às 9h de domingo (06/02), será transmitido ao vivo pela Rede Globo, durante exibição do programa Esporte Espetacular.


NOVAS CATEGORIAS - Com a realização de dois dias de testes em Interlagos, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de fevereiro), o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil dá a largada para a temporada de 2011. Além da realização de duas provas no exterior, com a etapa de abertura sendo realizada em Estoril, Portugal, e a segunda em Buenos Aires, na Argentina, a categoria passará a contar com a segunda geração do Porsche 911 GT3 Cup "997", ainda mais velozes e evoluídos. A chegada dos novos carros motivou uma mudança na nomenclatura das duas divisões do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Os "997 II", equipados com motor de 3,8 litros e 450 cv de potência, competirão na "Porsche Cup". Os 997 equipados com motor de 3,6 litros e 420 cv passam a competir na "Porsche Challenge", substituta da categoria Light, que usava os Porsche 911 GT3 Cup "996" com motor de 3,6 litros e 400 cv. Os testes de pré-temporada em Interlagos acontecerão somente para os pilotos da Porsche Challenge, já que os carros da Porsche Cup serão enviados diretamente da fábrica da Porsche Motorsport, em Stuttgart, para Estoril. Nesta quinta-feira (03/02), os carros vão para a pista das 14:00 às 17:30, em duas sessões de uma hora cada. Na sexta (04/02), os testes acontecerão das 9:30 às 13:00, também divididos em duas sessões de uma hora.


COMEÇAM A GARANTIR - As inscrições para o 5º Rally Barretos estão abertas e os participantes não perdem tempo. A competição, que acontece de 25 a 27 de março, na cidade de Barretos, SP, tem tido grande procura, e diariamente, aumentam as confirmações de pilotos e navegadores. E para atender as expectativas dos competidores, a Pró Esporte Brasil - empresa promotora do evento - trabalha para trazer novidades ao certame e à população. "Na parte técnica, teremos especiais com algumas surpresas boas aos off-roaders, e na promocional, o público poderá assistir a festa de premiação embalada por um show ao vivo, além da big festa Vinil Flashback, no sábado à noite, com Paula Toller e Kid Abelha", comentou Fernando Bentivoglio, diretor de evento.


CONCURSO CULTURAL - No dia 1º de maio, o Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, voltará a tremer. O espaço será palco da etapa brasileira da Fórmula Indy pelo segundo ano consecutivo. E a Honda Automóveis também fará muito barulho antes do GP. Patrocinadora oficial do evento, a marca está promovendo um concurso cultural, que se estenderá até o dia 31 de março. Durante o período, todos os que visitarem uma das mais de 170 concessionárias de automóveis Honda espalhadas pelo país, além de serem convidados a realizar o test drive de um dos modelos da marca, receberão um cupom para preencher os dados e responder a uma pergunta: “O que você faria para assistir a F-Indy em São Paulo, com tudo pago?”. As 100 frases mais criativas serão premiadas com uma viagem com acompanhante e tudo pago para assistir a corrida em São Paulo. Para isso, a Honda desenvolveu uma campanha de divulgação, que inclui envio de e-mail marketing e mala-direta para um mailing qualificado e o desenvolvimento de um hotsite específico (www.honda.com.br/emocaoatodaprova.com.br).


PARA OS MELHORES - A Dana fornece tecnologias de powertrain para 7 dos 10 melhores motores da indústria automobilística de 2011, eleitos na 17ª edição do Ward's 10 Best Engines, realizado anualmente pela revista norte-americana Ward’s Auto. A premiação, que ocorreu em janeiro, durante o North American International Auto Show, em Detroit, reconheceu os fabricantes que apresentaram modificações consideráveis ou nova versão de motores para 2011. As tecnologias Dana foram fornecidas para veículos movidos a gasolina, diesel e, pela primeira vez, elétricos. Os componentes proporcionam maior durabilidade, reduzem o consumo de combustível, emissões, número de peças e o peso do veículo, além de melhorar o desempenho e a eficiência do motor e aumentar a flexibilidade de instalação.



AMPLIA PARCERIA - A PST Electronics acaba de lançar alarmes, travas e vidros elétricos para equipar os veículos Chevrolet Celta e Prisma 2012. Os acessórios genuínos foram desenvolvidos seguindo os critérios da General Motors e chegam ao mercado com sistemas exclusivos. “Estamos sempre atentos às necessidades do nosso cliente, por meio de estudos, avaliações e projeção de produtos. A nossa flexibilidade, agilidade e capacidade de adaptação são reconhecidas pela GM e tornam a parceria entre as duas companhias, iniciada há nove anos, cada vez mais sólida”, explica Nelson Bastos, diretor Comercial da PST Electronics. Uma das novidades é o alarme com monitoramento do capô, produzido para garantir mais segurança aos equipamentos internos dos veículos, como a bateria. O acessório criado para o Chevrolet Prisma apresenta também o monitoramento do porta-malas. Com essa função, em caso de tentativa de violação, o alarme dispara.


ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA - O engenheiro alemão Otto Manfred Joos, 55 anos, assumiu a vice-presidência de Operações da Volkswagen do Brasil, em substituição ao também alemão Jörg Entzian. O cargo integra o Comitê Executivo da empresa no País. Jörg Entzian, que estava na vice-presidência de Operações da Volkswagen do Brasil desde 2007, assumiu em 2010 a responsabilidade pela nova unidade de produção de veículos da Volkswagen em Yizheng, na China. Antes de vir para o Brasil, de 2007 a 2010, Joos era vice-presidente de Operações e Logística e membro do Comitê Executivo da Volkswagen do México. Com vasta experiência em mercados emergentes, o engenheiro também liderou, entre 2003 e 2007, a área de Produção e Logística da fábrica de Changchun, na China, que é administrada por meio de uma joint-venture entre a Volkswagen e a chinesa FAW.



CRESCE 10% - O Consórcio Iveco, que completou 12 anos de atividades em novembro, registrou um crescimento de 10% em 2010 em comparação ao montante de cotas de consórcio vendidas em 2009. O aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais no ano passado, que tornou-se o melhor da história da indústria, influenciou diretamente o aumento da comercialização de consórcios. No volume do acumulado de 2010, o Consórcio Iveco vendeu 1.300 cotas. Só em novembro, a administradora comercilizou cerca de 200 cotas, uma das melhores performances mensais de sua história. Para 2011, a expectativa também é crescer próximo de 10%. Em seus 12 anos de atividades, a administradora já comercializou mais de 15 mil cotas de consórcio e entregou cerca de 8 mil veículos da marca Iveco. Exatamente igual à Iveco, o Consórcio Iveco também sempre busca inovar o mercado em que atua. As campanhas promocionais lançadas pela administradora registram sucesso de adesões. Em 2007 e 2008, a ação “Programa Campione”, com o novo Stralis, levou aproximadamente 1.000 pessoas para a Itália. Em 2009, foi a vez do lançamento da promoção “Olé Espanha”, que levou cerca de 1.000 consorciados para visitar as cidades de Madri e Barcelona.


CLUBE DO FORDINHO CAMPEÃO - Quando será o próximo ? Essa foi a pergunta mais falada durante o evento Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques - que aconteceu na cidade de Franca/SP nos dias 29 e 30 de janeiro. Entre os ganhadores, Fábio Paladino, da Equipe Paladino Racing ficou com o primeiro lugar da prova e também fez a volta mais rápida entre os participantes com o tempo de 48,94segundos num percurso de 1.400m. Em um percurso de 50m. e com o tempo de 1.05,06” o primeiro lugar na prova de Marcha Lenta (batizada de Roberto Paladino) ficou com o sócio do Clube do Fordinho, Milton Zupiroli. Antes da prova Zupiroli cantou a pedra que levaria o troféu para a sala do Clube do Fordinho (onde Paladino sempre foi sócio). O 1° Lugar de Zupiroli foi muito questionado pelo fato do piloto ter empurrado o carro o final da prova, evitando que o mesmo “morresse”. Um exemplo. Darcy Gabarra, de Ribeirão Preto/SP, não só deu show de simpatia com seus 87 anos a bordo de um Chevrolet 1928, como também deu show de volante ao vencer a categoria Miscelânea (marcas diversas). Entre as categorias do Pé na Tábua, a dos modificados (com motores modernos) foi a mais divertida. Destaque para a alegria da equipe da Madefer (2° colocado) e para as pilotos femininas que ficaram em 3° e 4° lugares. O troféu da categoria foi miniaturas de hots cedidas pela Sobral miniaturas.


EM TRÊS ESCUDERIAS - As três escuderias equipadas com motores Renault - Lotus Renault GP, Red Bull Racing Renault, Team Lotus Renault - apresentaram seus monopostos durante os testes privados na Espanha. . Todas as três equipes terão um motor idêntico fornecido pela Renault Sport F1, a divisão esportiva responsável pelo compromisso da Renault na Fórmula 1. . Uma equipe específica de engenheiros de motores e técnicos que trabalham na fábrica de Viry-Châtillon será alocada em cada escuderia. . A Renault Sport F1 terá diferentes papéis: fabricante de motores, fornecedora de tecnologias e de parceiros B2B. . Para a Renault, agora mais do que nunca, a F1 é um laboratório de novas tecnologias e a vitrine da excelência na qualidade da empresa.


NOVO RÁDIO - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, lança em fevereiro no mercado brasileiro um novo rádio para carros que será o seu modelo de entrada no segmento. Trata-se do DSW DS1005, que chega às lojas com preço em torno de R$ 100,00. “Apesar de ser um modelo de entrada, mais simples, o DS1005 oferece para o consumidor recursos tecnológicos de última geração”, afirma Rodrigo Daniel, gerente de Produto da DSW Automotive. O modelo vem equipado com rádio AM/FM, memória para armazenar até 30 estações, display de LCD, função relógio, quatro saídas com potência de 25 W (cada uma), equalizador DSP (rock, classic, pop e jazz), entrada auxiliar para dispositivo de áudio e entrada USB/SD Card (o que permite ao usuário ouvir suas músicas favoritas no carro).


VENCE DUAS CATEGORIAS - A Troller foi o grande destaque do Raid Transparaná, considerado o maior das Américas, que terminou no último sábado depois de seis dias de prova. O Troller T4 venceu em duas das três principais categorias: na Graduados, com Carlos Rodrigues dos Santos e Ronaldo Rodrigues dos Santos, e na Júnior, com Sandy Ricardo Roncaglio e Jhonatan Ardigo. Na Máster, a dupla Otávio e Allan Enz ficou com o segundo e Fernando Lage e Rafael Dal Bello em terceiro lugar. Das 54 equipes que conseguiram completar o percurso de 1.600 quilômetros, 34 pilotaram o Troller T4. "Esse resultado mostra a força e resistência do T4, o que aumenta a confiança dos pilotos em superar os mais difíceis desafios", diz Wilson Vasconcellos Filho, Gerente Geral da Troller. "Este ano patrocinamos o evento e, junto com o nosso distribuidor Trilha Eurocar, oferecemos estrutura de peças, tenda itinerante e uma equipe de apoio que ajudou muito todos os competidores".


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novo Beetle tem data de lançamento anunciada


A Volkswagen já começa a mostrar algumas novidades sobre o novo Beetle, que está em contagem regressiva para o seu lançamento oficial. Foi divulgado um vídeo teaser, que anuncia oficialmente a nova geração do modelo, que será mostrado no próximo dia 6 de fevereiro. O vídeo será exibido no intervalo da final do superbowl, um dos eventos esportivos mais vistos nos Estados Unidos. Sem muitas informações reveladas pela montadora, sabe-se apenas que a nova geração do Beetle terá um design mais expressivo, inspirado no protótipo Ragster apresentado em 2005, fotos espiães provam isso. O modelo deverá receber as mais recentes motorizações da marca alemã, como os 1.2 TSi de 105cv, o 1.4 TSi de 160cv e o 2 litros com 211 cv, além das versões diesel 1.6 TDi de 105cv e o conhecido 2.0 TDi de 140cv. Especula-se também uma versão híbrida, que vai combinar um motor 1.4 TSi a gasolina com outro elétrico de 27 cv de potência. Em 2012 deverá ser revelada a versão conversível.

Confira o vídeo:



Ford Ka tem 750.000 unidades produzidas no Brasil


A Ford anunciou que o seu modelo compacto, o Ka, atingiu o marco de 750.000 unidades fabricadas no Brasil. O modelo que simbolizou a comemoração foi um 1.0 Flex vermelho Bari, na fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, São Paulo. O Ford Ka sempre foi moderno e tinha linhas de gosto duvidoso, uns amavam e outros odiavam, mas tinha a seu favor a inovação, a excelente dirigibilidade e a facilidade de se locomover em centros urbanos, devido ao seu tamanho compacto. Foram produzidas mais de 500.000 unidades comercializadas no mercado brasileiro e as demais exportadas para países do Mercosul, Venezuela e México, em sua segunda e atual geração. O pequeno modelo da marca do oval foi lançado em 1997, e ocupava a categoria dos subcompactos, inédita no Brasil. Para atender exclusivamente clientes da região sul-americana, em 2008 foi feita a primeira reestilização, e ganhou nova carroceria, inspirada no design Kinetic e passou a ser equipado com os motores RoCam Flex nas versões 1.0 e 1.6. "O Ford Ka é líder absoluto no segmento de hatches compactos de três portas, com 30,9% de participação na categoria em 2010. É um carro que oferece design, dirigibilidade, conveniência e conforto. Reconhecido pela agilidade e eficiência dos motores RoCam, tem bom nível de equipamentos de série com preço competitivo", afirma Eduardo Basso, gerente de Marketing do Produto da Ford.

McLaren MP4-12C começa a sair da linha de montagem


Começa a entrar na linha de montagem o tão esperado McLaren MP4-12C, que está sendo fabricado no no McLaren Technology Centre (MTC), em Woking, Inglaterra. A montadora pretende construir 1000 unidades do mais famoso superesportivo durante 2011. O MP4-12C foi apresentado pela primeira vez no “Goodwood Festival of Speed”, em julho de 2010, após um mês, o modelo foi mostrado nos Estados Unidos, no "Pebble Beach Concours d'Elegance".


Toyota Prius V terá sistema Entune


A Toyota vai utilizar, a partir de 2012, em seu mais novo modelo híbrido, o Prius V, uma versão minivan do Prius, cujo foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o novo sistema Toyota Entune. Acessório esse que é visto por especialistas como a tecnologia que irá conduzir o setor no próximo e que já recebeu prêmios prêmios na Eletronics Consumers Show 2011, realizada em Las Vegas no mês de janeiro. O Entune consiste em um sistema multimídia que permite ao usuário acessar aplicativos como o Bing, MovieTickets.com, OpenTable.com e Pandora Além de fornecer informações e dados sobre o veículo que podem ser atualizadas remotamente, ou via comando de voz e é compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. O sistema vai fornecer muitas informações importantes para o motorista, como o trânsito, preços dos combustíveis, tempo e esportes, entre outros. O sistema também poderá se integrar com rádio, CD player, conectividade USB, Bluetooth® e agenda. Opcionalmente será oferecido um sistema de som JBL. O modelo ainda disponibiliza o sistema Safety Connect, que fornece notificação automática de colisão, assistência de localização de veículo roubado, assistência de emergência e assistência em viagem.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Genebra: Grupo Volkswagen vai mostrar sete novos protótipos


O Grupo Volkswagen vai mostrar serviço durante o Salão do Automóvel de Genebra, com a apresentação de sete novos protótipos das várias marcas do grupo, como Volkswagen, Audi, Seat, Skoda. As informações foram reveladas por Walter de’ Silva, diretor de design do grupo alemão, à imprensa internacional. A Italdesign Giugiaro, empresa adquirida pelo Grupo Volkswagen, também deverá apresentar dois conceitos em Genebra, ambos com o logótipo da Volkswagen.

Mini Cooper SD com motor turbodiesel é apresentado


A Mini divulgou as primeiras imagens e informações oficiais do Mini Cooper SD, o modelo chega na versão equipada com um motor turbodiesel de 143 cavalos de potência e tem sua apresentação oficial marcada para o Salão do Automóvel de Genebra, em março. Este motor chega para ser o mais potente das opções diesel da gama Mini e será oferecido em todas as versões: Mini hatch, Mini Cabrio, Clubman e Countryman. O motor rende 4000 rpm e 305 Nm de torque máximo, disponíveis entre as 1750 e as 2700 rpm. O propulsor trabalha em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades, e faz com que o simpático carrinho inglês faça de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (7 segundos no Cooper S de 184cv) e alcançar uma velocidade máxima de 215 km/h (228 km/h no Cooper S), com emissões de CO2 de apenas 114 g/km. Para o Mini Countryman, será oferecida nas versões com tração dianteira e total ALL4, nesse modelo a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,3 segundos (9,4 segundos na versão ALL4) e sua velocidade máxima é de 198 km/h, sua emissão de CO2 é de 122 h/km. O modelo SD exibe alterações estéticas parecidas com a da versão S, com uma saída dupla do escapamento, na posição central, entrada de ar inferior na dianteira, rodas de liga leve exclusivas e sais laterais e spoiler traseiro.

Jaguar C-X75 Concept ganha prêmio de design


O Jaguar C-X75 ganhou o o conceituado prêmio “Louis Vuitton Classic Concept Award 2010”, que é votado por um júri de reconhecidas personalidades do mundo do design, moda e luxo. Segundo o próprio júri, o conceito é o que deve ter maiores possibilidades de vencer o famoso “Concours d’Elegance”, que já existe a quarenta anos. Ano passado, o concurso foi vencido pelo concept car BMW Vision EfficientDynamics. Presidido por Christian Philippsen, reconhecido assessor da indústria automobilística, destaca a importância do carro: “Ian Callum, diretor de design da Jaguar Cars, e a sua equipe conseguiram criar não só um belíssimo design, que veste tecnologia incrível e inovadora, mas também um genuíno Jaguar que projecta para o futuro o ADN da Marca sem a mínima nostalgia”. O júri ainda contou com a presença de Xavier Dixsaut, Diretor de Inovação de Louis Vuitton, Gordon Murray, projetista do aclamado superesportivo McLaren F1, e Harm Laggaij, ex-diretor de design da Porsche. “Estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento que nos concede o mundo da moda. Esforçamo-nos por romper com os moldes, fazendo com que os nossos veículos de destaquem em tudo aquilo que valha a pena. O C-X75 é muito mais que um superesportivo: é a clara manifestação da intenção da Jaguar de continuar a criar carros audazes, inovadores, atractivos e de grandes prestações”, comentou Ian Callum, diretor de design da Jaguar Cars.


O Jaguar C-X75 foi projetado para comemorar os 75 anos da histórica marca britânica, que segundo a marca é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, aos 160 km/h em 5,5 segundos e aos 300 km/h em meros 15,7 segundos. O modelo conta com quatro motores elétricos colocados nas quatro rodas que debitam, cada um, 195 cv (potência combinada de 780 cv) e um possui um torque combinado de 1600 Nm. O modelo não é 100% elétrico, mas sim um híbrido “plug-in” pois a autonomia em modo totalmente elétrico não ultrapassa os 110 quilómetros. Sua autonomia é estendida devido ao uso de duas micro-turbinas a gás montadas atrás do habitáculo e que podem utilizar como combustível o diesel, biofuel, gás natural ou GPL. As turbinas carregam as baterias e aumentam a sua autonomia para 900 km, distância suficiente para viajar de Londres a Berlim com um único tanque de combustível.

Renault apresenta versão Gordini para o Wind


A Renault mostrou uma versão Gordini do Wind, chegando a quatro o número de modelos desta família (Twingo Gordini R.S., Clio Gordini R.S. e Twingo Gordini). Por fora, a nova série tem a carroceria pintada na cor azul Gordini com duas faixas brancas, rodas de liga leve pretas de 17 polegadas, retrovisores e grade brancos e teto na cor preta perolizada. Por dentro, o modelo recebeu bancos em couro preto e azul e as portas no mesmo tom. O volante foi confecionado em couro azul de gosto bem duvidoso, com faixas brancas e alavanca do câmbio com o pomo em couro e a uma placa em metal com a assinatura Gordino são alguns dos elementos mais marcantes do interior deste Wind. O modelo será apresentado em março, durante o Salão de Genebra.

Novas fotos da Ferrari FF são reveladas


A Ferrari divulgou novas fotos do modelo FF, o primeiro carro da marca italiana com tração integral. Além das fotos de estúdio, estão liberadas as fotos do teste realizado nas da Suécia e da Finlândia, durante o desenvolvimento deste modelo e do sistema 4RM, totalmente feito na neve. A nova Ferrari FF possui um motor de 6.2 litros com injeção direta de combustível, e desenvolve exatos 660 cv à às 8.000 rpm e está associado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem inspirada na F1, que lhe permite acelerar de 0 a 100km/h em 3,7 segundos. Segundo a montadora, sua relação peso/potência é de 2.7 kg/cv. Seu novo sistema de tração integral foi patenteado com a designação de 4RM e, de acordo com a marca, pesa 50% menos do que um sistema 4x4 convencional. O modelo acomoda até quatro pessoas e tem um porta-malas de 450 litros de capacidade.

Joint-venture entre BMW e PSA Peugeot Citroën é criada para aperfeiçoar as tecnologias híbridas



Foi criada uma joint-venture em partes iguais entre a BMW e PSA Peugeot Citroën, que recebeu um novo nome: BMW Peugeot Citroën Electrification. O acordo foi assinado em 1º de fevereiro por Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, e Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën. Essa conversa entre as duas montadoras já vem ocorrendo desde outubro de 2010, onde foi assinado um protocolo de acordo visando ampliar sua cooperação para os sistemas híbridos. Os dois grupos vão aproveitar todas as suas experiências para o desenvolvimento e fabricação de componentes para os veículos híbridos (packs de baterias, máquinas elétricas, geradores, eletrônica de potência, carregadores) e softwares para o funcionamento dos sistemas híbridos. Essa parceria também vai buscar desenvolver, produzir e/ou comprar conjuntamente esses componentes, gerando economias de escala substanciais para ambos os grupos. Será criada uma plataforma europeia aberta para o desenvolvimento de componentes híbridos padronizados para a eletrificação dos veículos das marcas. Também está previsto a terceirização para fornecedores de alguns desenvolvimentos feitos pelo grupo e futuramente e vender componentes híbridos para outras empresas além das duas acionistas. As operações terão início no segundo trimestre de 2011, sujeito à aprovação das autoridades competentes da área da concorrência. Os componentes serão usados os veículos de ambos os parceiros a partir de 2014. “Com essa cooperação nos permitirá realizar importantes economias de escala no campo da eletrificação dos veículos. Ela também marca uma etapa importante rumo à mobilidade sustentável”, declarou Norbert Reithofer. “Graças a essa joint-venture, vamos desenvolver e enriquecer nossos conhecimentos, dando origem a um líder europeu da inovação na área do automóvel híbrido”, acrescentou Philippe Varin.

Porsche Boxster S ganha versão “Black Edition”


A Porsche resolveu estender a sua série especial “Black Edition” para mais um modelo da marca. Desta vez foi para o Boxster. O modelo mais potente da carroceria conversível e cupê, a S, que recebeu o sobre nome. Serão produzidos apenas 987 unidades. A cor preta aparece em vários detalhes do carro, como as lâminas das entradas de ar laterais, a ponteira dupla do sistema de escape e os arcos de proteção anti-capotamento. A série especial vem equipada com um 3.4 de seis cilindros, que desenvolve 320 cv de potência (mais dez do que o Boxster S), com um torque máximo de 370 Nm disponível a partir de 4750 rpm. O modelo será apresentado no mercado europeu, em março deste ano.


Confira o vídeo:


Audi apresenta Auto Union Type C e-tron

Voltando as origens, a Audi apresentou um estudo especial projetado para a próxima edição da feira do brinquedo de Nuremberga, na Alemanha. O evento acontece entre os dias 3 e 8 de fevereiro. O modelo que será apresentado tem escala 1:2 do saudoso Auto Union Type C e conta com a sigla e-tron, utilizada pela empresa para os modelos movidos a energia elétrica. O mini esportivo ecológico mede apenas 2,32 metros de comprimento e 97 cm de largura e pode transportar um adulto de até 1,80 metros de altura. O modelo elétrico está equipado com um motor elétrico com 1,5 cv e 60 Nm de torque máximo, empurrado por uma bateria de íons de lítio recarregável numa tomada elétrica doméstica, levando cerca de duas horas para a carga completa. O modelo original usava um potente motor C16 de 6.0 litros, que rendia 520 cv de potência. Segundo a montadora, o Auto Union Type C e-tron chega a uma velocidade máxima de 30 km/h e tem uma autonomia de até 25km com uma só carga. Em 2007, a Audi produziu 999 exemplares de uma miniatura do Type C movido por pedais.

Sai a lista dos dez finalistas do “World Car Of The Year”


O antigo vencedor do “World Car Of The Year”, o Volkswagen Polo, está prestes a ceder seu lugar, no próximo dia 22 de abril, durante o Salão de Nova Iorque. Foi anunciado pela organização do “World Car Of The Year” os dez finalistas ao título de “Melhor carro do ano” de 2011. Entre eles estão o elétrico Nissan Leaf, que venceu recentemente, o “Carro do Ano! Na Europa, seguido pelos Audi A1, Audi A8, BMW Série 5, BMW X3, Jaguar XJ, Jeep Grand Cherokee, Mercedes SLS, Porsche Cayenne e Volvo S60/V60. Além de teram anunciado os dez finalistas dos superesportivos, que são: Aston Martin Rapide, Audi RS5, Cadillac CTS-V, Ferrari 458 Italia, Lamborghini Gallardo Superleggera, Mercedes S63/CL63 AMG, Mercedes SLS AMG, Porsche 911 GT2 RS, Porsche 911 Turbo e Renault Megane Renault Sport. Já o prêmio de “Carro verde do ano” vai ser disputados pelos seguintes modelos: BMW 320d EfficientDynamics, Chevrolet Volt, Hyundai Sonata Hybrid, Mercedes Classe B F-Cell, Nissan Leaf e Smart Electric Drive. Na categoria design, foram anunciados apenas oito modelos, são eles o Alfa Romeo Giulietta, Aston Martin Rapide, Audi A7, Citroen DS3, Ferrari 458, Honda CR-Z, Kia Sportage e Nissan Juke. O prêmio só é dado aos modelos que existam em pelo menos cinco países de dois continentes até ao primeiro dia de janeiro de 2011.


Confira a lista dos dez finalistas a “World Car of the Year”:

- Audi A1
- Audi A8
- BMW Serie 5
- BMW X3
- Jaguar XJ
- Jeep Grand Cherokee
- Mercedes SLS
- Nissan Leaf
- Porsche Cayenne
- Volvo S60/V60

Carro do Ano - superesportivo:

- Aston Martin Rapide
- Audi RS5
- Cadillac CTS-V
- Ferrari 458 Italia
- Lamborghini Gallardo Superleggera
- Mercedes S63/CL63 AMG
- Mercedes SLS AMG
- Porsche 911 GT2 RS
- Porsche 911 Turbo
- Renault Megane Renault Sport

Carro Verde do Ano:

- BMW 320d EfficientDynamics
- Chevrolet Volt
- Hyundai Sonata Hybrid
- Mercedes Classe B F-Cell
- Nissan Leaf
- Smart Electric Drive

Design do Ano:

- Alfa Romeo Giulietta
- Aston Martin Rapide
- Audi A7
- Citroen DS3
- Ferrari 458
- Honda CR-Z
- Kia Sportage
- Nissan Juke

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Citroën apresenta C3 Sonora


Já está disponível nas concessionárias o novo Citroën C3 Sonora, série especial lançada pela marca do duplo Chevron que surgiu após uma parceria com o serviço de música do portal Terra. O modelo tem como foco o público jovem, que curte música e a tecnologia com conectividade. O modelo oferece acesso gratuito ao plano mais completo do serviço de música do Terra, o Sonora 250, que tem sua disposição todo o catálogo e ainda baixar pode 250 músicas por mês durante um ano, com mais de dois milhões de possibilidades de downloads, dos mais diversos estilos musicais. “Esta parceira é estratégica para nós. Assim como o C3, o Terra Sonora tem espírito jovem. Desenvolvemos uma série especial para uma geração conectada, que valoriza elementos como modernidade, tecnologia, música e Internet”, explica Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. Para isso, a Citroën investiu no som o carro e SONORA recebeu um pacote de áudio premium, composto por um exclusivo sistema de som Pioneer. Equipado com um motor 1.4 Flex, o Sonora traz entrada auxiliar P2 (MP3) e Code Security. Enquanto que a versão com motor 1.6 16V Flex ainda tem a função HiFi-like (espacialização), Bluetooth e entrada USB – Box. Rodas de liga leve exclusivas dão ainda um toque mais esportivo à Série Especial. “A série especial C3 Sonora está alinhada à filosofia “Créative Technologie”, que remete à modernidade a serviço do bem-estar a bordo, agora com a possibilidade de desfrutar de uma programação musical gratuita, de excelente padrão”, conclui a executiva. O modelo com motor 1.4 Flex será equipado com o rádio Pioneer RDE1, que reproduz MP3 e uma entrada P2 para MP3 Player, além do código de segurança. Segundo a Citroën, a versão Sonora Sonora recebeu uma série de modificações elétricas, necessárias aos sistemas Bluetooth e USB-BOX. “Decidimos produzir a série especial integralmente na fábrica, assegurando máxima qualidade de acabamento na instalação dos novos componentes”, afirma Ruy Águas, gerente de Marketing de Produto da Citroën do Brasil.

PSA Peugeot Citroën comemora 10 anos de produção no Brasil


A PSA Peugeot Citroën completou ontem (1° de fevereiro) 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurado a uma década, como um marco de uma nova fase do Grupo no país, onde começaram a ser fabricados os veículos de suas duas marcas, Peugeot e Citroën. Inicialmente foram produzidos 2 modelos de automóveis, um de cada marca e atualmente são 8 modelos diferentes produzidos na linha de montagem, sendo quatro da Peugeot e quatro da Citroën, além dos motores TU3 JP (1,4 litro) e TU5 JP4 (1,6 litro). “Somos a mais jovem montadora de automóveis brasileira e, mesmo assim, aceleramos muito mais do que o mercado. Em 2001, vendemos 48.600 veículos e tínhamos 3% de participação no Brasil. Agora, vendemos quase quatro vezes mais, enquanto a comercialização de veículos no mercado brasileiro no período apenas dobrou. Em 2010, comercializamos 174.400 unidades e alcançamos 5,2% de market share”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. Ao mesmo tempo que a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos no país, foi dado o início da ampliação do Centro de Produção de Porto Real como parte do investimento de R$ 1,4 bilhão que o Grupo está fazendo no país no período de 2010 a 2012. Com essa ampliação, a capacidade de produção de veículos passará de 150.000 para 220.000 unidades/ano, enquanto a de motores irá de 220.000 para 280.000 unidades/ano. No início da produção eram de 22 automóveis/hora e com o passar do tempo essa capacidade foi aumentada para 29 automóveis/hora e o objetivo é atingir 40 unidades/hora até 2012. A PSA enfatiza que preza pela “segurança, qualidade e o respeito ao meio ambiente” no processo de fabricação de seus veículos. A fábrica exporta para 20 países da América Latina, Europa e África. No acumulado, desde 2001, a unidade industrial já produziu mais de 800.000 veículos e 900.000 motores.

Ficha Técnica Centro de Produção de Porto Real

Funcionários: 4.200 (somados colaboradores da produção e outras áreas localizadas na unidade)

Veículos produzidos:

• Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar
• Citroën C3, Aircross, Xsara Picasso e um novo modelo que acaba de entrar em produção


Motores produzidos:

• 1,4 litro flexfuel e gasolina (para exportação)
• 1,6 litro flexfuel e gasolina (para exportação)


Peças usinadas: (na Unidade de Usinagem de Motores – inaugurada em julho de 2009)

• Blocos de ferro fundido para motores de 1,6 litro
• Cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro

BMW Group tem melhor ano de vendas de todos os tempos América Latina e Caribe


O BMW Group anunciou hoje (02) um novo recorde absoluto de vendas, conseguidos em 2010, com um total de 22.235 veículos BMW e MINI na região da América Latina e Caribe. Com isso, o grupo teve um crescimento de 51% (ano anterior: 14.761) para a região. Sendo divididos da seguinte forma: : Chile (2.240 unidades / +102%), Argentina (4.279 unidades / +57%), Brasil (9.886 unidades / +55%) e Colômbia (2.203 unidades /+26%). “Conseguimos atingir estes resultados muito satisfatórios graças a nosso portfólio de produtos jovem e dinâmico e à nossa forte e motivada rede de concessionárias em toda a região. Parte do sucesso em 2010 deveu-se à introdução de quatro importantes novos modelos: os novos BMW X1 e BMW X3, o novo BMW Série 5 e o novíssimo MINI Countryman, criando um público-alvo totalmente novo para o MINI”, disse Gernot Volkmer, CEO do BMW Group América Latina e Caribe. A BMW conseguiu manter a liderança no segmento Premium, voltado para carros de luxo e alto padrão de acabamento, com 19.078 veículos entregues a clientes em 2010 (ano anterior: 12.768 unidades / +49%) nesta região. No Brasil, foram vendidas 8.166 unidades (ano anterior: 5.375 / +52%), o melhor resultado de todos os tempos em termos de vendas, o mesmo aconteceu com o mercado Argentino, com 3.731 unidades (ano anterior: 2.353 / +59%). No Grupo, se destacou ainda mais o mercado do Chile com 1.936 unidades entregues (ano anterior: 1.036 / +87%). O modelo ais vendido foi o BMW Série 3 sedan, seguido dos BMW X1, o BMW Série 1 Hatch de 5 portas e o novíssimo BMW Série 5 sedan. O BMW Série 3 vendeu com 6.471 unidades (ano anterior: 5.161/ +25%) e o X1 primeiro SAV compacto, atingiu 3.242 unidades vendidas em seu primeiro ano. O BMW Série 1 Hatch de 5 portas contabilizou 2.262 unidades vendidas (ano anterior: 2.090 / +8%) e o novo BMW Série 5 sedan, com apenas 6 meses de mercado vendeu 1.341 unidades (+22% em relação ao ano anterior).



Além dos modelos da BMW, a Mini também obteve êxito nas vendas e registrou seu melhor ano de todos os tempos na região, com 3.157 unidades entregues (ano anterior: 1.993 / +58%). No Brasil, especialmente a Mini totalizou 1.720 unidades vendidas, isso com a ajuda de muita publicidade e a abertura de muitas concessionárias no nosso país. Na Argentina também se destacou com 548 unidades entregues (ano anterior: 380 / +44%). No Chile e a Colômbia foram 304 e 303 unidades respectivamente.


Lançamento – Primeiras impressões do Chevrolet Celta/Prisma 2012 - parte 3


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Porto Alegre/RS – O CarPoint News esteve nesta início de semana no lançamento da dupla Celta/Prisma 2012, em Porto Alegre, RS. Sem muitas expectativas, pois já havia publicado um flagra feito pelo leitor do blog e moderador do Celta Clube. As mudanças foram mínimas na parte externa de ambos os modelos, dando mais atenção a parte interna, que recebeu algumas melhorias importantes. Vou falar de cada modelo individualmente, apesar dos dois usarem a mesma plataforma e praticamente os mesmos itens de acabamento. O Celta praticamente se parece com o mesmo carro de 2006, quando sofreu sua primeira reestilização as mudanças na parte externa foram somente aplicadas na nova grade, que agora segue o DNA da marca no mundo, com uma barra central, ostentando a nova gravatinha dourada ao centro, e a grade é do tipo colmeia e os faróis com máscara negra de série. Agora todas as versões vêm com o para-choque da cor do carro e a montadora redesenhou as calotas. Visto de traseira, nota-se as novas lanternas fumê, com o mesmo formato da anterior e a introdução da gravata da Chevrolet ao centro da tampa traseira. A Chevrolet resolveu dar uma repaginada na parte interna, que segundo a própria montadora, foi baseada no pedido dos clientes, através de uma pesquisa. Por dentro o modelo ficou melhor, isso é verdade, mas nada de muito capricho, apenas mudanças relevantes e necessárias para dar mais fôlego as vendas do modelo. O painel de instrumentos foi modificado e exibe as core de fundo “ice blu”, usado em outros veículos da marca. O tecido dos bancos receberam uma atenção especial e ficaram mais harmoniosos e foi aplicado tecido nas portas, que também foram modificadas. O que mais chama a atenção no interior é p novo volante, que ficou mais “esportivo”, com um aplique prateado, imitando aço escovado ao centro, para a versão LT, o mesmo aplique foi instalado nas entradas de ar do painel. Os comandos da ventilação, localizado no console central ficou parecido com os do Agile, mais simples e fáceis de visualizar e são redondos, acima ficam os comandos das travas elétricas, no caso da utilização desse acessório no carro, do desembaçador traseiro e botão para ligar o ar-condicionado e do farol de milha. No caso do Celta, o painel e as portas utilizam o plástico preto em todo o seu interior. A Chevrolet também aumentou o número do porta-objetos instalados em seu interior. Em um test-drive de uma hora, realizado entre as cidades de Porto Alegre até Osório, foi possível ter uma contato melhor com o carro, que segundo a Chevrolet, recebeu melhorias na suspensão, modificação que não foi notada durante o percurso. Ms o carro mantém a excelente dirigibilidade herdada do antigo Corsa, porém com o velho problema do banco duro e da posição de dirigir baixa, mas o motor 1.0 VHCE manteve o carro sempre esperto nas arrancadas e ultrapassagem, deixando o motorista bem à vontade na estrada.


O Prisma também teve algumas modificações feitas para melhorar a sua imagem no mercado, com uma parcela menor nas vendas, comparado com o Celta, o sedan compacto da marca quer ser o modelo para quem quer subir de categoria, como um cliente que tem um Classic e quer comprar um carro mais espaçoso e “moderno”. Para isso, foi aplicado o velho truque dos apliques cromados espalhados pela carroceria, como é possível observar na nova grade, que segue a mesma linha do Celta, porém com os contornos centrais cromados, e uma barra cromada na tampa do porta-malas, que segue a linha dos indicadores de direção da lanterna traseira, mesmo recurso usado pelo Vectra e muitos modelos de outras marcas, como o Renaullt Logan, por exemplo. Novas calotas fazem parte do pacote de entrada do modelo, que imitam as rodas de liga-leve. Por dentro o interior recebeu um acabamento no tom cinza claro, dando uma sensação de mais requinte interno, mas é só sensação mesmo. Além de novos tecidos, que podem ser em um tom ou em dois tons, de acordo com o tipo de versão (LS ou LT), além da aplicação de aço escovado no painel e nas portas. Assim como o Celta, o modelo ganhou novos porta-trecos, no console central e os das postas foram aumentados. A Chevrolet colocou espelho no pára-sol e luz interna no porta-malas. Ao volante, o Prisma 1.4 Econo.Flex mostrou a mesma disposição de sempre, o motor sempre cheio, deixa o motorista com a senação de estar dirigindo um carro com motor maior e a posição de dirigir é a mesma do Celta, bem baixa, o novo volante grande parte do problema do anterior, sendo menor e mais fácil de utilizar. A suspensão dura, deixa os reflexos dos buracos e valetas bem aparente para os passageiros, assim como os bancos, que apesar de estarem mais bonitos, continuam duros.


Confira um vídeo do Carblog:



A abertura do Mundial de Rally


Por www.fordparatodos.com.br

Na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro, a Suécia vai ferver a -20 graus com a abertura do Campeonato Mundial de Rally, a mais difícil e exigente forma de se testar um carro de produção em série, patrocinada pela FIA. No ano passado, a primeira etapa do WRC, também na Suécia, foi vencida pela equipe Ford com Mikko Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen, tocando um Focus RS. O Rally da Suécia foi disputado pela primeira vez em 1950, antes mesmo do interesse das montadoras participarem oficialmente e já foi conhecido como o Rally do Sol da meia noite. A base é a cidade de Karlstad com a expectativa, por parte da FIA,da maior cobertura de mídia em todos tempos nesta temporada 2011. A novidade da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, é a estreia do Fiesta RS WRC equipado com motor de 1.6 litro, 4 cilindros, turbo com injeção direta, modelo EcoBoost que representa uma nova geração de força de tamanho reduzido, alta eficiência, e que combina a alta pressão com comando de válvulas duplo variável com o objetivo de maximizar a eficiência da combustão. Baseado no modelo S2000, o novo Fiesta WRC recebeu mudanças no habitáculo e chassi e em peças que foram modificadas para serem mais leves e com maior resistência. Curioso no carro da Ford é que, normalmente, os carros de rally transferem tecnologia para os veículos de rua. No caso do motor Ecoboost foi o contrário. Para isso, foi fundamental o apoio da Ford que proporcionou um intenso trabalho de desenvolvimento no seu Centro de Pesquisa e Inovação de motores, nos Estados Unidos com parcerias com o Centro de Investigação em Dunton, no Reino Unido e no Centro de Pesquisas Avançadas de Engenharia, em Aachen, na Alemanha. Todos os envolvidos concordaram que o desenvolvimento do motor foi uma tarefa gigantesca pois muitos engenheiros trabalharam pela primeira vez com a tecnologia de injeção direta em veículo de competição, relativamente nova no automobilismo. A tração é integral e a caixa de câmbio de seis velocidades seqüencial, ambas as suspensões são McPherson, com amortecedores Reiger e pneus Michelin, além dos lubrificantes Castrol, que também patrocina a equipe, são outros detalhes do Fiesta RS. Durante o período de desenvolvimento, desde o Rally de Monte Carlo, em janeiro de 2010, foram realizados mais de 11.000 km de testes em pisos de terra, asfalto, neve e gelo, o equivalente a duas temporadas completas de WRC. A equipe Ford variou os pisos de teste em diversos países como Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Suécia.

OS INSCRITOS

A grande novidade da temporada é a estréia da equipe Mini, ainda em desenvolvimento. O projeto da Mini é disputar algumas provas em 2011 para preparar o novo Mini Countryman WRC para a temporada de 2012. O carro, recém-lançado, terá motor 1.6 litro, quatro cilindros turbinado, desenvolvido pela BMW Motorsport. Dessa forma a Mini pretende reeditar os sucessos que obteve na década de sessenta com o Mini Cooper S.

Os principais pilotos e navegadores:

Equipe CITROËN TOTAL WRT
Sebastien LOEB/Daniel ELENA (atual campeão) Citroën DS3 WRC
CITROËN TOTAL WRT
Sebastien OGIER/Julien INGRASSIA Citroën DS3 WRC
FORD ABU DHABI WORLD RALLY TEAM
Mikko HIRVONEN/Jarmo LEHTINEN Ford Fiesta RS WRC
FORD ABU DHABI WORLD RALLY TEAM
Jari-Matti LATVALA/Miikka ANTTILA Ford Fiesta RS WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Henning SOLBERG/Ilka MINOR Ford Fiesta RS WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Mads ØSTBERG/Jonas ANDERSSON Ford Fiesta RS WRC
ICE 1 RACING
Kimi RÄIKKONEN/Kaj LINDSTRÖM Citroën DS3 WRC
FERM POWERTOOLS WRT
Dennis KUIPERS/Frederic MICLOTTE Ford Fiesta RS WRC
MONSTER WORLD RALLY TEAM
Ken BLOCK/Alex GELSOMINO Ford Fiesta RS WRC
TEAM ABU DHABI
Khalid AL QASSIMI/Michal ORR Ford Fiesta RS WRC
PETTER SOLBERG WORLD RALLY TEAM
Petter SOLBERG/Chris PATTERSSON Citroën DS3 WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Matthew WILSON/Soctt MARTIN Ford Fiesta RS WRC
MUNCHIS FORD WRC
Frederico VILLAGRA/Jorge PÉREZ - Ford Fiesta WRC

CALENDÁRIO WRC 2011

10-13 fevereiro: Rally da Suécia
3-06 março: Rally do México
24-27 março: Rally de Portugal
14-17 abril: Rally da Jordânia
5-8 maio: Rally da Italia
26-29 maio: Rally da Argentina
16-19 junho: Rally da Acrópole (Grécia)
28-31 julho: Rally da Finlândia
18-21 agosto: Rally da Alemanha
8-11 setembro: Rally da Austrália
29-09 a 02/10: Rally da França
20-23 outubro: Rally da Catalunha (Espanha)
10-13 novembro: Wales - Rally Grã Bretanha