quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A abertura do Mundial de Rally


Por www.fordparatodos.com.br

Na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro, a Suécia vai ferver a -20 graus com a abertura do Campeonato Mundial de Rally, a mais difícil e exigente forma de se testar um carro de produção em série, patrocinada pela FIA. No ano passado, a primeira etapa do WRC, também na Suécia, foi vencida pela equipe Ford com Mikko Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen, tocando um Focus RS. O Rally da Suécia foi disputado pela primeira vez em 1950, antes mesmo do interesse das montadoras participarem oficialmente e já foi conhecido como o Rally do Sol da meia noite. A base é a cidade de Karlstad com a expectativa, por parte da FIA,da maior cobertura de mídia em todos tempos nesta temporada 2011. A novidade da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, é a estreia do Fiesta RS WRC equipado com motor de 1.6 litro, 4 cilindros, turbo com injeção direta, modelo EcoBoost que representa uma nova geração de força de tamanho reduzido, alta eficiência, e que combina a alta pressão com comando de válvulas duplo variável com o objetivo de maximizar a eficiência da combustão. Baseado no modelo S2000, o novo Fiesta WRC recebeu mudanças no habitáculo e chassi e em peças que foram modificadas para serem mais leves e com maior resistência. Curioso no carro da Ford é que, normalmente, os carros de rally transferem tecnologia para os veículos de rua. No caso do motor Ecoboost foi o contrário. Para isso, foi fundamental o apoio da Ford que proporcionou um intenso trabalho de desenvolvimento no seu Centro de Pesquisa e Inovação de motores, nos Estados Unidos com parcerias com o Centro de Investigação em Dunton, no Reino Unido e no Centro de Pesquisas Avançadas de Engenharia, em Aachen, na Alemanha. Todos os envolvidos concordaram que o desenvolvimento do motor foi uma tarefa gigantesca pois muitos engenheiros trabalharam pela primeira vez com a tecnologia de injeção direta em veículo de competição, relativamente nova no automobilismo. A tração é integral e a caixa de câmbio de seis velocidades seqüencial, ambas as suspensões são McPherson, com amortecedores Reiger e pneus Michelin, além dos lubrificantes Castrol, que também patrocina a equipe, são outros detalhes do Fiesta RS. Durante o período de desenvolvimento, desde o Rally de Monte Carlo, em janeiro de 2010, foram realizados mais de 11.000 km de testes em pisos de terra, asfalto, neve e gelo, o equivalente a duas temporadas completas de WRC. A equipe Ford variou os pisos de teste em diversos países como Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Suécia.

OS INSCRITOS

A grande novidade da temporada é a estréia da equipe Mini, ainda em desenvolvimento. O projeto da Mini é disputar algumas provas em 2011 para preparar o novo Mini Countryman WRC para a temporada de 2012. O carro, recém-lançado, terá motor 1.6 litro, quatro cilindros turbinado, desenvolvido pela BMW Motorsport. Dessa forma a Mini pretende reeditar os sucessos que obteve na década de sessenta com o Mini Cooper S.

Os principais pilotos e navegadores:

Equipe CITROËN TOTAL WRT
Sebastien LOEB/Daniel ELENA (atual campeão) Citroën DS3 WRC
CITROËN TOTAL WRT
Sebastien OGIER/Julien INGRASSIA Citroën DS3 WRC
FORD ABU DHABI WORLD RALLY TEAM
Mikko HIRVONEN/Jarmo LEHTINEN Ford Fiesta RS WRC
FORD ABU DHABI WORLD RALLY TEAM
Jari-Matti LATVALA/Miikka ANTTILA Ford Fiesta RS WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Henning SOLBERG/Ilka MINOR Ford Fiesta RS WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Mads ØSTBERG/Jonas ANDERSSON Ford Fiesta RS WRC
ICE 1 RACING
Kimi RÄIKKONEN/Kaj LINDSTRÖM Citroën DS3 WRC
FERM POWERTOOLS WRT
Dennis KUIPERS/Frederic MICLOTTE Ford Fiesta RS WRC
MONSTER WORLD RALLY TEAM
Ken BLOCK/Alex GELSOMINO Ford Fiesta RS WRC
TEAM ABU DHABI
Khalid AL QASSIMI/Michal ORR Ford Fiesta RS WRC
PETTER SOLBERG WORLD RALLY TEAM
Petter SOLBERG/Chris PATTERSSON Citroën DS3 WRC
M-SPORT STOBART FORD WRT
Matthew WILSON/Soctt MARTIN Ford Fiesta RS WRC
MUNCHIS FORD WRC
Frederico VILLAGRA/Jorge PÉREZ - Ford Fiesta WRC

CALENDÁRIO WRC 2011

10-13 fevereiro: Rally da Suécia
3-06 março: Rally do México
24-27 março: Rally de Portugal
14-17 abril: Rally da Jordânia
5-8 maio: Rally da Italia
26-29 maio: Rally da Argentina
16-19 junho: Rally da Acrópole (Grécia)
28-31 julho: Rally da Finlândia
18-21 agosto: Rally da Alemanha
8-11 setembro: Rally da Austrália
29-09 a 02/10: Rally da França
20-23 outubro: Rally da Catalunha (Espanha)
10-13 novembro: Wales - Rally Grã Bretanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.