Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Porto Alegre/RS – O CarPoint News esteve nesta início de semana no lançamento da dupla Celta/Prisma 2012, em Porto Alegre, RS. Sem muitas expectativas, pois já havia publicado um flagra feito pelo leitor do blog e moderador do Celta Clube. As mudanças foram mínimas na parte externa de ambos os modelos, dando mais atenção a parte interna, que recebeu algumas melhorias importantes. Vou falar de cada modelo individualmente, apesar dos dois usarem a mesma plataforma e praticamente os mesmos itens de acabamento. O Celta praticamente se parece com o mesmo carro de 2006, quando sofreu sua primeira reestilização as mudanças na parte externa foram somente aplicadas na nova grade, que agora segue o DNA da marca no mundo, com uma barra central, ostentando a nova gravatinha dourada ao centro, e a grade é do tipo colmeia e os faróis com máscara negra de série. Agora todas as versões vêm com o para-choque da cor do carro e a montadora redesenhou as calotas. Visto de traseira, nota-se as novas lanternas fumê, com o mesmo formato da anterior e a introdução da gravata da Chevrolet ao centro da tampa traseira. A Chevrolet resolveu dar uma repaginada na parte interna, que segundo a própria montadora, foi baseada no pedido dos clientes, através de uma pesquisa. Por dentro o modelo ficou melhor, isso é verdade, mas nada de muito capricho, apenas mudanças relevantes e necessárias para dar mais fôlego as vendas do modelo. O painel de instrumentos foi modificado e exibe as core de fundo “ice blu”, usado em outros veículos da marca. O tecido dos bancos receberam uma atenção especial e ficaram mais harmoniosos e foi aplicado tecido nas portas, que também foram modificadas. O que mais chama a atenção no interior é p novo volante, que ficou mais “esportivo”, com um aplique prateado, imitando aço escovado ao centro, para a versão LT, o mesmo aplique foi instalado nas entradas de ar do painel. Os comandos da ventilação, localizado no console central ficou parecido com os do Agile, mais simples e fáceis de visualizar e são redondos, acima ficam os comandos das travas elétricas, no caso da utilização desse acessório no carro, do desembaçador traseiro e botão para ligar o ar-condicionado e do farol de milha. No caso do Celta, o painel e as portas utilizam o plástico preto em todo o seu interior. A Chevrolet também aumentou o número do porta-objetos instalados em seu interior. Em um test-drive de uma hora, realizado entre as cidades de Porto Alegre até Osório, foi possível ter uma contato melhor com o carro, que segundo a Chevrolet, recebeu melhorias na suspensão, modificação que não foi notada durante o percurso. Ms o carro mantém a excelente dirigibilidade herdada do antigo Corsa, porém com o velho problema do banco duro e da posição de dirigir baixa, mas o motor 1.0 VHCE manteve o carro sempre esperto nas arrancadas e ultrapassagem, deixando o motorista bem à vontade na estrada.
O Prisma também teve algumas modificações feitas para melhorar a sua imagem no mercado, com uma parcela menor nas vendas, comparado com o Celta, o sedan compacto da marca quer ser o modelo para quem quer subir de categoria, como um cliente que tem um Classic e quer comprar um carro mais espaçoso e “moderno”. Para isso, foi aplicado o velho truque dos apliques cromados espalhados pela carroceria, como é possível observar na nova grade, que segue a mesma linha do Celta, porém com os contornos centrais cromados, e uma barra cromada na tampa do porta-malas, que segue a linha dos indicadores de direção da lanterna traseira, mesmo recurso usado pelo Vectra e muitos modelos de outras marcas, como o Renaullt Logan, por exemplo. Novas calotas fazem parte do pacote de entrada do modelo, que imitam as rodas de liga-leve. Por dentro o interior recebeu um acabamento no tom cinza claro, dando uma sensação de mais requinte interno, mas é só sensação mesmo. Além de novos tecidos, que podem ser em um tom ou em dois tons, de acordo com o tipo de versão (LS ou LT), além da aplicação de aço escovado no painel e nas portas. Assim como o Celta, o modelo ganhou novos porta-trecos, no console central e os das postas foram aumentados. A Chevrolet colocou espelho no pára-sol e luz interna no porta-malas. Ao volante, o Prisma 1.4 Econo.Flex mostrou a mesma disposição de sempre, o motor sempre cheio, deixa o motorista com a senação de estar dirigindo um carro com motor maior e a posição de dirigir é a mesma do Celta, bem baixa, o novo volante grande parte do problema do anterior, sendo menor e mais fácil de utilizar. A suspensão dura, deixa os reflexos dos buracos e valetas bem aparente para os passageiros, assim como os bancos, que apesar de estarem mais bonitos, continuam duros.
Confira um vídeo do Carblog:
Ola, sigo seu blog a muito tempo e venho sempre conferindo as atualizações.
ResponderExcluirQuanto a materia, muito bem feita. Meu primeiro carro foi um Celta (05/06), gosto muito do carro e achei bem bonito com essa reestilização, tanto interior quanto exterior (que pouco mudou).
Espero um dia ter espaço na garagem pra ter um desses (já que não pude manter meu primeiro carro, oq é o sonho de muitos amantes de carros por ai).
Corsa Wind e Corsa Sedan 97 com Service Pack!
ResponderExcluirqueria compra um celta 2012 zerado,mas queria que foc financiado inteiro,de quantos seria a pretsção o qunto menos o valor ta bom
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