segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Inflação do Carro fecha 2011 com alta de 7,86%


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Por Agência AutoInforme

A Inflação do Carro da Agência AutoInforme fechou o ano de 2011 com uma alta de 7,86%, um índice acima da inflação medida pela FIPE, que foi de 6,55%.

As maiores altas entre os itens pesquisados na cesta de peças, serviços, impostos, combustíveis e seguros, foram o álcool e o estacionamento. O combustível ficou 15,4% mais caro e estacionar custou ao motorista 14,5% a mais em 2011. A propósito, o estacionamento foi o item que mais subiu nos últimos cinco anos: 116% de 2006 a 2011. Veja matéria.

O combustível é o item da Inflação do Carro que tem o maior peso no bolso do consumidor. Ele representou no ano passado 32,52% do total dos gastos do motorista para rodar a fazer a manutenção do veículo. Dos R$ 991,61 que o motorista gastou mensalmente em 2011 com o carro, R$ 322,48 foram com combustível. Além do álcool, o aumento da gasolina também teve um peso importante na alta da inflação no ano. A gasolina subiu 8,2%.

O item Serviços teve uma alta bem maior do que as peças de reposição. Incluindo revisões, balanceamento de rodas, alinhamento de direção, limpezas, estacionamento, lavagem etc, os serviços automobilísticos ficaram 9,44% mais caros, enquanto a cesta de peças teve um aumento de 4,25%.

A peça que mais subiu foi a vela, que ficou 12,7,% mais cara em 2011. Em seguida veio o óleo de motor, com alta de 7,6%. Os únicos itens da cesta de produtos e serviços da Inflação do Carro que ficaram mais baratos em 2011 foram a limpeza do bico injetor (-1,71%) e a lavagem simples (-3,27%).

Dezembro

A Inflação do Carro de dezembro teve alta de 0,45%, a quarta seguida e superior a do mês anterior, que foi de 0,16%. Óleo do motor e etanol foram os itens que mais subiram no último mês do ano.

Pesquisa

Uma dica valiosa para o motorista é fazer a pesquisa de preço. Vale a pena perder um tempo buscando alternativas na hora de comprar uma peça ou procurar um serviço automobilístico. O levantamento feito mensalmente pela Agência AutoInforme para a composição da Inflação do Carro detecta grande diferença nos preços entre um estabelecimento e outro.

PSA Peugeot Citroën é líder do mercado europeu de veículos elétricos em 2011


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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

A PSA Peugeot Citroën foi a primeira montadora a comercializar veículos elétricos de nova geração no mercado europeu, com o lançamento no fim de 2010 dos modelos Peugeot iOn e Citroën C-ZERO. Esta gama é complementada por dois veículos comerciais elétricos, também lançados em 2010, o Peugeot Partner Origin e o Citroën Berlingo First. Como resultado, neste primeiro ano completo da linha, o Grupo PSA vendeu cerca de 4.000 veículos elétricos e já resgistrou encomendas de mais de 6.000 unidades.

Nesta primeira fase, as vendas foram realizadas essencialmente para clientes de B2B: grandes frotistas, multinacionais, orgãos administrativos e entidades governamentais representaram 90% das vendas do Grupo PSA neste segmento. Ao mesmo tempo, projetos de mobilidade foram lançados com outras empresas, como, por exemplo, General Electric, Deutsche Bahn, SNCF, Kone, Airbus, EDF, GDF Suez, Allianz, Europcar, ChoosEV.

Convencida do potencial da mobilidade elétrica, a PSA Peugeot Citroën tem como ambição aumentar a base de clientes entre pequenas e médias empresas e consumidores com comportamento de vanguarda e mais abertos a novidades, os "early adopters", atraídos pelos benefícios dos veículos elétricos. O desenvolvimento de veículos elétricos passa igualmente pela criação de soluções que se apoiem sobre um novo conceito de mobilidade, como os serviços de mobilidade personalizada Mu by Peugeot ou de locação diferenciada de veículos Citroën Call Car.

O veículo elétrico faz parte da estratégia do Grupo PSA para buscar responder às questões ambientais que desafiam conjuntamente as montadoras, a sociedade, as empresas e os donos de veículos. A PSA Peugeot Citroën vem introduzindo diversas soluções tecnológicas adaptadas às diferentes necessidades dos consumidores, o que permite uma forte ruptura em termos de consumo e emissões de CO2. "A crescente utilização de soluções como o sistema Stop & Start, os carros híbridos diesel ou ainda os modelos com zero emissões (veículos elétricos) permitirá que a PSA Peugeot Citroën aumente sua posição de líder no segmento de veículos de baixas emissões de CO2 na Europa e estenda estas soluções para outros mercados", afirma Frédéric Saint-Geours, Diretor Mundial de Marcas da PSA Peugeot Citroën.

Perspectivas 2012 – O que esperar para o ano novo no mercado automotivo


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Por *Stephan Keese

Mais uma vez, um ano está chegando ao fim. Parece que foi ontem que começamos 2011 com grandes expectativas por mais um ano recorde para a indústria automotiva. Olhando para trás, com o ano praticamente concluído, certamente podemos dizer que estas esperanças foram plenamente preenchidas. 2011 provou-se um ano sensacional, com quebra de recordes de produção e vendas e ainda com a chegada de novos e atraentes modelos globais ao Brasil, criando uma confusão para a maioria dos consumidores com a explosão da oferta competitiva de modelos atraentes.

Tanta coisa em 2011, mas como é que será 2012? Essa é uma boa pergunta. A incerteza fundamental que se coloca neste contexto é a forma como a economia mundial e brasileira irá se desenvolver. E, com certeza, esta é uma questão para a qual eu não tenho resposta. Vamos supor, por um momento, que nem os mercados financeiros, governos ou economias de EUA, Europa ou China entrarão em colapso em uma grande bola de fogo. Vamos supor que as grandes eleições de 2012 (quase todos os grandes da economia global terão eleições nos próximos 12 meses) não mudarão o rumo da economia global.

Com estas premissas fundamentais, acredito que é seguro prever mais um ano atraente para a economia brasileira e para a indústria automotiva. Os consumidores continuam satisfeitos em comprar novos modelos oferecidos por uma gama crescente de marcas. Várias novas marcas estão se instalando ou se preparando para (re-)começar no Brasil, que vão desde as marcas japonesas, como Lexus e Mazda, até novas marcas chinesas, como a Great Wall e Geely. Marcas estabelecidas estão renovando o portfólio de produtos, lançando novos modelos como os novos Fiat Siena, Chevrolet Sonic e Spark, Ford Focus ou Volkswagen Beetle e Gol (nova geração). Ao mesmo tempo, os "recém-chegados" ao Brasil estão lutando para ganhar participação no mercado através da introdução de novos modelos, incluindo a Hyundai e seu i30 e o modelo de entrada i15, o Etios, desafio da Toyota para Gol e Uno, ou ainda o novo Peugeot 308, só para citar alguns exemplos.

Com certeza, 2012 continuará a ser altamente interessante para o consumidor com diversas opções de veículos para escolher. A crescente localização também deve ajudar a tornar os preços dos produtos mais atraentes. Enquanto as novas barreiras de importação, especialmente o aumento do IPI, tornarão os veículos importados até 35% mais caros, mais e mais veículos sairão das linhas de produção locais. Duas novas grandes fábricas (Hyundai e Toyota) começarão a produzir em 2012 e a preparação para várias outras novas plantas (FIAT, Volkswagen, Nissan e até mesmo BMW) está avançando.

O aumento do número de modelos e da localização aumentará a pressão sobre os preços ao consumidor, à medida que as marcas lutarão por market share e tentarão superar uns aos outros com melhores equipamentos e preços mais atraentes. Dessa forma, a indústria terá que se acostumar com um ambiente mais competitivo, com crescente pressão sobre margens e rentabilidade. Maiores ganhos de produtividade são obrigação para montadoras e maiores investimentos em automação são necessários para compensar a inflação.

Para as concessionárias, o processo de vendas e pós-vendas lentamente continuará a se tornar mais profissional, assim como o número de grandes grupos continuará a se consolidar e as marcas investirão mais e mais em showrooms espetaculares e processos de vendas profissionais. Além de mais opções, o consumidor também se divertirá ao comprar um carro.

Alguns podem dizer então que 2012 será parecido com 2011. À primeira vista, eu tendo a concordar, à medida em que muitas das tendências iniciadas neste ano continuarão durante todo o ano que vem. Em um segundo olhar mais profundo, 2011 iniciou uma mudança de paradigma na indústria automobilística brasileira, uma mudança que só irá aumentar em 2012. Ser uma montadora no Brasil vai se tornar mais difícil, enquanto comprar um carro no Brasil vai se tornar mais divertido.


* Stephan Keese é sócio responsável para o segmento automotivo da Roland Berger Strategy Consultants

Fonte: Car and Driver Brasil – edição 48

Automóvel terá uso limitado no futuro. Pedágio urbano já autorizado


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Por Milton Corrêa da Costa*

Assim como os locais autorizados para uso do cigarro estão cada vez mais restritos aos fumantes -uma recente lei no Distrito Federal proíbe agora fumar no interior de veículos particulares e táxis- o uso do automóvel particular, inevitavelmente, estará também limitado no futuro. Uma nova lei , que trata da mobilidade e priorização do transporte público, entrou em vigor recentemente no país autorizando a cobrança do pedágio urbano a carros particulares e ameaça, fundamentalmente, o futuro da indústria automobilística, que depende do permanente aquecimento do mercado de venda de carros para manter a produção e consequentemente os empregos e sua própria sobrevivência, sem falar no futuro das concessionárias e revendas de veículos.

Como fator adverso à chamada 'Era dos Automóveis' (não há incentivo ainda à produção de veículos menores como no Japão) constata-se a evidente e cristalina saturação das vias públicas nos grandes centros urbanos -não precisa ser mais em horário de pico- onde mais e a mais veículos novos são emplacados diariamente e colocados em circulação em todo o país. A cada dia a velocidade média de deslocamento de veículos, em congestionadas vias urbanas, diminui. O excesso progressivo de veículos (compra-se carro a perder de vista) e o consequente aumento da emissão de gases poluentes, contrasta com a redução dos espaços nas vias de circulação e as grandes obras várias não acompanham tal preocupante cenário.

A última grande obra viária do Rio de Janeiro, por exemplo, a Linha Amarela, que liga a Zona Oeste da cidade à Zona Norte, sem passar pelo Centro, hoje já congestionada com garagalos em horários de rush, se deu em 1997, ou seja há 15 anos passados. De lá pra cá o número de veículos em circulação cresceu progressivamente e o espaço continuou o mesmo. O trânsito de São Paulo – em dias de chuva torrencial o caos é pior- de há muito flui cada vez menos.

A cidade do Rio de Janeiro, que se prepara para o Jogos Olímpicos, com a implantação de novas vias expressas de transporte coletivo e da expansão das linhas de metrô, se mantiver a média de cem mil veículos emplacados anualmente – a frota cresce 5% /ano- terá, até 2016, no ano da Olimpíadas, mais meio milhão de veículos em circulação. A pergunta é saber onde caberão tantos novos veículos em circulação? Registre-se que durante a recente implantação do sistema BRS ( Bus Rapid Service) -um corredor exclusivo de ônibus- na Avenida Rio Branco, no centro do Rio, o tamanho do engarrafamento foi tamanho que decidiu-se conceder, além de duas, mais uma faixa para circulação os coletivos, imprensando táxis e automóveis particulares para as duas outras faixas restantes da importante via de escoamento.

Ressalte-se, que no próprio Rio de Janeiro, onde há incentivo ao uso da bicicleta, com a implantação de ciclovias e ciclo-faixas, como já ocorre em muitas capitais do mundo, descobriu-se que não há bicicletários suficientes. O programa Rio Capital da Bicicleta, com cada vez mais adeptos, conforme recente pesquisa da ONG Transporte Ativo, trouxe por outro lado um fator adverso: o déficit de bicicletários na cidade. Só num dia, no período de 10h e 16 h, a ONG contabilizou 608 bicicletas estacionadas em postes, árvores e grades em ruas da Zona Sul da cidade.

Conclui-se pois que o problema da redução e congestionamento dos espaços urbanos terá que ser enfrentado no presente. A cultura do uso irrestrito do automóvel particular está próxima do fim. No futuro, não muito distante, os locais e horários de circulação serão específicos e restritos aos automóveis. O pedágio urbano, em horários de expediente semanal, será inevitável e a lei autorizando as prefeituras a tomar tal medida foi assinada recentemente pela Presidente Dilma Rousseff.

Isso á apenas o início. Depois do pedágio virá a proibição de circulação em locais e horários específicos. Associado a tais medidas restritivas, o incremento ao transporte de massa ( trem, barca e metrô), com a construção de novas linhas, o transporte solidário com o uso racional do carro particular ( para cada pessoa transportada, o consumo de combustível no automóvel é de cerca de 8 vezes maior do que no ônibus), a mudança com os horários alternativos das diferentes atividades de trabalho e estudantil, evitando a concentração demasiada de veículos em circulação em determinados horários, além da produção de veículos de menor porte, serão medidas inevitáveis a serem progressivamente adotadas.

No futuro o automóvel particular, em vias urbanas, em dias de semana, será um bem móvel de uso restrito, restando-lhe as excepcionalidades emergenciais. Talvez mesmo se torne um meio de transporte voltado para o lazer e uso somente nos domingos e feriados e fora dos horários de pico. O interesse coletivo e o meio ambiente agradecerão em muito. Este é o efeito perverso da maravilhosa invenção do automóvel. As futuras gerações não mais se aproveitarão dele como nós o aproveitamos. Sinal dos novos tempos, onde até dar palmada nos filhos é proibido.

*Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

sábado, 7 de janeiro de 2012

PSA Peugeot Citroën é novamente líder em produção de veículos na Argentina


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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis

A PSA Peugeot Citroën ratificou em 2011 sua liderança como maior produtora de veículos na Argentina, com 142.774 unidades produzidas em sua fábrica de El Palomar. Deste total, 45% dos veículos foram destinados para exportação. Este resultado é fruto de uma política de investimentos e desenvolvimento do Grupo PSA em toda a cadeia de valor no país e na América Latina. Os números de produção dos últimos cinco anos também confirmam esta posição de liderança da PSA Peugeot Citroën na Argentina, com um total de 605.000 veículos fabricados entre 2007 e 2011.

A indústria automotiva é um motor de crescimento da Argentina e se consolida como uma das mais importantes para o desenvolvimento do país, com resultados significativos, confirmados mais uma vez em 2011. No ano passado, foram produzidos em solo argentino 828.771 veículos; a PSA Peugeot Citroën foi responsável por 17,2% deste volume.

Com a média de lançamento de um automóvel totalmente novo por ano desde 2004, a PSA Peugeot Citroën investe também no aumento da capacidade de produção na Argentina: nos últimos dois anos, o Grupo elevou a produção na fábrica de El Palomar de 30 veículos por hora para 45 veículos por hora.

Ford vai sortear 31 New Fiestas hatch para quem comprar um carro da marca em janeiro


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Por Imprensa Ford

A Ford começou 2012 com uma grande promoção: quem comprar qualquer carro da marca durante o mês de janeiro - exceto das linhas Transit e caminhões - vai concorrer ao sorteio de 31 New Fiestas Hatch. A promoção "1 Ford por dia" é anunciada pela atriz Deborah Secco e pelo lutador Anderson Silva, que também estrelaram a campanha de varejo da Ford "A decisão é sua".

A promoção é mais um atrativo de vendas da Ford, que criou uma estratégia de varejo agressiva para os consumidores neste começo de ano, com ofertas em suas principais linhas de veículos. O Ka 2012, que tem preço à vista de R$24.500, sai por apenas R$23.500, com financiamento em 60 parcelas de R$645,04 - a entrada, que seria de R$1.000, é paga pela Ford.

O EcoSport FreeStyle 2012 é vendido por R$51.990 à vista, ou financiado em 60 parcelas de R$751, com entrada de R$25.000 e o pagamento da primeira parcela somente em abril. O modelo já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, compartimento extra no painel refrigerado, travamento automático das portas a 15 km/h, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina, além de itens exclusivos de estilo.

O Focus Hatch 1.6 2012, com preço à vista de R$52.990, pode ser financiado com taxa zero, em 24 parcelas de R$1.100 mais entrada de R$28,031,71. O carro vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas e espelhos retrovisores elétricos, airbag duplo, computador de bordo, CD-player com entrada auxiliar e USB e rodas de liga leve de 16 polegadas. O Focus Sedan 2.0 também é oferecido com taxa zero, por R$59.990, em 36 parcelas de R$850, mais entrada de R$31.014,83.

O Fiesta RoCam Hatch 1.0 2012 sai por R$26.900 à vista. Ele já vem com travas e alarme de série, alerta de manutenção programada, travamento automático das portas a 15 km/h, botão de abertura do porta-malas no painel e banco do motorista com regulagem de altura. O Fiesta RoCam Sedan 1.0, também modelo 2012, sai por R$29.900 à vista, com os mesmos equipamentos e porta-malas de 490 litros.

"Comparando qualidade, conteúdo e preço, comprar um Ford é um ótimo negócio. Melhor que isso, só comprando um Ford e levando outro de presente - exatamente o que estamos oferecendo nessa promoção, para que o consumidor não tenha dúvida de estar fazendo a melhor compra do mercado", diz Ivan Nakano, gerente de Marketing de Varejo da Ford.

Promoção

Participar da promoção "1 Ford por dia" é simples. O cliente que comprar um veículo Ford, exceto as linhas de Caminhões e Transit, de 1º a 31 de janeiro, deve entrar no hotsite exclusivo da campanha, preencher seus dados pessoais e de compra e responder à pergunta: "Qual a montadora que dá 1 carro por dia?". Após preencher tudo corretamente ele já estará participando da promoção, cujo sorteio será em 28 de fevereiro de 2012, na sede da Ford em São Bernardo do Campo, SP, com presença aberta aos participantes interessados.

Os prêmios serão entregues até 30 dias após a apuração dos ganhadores, com licenciamento e todas as despesas pagas, livres de quaisquer despesas ou ônus para os contemplados. O regulamento completo está disponível no site www.ford.com.br/promocao.

Kia Optima é eleito ‘Sedã do Ano 2012’ nos Estados Unidos


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Por Kia Motors do Brasil - Textofinal de Comunicação Integrada

O sedã Kia Optima começou o ano em alta rotação – o modelo foi nomeado ‘Sedã do Ano 2012’ pelo site Autobytel, nos Estados Unidos. Reconhecido pelos editores do site de pesquisa automotiva como um novo parâmetro na categoria sedã, o Optima recebeu as honras máximas contra a acirrada concorrência por seu estilo inovador, interior espaçoso e excelente economia de combustível.

"Desde seu lançamento, o Optima vem atraindo novos clientes para a marca. Ele possui o equilíbrio adequado entre desempenho, itens de comodidade e economia de combustível que os consumidores estão procurando", disse Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Kia Motors America. "O segmento de sedã médio está mais competitivo do que nunca, e o reconhecimento do Optima pelo Autobytel irá manter o impulso da Kia em 2012".

O Autobytel é um site de pesquisas automotivas que oferecem aos consumidores informações que os ajudam a comprar carros novos e usados. Com mais de 75 anos de experiência combinada, os editores do Autobytel dirigiram centenas de veículos e escolheram o ‘Sedã do Ano 2012’ baseados no potencial do Kia Optima.

Brasil pode se tornar 3° maior mercado automobilístico em 2016


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Por Oficina de Comunicação (RV&A)

Executivos das maiores empresas automobilísticas do mundo acreditam que o Brasil chegará em 2016 disputando a terceira posição no ranking dos maioresmercados automobilísticos do mundo. É o que revela a Global Automotive Executive Survey 2012 - Managing growth while navigating uncharted routes (Pesquisa Global do Setor Automobilístico – Gerindo o crescimento enquanto rotas inexploradas são singradas, em tradução livre), realizada pela KPMG International.

Atualmente, o país ocupa a quinta posição entre os grandes mercados para osveículos. A previsão é que encerre o ano de 2011 com 3,63 milhões de veículos vendidos, um recorde local, segundo estimativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos de várias partes do mundo, mostra também que a expectativa é a de que até 2017 o Brasil esteja exportando mais de 1 milhão de veículos ao ano. As vendas externas brasileiras em 2011 devem ficar em 540 mil unidades, de acordo com a Anfavea.

O resultado da pesquisa demonstra claramente a imagem que o mercado automobilístico de todo o mundo projeto para Brasil: a de um país com a economia sólida e ótimas perspectivas para os negócios. Ao final, o mercadoautomobilístico encontrou um lugar propício no Brasil”, afirma Charles Krieck, sócio-líder das áreas de Industrial Markets e Audit da KPMG no Brasil.


BRICs com 40% do mercado em 2016

Com a China liderando o mercado automobilístico, e Brasil e Índia em francocrescimento na disputa pelo terceiro posto do ranking global, as perspectivas são de que em 2016 os países do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) detenham mais de 40% do market share mundial, segundo a pesquisa.

Outro tema abordado no levantamento está ligado à mobilidade urbana nas grandes cidades do mundo. Em relação a este assunto, os pesquisados avaliam que o mercado precisa estar atento a uma mudança significativa que tende a ocorrer, em que o conceito de propriedade de veículos tenderá a migrar ao de uso, tendo em perspectiva a evolução e consolidação do uso compartilhado de automóveiscomo uma resposta a questões ambientais, sociais, de mobilidade e de restrição de espaços vinculadas à consolidação das megacidades.

Segundo indicações de 42% dos executivos brasileiros entrevistados, o Brasil tem grande potencial para o chamado mercado de mobility services (que inclui a o uso compartilhado de veículos), pois estimam que mais de 25% doshabitantes do país devem estar usando tais serviços em 2026.


Veículos híbridos ainda superam carros elétricos

Para os pesquisados, os carros elétricos, também incluídos entre os temas que envolvem questões ambientais, ainda têm um longo caminho a percorrer para se tornarem uma realidade e, por isso, 65% dos entrevistados acreditam que os veículos híbridos são, atualmente, uma melhor solução. Este cenário tende a ser diferente na China e Japão, onde, respectivamente, 33% e 46% dos executivosouvidos disseram que os carros elétricos, seguidos dos veículos movidos a célula de combustível, serão os mais populares até 2025. Mesmo assim, a estimativa apurada no estudo indica que teremos entre 9 e 14 milhões de veículos elétricos circulando pelo mundo até 2026.

O desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias para os automóveis não é uma tendência apenas vinculada aos combustíveis, mas, também, está se voltando à conectividade dos usuários. Para 60% dos entrevistados, a indústria automobilística já está atrasada nesse aspecto, pois se percebe que a expectativa desses usuários é a de ter em seus carros as mesmas ferramentas de conectividade disponíveis em suas casas.

Além disso, os pesquisados acreditam que a exploração desse novo mercado ainda está em aberto. Apenas 30% dos executivos ouvidos dizem acreditar que as empresas que produzem autopeças originais estarão controlando esse mercado em 2025, seguidas de empresas de TI e comunicações. “Com os resultados obtidos na pesquisa, conclui-se que as montadoras e os fornecedores de autopeças precisam investir em novas tecnologias, soluções e inovações para contribuir com a evolução do mercado e também para dar respostas às tendências destinadas a facilitar a mobilidade urbana. Porém elas devem estar sempre atentas para planejar adequadamente sua produção, evitando fabricar mais veículos do que a capacidade de consumo da população (de acordo com a pesquisa, o excesso global de produção atinge 5 milhões de unidades em 2011). E tudo isso vai acontecer em um cenário de franco crescimento dos mercados emergentes”, conclui Krieck.

Linha Toyota produzida no Mercosul lidera mercado brasileiro em 2011


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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

Em 2011, a Toyota liderou todos os segmentos em que atua no Brasil, no que se refere à sua linha de veículos produzida no Mercosul, nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Zárate (Argentina). O Corolla, que é fabricado em Indaiatuba (SP), fechou o ano na ponta do competitivo segmento dos sedãs médios, com o emplacamento de 53.150 unidades e participação de mercado de 26,6% ante aos seus concorrentes.

Mesmo com a chegada de novos concorrentes, o Corolla, que passou por melhorias mecânicas e visuais, mostrou força para se manter em primeiro lugar entre os sedãs médios”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior das divisões comercial e corporativa da Toyota Mercosul. Vale ressaltar que recentemente um estudo da revista Forbes em parceria com a consultoria IHS Global apontou o Corolla como o carro mais vendido do mundo em 2011, com comercialização global em 150 países de 1,02 milhão de unidades.

A picape Hilux, produzida na planta argentina de Zárate, encerrou 2011 com emplacamento de 33.261 unidades, número que a consolidou na liderança absoluta entre as picapes médias equipadas com motorização diesel, com 35,6% de participação no segmento. Fechando a linha Toyota produzida no Mercosul, os resultados do utilitário esportivo SW4 computou emplacamento de 8.197 unidades no acumulado de 2011 (recorde histórico), conferindo ao modelo 49,5% de participação entre os utilitários esportivos médios, com propulsores alimentados com diesel.

Entre os produtos importados, o destaque absoluto foi o RAV4. Os emplacamentos do utilitário esportivo compacto no ano passado totalizaram 4.225 unidades, o que representa um crescimento de 219% em comparação com 2010, que registrou 1.219 unidades comercializadas. Esse crescimento é fruto do sucesso da nova versão com tração 4x2 do RAV4, apresentada ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2010. As vendas totais da Toyota em sua rede de concessionárias em 2011 foram de 99.188 unidades, praticamente no mesmo patamar dos os emplacamentos registrados em 2010 (99.555 unidades).

Atravessamos um ano com muitos desafios, após as catástrofes naturais que atingiram o Japão em março, afetando a nossa cadeia de fornecedores e também a nossa produção no Brasil e em praticamente todo o mundo. Ainda assim, conseguimos, com o esforço de todos os colaboradores, de toda a cadeia de parceiros (fornecedores e concessionários) e com a confiança dos nossos consumidores superar as adversidades e encerrar 2011 com número de vendas no Brasil próximo ao recorde histórico de 2010”. "A todos os nossos colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes meu muito obrigado”, complementa Andrade.

Novidades para 2012

A Toyota aproveitou 2011 para antecipar as novidades de produto que trará ao mercado já neste ano. A primeira delas será a introdução da motorização Flex Fuel na linha de picapes Hilux e de utilitários esportivos SW4, ainda no primeiro trimestre de 2012. Também nos primeiros três meses do ano chega ao mercado a nova geração do sedã de luxo Camry.

No segundo semestre, as novidades se intensificam com o lançamento do Prius, que já foi apresentado à imprensa brasileira e que já tem 15 unidades importadas pela Toyota circulando pelas ruas do Brasil. O ápice será a inauguração da fábrica de Sorocaba (SP) e o posterior lançamento da nova família de carros compactos da marca, a ser produzida nessa nova unidade fabril da Toyota, também na segunda parte de 2012.

Com esse plano, a Toyota do Brasil espera incrementar sua presença no mercado brasileiro e, desta forma, contribuir com os planos da Toyota Motor Corporation, que já divulgou previsões de vendas mundiais recorde para 2012, de 8,48 milhões de unidades.

MINI é destaque no Rally Dakar


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Por VISAR PLANEJAMENTO Assessoria de Imprensa BMW Group Brasil

A edição desse ano do Rally Dakar que está em disputa desde o dia 1º de janeiro, na América do Sul passando pelos países Argentina, Chile e Peru, está comprovando a eficiência dos modelos MINI. Conduzidos por cinco duplas formadas por pilotos e navegadores europeus, onde até o momento se destacam entre os primeiros colocados na classificação geral, os carros utilizados foram desenvolvidos especialmente para este tipo de competição, com design semelhante ao MINI Countryman comercializado no Brasil. Denominado MINI All 4 Racing, os modelos são equipados com motor turbo de seis cilindros e 315 HP, tração nas quatro rodas, movidos à diesel.

Lançado no mercado nacional em 2010, o MINI Countryman é o primeiro produto da marca desenvolvido com características de SAV, capaz de encarar terrenos on road e off road. Único modelo quatro portas da família MINI, o Countryman é vendido no Brasil nas versões Cooper de 120 HP, Cooper S e All 4 de 184 HP, a qual mais se assemelha com os modelos que disputam o Rally Dakar. O modelo já vendeu, desde o seu lançamento, mais de 1000 unidades no Brasil.

Os pilotos e navegadores que competem com MINI, até então, venceram três das quatro especiais disputadas. Entre eles está a dupla Stéphane Peterjhansel, da Polônia e Jean-Paul Cottret, da Bélgica; os líderes da competição. A útlima especial do Rally Dakar será disputada no dia 15 de janeiro, onde a chegada será em Lima, na capital do Peru.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROMOÇÃO App Store Brasil - Ganhe um aplicativo de navegação GPS para iPhone e iPad


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Dynavix, um dos líderes do mercado de navegação GPS na Europa, anuncia lançamento da versão brasileira do seu aplicativo para iPhone e iPad. Os usuários de iPhone e iPad poderão contar essa semana com o lançamento da versão brasileira do seu aplicativo, atualmente utilizado em mais de 15 regiões da Europa e nos Estados Unidos. Com funções inovadoras e uma interface intuitiva, Dynavix é capaz de transformar o iPhone ou iPad em um sistema completo e inteligente de navegação. O aplicativo conta com instruções de voz claras e mapas atualizados, já incluídos na memória do aplicativo.

A navegação Dynavix possui uma interface limpa e prática, adaptada à mesma lógica de controle multi-touch do iPhone e do iPad. Para os que desejam explorar opções mais avançadas de personalização, Dynavix oferece diversas possibilidades para customizar o aplicativo: escolha do tema preto ou branco, das cores do mapa, das informações a serem exibidas no painel de navegação, do modelo do carro indicado no mapa, da imagem de fundo a partir do álbum do iPhone, entre outras configurações.



Visando oferecer uma navegação mais prática e confiável aos usuários o aplicativo desenvolveu uma completa gama de ferramentas, que incluem aviso de radares, atualização de radares através do iTunes, navegação em pistas, assistente de velocidade, escolha de rotas alternativas, opção de evitar determinados trechos, integração com a agenda telefônica do iPhone. Além disso, é possível buscar Pontos de Interesse através do Google e expandir o banco de dados através da criação de Pontos de Interesse próprios ou importando os mesmos via iTunes.

Outra função que merece destaque é o Painel Rápido, que permite, com apenas um toque, localizar o posto de gasolina ou acomodação mais próximos ou controlar o iPod sem sair da tela de navegação. Se pode ainda ainda localizar um estacionamento próximo ao seu destino e fazer uma ligação a um determinado Ponto de Interesse, permitindo por exemplo ligar a um restaurante para reservar uma mesa ou mesmo visitar seu site e conferir o menu.


Segundo a assessoria de imprensa de Dynavix, as perspectivas do aplicativo no mercado brasileiro são positivas: “Estamos ansiosos para iniciar essa nova fase de Dynavix no Brasil. Queremos criar um relacionamento próximo com o consumidor brasileiro, que é um público exigente e que cobra qualidade no que consome. Estaremos atentos ao que o brasileiro tem a nos dizer. Usaremos a opinião dos usuários como diretriz para atender cada vez melhor às expectativas desse público.”, afirma a gerente de marketing da empresa.

O aplicativo de navegação Dynavix para iPhone e iPad se apresenta ao Brasil como um sistema completo, que oferece soluções originais e inteligentes para uma experiência única de navegação. O aplicativo também possui versões para Argentina, Chile, Uruguai, que já estão disponíveis na App Store.


Mais informações sobre o aplicativo navegação Dynavix através do site: http://www.dynavix.com

Vídeos demonstratives também disponíveis no YouTube: http://www.youtube.com/dynavix

Facebook e Twitter: http://www.facebook.com/Dynavix / http://twitter.com/dynavix


Sobre Dynavix

Dynavix A.S. é uma empresa de origem Tcheca que produz softwares de navegação GPS desde 2003. Atualmente a empresa oferece um potfolio completo de equipamentos de navegação. No fim de 2011 a empresa está se expandindo para mercado Latino Americano, começando pelo Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Em 2012 o aplicativo será lançado para os demais países da América Latina.

PROMOÇÃO !!!!

O CarPoin News, em conjunto com a Dynavix, estão criando uma promoção inédita, aonde o leitor do blog poderá testar o novo aplicativo de navegação GPS para iPhone e iPad.

Para ganhar um promocode, para baixar o GPS Dynavix gratuitamente, basta responder nos comentários a pergunta: Quando voce está perdido em algum lugar, o seu GPS te ajuda a encontrar o local desejado sem dificuldades?

A melhor resposta terá acesso ao aplicativo gratuitamente, o resultado sairá no final desta semana, sexta, dia 6. Não perca !!!! Não esqueça de deixar seu e-mail para contato.

Linha de modelos importados Premium Volkswagen passa a contar com garantia total de 3 anos


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Por Imprensa VW
Foto: Marcus Lauria

A partir deste mês de janeiro, as linhas 2012 dos modelos importados Premium da Volkswagen, Jetta, Jetta Variant, Passat, Passat Variant, Passat CC e Touareg passam a contar com 3 anos de garantia total, sem limite de quilometragem. Os modelos Novo Tiguan e Amarok já contam com o período de 36 meses de garantia desde o seu lançamento.

A nova Garantia total de 3 anos passa a ter validade a partir da data da compra de cada veículo e inclui todos os modelos importados Premium lançados em 2011, conforme relação abaixo:

Jetta – nova geração lançada em março de 2011
Passat - nova geração lançada em maio de 2011
Passat Variant - nova geração lançada em maio de 2011
Touareg –nova geração lançada em maio de 2011
Tiguan - nova geração lançada em setembro de 2011.

Os planos de manutenção e os prazos de revisão a cada 10.000 quilômetros, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, já estabelecidos no conjunto de manuais de cada veículo, serão mantidos. Os clientes serão informados do novo período de garantia por meio de mala-direta, e-mail ou contato telefônico. A rede de concessionárias da marca que comercializa os modelos importados Premium, um total de 290 pontos de vendas em todo o Brasil, já está preparada para atender aos clientes desses modelos.

Chevrolet agita verão de Búzios


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Por Ivan de Oliveira
Foto: Marcus Lauria

Como parte do Projeto Carioca de Série, que traz ações de relacionamento com o público carioca, a Chevrolet está agitando Búzios, cidade-point do verão carioca. “O Carioca de Série é um projeto regional desenvolvido para o Rio de Janeiro, que visa aproximar e criar afinidade entre a Chevrolet e o consumidor carioca. Através de diversas pesquisas, identificamos um "DNA" do consumidor local e, por meio dele, criamos ações institucionais ligadas ao esporte, música e responsabilidade social”, revela Rogério Sasaki, gerente regional de Marketing da GM do Brasil.

Durante o mês de janeiro, o Chez Michou, tradicional creperia da Rua das Pedras, será o Chez Michou Chevrolet, espaço montado para que o visitante tenha um contato mais próximo com a marca. Com programação especial, haverá exibições de DJs, distribuição de brindes e apresentação do Chevrolet Cruze, lançamento da montadora no Brasil e o Chevrolet mais vendido no mundo.

Uma promoção especial acontece aos sábados: aqueles que pedirem o Crepe Chevrolet Cruze irão faturar um jogo americano exclusivo. No dia 21 de janeiro, o surfista Rico de Souza irá, pessoalmente, presentear alguns sortudos com uma prancha personalizada. Como complemento da ação, a Chevrolet montou um lounge no principal estacionamento da cidade, o Eco Park. Nele, os clientes poderão sentir a emoção de pilotar o novo Chevrolet Cruze e conhecer mais sobre os atributos do carro. A Chevrolet também estará presente nas ondas de rádio em Búzios. Durante o verão, a principal rádio de Búzios, a Estação 104 FM será a Rádio Chevrolet Carioca de Série, com programação diferenciada para os ouvintes.

Célio Dobrucki se destaca como um dos principais customizadores de Harley-Davidson do Brasil


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Por BellPress

Considerado um dos principais customizadores de Harley-Davidson do Brasil, Célio Dobrucki da Célio Motorcycles começou a sua história de paixão e sucesso com a customização aos 13 anos de idade. Aos 13 Célio comprou sua primeira motocicleta e começou então a sua história que hoje soma mais de 50 Harley-Davidsons exclusivamente criadas e customizadas por ele.

Célio não é apenas um customizador, ele cria algumas de suas motos desde o chassis, como por exemplo as Bobbers que criou e montou nos EUA, mais especificamente em Miami e Colorado. Além disso, Célio criou e montou uma Bobber para o seu filho, hoje com 3 anos. A moto está em exposição no Dobrucki, um restaurante idealizado por ele, que hoje funciona três dias por semana e atrai tanto os amantes da boa gastronomia quanto os apaixonados pela cultura americana, pelo velho blues e rock’n’roll e a lendária Harley-Davidson. O Dobrucki é um restaurante de cozinha internacional que mais parece um pub localizado no old west com design estilizado e Harley-Davidson como principal temática de sua decoração.


Em 2011 Celio Dobrucki foi convidado pela Nextel para ser o Confrade da Confraria Nextel em uma festa realizada no Dobrucki. A Nextel escolheu algumas personalidades no Brasil que possuem forte sintonia com a empresa. O evento reuniu formadores de opinião e empresários influentes ligados ao circulo de amizades de Célio Dobrucki. O intuito: o mais puro networking e descontração. Tudo ao som de uma das bandas mais conhecidas da cena Paranaense: Hillbilly Rawhide. Confira o video Confraria Nextel por Célio Dobrucki - http://www.youtube.com/watch?v=VCo6vetuz8k

Ao longo de sua carreira, Celio Dobrucki contou com a exposição de seu nome ligadas a marcas/oficinas como a Brazil Custom Bikes e Black Diamond Choppers, até chegar a Celio Motorcycles - todas de sua propriedade.

Serviço:
Celio Motorcycles
Rua Felipe Camarão, 275, Rebouças, Curitiba/PR
Telefone: (41) 3332-4865
E-mail: contato@celiomotorcycles.com
http://www.celiomotorcycles.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Toyota Corolla é o mais vendido no mundo em 2011


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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

O Toyota Corolla, pela segunda vez consecutiva, é o carro mais vendido no mundo. Em 2011, foram 1,02 milhão de unidades comercializadas de acordo com estudo da Forbes, uma das revistas sobre economia mais respeitadas do mundo, elaborado em parceria com a consultoria IHS Global. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com consumo eficiente de combustível e confiável. Além da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), o carro é produzido em mais 14 unidades ao redor do mundo.

A lista da revista Forbes ainda coloca o Toyota Camry em oitavo como carro mais vendido de 2011 com aproximadamente 726 mil unidades comercializadas globalmente.

Toyota Corolla no Brasil

No mercado brasileiro, o Toyota Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). Nos últimos 11 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em oito anos. Em 2011, foram emplacadas 53.150 unidades.

45 anos

O Toyota Corolla celebrou 45 anos em novembro do ano passado. Desenvolvido para ser um carro de última geração a preço acessível, privilegiando o bem-estar de seus clientes, o Corolla tornou-se um dos carros mais populares do mundo. Em 2011, atingiu a marca de mais de 35 milhões de unidades comercializadas no mundo, sendo reconhecido como o carro global mais vendido da indústria automotiva mundial.

Primeiro lançamento Dayco em 2012: correias Poly V para o novo Uno 1.0 e 1.4



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Por Lellis Assessoria de Imprensa e Consultoria Ltda.

A Dayco Power Transmission, maior fabricante mundial de correias automotivas, efetuou seu primeiro lançamento em 2012 para o mercado de reposição: correias Poly V do novo Fiat Uno produzido a partir de 2010 - motores 1.0 8V e 1.4 8V.

São correias de aplicação no virabrequim, alternador e ar-condicionado. O novo Uno 1.0 (versões Vivace e Way) já ultrapassou 190.000 unidades circulando no país, enquanto o 1.4 (versões Attractive, Sporting e Way) soma quase 60.000 veículos.

Fiat: dez anos de liderança de mercado


Por FiatPress

A Fiat encerrou o ano de 2011 com a marca de 754.276 automóveis e comerciais leves emplacados, alcançando a liderança do mercado brasileiro pelo décimo ano. O desempenho da Fiat corresponde a uma participação de 22% no total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves registrados no ano, com uma vantagem de 55,8 mil unidades sobre a segunda colocada no ranking brasileiro.

Contribuíram para este desempenho as boas vendas do Uno, com 272.859 unidades emplacadas, e a picape Strada, com 118.620 unidades comercializadas. Entre os comerciais leves, o modelo Ducato confirmou a liderança no mercado de furgões grandes, com 13.486 unidades emplacadas.


Gama de produtos ampliada e renovada

Ao completar 35 anos de atividades no Brasil, a Fiat ampliou e renovou sua gama de produtos ao longo de 2011. O primeiro grande lançamento do ano foi o novo Fiat 500, um ícone mundial, que chegou cheio de novidades. Entre elas, ele foi o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o novo e revolucionário motor 1.4 16V com tecnologia MultiAir — criada e patenteada pela Fiat Powertrain —, que privilegia potência, torque, economia e baixas emissões.

A seguir, foi lançado o Freemont, destinado a ocupar o topo de linha da marca Fiat. O modelo é o primeiro veículo resultante da associação da Fiat com o grupo Chrysler. Produzido em Toluca, no México, o Fiat Freemont foi projetado para atender às diferentes exigências dos consumidores que buscam um veículo espaçoso, cômodo, seguro, completo, gostoso de dirigir e versátil para o dia a dia ou para o tempo livre nos finais de semana, com versões para cinco ou sete ocupantes.

Outro lançamento importante e estratégico para Fiat foi o novo Palio. O bem-sucedido hatchback da marca, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no Brasil e uma história de ousadia e inovação, ganhou uma nova geração. Totalmente novo, o novo Palio ficou mais bonito, robusto, confortável, seguro e maior, sendo bem recebido pelo público e pela crítica especializada. O novo Fiat Palio conquistou seis prêmios desde o seu lançamento:“Carro do Ano 2012”, da revista Auto Esporte; “Melhor Compacto 2012”, da premiação Ten Best, da revista Car and Driver; “Melhor Carro Nacional até 1.000 cc” e “Melhor Carro Nacional de 1001 até 1.599 cc”, do Top Car TV; “Melhor Popular Imprensa Automotiva 2011”, da Abiauto; "Melhor Hatch", segundo a agência de notícias automotivas Auto Press, responsável por abastecer dezenas de jornais em todo o país, cuja tiragem somada ultrapassa 800 mil exemplares.


R$ 10 bilhões em investimentos

A Fiat iniciou em 2011 um novo ciclo de investimentos no Brasil – o maior de sua história – com um total de R$ 10 bilhões a serem aplicados até 2014 no desenvolvimento de novos produtos, novos processos e tecnologias e ampliação da capacidade de produção. A fábrica de Betim, em Minas Gerais, terá sua capacidade de produção ampliada de 800 mil para 950 mil unidades por ano. O acréscimo de capacidade anual de 150 mil unidades equivale na prática a uma nova fábrica.

A Fiat também instalará uma nova fábrica em Goiana, Pernambuco, com capacidade para produzir 250 mil automóveis por ano, a partir de 2014. O complexo contará também com centro de pesquisa, desenvolvimento e projeto de novos produtos e plataformas, centro de treinamento e capacitação, pista de teste, campo de provas e parque de fornecedores integrado.


A comemoração dos 35 anos

Para comemorar os 35 anos de presença no Brasil, a Fiat veiculou em 2011 uma campanha publicitária que sintetiza sua trajetória: Fiat 35 anos. Movidos pela paixão. Movidos pelos brasileiros. A campanha mostrou como, ao longo de sua história no Brasil, a Fiat enlaçou seu crescimento com o desenvolvimento de Betim, da região metropolitana, de Minas Gerais e do país, estabelecendo uma forte relação com os consumidores brasileiros. No decorrer destes 35 anos, os brasileiros e a Fiat cresceram e progrediram juntos, o que reforça seus laços de união e identidade. A pergunta “O que te move?” norteou a campanha, que destacou que a Fiat é movida pelos brasileiros.

A Fiat também comemorou seus 35 anos através da promoção de um concerto público do tenor italiano Andrea Bocelli, que reuniu um público superior a 80 mil pessoas na Praça da Estação, em Belo Horizonte, em novembro. A apresentação fez parte do Momento Itália-Brasil, conjunto de eventos artísticos, culturais e de negócios que, entre outubro de 2011 e junho de 2012, celebrarão a secular e construtiva colaboração entre italianos e brasileiros.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Volkswagen Gol completa 25 anos consecutivos de liderança em vendas


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Por Imprensa VW

O Volkswagen Gol, o carro preferido dos brasileiros, acaba de conquistar mais um marco importante em sua trajetória de sucesso no Brasil. O modelo completou 25 anos consecutivos na liderança de vendas, tornando-se o veículo de maior sucesso comercial no País. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol completa 32 anos de sucesso em 2012, com 5.828.000 unidades vendidas no País. Atualmente o modelo está em sua 5ª geração e já superou as 6 milhões de unidades produzidas no Brasil.


Antes do Gol, outro modelo Volkswagen ocupava o posto de liderança de vendas no País. O Fusca, primeiro carro produzido pela marca no Brasil, foi líder por 24 anos consecutivos. "O Gol faz parte da vida de milhares de brasileiros, que fizeram desse modelo o maior sucesso da história do automóvel no Brasil. O Gol sempre foi guiado pela qualidade, pela inovação e pela proximidade com seus consumidores, o que proporcionou ao carro o título de 'preferido' pelos brasileiros", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Nas grandes metrópoles ou nas menores e mais remotas cidades, o Gol faz parte da paisagem brasileira. Está na garagem de milhões de famílias, mas também é um veículo de trabalho, usado para deslocar trabalhadores e seus equipamentos, em entregas urbanas, como táxi, autoescola, viatura policial e inúmeras outras aplicações.


Gol: 1 milhão de unidades exportadas

Em 2011, o Gol também foi responsável por outra importante realização da indústria nacional: chegou à marca de 1 milhão de unidades exportadas, reforçando-se como o veículo fabricado no País mais vendido no exterior. Em sua trajetória de sucesso no mercado externo, o Gol já foi comercializado em 66 países, sendo que os principais mercados externos do modelo, atualmente, são o México e a Argentina.

Pioneirismo do Gol:

Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989)
Primeiro carro com motor bicombustível do Brasil (Gol TotalFlex, em 2003)
Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005), popularizando a tecnologia
Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas
Primeira versão tinha motor 1,3 litro refrigerado a ar
Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas no Brasil

Vendas da Ford ultrapassam 2 milhões de unidades pela primeira vez desde 2007


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Por Imprensa Ford

As vendas da Ford nos Estados Unidos ultrapassaram 2 milhões de veículos em 2011, número que faz dela a marca automotiva mais vendida da América e a primeira a atingir esse patamar desde 2007. Com uma linha de carros, picapes e utilitários econômicos e de alta qualidade, a Ford está atraindo cada vez mais novos consumidores, na medida em que, com o avanço no preço da gasolina, os consumidores continuam a optar por veículos menores e mais econômicos, tanto no segmento de carros de passeio como de utilitários.

O New Fiesta e o Focus atingem o nível de 17 km/l na estrada, enquanto o Explorer chega a 11,9 km/l na estrada com seu novo motor EcoBoost, a maior economia da categoria. O Escape, menor utilitário da Ford na América do Norte, registrou volume recorde em 2011 e é o campeão de vendas do segmento.


No total, os carros compactos da Ford apresentaram um crescimento de mais de 20% em 2011. Já os utilitários tiveram um avanço de mais de 30%. A maioria dos produtos da Ford são líderes em economia de combustível nos seus respectivos segmentos e dão aos consumidores várias opções - desde veículos a gasolina com motor EcoBoost a híbridos, híbridos "plug-in" e veículos elétricos - para a escolha da que melhor atenda sua necessidade. Com a introdução dos novos modelos elétricos da marca, quase um terço das linhas de veículos da Ford nos Estados Unidos terão uma versão na faixa de 17 km/l ou mais em 2012 - um feito que nenhum outro fabricante de veículos foi capaz igualar.


Recorde do Fusion

Enquanto a Ford prepara, para os próximos dias, a exibição do novo Fusion no Salão Detroit, o modelo atual continua a registrar recordes de vendas. O sedã teve em 2011 o seu melhor ano no mercado, na casa de 240 mil unidades, e foi o modelo mais vendido da marca na América.

Desde o lançamento, em 2006, o Ford Fusion vem ampliando a sua participação nas vendas nos Estados Unidos. Ele passou de 6,7% do segmento, em 2006, para 11,9% em 2010 - um impressionante crescimento de 54% no período. Como comparação, o modelo Toyota Camry experimentou uma queda de 27% e o Honda Accord caiu 20%.

O modelo 2010, reestilizado, introduziu o primeiro híbrido elétrico da Ford e foi eleito o Carro do Ano da América do Norte. O Fusion também é destaque em qualidade e segurança: foi eleito o sedã médio (para o padrão norte-americano) mais confiável, pelo instituto de pesquisas J.D. Power, e recebeu a classificação máxima de segurança Top Safety Pick, do Insurance Institute for Highway Safety.

DAFRA Riva 150 chega às concessionárias por R$ 4.990


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Por Assessoria de imprensa DAFRA MOTOS

Chega a partir de hoje em toda a rede de concessionárias DAFRA a nova street da marca: Riva 150. O modelo foi apresentado oficialmente ao público no último Salão Duas Rodas e é lançada no país a partir da parceria estratégica da empresa brasileira com a chinesa Haojue, uma das maiores fabricantes mundiais de motocicletas.

Buscamos desde o lançamento da DAFRA trazer mais opções ao mercado brasileiro, sempre com inovação. A Riva 150 é uma motocicleta que tem tudo para ser um sucesso, pois alia muito bem o design moderno, bonito e diferente do que há hoje à disposição do consumidor, com uma mecânica confiável e durável. Ela é uma motocicleta que tem um custo-benefício alto e ainda por cima é confortável. Com tudo isso, mais o preço que é muito competitivo, ela tem tudo para agradar em cheio o motociclista brasileiro”, explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.

Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. “Acreditamos muito nesse produto, que entra para complementar nossa linha de motos street. Hoje oferecemos um modelo para cada perfil de consumidor e temos certeza de que a Riva vai atender a uma grande parcela da população que busca um veículo de transporte ágil e econômico como a motocicleta, mas também que proporciona conforto ao usuário. Sem contar o visual super moderno”.



Investindo no principal segmento no País, a DAFRA lança mais uma opção na categoria street: a Riva 150, segundo modelo da parceria com a Haojue, um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas. Completa de fábrica, com rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e apresentando um dos pacotes de peças de reposição mais econômicos do segmento, tem como características um visual moderno, com linhas marcantes e robustas, e muito conforto, sendo ideal para o uso diário ou mais severo, como moto-frete.

O design do conjunto óptico frontal é atual e discreto, com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem, sendo um dos mais completos da categoria. Possui conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria. Destaque, ainda, para o tanque e a lanterna traseira, que ressaltam a beleza e modernidade do modelo.

Para proporcionar conforto especialmente ao passageiro, os suportes dos estribos traseiros em alumínio foram dispostos diretamente no chassi - e não no garfo como em alguns modelos do mercado – o que evita que o garupa absorva os impactos das irregularidades do solo. Já o escapamento tem acabamento na cor preta e protetor cromado para evitar a exposição do usuário a altas temperaturas.


O modelo possui, ainda, trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento da DAFRA. Além disso, a nova Riva 150 conta com diversos componentes nacionais, como chassi - que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabilidade em manobras urbanas -, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.

A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agregado ao sistema de transmissão de cinco velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.

Para se chegar a um altíssimo nível de qualidade do produto, a engenharia da DAFRA trabalhou em conjunto com a Haojue durante dois anos, testando a Riva 150 em diferentes locais no Brasil e em mais de duas mil horas em dinamômetro de chassi no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM). Os estudos contam com diferentes testes como validação de componentes elétricos, testes de durabilidade de componentes específicos, de feeling em diferentes altitudes, de funcionamento e de condicionamento do motor, entre outros. A Riva 150 já está disposição em toda a rede de concessionárias DAFRA nas cores pérola, preta e vermelha.