sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Livina X-Gear é apresentado



Hoje foi apresentado o Livina X-Gear, o CarPoint News não esteve presente no lançamento, mas vamos aguardar um carro para teste e passar uma impressão melhor do produto para o leitores do blog. O X-Gear é terceiro produto da família do monovolume produzido pela Nissan em São José dos Pinhais, no Paraná. Seguindo a tendência do mercado, inaugurado pela Fiat, no Brasil, pelo Palio Weekend Adventure as montadoras não para de adaptar seus modelos aos moldes dos "off-roads light", que tem aparência de fora de estrada, mas na verdade são apenas perfumarias que o deixam com uma aparência mais aventureira. Independente disso, esse modelos são bem aceitos pelos consumidores em nosso país e as vendas vem crescendo nesse segmento. “O X-Gear mostra a versatilidade da linha Livina, que atende com muito espaço e modernidade às necessidades das famílias, pequenas ou grandes, e daqueles com espírito esportivo de viver”, diz Thomas Besson, presidente da Nissan do Brasil.




O Nissan Livina X-Gear é vendido em países como África do Sul, Egito, Indonésia, China, o Livina X-Gear é produzido em São José dos Pinhais (PR), onde também são fabricados o Livina, o Grand Livina e a picape Frontier. O visual ficou agradável aos olhos e chama a atenção, na dianteira o destaque fica por conta da grade cromada com o logotipo da Nissan ao centro, item de série em todas as versões de acabamento. Em conjunto com o pára-choque, que abriga os faróis de neblina de série e ganharam novo desenho, com grandes áreas centrais e molduras na cor preta e prata nas partes inferiores. Para completar o visual, estão lá, as rodas de liga leve aro 15 de seis pontas. O Livina X-Gear vem também com barras de teto que podem levar pranchas de surfe ou bicicletas. Nas laterais foram aplicadas molduras na cor preta distribuídas pelas caixas de rodas e laterais inferiores, que se unem formando uma única peça até terminarem nos pára-choques, e os adesivos que identificam o modelo nas laterais traseiras, atrás das janelas espias.





Na parte interna nenhuma alteração significativa, há a predominância de tons escuros nos bancos, consoles, painel e portas, estes dois últimos com detalhes prata. Ainda trás acabamento de coutro no volante, com detalhes plissados, exclusividade das versões SL. O Livina X-Gear chega para concorrer na faixa de preço entre R$ 50 mil e R$ 65 mil, onde estão carros com proposta de design diferenciada e para uso urbano. Entre eles podemos citar Kia Soul, Honda Fit, Citroën XTR e também Fiat Idea Adventure, e Peugeot 207 SW Escapade. A nissan vai oferecer duas opções de motor para o X-Gear, o 1.6 16V Flex, que desenvolve 104 cavalos com gasolina e 108 cavalos com álcool, é acoplado à caixa manual de cinco marchas. E o motor 1.8 16V de quatro cilindros, que desenvolve 125 cavalos com gasolina e 126 cv com álcool a 5.200 rpm. Pertencente à mesma família do 2.0 16V do Sentra, e equipando também o Tiida Flex e os monovolumes Livina e Grand Livina, este propulsor com bloco de alumínio. A transmissão automática tem 4 velocidades com overdrive e estará disponível para o propulsor 1.8 16V. A suspensão não foi alterada e manteve a altura dos modelos de série (16,5 cm). Na frente, a engenharia optou pelo sistema tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora e na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora.

O X-Gear trás de série direção com assistência elétrica, ajuste da altura da coluna da direção, travas, retrovisores e vidros com acionamento elétrico, rádio com toca-discos com mostrador integrado, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve aro 15. O carro conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, conforme condições contratuais e tem direito ao Nissan Way Assistance, serviço 24 horas de pronto atendimento em situações como pane, colisão, furto e também pneu furado.

Lotus Exige Cup ganha mais potência e menos peso


Com base no Exige GT3 de competição, o novo Lotus Exige Cup 260 destaca-se por agregar partes do modelo de corrida. Tais como o aerofólio traseiro, mais largo e reposicionado face à versão anterior. A utilização de fibra de carbono em várias partes distintas da carroceria, o que permitiu uma redução do peso na ordem dos 38 kg, passando, esta versão, a acusar apenas 890 kg na balança.






A diminuição de peso, em conjunto com o motor movido a gasolina de 1.8 litro e 5 cv a mais que a versão anterior, que passou a disponibilizar 260 cv de potência, fez com que o bólido completasse da imobilidade até os 100 km/h em apenas 4,1 segundos e alcançar a velocidade máxima de 245 km/h. Além do consumo reduzido.





O Exige Cup 260 conta com controle de tração e sistema "Launch Control", ambos originalmente desenvolvidos para as pista, bancos esportivos em carbono homologados pela FIA, cintos de três pontos e uma pré-preparação do chassis para a instalação de um roll bar. O "brinquedinho" vai custar 52.899 euros, na Europa.




Novo Saab 9-5 Sedan chega em dezembro



O novo Saab 9-5 Sedan será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em meados de Setembro. Mas só será comercializado no final do ano pela montadora Sueca. A nova geração do 9-5 deixa bem claro que a Saab está entrando em uma nova era, mostrando sofisticação e desing inovador no desenho do carro, mas sem perder a identidade que tanto lhe caracteriza com um autêntico carro tradicional da marca.






O sedan top de linha da marca Saab trás formas suaves e o pára-brisa se traduz em um formato original com herança no campo aeronáutico. Além de mostrar formas volumosas e um perfil baixo da carroceria e a dianteira claramente inspirada no concept car Aero X. "Estamos a conferir uma expressão de grande modernidade a alguns dos elementos clássicos da marca", explica Simon Padian, Designer-Chefe da marca Saab. "Utilizamos vários temas visuais dos nossos protótipos recentes, como o Aero X, que tinham ido buscar inspiração ao design escandinavo e à herança aeronáutica da nossa marca."







No interior se mostra mais ainda tradicional, nada foge dos modelos já existentes e a identidade dos modelos Suecos estão ali, bem caracterizadas. O console central envolve bem o motorista e conduz o olhar diretamente para o painel de instrumentos que estão em posição bem recuada. Lá estão o velocímetro de tipo ‘altímetro’ rotativo, numa alusão à herança aeronáutica da Saab, retirado do protótipo Aero X. Agora a ignição traz um botão "start/stop", para ligar ou desligar o sedan, posicionado no console central entre os bancos da frente, próximo ao câmbio. Todas as versões disponibilizam faróis bi-xénon Smart Beam e controle de velocidade inteligente. O novo 9-5 terá a alternativa de duas configurações-base de chassis de acordo com a potência do motor, estando ambas disponíveis com afinação desportiva.






A motorização dos Saab 9-5 serão alimentadas por turbocompressores. Estarão disponíveis um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 160 cv, e um 2.0 Turbo a gasolina com 220 cv. Para o top de linha a Saab deixou o V6 de 2.8 litros , que debita 300 cv de potência, disponível apenas com o sistema de tracção integral Saab XWD. Mais tarde, a Saab disponibilizará um 1.6 Turbo a gasolina de 180 cv, bem como um 2.0 Turbo BioPower capaz de funcionar a bioetanol E85. Todas as motorizações contam com transmissões de seis velocidades, manual ou automática. O novo sedan será produzida na fábrica de Trollhättan.

Logotipo da Audi sofre retoques

Aproveitando a comemoração do centenário, a Audi resolveu atualizar o seu logotipo. As tradicionais quatro argolas entrelaçadas receberam alguns retoques, desde sua criação, pela Auto Union. O formato ficou mais tridimensional e percebe-se um pequeno sombreado nas argolas. Dando a impresão de estarem polidos. O nome "Audi" também foi modificado, o que antes ficava no centro, passa a ficar mais do lado esquerdo do logo.




Do lado esquerdo o logotipo antigo e do lado diereito o atual, mais requintado





Passat ganha motor 1.6 TDI de 105 cv na Europa


Nos países europeus, aonde os veículos de passeio movidos a diesel são permitidos não deixa de aparecer novidades. A partir de Outubro, a Volkswagen vai disponibilizar para o Passat Bluemotion um bloco diesel 1.6 TDI de 105 cv com injeção direta common-rail que teve a sua estréia no Golf VI de 90 cv. Assim o montadora Alemã vai pode oferecer um veículo com um valor mais acessível aos consumidores europeus, com um valor abaixo dos 30 mil euros. O novo motor passa a fazer parte dos modelos sedan e variant (ou Station Wagon), nas versões Trendline e Confortline. O preços se iniciam em 27 900 euros para a versão quatro portas Trendline e a partir de 29 700 euros para a Passat Variant 1.6 TDI Trendline.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Primeiro teaser do BMW Vision EfficientDynamics

Reprodução da imagem final do vídeo do próximo modelo esportivo da BMW




A BMW liberou o primeiro teaser em vídeo do próximo esportivo da marca Alemã. Com a frase "Não construímos carros... Somos criadores de emoção" o vídeo começa a ser exibido. A provável aparição do modelo deve ser no Salão do Automóvel de Frankfurt. Através do curto vídeo, de 54 segundos a marca conhecida por seus modelos de alta performance faz um enorme suspense e não mostra praticamente nada do desing do carro, apenas no final da apresentação que surge uma imagem que supostamente lembra uma lanterna traseira de um carro, com muitas curvas e linhas afiladas. A principal visão do vídeo é do carro fazendo muitas curvas e acelerando nas retas. Também nota-se que não existe barulho de um motor forte a combustão e sim um exclusivo propulsor movido a eletricidade ou híbrido. Vamos aguardar o Salão para tirar a conclusão final do próximo super esportivo da BMW.


Para ver o vídeo acesse o link:

Audi deve apresentar Audi RS3 no Salão de Frankfurt




Foi revelado pela revista sueca "Auto Motor und Sport" a estreia mundial do Audi RS3 no Salão de Frankfurt, em Setembro, na Alemanha. A marca ja havia confirmado a chegada do hatch esportivo para o próximo ano, no mercado europeu. A imagem que está junto com essa nota é do protótipo A3 TDi Clubsport Quattro e que servirá de base para o próximo foguete da montadora das quatro argolas, essas que acabaram de ser reestilizadas pela Audi. O motor que deve ser usado, o 2.5 litros TFSi de cinco cilindros desenvolve 340 cv de potência, o mesmo que estreou recentemente no TT-RS. E em conjunto com o motor super potente a montadora Alemã vai usar a sua famosa transmissão "Quattro", através das quatro rodas, dando mais agilidade e dirigibilidade ao esportivo. Assim como a suspensão e os freios que serão redimensionados para suportar a potência extra.









Edição highstyle do Smart fortwo é apresentada


O Smart recebeu uma série especial que prioriza o requinte e a exclusividade em um carro que já é diferente desde sua concepção. A edição especial, denominada highstyle, como o próprio nome diz, em inglês, trás um nível de acabamento mais luxuoso e materiais de melhor qualidade e um visual distinto. O destaque fica apor conta da pintura metalizada na cor castanho chocolate e rodas de liga leve exclusivas do modelo.


O highstyle é baseado na versão Passion, vendida na Europa e está disponível com com dois motores a gasolina, de 71 e 84 cavalos de potência. A motorização menos potente trás de série o sistema stop&start (MHD). Ainda vai com os seguintes equipamentos de série: ar-condicionado automático e teto panorâmico automático. Para a lista dos opcionais a Smart oferece direção assistida, bancos aquecidos, porta-luvas com chave e sistema áudio com mp3. A previsão é para o próximo mês, na Alemanha, a versão de 71 cv vai custar 15.695 euros, enquanto a versão de 84 cv terá um preço de 16.195 euros.


Kia Sorento ganha 5 estrelas no Euro NCAP


Fonte: Kia Motors
O novo SUV Kia Sorento recebeu cinco estrelas – a pontuação máxima – nos resultados da avaliação de segurança do último crash test do Euro NCAP, publicados hoje. As notas de segurança obtidas pelo Sorento – com pontuações de 87% para Proteção aos Ocupantes Adultos, 84% para Proteção às Crianças e 71% para Equipamentos de Segurança – colocam a Kia entre os veículos SUV de médio porte mais seguros. “O resultado do Euro NCAP é outro reconhecimento das realizações da Kia. Essa é nossa terceira avaliação ‘cinco estrelas’ da Euro NCAP para um modelo novo”, comentou Benny Oeyen, diretor de marketing da Kia Motors Europa. “Essa é uma continuação às notas conseguidas pelo Kia cee’d em 2007 e pelo Kia Soul, esse ano. O novo Sorento foi desenhado e projetado para suprir ou ultrapassar as expectativas dos mercados europeu, norte-americano e global em todos os aspectos, incluindo segurança”.


Engenheiros de segurança da planta Namyang R&D da Kia, na Coreia, desenvolveram o novo Sorento para proporcionar os mais altos níveis de proteção aos ocupantes em cenários com acidentes próximos aos do mundo real. “Nossos engenheiros previram que o Sorento alcançaria o resultado cinco estrelas tanto no teste Euro NCAP quanto nos testes NHTSA, nos Estados Unidos. Agora, o resultado do Euro NCAP confirma os principais avanços feitos pela Kia com seu mais novo SUV”, completou Oeyen.





A combinação dos talentos desse novo modelo com o fato de haver lugar para cinco ou sete ocupantes, mais as cinco estrelas no teste de segurança, deixarão o Sorento ainda mais atraente para o consumidor, oferecendo uma verdadeira paz de espírito”, conclui Oeyen. Caso uma colisão seja inevitável, o novo Kia Sorento é projetado para proteger os ocupantes com uma gama de medidas de ‘segurança passiva’ de série – começando com sua carroceria monobloco em aço. Com aço resistente nas áreas de maior importância, a carroceria foi desenhada para oferecer aos ocupantes boa proteção em acidentes frontais, traseiros e capotamentos.




Proteção aos Ocupantes Adultos - 87% (31,18 pontos de 36 possíveis)
Proteção às Crianças – 84% (41 pontos de 49 possíveis)
Proteção aos Pedestres – 44% (15,9 pontos de 36 possíveis)
Assistência à Segurança – 71% (5 pontos de 7 possíveis)

Rachaduras no para-brisa podem ser recuperadas



Talvez poucos condutores saibam que uma rachadura no para-brisa, ocasionada por uma pedra, por exemplo, não exige a troca total do vidro. Danos que tenham círculo de um a dez centímetros de diâmetro em veículos de passeio e até 20 centímetros para veículos de carga podem ser reparados, desde que estejam localizados em áreas indicadas pelas normas oficiais de segurança, da resolução Contran nº 216 de 14 de Dezembro de 2006, e que tenham danificado somente a lâmina externa do vidro do para-brisa. O cuidado também deve ficar por conta da multa, caso a fissura prejudique a visão.





A Autoglass, empresa especialista no mercado de vidros e acessórios automotivos com 25 unidades no Brasil, estimula essa ação entre os colaboradores, porque além de gerar uma economia de até 300% ao condutor, no caso de um veículo popular, reduz a quantidade de materiais descartados, permite que o produto continue sendo original de fábrica, além do reparo ficar pronto em poucos minutos. No caso de condutores que possuem seguro com o serviço de proteção aos vidros o atendimento é gratuito. Segundo Francine Carreira, diretora da Autoglass, a rede tem como meta, mensalmente, reparar 20% dos para-brisas. “Solicitamos aos nossos profissionais que prestem toda a orientação necessária aos clientes, esclarecendo qualquer dúvida”, aponta.



Pesquisa do Instituto Autoglass Socioambiental de Educação – IASE revela que 1,5 milhão dos para-brisas são quebrados anualmente no País e uma significativa parte sofre danos que podem ser reparados. Para esta atividade de recuperação, a Autoglass e sua rede de credenciados e franqueados segue as recomendações do Contran. Na Zona A (imagem abaixo), que consiste na área crítica de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 cm de largura das bordas externas do pára-brisa, não é permitida a recuperação para nenhum tipo de dano. Na Zona B (imagem abaixo) são recomendados reparos apenas a danos que caibam em um círculo de até quatro centímetros de diâmetro, podendo também ser recuperadas trincas longas de até 10 cm para veículos de passeio e até 20 cm para veículos de carga. Francine explica que no caso de mais de um dano é possível apenas o reparo se existir uma distância mínima de dez centímetros entre eles. “É importante lembrar que a área danificada não pode ter sido contaminada por impurezas, pois isso pode prejudicar o reparo”, alerta a diretora da Autoglass.




Universitários serão pilotos por um dia em ação promocional do "Renault Experience"





Por Renault do Brasil (Divulgação)


Além de conhecerem os desafios enfrentados por uma grande empresa para desenvolver, produzir e vender um novo automóvel, os estudantes que participarem do “Renault Experience” - que acontecerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba (PR) -, terão uma motivação extra: dois deles poderão pilotar um Mégane Sedan de competição na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

O concurso “Piloto por um dia” é uma das ações que serão promovidas durante o “Renault Experience”, iniciativa inédita da Renault do Brasil, em parceria com a PUCPR, com várias atividades multidisciplinares - como palestras e workshops -, entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCPR e no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.





O “Renault Experience” dará a jovens universitários a chance de conhecer com detalhes todo o processo que envolve o desenvolvimento, a produção, o marketing e a venda de um novo automóvel. O primeiro case do “Renault Experience” será o “Sandero Story”, que contará aos universitários, a partir de um exemplo prático e real do Sandero, os desafios de conceber, produzir e vender um produto desenvolvido especialmente para o cliente brasileiro.

Para participar do concurso “Piloto por um dia” os universitários que participarem do “Renault Experience” terão que responder um pequeno questionário e criar uma frase criativa. Dois dos estudantes que responderem corretamente à questão e criarem as melhores frases passarão um dia no “Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault”, comandado pelo ex-piloto e instrutor Roberto Manzini, aprendendo técnicas de pilotagem.





O curso terá aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos sentirão a emoção vivida por um piloto profissional, aprendendo noções que vão da postura correta ao volante ao uso eficiente dos freios, sempre obedecendo a normas internacionais de segurança. Os participantes receberão, por exemplo, vestimenta específica, como macacões, capacetes, luvas e balaclavas.



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Porsche 911 GT3 Cup 2010 é revelado








A Porsche revelou as fotos e alguns detalhes técnicos do novo GT3 Cup 2010. Feito para as pistas o esportivo é baseado no recém apresentado 911 GT3 RS. O carro é movido por um motor de 3.8 litros, que desenvolve 450 cv. O GT3 Cup sofreu alterações para melhorar o desempenho nas pistas. Entre essas mudanças estão: a redução de peso, devido a retirada do sistema de ar-condicionado e outros equipamentos no interior. A traseira ficou um pouco mais larga ara acomodar os pneus maiores de competição, novo sistema de escape, freios em carbono e cerâmica, rodas de liga leve de 18 polegadas e a instalação do tradicional e enorme aerofólio traseiro, que está lá não por mero enfeite e sim para deixar o carro mais grudado no chão. Com apenas 1.400 unidades produzidas, o Porsche GT3 Cup 2010 vai custar 149.850 euros (cerca de R$ 390.900). O esportivo vai ser apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, no dia 15 de Setembro.






Mini Roadster estará em Frankfurt


O salão de Frankfurt, em Setembro próximo, será palco de muitos lançamentos surpreendentes, o que não faltam são novidades na indústria automobilística. A cada momento são apresentados novos modelos pelas principais montadoras mundiais. E o que mais surpreendeu nesses últimos dias foi a apresentação do Mini Coupé Concept, que foram divulgadas as fotos hoje pela BMW. Junto com as comemorações dos 50 anos da Mini, que será feita no Salão da Alemanha o protótipo será o chamariz do estande.


Trata-se de um esportivo de dois lugares que na verdade será uma antecipação do futuro o Mini Roadster. O Roadster começará a ser produzido em Março de 2010. Com o mesmo comprimento de um Cooper S ou de um JCW, ou seja, 3,71 metros e mesma largura, com 1,68 metros, o carro mostra um desenho bem diferente dos modelos convencionais da marca, que já chamam atenção por si só. A diferença fica por conta da altura, que está 6 cm menor e o teto mais baixo.





A Mini vai oferecer o modelo Coupé com um motor 1.6 litro Turbo twin-scroll do Mini John Cooper Works, capaz de gerar 211 cavalos. Além do motor de 175 cv do Cooper S, de mesma cilindrada. No interior, de somente dois lugares, daí o sobrenome Roadster, tudo remete ao Mini Cooper de série, como volante, alavanca de câmbio e bancos revestidos em couro, relógio no centro do painel entre outros.