O novo Saab 9-5 Sedan será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em meados de Setembro. Mas só será comercializado no final do ano pela montadora Sueca. A nova geração do 9-5 deixa bem claro que a Saab está entrando em uma nova era, mostrando sofisticação e desing inovador no desenho do carro, mas sem perder a identidade que tanto lhe caracteriza com um autêntico carro tradicional da marca.
O sedan top de linha da marca Saab trás formas suaves e o pára-brisa se traduz em um formato original com herança no campo aeronáutico. Além de mostrar formas volumosas e um perfil baixo da carroceria e a dianteira claramente inspirada no concept car Aero X. "Estamos a conferir uma expressão de grande modernidade a alguns dos elementos clássicos da marca", explica Simon Padian, Designer-Chefe da marca Saab. "Utilizamos vários temas visuais dos nossos protótipos recentes, como o Aero X, que tinham ido buscar inspiração ao design escandinavo e à herança aeronáutica da nossa marca."
No interior se mostra mais ainda tradicional, nada foge dos modelos já existentes e a identidade dos modelos Suecos estão ali, bem caracterizadas. O console central envolve bem o motorista e conduz o olhar diretamente para o painel de instrumentos que estão em posição bem recuada. Lá estão o velocímetro de tipo ‘altímetro’ rotativo, numa alusão à herança aeronáutica da Saab, retirado do protótipo Aero X. Agora a ignição traz um botão "start/stop", para ligar ou desligar o sedan, posicionado no console central entre os bancos da frente, próximo ao câmbio. Todas as versões disponibilizam faróis bi-xénon Smart Beam e controle de velocidade inteligente. O novo 9-5 terá a alternativa de duas configurações-base de chassis de acordo com a potência do motor, estando ambas disponíveis com afinação desportiva.
A motorização dos Saab 9-5 serão alimentadas por turbocompressores. Estarão disponíveis um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 160 cv, e um 2.0 Turbo a gasolina com 220 cv. Para o top de linha a Saab deixou o V6 de 2.8 litros , que debita 300 cv de potência, disponível apenas com o sistema de tracção integral Saab XWD. Mais tarde, a Saab disponibilizará um 1.6 Turbo a gasolina de 180 cv, bem como um 2.0 Turbo BioPower capaz de funcionar a bioetanol E85. Todas as motorizações contam com transmissões de seis velocidades, manual ou automática. O novo sedan será produzida na fábrica de Trollhättan.
MUITO MUITO MUITO maneiro.
ResponderExcluir