segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chevrolet revela mais detalhes sobre o Agile




O blog CarPoint News já tinha revelado alguns detalhes sobre o Agile, no dia 21 de setembro, quando flagrou um modelo do Projeto "Agilize Aí", no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com o lançamento marcado para o próximo mês, entre os dias 4 e 7 de outubro, a Chevrolet resolveu revelar mais fotos e alguns detalhes sobre o novo modelo da marca. O Agile foi 100% desenvolvido no Brasil, faz parte do projeto Viva, que ainda deve dar fruto a uma pick-up leve, que vai substituir a Montana. O Agile estará disponível em duas versões de acabamento, a LT e LTZ (nova nomenclatura global utilizada pela Chevrolet). Com um design diferenciado o Agile exibe linhas que o identificam com a imagem global da Chevrolet, como a nova grade do radiador, com forma trapezoidal, com a "gravatinha" dourada da marca instalada ao centro. "O objetivo da Chevrolet é oferecer um produto único a um grupo altamente exigente de consumidores, pessoas que procuram um carro que se destaque, com design exclusivo e inovador, ampla oferta de série de itens funcionais e de conforto, além de alta qualidade e tecnologia. Ou seja, procuramos criar um carro completo, que vai além da concorrência", destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.



No interior a Chevrolet aplicou o conceito de "dual cockpit", que segundo a montadora, "proporciona uma experiência distinta para motorista e acompanhante". Isso só veremos quando tivermos a chance de testar o carro e veririficar a qualidade dos materiais e o ambiente interno com Agile. O painel de instrumento mescla instrumentos digitais e analógicos, com a nova iluminação "Ice Blue", que vai ser usada no novos modelos mundiais da marca, na parte digital destacam-se o computador de bordo e as luzes de advertência na parte inferior. Enquanto o velocímetro, o marcador de combustível e o conta-giros são analógicos.

9ª edição da Fashion Weekend Kids teve patrocínio da Citroën


No último final de semana aconteceu no Shopping Iguatemi (SP), 9ª edição da Fashion Weekend Kids onde foi apresentada a coleção de verão 2010, sob o tema, "Um dia no Safári". "Participar de um evento como este, voltado para o público infantil e totalmente alinhado à sofisticação da Citroën, reforça a imagem da marca também para as gerações futuras", afirma a diretora de marketing da Citroën do Brasil, Nívea Morato. No local ainda estavam expostos as minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso, devidamente customizadas com o tema do evento e cerca de 10 mil convidados estiveram presentes no evento. "A grande interação entre pais e filhos para conhecer os modelos expostos reforçou a atratividade que estes produtos têm junto ao público familiar", afirma a executiva. A 9ª Fashion Weekeend Kids 2009: Um dia no Safári foi idealizado por Ana Cury e teve desfile de filhos de celebridades nas marcas 1+1, Fit Nina, Tryrol, Mixed Kids, Cris Barros Mini e Ronaldo Fraga para filhotes. A ONG WWF teve participação importante nesse evento, a ONG realizou uma exposição e uma ação ambiental para as crianças. Ainda cada convidado contribuiu com um brinquedo usado, em bom estado, para uma ação solidária que atenderá as crianças das instituições AMEM, Casa do Zezinho, Casa São José, Lar do Caminho, Mãe do Salvador e Instituto da Criança.

Fenabrave e Programa Qualidade Amazonas destacaram a marca Honda





Durante o mês de setembro, a Honda ganhou reconhecimento com duas premiações importantes. Uma foi pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) como a Marca mais Desejada pelos proprietários de concessionárias de motocicletas e a outra pelo Programa Qualidade Amazonas como a melhor montadora na modalidade Processo, da categoria Grande Indústria. A pesquisa foi realizada pela Fenabrave com com concessionários de veículos duas rodas de todo País e os questionários foram respondidos de forma sigilosa e puderam dar sua opinião sobre qual era a sua marca mais desejada de motocicleta, independente da empresa que representam. Enquanto o Programa Qualidade Amazonas, que está em sua 16ª edição, reconheceu a Honda Componentes da Amazônia (HCA) – empresa do grupo responsável pela produção de escapamentos, rodas, guidões, assentos, chassi e rolamentos.


Toyota 4Runner 2010 é revelada em detalhes

Toyota 4Runner Limited 2010
A Toyota revelou detalhes e fotos da SUV 4Runner, que foi totalmente modificada. A 4Runner é um pouco maior que a Land Cruiser Prado, que recebeu também um novo desenho recentemente. Esse modelo não chegou a ser importado oficialmente para o Brasil, mas existem alguns exemplares de importação independente em nosso país. A versão 2010 chega com uma nova carroceria e interior.



Toyota 4Runner Limited 2010

Com um design mais robusto a 4Runner, a Toyota informa que busca um visual "truck-like" (ou "como um caminhão" em tradução livre para o português) e realmente é isso que podemos observar ao ver as fotos do SUV. A frente mais agressiva exibe faróis trapezoidais, a grade faz um "U" invertido que é ligada por um régua cromada, com o símbolo da marca japonesa ao centro. Na parte baixa do pára-choque, que possui um desenho mais reto, surge uma base sobressalente de um cor diferente da carroceria, as setas indicadoras de direção e os faróis de milha ficam juntos nas extremidades do pára-choque. Além de um vinco discreto no capô.



Toyota 4Runner SR5 2010
Visto lateralmente destacam-se os dois vincos que avançam pelos pára-lamas dianteiro e traseiro e as novas rodas de 20 polegadas. No teto a Toyota optou por instalar um rack que chama bastante a atenção, mas que combina com o visual da 4Runner. Na traseira o desenho da SUV destoa um pouco do conjunto e possui linhas mais suaves e simples. O pára-choque é mais aparente nas laterais e ao centro ele é "embutido" na tampa da mala. Um aerofólio ajuda um pouco no visual geral da traseira e o logo da marca fica acima das letras "4Runner" no suporte da placa. O interior é bem requintado e possui material de excelente qualidade, um moderno painel. O 4Runner é equipado com sistema GPS, monitores que auxiliam na manobra e lugar para sete passageiros.


Toyota 4Runner Trail2010

Existem três versões de acabamento, a de entrada Trail, a intermediária SR5 e a top de linha Limited. As diferenças visuais ficam por conta do acabamento que na Trail os pára-choques, retrovisores e o rack são na cor preta e as rodas possuem um desenho diferenciado. A SR5 e a Limited se diferenciam pelo acabamento interno e pelas rodas. Para impulsionar esse "pequeno caminhão", como a própria montadora a domina estão disponíveis dois motores um quetro cilindros e um V6. O quatro cilindros é um 2.7 litros que desenvolve 157 cv e o V6 um 4.0 litros com 270 cv de potência. A trail tem um sistema eletrônico de travamento de diferencial, já a SR5 possuem um tradicional sistema de tração nas quatro rodas, com reduzida e a versão Limited tem tração permanente das quatro rodas.



Toyota 4Runner Trail (esq.) e Toyota 4Runner SR5 (dir.)

Citroën deve lançar sub-marca



Segundo informações do jornal francês "La Tribune", a marca francesa Citroën pretende lançar uma sub-marca com modelo de baixo custo e emissões de poluentes reduzidas. O nome da marca será Essentielle (essencial, em português), ainda segundo as informações do jornal, a sua principal concorrente é a Dacia, marca que tem os mesmo moldes de baixo custo da concorrente Renault e que vende seus produtos na Romênia, por exemplo.


A fonte ainda afirma que o carro conceito C-Cactus, apresentado no Salão de Frankfurt, em 2007 deve ser o primeiro modelo a adotar a marca Essentielle. O protótipo foi apresentado na época com um motor híbidro, movido a diesel e projetado para utilizar o menor número de peças possível, para reduzir os custos. É só aguardar para ver se as informações são verdadeiras.

Fiat 500 Abarth de Rally é apresentado em Sanremo



A Fiat aproveitou o 51° Rally de Sanremo, para apresentar o 500 Abarth R3T de Rally. O modelo foi exclusivamente criado para competição e vai participar dos campeonatos europeu e italiano, junto com o 500 Abarth Assetto Corse. O "carrinho" chama a atenção pelo seu visual esportivo, as modificações ficam evidentes nas rodas brancas, nos adesivos no rodapé, e no capô e teto e as abundância de faróis de neblina na dianteira, caracterizando um carro de Rally.




O propulsor escolhido para as competições em terrenos variados foi o 1.4 litro, auxiliado com um turbocompressor Garret GT 1446 de geometria fixa, que desenvolve 180 cv de potência máxima, a 5500 rpm. O 500 Abarth R3T foi homologado para a categoria dos automóveis de cilindrada até 1600 cm3 equipados com turbocompressor. Em conjunto com o motor está uma caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades com engrenagens frontais, diferencial autoblocante, embreagem dupla e semi-eixos específicos. O 500 Abarth de Rally é equipado com "roll-bar" específico soldado e integrado na carroçaria, com os dispositivos de segurança necessários e bancos homologados pela FIA com cintos de segurança de 6 pontos de fixação. O peso é o mínimo imposto pelo regulamento desta categoria: 1080 kg em vazio. A Abarth já participou de Rallys durante mais de três décadas, desde 1977, ano em que foi organizada a primeira edição do Campeonato Autobianchi A112 Abarth , a que se sucederam os troféus Fiat Uno, Uno Turbo, Cinquecento, Seicento, Punto Kit e Super 1600, Stilo e Panda Kit.

Mercedes CLK GTR vão a leilão em Londres


Mercedes-Benz CLK GTR Roadster 2006
A CLK GTR foi um dos primeiros superesportivos da marca da estrela de três pontas. Foram feitos somente 25 exclusivos exemplares, sendo 20 coupê e 5 roadster. Pois bem, para quem não teve essa oportunidade de adquiri esses modelos na época de seu lançamento, agora é a chance. No próximo dia 28 de Outubro, a conhecida casa de lailões RM Auctions, irá leiloar em Londres, na Inglaterra, dois exemplares desses que foram produzidos. um roadster e um coupê, ambos pertencem ao mesmo colecionador e nunca circularam pelas ruas ou estradas e nem foram registrados, ou seja, são praticamente zero quilômetro. O que torna mais exclusivo ainda os modelos. Os carros, não os leiloados, são uma edição limitadíssima e participaram de provas de resistência como a 24 Horas de Le Mans, na década de 90.


Mercedes-Benz CLK GTR Coupe 2005
O modelo coupê é de número 13, de 20 produzidos e o Roadster é o segundo de cinco. Os lances iniciais são de 390 mil libras esterlinas para o coupê, ou R$ 1,1 milhão. O GTR foi desenvolvido em apenas cinco meses, em conjunto com a AMG, divisão esportiva da marca alemã, O GTR foi lançada em setembro de 1997 no Salão de Frankfurt. Tem um motor V12 de 6.9 litros e 612 cavalos de potência máxima.




Mercedes-Benz CLK GTR Roadster 2006

sábado, 26 de setembro de 2009

Rápidas do final de semana

NOITE RENAULT - Na próxima terça-feira (29 de setembro), o Sambódromo do Anhembi receberá a 2ª edição do "Noite Renault" no "Auto Show Collection". Mais de 40 modelos antigos da empresa estarão reunidos em um evento que contará com todas as vertentes do universo de produtos da marca. Durante o evento, que proporcionará aos visitantes uma volta ao passado histórico da empresa e de seus produtos, contará com a presença de vários modelos importantes na história da marca Renault, como, por exemplo, um "Renault Voiturette", fabricado em 1898, e o "Renault Sandero", que integra a linha atual de veículos da Renault do Brasil. Outro grande destaque da 2ª edição da "Noite Renault" será o modelo Renault 1906, que foi um presente do ex-presidente francês Charles De Gaulle à família Scarpa no início do século passado. O modelo, um dos mais antigos do País, foi adquirido na década de 80 por um colecionador e está totalmente restaurado.


RESULTADOS - A Cardif do Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas e líder mundial em seguro de crédito, apresenta os resultados da companhia neste primeiro semestre. A unidade brasileira faturou R$ 240 milhões – o equivalente a um crescimento de 51% em relação a 2008. Esse desempenho é referente ao resultado alcançado pelas três empresas do Grupo no País: Cardif Vida, Cardif Garantias e Luizaseg – joint venture com a rede varejista Magazine Luiza. Neste semestre, a Cardif Vida registrou faturamento de R$ 148 milhões, um crescimento de 49%, comparado com o do ano passado. A Cardif Garantias faturou R$ 43 milhões, que representam um crescimento de 201% em relação a 2008. Já a Luizaseg atingiu faturamento de R$ 50 milhões e crescimento de 9% em relação ao ano anterior. A A meta, até o final do ano, é aumentar o faturamento global da companhia em 35%. Segundo o presidente da Cardif do Brasil, Alexandre Boccia, os índices de crescimento são resultado do contínuo investimento do Grupo. “Neste primeiro semestre, antecipamos 60% dos investimentos previstos no ano para capacitação das equipes de vendas de nossos parceiros, campanhas de marketing, lançamento e implantação de novos produtos. Apesar das incertezas da economia, mantivemos a nossa estratégia e focamos o desenvolvimento de produtos para os nossos parceiros de negócios”, diz.




TROFÉU - A Marcopolo, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros, conquistou o XIII Prêmio Anefac - Fipecafi - Serasa Experian - Troféu Transparência 2009, na categoria Empresas de Capital Aberto com Faturamento até R$ 4 bilhões/ano. A entrega do prêmio será no próximo dia 24, no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. O evento destaca o relacionamento que a Marcopolo mantém com stakeholders, investidores, bem como, salienta a transparência de suas demonstrações financeiras. Criada em 1997, a premiação é um reconhecimento público às melhores demonstrações contábeis publicadas no País, e tem por objetivo incentivar a transparência corporativa no mercado, por meio do fornecimento de informações claras e de qualidade. A eleição conta com a supervisão técnica da Fipecafi e patrocínio da Anefac e Serasa. "O Troféu Transparência é um reconhecimento à gestão da empresa e sua conduta ética. É também motivo de muito orgulho porque ressalta a filosofia da empresa, na qual a transparência nas informações é uma obrigação”, explica José Antonio Valiati, diretor de Controladoria e Finanças da Marcopolo.



MAIS VALOR - A ZF Sachs comemora este mês o primeiro aniversário do seu canal de comunicação com distribuidores e varejistas do segmento de reposição automotiva, a partir de agora, “report reposição”. A publicação trimestral e colecionável nasceu, em agosto de 2008, como “+valor” e, rapidamente, alcançou grande sucesso no mercado de reposição, com mais de 45 mil exemplares distribuídos aos profissionais de venda da reposição no Brasil. A mudança de nome e visual ocorreu em razão do alinhamento mundial adotado este ano para todas as publicações do Grupo ZF, com relação à identificação e padrão gráfico. A “report reposição” mantém o seu conteúdo e continuará a oferecer, por meio de leitura agradável, dicas úteis para a comercialização de produtos como diferenciais técnicos e lançamentos, além de matérias sobre técnicas de atendimento ao cliente e outras informações relativas às marcas SACHS e LEMFÖRDER e ao aftermarket em geral. Para estreitar ainda mais a comunicação com o mercado e reforçar a mudança de nome, a ZF Sachs lança também um hot site da “report reposição”, com todo o conteúdo disponível na Internet (www.zfsachs.com.br/revista) .


MEGA SISTEMAS - A Transportadora Scalet, há 38 anos no mercado de transporte de grandes peças, integrou seu sistema operacional e administrativo com a solução de ERP (Entreprise Resource Planning) da Mega Sistemas, uma das maiores empresas de tecnologia de gestão empresarial do Brasil. A companhia, que possui como clientes a Jacuzzi do Brasil e Tebrás Tensoativos, realizou um investimento da ordem de R$ 150 mil e implementou as soluções de gerenciamento Mega Transportes. O projeto, iniciado em 2008, contemplou o aumento do controle dos custos a partir de relatórios gerenciais, com a implementação de detalhes dos clientes, o que gerou maior organização do planejamento para todas as áreas. Segundo Amauri Scalet Filho, Gerente de Custos da Transportadora Scalet, o sistema Mega criou um forte subsídio para redução de custos e melhora significativa nos projetos da companhia. "O Módulo Transporte foi essencial para garantir a eficácia em nossa operação. Além disso, é bastante didático e fácil de operar, facilitando todo o processo de implantação", comenta o executivo. "Já conquistamos uma redução de cerca de 8% em nossos custos por meio das ferramentas Mega", acrescenta Scalet Filho.




RESTRIÇÃO AOS FRETADOS - Os 60 dias do Projeto de Lei 512, em vigor na cidade de São Paulo desde o dia 27 de julho, serão avaliados pelos empresários e representantes do setor de fretamento, durante o 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo. Para a FRESP, organizadora do evento, 2009 foi marcado pelas longas discussões e tratativas sobre as novas regras de circulação dos ônibus de fretamento na cidade de São Paulo. Durante quase seis meses a FRESP e Transfretur (sindicato que representa a categoria em São Paulo) dirigiram-se aos poderes públicos constituídos da cidade de São Paulo: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Transporte e a Câmara dos Vereadores para expor os benefícios, as necessidades e as condições para melhorar a circulação dos ônibus na cidade. Mais informações no site http://www.fresp.org.br/



PORSCHE SCHOOL - A Chubb do Brasil, seguradora platinum do mercado, marcou presença em mais uma edição Porsche Driving School, que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba. O evento é promovido pelo maior clube de proprietários de Porsche da América Latina, o Porsche Club Brasil, que existe desde 1997 e reúne mais de mil associados. A Chubb, uma das patrocinadoras desta edição, é referência no segmento automobilístico por oferecer seguros personalizados para veículos de alta performance e tem em seu portfólio os maiores sonhos de consumo sobre quatro rodas. “A parceria reforça a atuação da Chubb com veículos sofisticados, já que a marca Porsche Club está associada a sucesso e tecnologia. O perfil do proprietário desse tipo de automóvel é o mesmo do cliente da nossa companhia”, afirma o gerente da sucursal da seguradora no Paraná, Edmilson Silva. A empresa, premiada pelo ranking da revista Conjuntura Econômica, da FGV como melhor seguradora na categoria autos entre as especialistas, oferece o Auto Quality Protection Platinum. O produto inclui garantias exclusivas como Auto Assistance Platinum e Super Platinum, cobertura de Despesas de Locomoção e Despesas Extraordinárias, Extensão de Perímetro para o Mercosul.



ÚLTIMA GERAÇÃO - Um trânsito seguro passa por três pilares: o comportamento do motorista, a infra-estrutura das vias e o automóvel. Durante o Congresso SAE BRASIL 2009, que será realizado de 06 a 08 de outubro, em São Paulo-SP, a Robert Bosch, líder mundial no fornecimento de autopeças, apresentará as mais recentes tecnologias automotivas, entre elas, as de segurança veicular. No evento, a empresa dará destaque especial ao ESP® Programa Eletrônico de Estabilidade e à unidade eletrônica de controle do airbag. O ESP® é o que há de mais moderno em termos de segurança veicular ativa. Esse sistema evita a derrapagem e garante a estabilidade, corrigindo automaticamente direção do veículo, em caso de possível perda de controle do motorista. Já o airbag está en tre os itens de segurança passiva, isto é, ele atua no momento do acidente e busca minimizar os ferimentos dos ocupantes do veículo. A Bosch fornece os sensores e a unidade eletrônica de controle do airbag, responsável pelo acionamento do sistema. Em abril desse ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 311, que torna obrigatório no Brasil o airbag frontal para todos os veículos de passageiros produzidos a partir de 2014.


MAIS ATRATIVO - Elaborado pela CCR NovaDutra e pelo Denatran, site “Viva o Trânsito” promove a discussão de assuntos relativos a segurança de trânsito e cidadania entre crianças e jovens. A CCR NovaDutra (Concessionária da Rodovia Presidente Dutra S. A.) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) reformularam o site “Viva o Trânsito”, que tem como objetivo fomentar questões relativas à cidadania e à educação no trânsito para o público infanto-juvenil. Lançado em dezembro de 2008, o site passou por várias reformulações este mês, com base nas sugestões de educadores e internautas. A proposta de seus organizadores é que o uso desse espaço eletrônico seja incrementado a partir do próximo dia 18, quando começa a Semana Nacional de Trânsito. O endereço do site é http://www.vivaotransito.com.br/. Segundo Gilberto Pinheiro, responsável pela área de Relações Institucionais da CCR NovaDutra, ao utilizar a educação como a principal ferramenta para uma cidadania plena, o site busca aliar as questões pedagógicas ao dinamismo do veículo virtual para criar um espaço educativo e ao mesmo tempo atraente.



BOTAS ESPECIAIS - Especialmente desenvolvidas para os apaixonados por motos, as botas da família Motorcycle da marca gaúcha West Coast possuem design e material apropriados para os que gostam da liberdade sobre duas rodas. Ideais para quem deseja segurança e estilo, os modelos são fabricados em couro de alta qualidade e possuem acabamento diferenciado na parte superior, que impede a entrada de água. A palmilha é feita em EVA conformado e o solado, totalmente em borracha, garante maior durabilidade para o produto. Tanto os modelos de cano alto, quanto os de cano médio, proporcionam estabilidade aos aventureiros do asfalto. Por se tratar de uma peça para motociclistas, as botas possuem costura, reforço interno e de estrutura mais resistentes. Todos esses componentes especiais garantem maior proteção aos usuários de moto. Alguns modelos também possuem uma cinta protetora na parte superior do calçado, para evitar que os cadarços desamarrem e se prendam na moto. A Motorcycle é dividida em duas linhas: a Moscow – pensada e desenhada para os amantes da velocidade – e a Worker – que segue um estilo mais tradicional. Segurança e conforto são as palavras-chave dessa família, que nunca deixa o estilo de lado. Onde encontrar: o site do grupo (http://www.westcoast.com.br/) disponibiliza a lista de pontos de venda da marca em todo o Brasil.



PRÊMIO INOVAÇÂO - A Johnson Controls, maior fabricante mundial de baterias automotivas, recebeu o prêmio Inovação de Produtos para Tecnologia Limpa durante o XXIII Cleantech Forum, realizado na cidade de Boston, Estados Unidos. A empresa foi reconhecida como líder na produção de avançadas baterias para veículos híbridos e híbridos-elétricos do tipo Plug-In. “Este prêmio reconhece que nós não nos limitamos a desenvolver e a produzir avançadas baterias, mas que estamos colaborando para a formação de uma indústria sustentável de veículos híbridos e elétricos. Isso inclui fornecedores de materiais especiais e equipamentos, programas de reciclagem e melhoramentos contínuos por intermédio de pesquisa e desenvolvimento”, declarou Mark Wagner, vice-presidente de Relações Governamentais da Johnson Controls, ao receber o prêmio. ”Nós acreditamos que essa postura permitirá que os Estados Unidos se tornem mundialmente competitivos e capazes de criar empregos de forma sustentável”, acrescentou.



VISÃO - Referência no segmento de peças para motos e acessórios de segurança, a Riffel apresenta no Salão Duas Rodas 2009 a sua primeira linha de óculos voltada para os amantes do mundo das motos. Com design arrojado, esportivo e inserido nas tendências das grandes grifes do segmento eyewear, a coleção de óculos chega com 12 modelos, seguindo o conceito Motospirit - que deu origem a todo um novo posicionamento da marca, com a criação de produtos de moda associados aos estilos e referências dos motociclistas. “Nossa linha de óculos tem todas as qualidades do conceito Motospirit, com modelos que contemplam todos os estilos ligados ao mundo das duas rodas, do off road ao street , avalia o gerente de produtos motowear da Riffel, Marcelo Moser. A qualidade e a segurança dos óculos são conferidas pela armação fabricada em grilamide e lentes de policarbonato com proteção total dos raios UVA e UVB 400 nanômetros. Os preços variam de R$ 190,00 à R$ 230,00. Além dos óculos, a moda Riffel inclui peças de vestuário, como jeans, camisetas e outros acessórios. A última coleção da marca é inspirada na lendária Rota 66 que compõe o sonho de aventura, emoção e adrenalina de te todo motociclista. As artes com estampas de postos de gasolina, hotéis, motorpubs, mirantes e outras referências, representam com muito estilo todo o simbolismo desta estrada norte-americana. Mais no site: http://www.riffel.com.br/





PRESENÇA - A unidade de Rastreamento da Pósitron, marca da PST Electronics e fornecedora de serviço de monitoração e rastreamento para transporte, logística ou segurança, estará presente na 17ª edição da Fenatran - Salão Internacional do Transporte. Na feira, a empresa vai expor soluções inéditas por meio de convergência tecnológica, que resultam em segurança para carga e casco, telemetria e gestão de frota. Um dos grandes diferenciais da empresa é operar de forma verticalizada desde o desenvolvimento do hardware, firmware, software até a prestação de serviço de monitoração. A companhia também se destaca por sua capacidade de customização e de desenvolvimento ágil e flexível de projetos, contando com estrutura própria de engenharia local. A empresa vai mostrar ainda outros itens de seu portfólio, como o alarme Cyber TX, que atende veículos pesados, e a linha Pósitron Digital Audio. A Fenatran estará aberta ao público de 26 a 30 de outubro, em São Paulo.



LAVA-RÁPIDO - A JadLog, uma das maiores empresas de transporte e logística de cargas expressas fracionadas do País, reforça sua preocupação com a responsabilidade ambiental e inicia a operação de um lava-rápido ecologicamente correto para cuidar de seus caminhões, em São Paulo. O projeto permite uma expressiva economia de água, além de assegurar o tratamento adequado dos resíduos. Instalado em um espaço recém-locado de quase três mil metros quadrados de área total na Freguesia do Ó, o lava-rápido armazena, trata e reusa a água das lavagens dos mais de 60 caminhões da frota paulista da empresa. Para isso, conta com uma estação de tratamento e reuso de água construída em parceria com a WFABRILL, companhia especializada em fabricação de produtos e serviços de limpeza. O projeto, desenvolvido sob medida para a JadLog, coleta toda a água da área de lavagem e a transfere para um reservatório no qual são adicionados produtos biodegradáveis que tratam o líquido em apenas três horas. Todo e qualquer resíduo resultante do processo é separado e posteriormente levado para aterros credenciados. Para a lavagem dos caminhões são utilizadas pastilhas efervescentes de um quilo, elaboradas para limpeza e diluídas em 200 litros de água. Essas pastilhas possuem matéria ativa para remover graxas e sujeiras e o ingrediente efervescente é responsável por homogeneizar a solução. “Trata-se de um produto inovador e também inofensivo ao meio ambiente mesmo depois de diluído, que contribui com a qualidade da água de reuso de todo o sistema”, afirma o diretor operacional da WFabrill, Fabrício Rainatto.


GESTÃO - O Ticket Car, produto líder em gestão de despesas de veículos, e a OTM Editora promovem nos próximos dias 28 e 29 o 3º Seminário Nacional de Gestão de Frotas, ocorrido nos dois últimos anos. Durante os seminários serão apresentadas as melhores práticas em gestão de frotas no País e os cases de sucesso de operadores logísticos, transportadores e prestadores de serviços. O evento acontece no Novotel Morumbi, em São Paulo, e é voltado aos profissionais ligados ao transporte e empresas públicas ou privadas que possuam frotas de veículos.A abertura das atividades será de responsabilidade do professor Paulo Resende, diretor da Fundação Dom Cabral, que apresentará uma pesquisa com a projeção de crescimento do trânsito nas quatro principais capitais brasileiras. Ainda no primeiro dia, o gerente de negócios especialista do Ticket Car, Marcelo Nogueira, fará palestra sobre a importância social e estratégica do controle da emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Outros temas discutidos no dia 28 serão Passado, presente e futuro do transporte urbano; A política da manutenção de frotas; Novas tecnologias veiculares voltadas para a segurança; Redução contínua de custos através de novas tecnologias de gerenciamento de frotas; entre outros. Para ver a programação completa, acesse o link http://www.ticket.com.br/seminariogestaofrota.



NOVA CONCESSIONÁRIA - A Toyota inaugurou na terça-feira, 22 de setembro, as instalações da concessionária Toyota Caltabiano Pompéia, em São Paulo (SP). Localizada na Avenida Francisco Matarazzo, 2000, a nova revenda dispõe de amplo espaço em seu showroom e em sua oficina para atender aos clientes da marca com todo o conforto e com a qualidade Toyota. A Toyota Caltabiano Pompéia conta com 3,5 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 4,3 mil metros quadrados. A Caltabiano é concessionária Toyota desde 1998 e já contava com as unidades Pacaembu e Berrini, todas na capital paulista.




NO RIO - A Iveco inaugurou mais uma concessionária de veículos, a 82ª casa com a marca no Brasil. Trata-se da nova filial da Belluno Veículos, que representará a Iveco no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. A nova casa, situada à Avenida das Américas, 16.355, segue a padronização visual da Iveco. “Estamos investindo para atender melhor aos nossos consumidores e também na expectativa de ampliação de nossas vendas, em função dos novos produtos lançados pela empresa”, informa Jorge Paschoalim, diretor da Belluno. Com a nova filial, a Belluno aumenta a cobertura em sua área de influência, que se estende por 14 municípios cariocas, além da cidade do Rio de Janeiro: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Petrópolis, São Gonçalo, Teresópolis. O telefone da concessionária é (21) 3326-3010.


BLOQUEIO - Agora você poderá andar tranqüila com seu carro, basta instalar o bloqueador via celular MAXI BLOCK. Em caso de assalto a mão armada, os alarmes convencionais são inúteis. Com o Bloqueador MAXI BLOCK você fica tranqüilo, não reage e deixa o ladrão sair com o veículo. Depois você liga imediatamente DIRETO PARA O CARRO, sem intermediários, (pode ser de um telefone público) o módulo vai atender automaticamente, em seguida você digita a senha secreta. O sinal é recebido pelo Bloqueador instalado em seu veículo e de imediato dispara a sirene. O sistema de bloqueador e rastreador é via satélite e sem mensalidade, e você tem o controle do seu carro e conseqüentemente sua localização. Depois de 20 segundos o carro é totalmente bloqueado, e a sirene ficará acionada ALERTANDO as pessoas e a polícia que o veículo está sendo roubado. A instalação do bloqueador é recomendada em qualquer tipo de veículo, seja: motos, carros de passeio, picapes ou até mesmo caminhões. A instalação é feita de forma simples, pois é semelhante à de um alarme comum com a facilidade de não ter os sensores. Assim, além de prática, a instalação mantém discrição ao bloqueador.




RIO PARTS - A Bosch participa da Rio Parts com o objetivo de mostrar ao segmento de reparação automotiva as tecnologias que podem facilitar o dia-a-dia na oficina mecânica e auxiliar em um diagnóstico rápido e preciso. E nada melhor do que o próprio estande da empresa para mostrar o conceito de uma oficina mecânica padrão, com equipamentos de diagnose de última geração. No local estará montada toda a estrutura da oficina itinerante da Rede Bosch Service, uma oficina montada sobre a carroceria de um caminhão, que percorreu nove cidades durante quatro meses fazendo inspeções gratuitas em veículos de passeio, com o objetivo de levar ao motorista a conscientização sobre a importância da manutenção preventiva. No estande, os visitantes da Rio Parts poderão conferir de perto o portfólio completo de equipamentos de testes da Bosch, com destaque para a linha de scanners automotivos da família KTS, além do analisador de emissões BEA, a linha undercar, as recicladoras de ar condicionado, o teste de injetores diesel EPS 200 e o Scanner Diesel SDC 701, entre outros.



CLANDESTINO - A 10ª edição do Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, organizado pela FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, acontece de 25 a 27 de setembro (sexta, sábado e domingo), no Hotel Sofitel Jequitimar, na praia de Pernambuco, Guarujá (SP). Na abertura, na sexta (25), às 19 horas, o consultor econômico Raul Veloso fala sobre “Panorama Econômico e sua Influência no Setor de Transporte”. No sábado (26), serão duas apresentações que tratam sobre políticas e as possibilidades para fretamento contínuo e o turismo rodoviário. O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Ailton Brasiliense apresentará o tema “O Fretamento nas Políticas Públicas de Transporte”. Para debater o desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil, será ministrada a palestra “Possibilidades para o turismo rodoviário”, por Luiz Alberto Gomes Grande, da Gerência de Transporte Fretado de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ricardo Martini Moesch, coordenador geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Mais no site: http://www.fresp.org.br/




REFORÇO - família de ferramentas Porter Cable cresceu. A empresa acaba de lançar a nova Chave de impacto PT10, modelo que chega ao mercado brasileiro como mais uma opção para os profissionais do segmento automotivo e industrial. Com design arrojado, a nova ferramenta é bastante útil em oficinas mecânicas especializadas em veículos de médio a grande porte, na colocação e retirada de rodas e desmontagem de motores. Robusta, a ferramenta possui torque de 1.900Nm, o que torna a PT10 a ferramenta certa para trabalhos pesados. Aliando esta força ao mecanismo de impacto rocking dog, que reduz as trepidações na ferramenta, a nova chave de impacto da Porter Cable opera de forma precisa e com alto torque. Além disso, com desenho balanceado e empunhadeira ergonômica emborrachada a PT10 tem seus 14 kg muito bem distribuídos, aliviando o cansaço nas mãos e a tensão nos pulsos e braços e evitando lesões dos operadores. A nova chave de impacto PT10 e Esmerilhadeira PTX45 da Porter Cable já podem ser encontradas no mercado aos preços sugeridos de R$ 1.600,00 e R$ 680,00 respectivamente. Mais informações sobre estes ou outros produtos e acessórios podem ser obtidas no site http://www.portercable.com.br/ ou pelo telefone 0800-703-4644.


INSPEÇÃO - Preocupado com os índices de poluição do ar na cidade de Los Angeles, em 1986, o CARB (Californian Air-Research Board) determinou que os veículos produzidos a partir daquele ano fossem equipados com o sistema de diagnóstico embarcado (OBD – On Board Diagnostics). Este sistema havia sido comercializado pela primeira vez cinco anos antes, e permitia que o motorista fosse alertado, através de um aviso luminoso no painel, caso alguma falha no motor causasse aumento na emissão de poluentes. Além disso, códigos armazenados na memória da unidade de controle do motor podiam ser lidos por equipamentos especiais, permitindo um diagnóstico mais preciso e a correta manutenção. Dez anos depois foi introduzido o OBD II, que padronizava o aviso luminoso e aumentava o nível de funções monitoradas, como sistema de exaustão de gases e evaporação de combustível. A partir deste marco, a busca por monitorar, em campo, se os veículos realmente atendem aos limites de emissão de poluentes prescritos se espalhou pelos demais estados americanos e ultrapassou fronteiras, chegando a todos os países com indústria automotiva desenvolvida.



DOAÇÃO - Um verdadeiro campeão não se faz somente dentro de uma competição, mas sim no dia a dia e na percepção do que acontece ao seu redor. E desta forma, o piloto de rali cross country, Guido Salvini, da Salvini Racing, doou o macacão que utilizou na temporada de 2007 à Liga da Medula, para que seja rifado em benefício da Campanha Maria Júlia. A criança de três anos e meio, teve problemas de falta de oxigenação durante o parto e adquiriu sérios problemas de paralisia infantil. Agora, somente um tratamento de células tronco para garantir saúde e vida longa a menina. Para isso, a família precisa de ajuda financeira, e o valor adquirido na rifa do macacão será revertido a essa causa. Em dezembro, Maria Julia seguirá com os pais para a China, onde iniciará a terapia. O sistema da rifa é por nomes e cada um custa R$ 10,00. Ao fazer o depósito, a pessoa encaminha o comprovante para o e-mail menemfremder@hotmail.com. Na sequência, o contribuinte receberá uma lista com os nomes disponíveis, e escolhe o seu. Após o sorteio, todos os participantes serão comunicados.



DESTAQUE - Na próxima segunda-feira (28/09), o Kartódromo Internacional Granja Viana, localizado em Cotia (SP), vai abrigar um seminário que abordará todos os aspectos sobre o gerenciamento de carreira para pilotos. Das 13h30 às 19h00, o evento já tem quatro importantes palestrantes confirmados. Entre eles, o empresário Geraldo Rodrigues, presidente da ReUnion Sports & Marketing, falará aos espectadores. Desde 1986 atuando na área, Geraldo Rodrigues construiu cases de sucesso e é um dos empresários mais respeitados no automobilismo mundial. A ReUnion, por exemplo, é a única agência credenciada pela FIA – Federação Internacional do Automóvel – na América Latina para negociar contratos de pilotos na Fórmula 1, a categoria mais importante do planeta. Durante a sua história de mais de 20 anos no marketing esportivo, Geraldo Rodrigues gerenciou a carreira de muitos pilotos, levando vários deles até a Fórmula 1. Nesta relação, estão nada menos do que Rubens Barrichello, recordista em número de Grandes Prêmios disputados, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta. Outros, como Tony Kanaan e Gil de Ferran, seguiram sendo destaque em importantes categorias do automobilismo mundial, como a Fórmula Indy.


CONFIRMADO - A Eqmax desenvolve, fabrica e comercializa formas inteligentes para aumentar o espaço de seu carro. A empresa é líder nacional no segmento de rack e bagageiros, e acaba de confirmar a presença no Rio Parts – Feira Internacional da Indústria de Autopeças e Reparação Automotiva, que conta com a participação das maiores indústrias de autopeças do Brasil e do Exterior. O evento começa na quarta-feira, 30 de setembro, e vai até sábado, 3 de outubro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A Eqmax vai apresentar sua linha de produtos do catálogo 2009. “Nossos produtos contam com a certificação ISO 9001/2000 e um design moderno com encaixe perfeito em uma grande gama de veículos nacionais e importados. A montagem de racks e bagageiros, incluindo os boxes, é simples e rápida, e que propiciam transporte seguro de objetos, malas e equipamentos como bikes e caiaques”, explica Romualdo Bacci Jr., diretor comercial da marca. Um dos equipamentos carros-chefe de vendas da Eqmax é o porta-bike da linha Velox, em aço e alumínio nas cores azul, vermelho, preto e prata fosca, com design moderno e funcional, que tem como objetivo oferecer alternativas de combinação de cores da carroçaria e o acessório. Como o braço de fixação é auto-ajustável permite carregar e descarregar sua bicicleta de forma rápida e fácil. O preço sugerido é de R$ 145,00 em aço e R$ 255,00 em alumínio. Mais informações sobre a linha Eqmax podem ser encontradas no site http://www.eqmax.com.br/.



CAMPANHA - Ocorreu entre os dias 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema a Educação no Trânsito e será voltada à conscientização e necessidade de melhores práticas dos motoristas para diminuir o número de acidentes e, principalmente vítimas fatais. A Goodyear, mais uma vez, demonstra a sua colaboração fornecendo dicas e cuidados que poderão prevenir acidentes. Segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – aproximadamente 35 mil mortes anuais ocorrem por acidentes de trânsito e esta ação tem como objetivo atingir todos os segmentos da sociedade. “Acreditamos que cada um tem que fazer a sua parte para convivermos em uma sociedade melhor. Por isso, a Goodyear trata com seriedade as ações voltadas à educação e continua incentivando a prática de alguns cuidados que poderão salvar vidas e evitar o aumento de problemas no trânsito” explica Miguel Dantas, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos.


DISPUTA - Cerca de 150 estudantes do ensino médio de 4 escolas de São Paulo estarão no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), dia 9 de outubro, para participar de competição com projetos de diversas área da Engenharia. Os estudantes vão mostrar o resultado de seis meses de trabalho no desenvolvimento de robôs ‘carnavalescos’, carrinhos motorizados e produção de combustível aditivado. A competição é a etapa final do projeto ‘FEI JOVEM’ (Jornadas para Valorização das Engenharias no Ensino Médio) da FEI, que visa estimular os estudantes do ensino médio a optarem pela Engenharia. A competição começa às 9h, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção). Este é o segundo ano de realização do FEI Jovem, que em 2008 atraiu mais de 120 alunos. A iniciativa tem o apoio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia. A FEI é uma das instituições selecionadas pelo MCT no Estado de São Paulo para participar do projeto de valorização das engenharias, que contempla as escolas estaduais Professor Benedito Tolosa e Rui Bloem e os colégios São Luís e Vera Cruz, todos de São Paulo.




RALLY ECOLÓGICO - Foram abertas as inscrições para o 8º Rally Ecológico, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no Pantanal matogrossense. A disputa terá aproximadamente 600 quilômetros entre Cuiabá e Poconé, MT. A festa de lançamento aconteceu no dia 22 de setembro, início da primavera. Na ocasião, 51 equipes fizeram a inscrição, superando as expectativas dos organizadores. Para assegurar uma vaga no certame, basta acessar o site http://www.rallyecologico.com.br/, clicar no link inscrição, preencher os dados e efetuar o depósito bancário. Todos os participantes ganharão a camisa oficial da competição. Os cinco primeiros colocados de cada categoria (4x4 Máster, 4x4 Novatos, Turismo, Motos Máster, Motos Novatos, Quadriciclo, Batom) receberão troféus exclusivos. "Foi um sucesso, casa cheia, muita descontração e novatos também", disse Luiz Galvan, diretor geral do Rally Ecológico. Para maiores informações: http://www.sportsmotor.com.br/ e http://www.rallyecologico.com.br/.



SUSTENTÁVEL - Atualmente as empresas que desejam permanecer no mercado aderiram à postura de ser sustentável. Dessa maneira, passaram a ter uma visão de como serem economicamente rentáveis, e como suas ações ou métodos de trabalho não interfiram no meio ambiente. Ser sustentável hoje implica em diversos fatores, como o reuso da água, evitar o desperdício de materiais necessários à produção, dentre outros. É de suma importância ensinar os profissionais a ter ações sustentáveis, consideradas até como politicamente corretas. Procedimentos que podem ser adotados tanto no trabalho e também nas atividades externas ou pessoais, como a diminuição do uso do carro de passeio. E para ‘retirar’ esse funcionário do seu veículo, a opção mais vantajosa e atrativa é oferecer o transporte por fretamento, tendo em vista o conforto que a modalidade oferece aos usuários. Londres teve o seu primeiro metrô construído em 1863 e hoje realiza cobrança de pedágios para inibir o uso de carros de passeio. O desenvolvimento do transporte, naquela cidade, é notavelmente superior ao brasileiro: conta com uma malha excelente e os moradores pagam pedágio, caso utilizem os carros no centro da cidade. Já nas grandes capitais brasileiras a diferença é muito grande, temos dificuldades de verbas públicas e então para que haja uma melhora no trânsito, as ações, de certo modo, devem partir da iniciativa privada. Para começar, as empresas devem oferecer o transporte coletivo aos funcionários.



GERAÇÃO 7 - As primeiras unidades do novos ônibus marcopolo geração 7 começaram a serem entregues aos clientes no início de setembro. As empresas a incorporarem os veículos recém-lançados às suas frotas foram a Viação Santa Luiza, de Carlos Barbosa, RS, e a Guanabara, de Fortaleza, CE. A Viação Santa Luiza adquiriu duas unidades do Paradiso 1050. Com chassi Volvo B9R 4x2, os ônibus serão utilizados no transporte de passageiros para turismo e de universitários das cidades da região. Já o Grupo Guanabara realizou a aquisição de 130 veículos, dos quais 18 foram entregues no primeiro lote, em Fortaleza, também no início de setembro. Os veículos são do modelo Paradiso 1200, com chassi Mercedes Benz O500RS e começaram a ser utilizados nas linhas interestaduais da região norte e nordeste.




CONGRESSO - Durante o Congresso SAE, que será realizado entre 06 e 08 de outubro, em São Paulo-SP, a Bosch apresentará tecnologias que saíram dos laboratórios da divisão Gasoline Systems, localizada em Campinas-SP, para se tornar realidade para os consumidores. O Flex Start - sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para veículos com tecnologia Flex Fuel é um dos destaques. O primeiro modelo equipado com essa tecnologia é o Polo E-Flex, lançado pela Volkswagen em março desse ano, trazendo como principal benefício a comodidade do motorista não ter mais que se preocupar em abastecer o tanquinho de gasolina. O Flex Start ainda garante uma melhor resposta do motor à aceleração e contribui para a conservação do meio amb iente, já que sua utilização pode reduzir em até 40% a emissão de poluentes causada pelo funcionamento do veículo. O desenvolvimento do sistema Flex Fuel para motocicletas é outro destaque da Bosch durante o SAE. Atualmente, a Bosch produz e fornece no Brasil o sensor de nível e trabalha no desenvolvimento do sistema Flex Fuel completo, com o objetivo permitir a produção de veículos cada vez mais econômicos e, principalmente, menos poluentes.




BENEFÍCIOS - A partir de janeiro de 2010, as empresas que pagam impostos pelo lucro presumido, que investirem em melhorias na segurança dos trabalhadores, reduzindo acidentes, terão desconto de 50% nas alíquotas de Seguro de Acidente do Trabalho – SAT, recolhidas à Previdência.Atualmente, as empresas devem contribuir para o seguro com alíquotas de Contribuição Previdenciária que podem aumentar ou diminuir, conforme os percentuais de acidentes e o grau de exposição do trabalhador a situações de risco. “As alíquotas do Risco de Acidente de Trabalho – RAT serão reduzidas em até 50% ou aumentadas em até 100%, conforme o desempenho da empresa em relação à segurança do funcionário, aferida pelo FAP - Fator Acidentário de Prevenção”, afirma a advogada e consultora Trabalhista e Previdenciária do Cenofisco - Centro de Orientação Fiscal, Rosania de Lima Costa. As mudanças estabelecidas possibilitam a redução da alíquota do RAT, tornando-se um incentivo inédito para a adoção de medidas de prevenção aos acidentes de trabalho. “O FAP oscilará de acordo com o histórico de doenças e acidentes de trabalho por empresa e irá incentivar aqueles que investem na prevenção aos agravos da saúde do trabalhador”, ressalta a especialista do Cenofisco.



AÇÃO - Quem aluga carro na Movida, pode circular sem a preocupação de agredir o meio-ambiente. A locadora lançou o programa Carbon Free, que compensa a emissão de dióxido de carbono (CO2) emitido pelos veículos por meio do plantio de árvores para a recuperação ambiental. “Trata-se de um programa inédito na indústria da locação de veículos. Os automóveis são grandes emissores de CO2 e queremos com o Carbon Free dar a possibilidade aos nossos clientes de participar de uma ação de grande comprometimento com a responsabilidade ambiental”, fala o diretor da Movida, Darcy Barros. Com 40 lojas em todo o Brasil, a Movida é uma marca jovem e de atuação dinâmica. Há menos de três anos no mercado, interage com seus clientes promovendo políticas de relacionamento, parcerias, benefícios e ingressa agora no segmento de preservação ambiental. “Seja nas viagens de lazer ou a trabalho, nosso cliente está preocupado com a qualidade de vida. Queremos dar a ele a possibilidade de contribuir para minimizar os efeitos dos gases emitidos pelos carros, dos quais dependemos principalmente nas grandes cidades”. O cliente opta pelo Carbon Free no momento da contratação dos serviços de locação. O valor é inserido no total da tarifa. O custo da adesão é de R$ 2,00 ou R$ 2,50, por diária, dependendo da categoria do veículo escolhido.


TEDÊNCIAS - João Claudio Bourg fala sobre o assunto durante o Seminário Nacional de Gestão de Frotas "A Tendência da Locação de Veículos sobre a Aquisição de Frotas" é o tema da palestra que o presidente da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), João Claudio Bourg, apresenta nesta terça-feira, dia 29 de setembro, durante o Seminário Nacional de Gestão de Frotas, no Novotel Morumbi, em São Paulo.Na oportunidade, Bourg demonstrará os principais aspectos a serem considerados pelas empresas que pretendem terceirizar suas frotas, inclusive observando os parâmetros da nova Lei Contábil. Informações: (11) 5087-4100.



QUALITY SOUND - Proprietários de veículos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Joinville reuniram-se no domingo, 20 de setembro, na sede da Bass Audio, divisão do Grupo Guard especializada em projetos de áudio e vídeo de alta performance, para disputar a 3ª edição do Quality Sound. Em clima de descontração, 25 participantes, sendo 11 na categoria Amador e 14 na categoria Novato, apresentaram seus projetos de som automotivo. A qualidade de áudio, instalação e R.T.A (Real Time Analyzer), que mede a resposta das frequências em tempo real, foram os quesitos julgados. Os cinco primeiros colocados nas duas modalidades receberam troféus e concorreram a sorteios de equipamentos de som importado. O nível dos competidores surpreendeu os organizadores e a comissão julgadora. “Avaliamos as frequências graves, médio graves, médios e agudos; o equilíbrio tonal de todas as frequências, onde é observado o realismo do que se denomina de ‘palco’. O resultado final deve ser o som de qualidade, ou a ‘imagem’, resume Lázaro Lopes, da Heavy Sound, um dos juízes de áudio. De acordo com o coordenador técnico do campeonato e diretor do Grupo Guard, Mauro Castro, a missão do evento foi disseminar o áudio de qualidade. “O Quality Sound é de extrema importância para o setor, pois evidencia as inovações dos sistemas de áudio e qualifica toda a mão-de-obra empregada nos projetos, permitindo a interação entre todos os competidores e despertando seu interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre todos os recursos dos equipamentos instalados”, esclarece Castro. Mais informações: http://www.qualitysoundbrasil.com.br/



PUXA QUE PUXA - Termina no final deste mês a “campanha Puxa que Puxa” nas concessionárias Iveco de todo o País. A campanha teve início no mês de agosto. Com ela, a Iveco oferece aos seus clientes descontos de até 50% na troca de óleo e filtros, mão de obra grátis e check list para mais de 20 itens, incluindo também desconto em peças de alto giro como freios e embreagens. O pacote de revisão básica inclui filtros e lubrificantes e a promoção é válida para todos os veículos da linha Iveco. A opção da Iveco por oferecer preços promocionais para itens de alto giro, com revisão e manutenção gratuita foi inspirada na última edição da campanha com o mesmo nome, realizada em 2007. O sucesso da primeira edição, que teve duração de apenas um mês, incrementou em 20% as vendas de peças. “Mas a principal vantagem é que a iniciativa trouxe o aumento do fluxo de clientes nas concessionárias e uma melhor percepção quanto à qualidade dos produtos e serviços de pós-venda da marca no País”, salienta Maurício Gouveia, diretor de pós-venda da marca no Brasil. Visite o site da Iveco no Brasil: http://www.iveco.com.br/



NOVA UNIDADE - A Saint-Gobain Sekurit acaba de inaugurar a unidade modular de Sumaré, interior do Estado de São Paulo, especialmente construída para o abastecimento de vidros às linhas de produção de automóveis Honda. A nova unidade está instalada no distrito industrial de Sumaré e foi montada para fornecer, em regime de pronta entrega e assistência técnica permanente, conjuntos completos de vidros – para-brisa, vidros laterais e vigia traseiro - para os automóveis Honda Fit, Honda Civic e Honda City. O diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit, Manuel Corrêa, anunciou que a nova unidade faz parte do programa instituído pela empresa para intensificar e aperfeiçoar os processos de atendimento aos clientes com elevado padrão de qualidade, eficiência, redução de custos e garantia de fornecimento e assistência técnica.



HARMONIA NO TRÂNSITO - Todos nós podemos contribuir para melhorar o mundo em que vivemos. E uma das maneiras de se conseguir isso é compartilhando a harmonia do trânsito. Para isso, é fundamental a boa convivência entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. Como parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, e respeitando sua filosofia mundial – além de oferecer produtos da mais alta qualidade e desenvolver tecnologias para criar veículos cada vez mais confortáveis e seguros, a empresa também dissemina conceitos e práticas de direção e convivência no trânsito, porque são os seres humanos que detêm a chave para a harmonia - a Honda relançou o portal http://www.hondaharmonianotransito.com.br/. O site agora traz um jogo interativo com o objetivo de promover e incentivar a harmonia no trânsito. Para participar, basta escolher seu veículo (entre carro, motocicleta e bicicleta) e personagem preferido (Mário ou Rose) e começar a travessia pelas ruas. Pelo caminho, os jogadores se deparam com questões importantes sobre segurança e leis de trânsito, além de outros veículos e obstáculos que fazem parte do trânsito real. Ao final de cada etapa, o jogador pode conferir as respostas corretas e descobrir se está por dentro das regras do trânsito ou se precisa se aprimorar para contribuir com o dia a dia de todos.