sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lexus CT 200h híbrido é apresentado


A japonesa Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou as primeiras imagens e informações oficiais sobre o CT 200h, aposta da montadora para os veículos com a tecnologia híbrida. O modelo será apresentado no próximo mês, no Salão de Genebra e que já tem lançamento confirmado para o início do próximo ano. O hatch mede 4,32 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,43 m de altura, sendo mais comprido, alto e largo que o Audi A3 e o Série 1 da BMW, A linhas dianteiras foram herdadas do protótipo LF-Ch, apresentado na última edição do Salão de Frankfurt. O interior segue o padrão de luxo da marca nipônica, tipicamente Premium, com acabamentos metálicos, comandos sempre a mãoes e bem distribuídos, além de sistema multimídia "Remote Touch Control", que permite ao condutor acender, desde o console central, a todas as funcionalidades do sistema de navegação e áudio mediante um só comando, semelhante ao mouse de um computador. Ainda na parte interna, o modelo pode carregar entre 345 e 700 litros no porta-malas. O CT 200h usa o mesmos sistema híbrido mostrado na atual geração do Toyota Prius, o "Lexus Hybrid Drive", um propulsor de 1.8 litros a gasolina, auxiliado por um motor eléctrico, alimentado pela eletricidade armazenada em baterias de níquel metal. Maiores detalhes técnicos e números de performance não foram revelados.

Instituto Automotivo de Engenharia italiano desenvolve híbrido


Foi anunciado hoje (26) pelo I.DE.A Institute (Institute of Development in Automotive Engineering), com sede em Turim, a apresentação oficial do "Sofia", como vai ser chamado, será no Salão do Automóvel de Genebra, na Suiça, em março. O conceito é um sedan de quetro lugares, que utiliza uma motorização híbrida, que "exalta a cultura italiana em todos domínios: as formas, o olhar, a elegância e o nome, conhecido e reconhecido como sinónimo do estilo italiano", informa o construtor. "Estamos muito contentes por apresentarmos, de novo, no Salão de Genebra um modelo, totalmente, desenvolvido pelo I.DE.A Institute», sendo este «um veículo que representa a nossa filosofia e que nos aproxima dos nossos principais clientes na Europa, Ásia e América do Sul", refere Pietro Lardini, presidente do instituto italiano.


Chevrolet terá mais um superfeirão de carros novos no Rio de Janeiro


Será nesse próximo final de semana, no Rio de Janeiro, que a Chevrolet irá promover mais um feirão de modelos “zero quilômetro” com IPI reduzido. A ação será realizada no estacionamento do Shopping Nova América, nos próximos sábado e domingo (27 e 28/02/2010) e também em todas as concessionárias da marca no Rio. “É uma ótima oportunidade para o consumidor comprar um Chevrolet ‘zero quilômetro’ com IPI reduzido. Para este feirão, toda a linha Chevrolet é oferecida com planos sem entrada e com a primeira parcela para o mês da Copa Mundial de Futebol da África do Sul”, revelou José Ricardo Maciel, gerente regional de marketing da Chevrolet no Rio de Janeiro. Serão oferecidos planos sem qualquer entrada e prazos de pagamento de até 60 meses. Entre as ofertas, destaque para a promoção do Celta 1.0, que tem desconto de R$ 4.000,00, enquanto o Classic 1.0 estará à disposição por R$ 27.690,00, com uma entrada e 60 prestações de R$ 499,00. Para quem quer um sedan pequeno, pode aproveitar a oferta do Prisma 1.4 por R$ 31.490,00. Para os que tem família grande, podem comprar o Meriva 1.4 ao preço promocional de R$ 42.490,00, enquanto o modelo Captiva Ecotec será vendido por preço de R$ 86.990,00.

Hybrid Tourer Concept da Subaru estará em Genebra


Foi anunciado pela Subaru, que , além do Stella EV, estará presente no Salão de Genebra, também, o Hybrid Tourer Concept, em sua primeira aparição pública e estréia mundial. Será o primeiro automóvel que terá uma motorização híbrida, que vai trabalhar em conjunto com um motor boxer, além do sistema de tração integral da Subaru, o Symmetrical All-Wheel Drive (AWD). O motor a combustão será o de 2.0 litros, com turbocompressor, aliado a propulsores elétricos, alimentados por baterias de íons de lítio, um de 10 kW situado na parte da frente, que se liga quando é necessário auxiliar o motor de combustão, e um de 20 kW na parte de trás, o que impulsiona o automóvel a baixas velocidades. Em conjunto será disponibilizado uma caixa de câmbio automática Lineartronic, desenvolvida pela montadora japonesa. O Hybrid Tourer exibe linhas atuais e fluídas, além de apresentar as apresentar portas do estilo “asas de gaivota”, com um pára-brisa mais comprido e tablier com altura ajustável, que confere maior visibilidade ao condutor.

Lotus Évora Híbrido é apresentado


Foi apresentada uma imagens do que será o novo Lotus híbrido, o protótipo Evora 414E Hybrid, como será chamado, fará a sua estréia no Salão de Genebra. O modelo é baseado na plataforma do Evora e terá dois motores elétricos alojados em cada uma das rodas traseiras. Sendo que cada motor transfere 207 cv (o que explica a designação 414) e conta com um torque máximo de 400 Nm. Os propulsores elétricos serão abastecidos por baterias de íon de lítio lítio que podem ser carregadas numa tomada convencional ou através do motor de três cilindros de 1,2 litros com 47 cv, com extensor de autonomia. Segundo a Lotus, o protótipo faz de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e tem uma autonomia superior a 483 km.

Nova imagem e maiores detalhes do Hyundai i-flow são reveladas


Um novo teaser foi revelado pela montadora sul-coreana Hyundai, do seu protótipo híbrido i-flow, cuja apresentação está marcada para o Salão de Genebra. O conceito servirá de base para novo segmento D da marca e pretende revolucionar a percepção de espaço dos veículos do mesmo segmento, segundo a montadora. Para empurrar o modelo a Hyundai irá disponibilizar um motor diesel de 1.7 litros, acoplado a uma caixa de seis velocidades com dupla embreagem, além de um propulsor elétrico carregado por uma bateria de polímeros de lítio. Que vai trabalhar em associação ao motor diesel. Ainda segundo a marca, o i-flow terá emissão de CO2 de 85 gramas o suficiente para consumir apenas a três litros de combustível por cada 100km. Na parte interna se destaca a tela de LCD com tecnologia “touch screen” que pode ser utilizado para comandar várias funções do automóvel.

Tata investe 385 milhões de euros para projeto ecológico


A Tata anunciou um investimento na ordem de 385 milhões de euros, do Banco Europeu de Investimento, para o desenvolvimento de motorizações híbridas e carrocerias mais eficientes, visando a economia de energia para os futuros modelos das recém compradas Jaguar Land Rover (JLR). O empréstimo foi adquirido através do programa Europeu de “Clean Transport Facility”, pretende financiar o programa da JLR que visa desenvolver veículos de emissões de CO2 mais reduzidas. Caso do modelo XJ elétrico, da Jaguar que também terá uma versão híbrida, cujas tecnologias poderão passar a integrar os futuros modelos da Land Rover. “Este empréstimo integra-se no plano do construtor indiano de assegurar o futuro da JLR” afirma Ravi Kant, vice-presidente da Tata Europa. “Para nós a JLR é uma peça chave da Tata Motors e, portanto, estamos confiantes quanto ao seu futuro”, acrescentou.

Inspeção de segurança pode melhorar em 30% o trânsito de São Paulo


*Por Antônio Carlos Bento

Andar de carro em São Paulo é um grande exercício de paciência. O motorista enfrenta, cotidianamente, uma imensa frota circulante, uma malha viária inadequada para uma cidade do porte de São Paulo. . Os congestionamentos diários não têm mais horários definidos, de manhã ou final de tarde, e enlouquecem a vida do cidadão. Um problema urbano que gera muito transtorno e prejuízo para as milhões de pessoas que precisam se locomover todos os dias em São Paulo. nsistimos no fato de que, se a malha viária não melhora na velocidade da nossa necessidade, nós, motoristas temos uma contribuição fundamental para melhorar esse caos. O que pode ser feito é simples, como respeitar a sinalização, dirigir com cautela, manter o carro abastecido, buscar alternativas de trajeto e horário, entre tantas outras pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença. Mas, fazer a manutenção preventiva de seu veículo para que o mesmo não quebre e fique parado nas ruas e avenidas da cidade pode contribuir sensivelmente para reduzir os congestionamentos. O balanço de 2009 da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, mostra que o número de veículos quebrados vem crescendo, em média, 20% ao ano. Dados de 2009 mostram que 18.777 veículos por mês apresentaram problemas mecânicos (45%), elétricos (17%), pneu furado (6%) e falta de combustível (1%). São 26 veículos quebrados a cada hora nas ruas e avenidas de São Paulo. E, a maioria dessas panes poderia ser evitadas se o motorista fizesse regularmente a revisão de seu veículo, de preferência, em uma oficina de confiança para checar itens de segurança, emissões e ruídos que comprometem o funcionamento do veículo, a segurança do ocupante e a qualidade do ambiente como um todo.




Hoje, o motorista só leva o veiculo para fazer manutenção quando o mesmo já apresenta algum defeito e, assim, o transtorno e a despesa são muito maiores. Além de mais segura, a manutenção preventiva é 30% mais barata do que a corretiva. Estudo inédito realizado no Brasil mostra que 30% dos acidentes de trânsito são provocados por algum problema mecânico do veículo. Se os veículos estivessem em boas condições, seria possível diminuir o número de acidentes e também reduzir os congestionamentos. Apenas um veículo quebrado em uma via como a Marginal Tietê pode provocar três quilômetros de congestionamento em apenas 15 minutos, tempo médio para a CET fazer a remoção. O motorista precisa ter consciência desse problema e ajudar a melhorar o trânsito, sem falar na questão da segurança do veículo que é algo essencial para preservar vidas.O Brasil é um dos poucos países que possui uma frota circulante expressiva que hoje tem mais de 28 milhões de unidades e ainda não implantou a Inspeção Técnica Veicular que avalia mais 300 itens de segurança, ruídos e emissões. Para não ir muito longe, e dar exemplos bem sucedidos dos países chamados de desenvolvidos, nossa vizinha Costa Rica, com a implantação da Inspeção Técnica Veicular, conseguiu enquadrar a fatalidade dos acidentes de trânsito em níveis europeus, ou seja, 2,8 mortes a cada 10.000 acidentes. O Brasil ostenta a triste marca de 12,4 mortes a cada 10.000 acidentes. E, com a melhoria da qualidade da frota, o trânsito ficou muito mais humano! A discussão sobre esse tema aqui no País é longa. Tem mais dez anos e não conseguiu avançar. Enquanto isso, continuamos nos deparando com veículos quebrados nas ruas e avenidas que atrapalham ainda mais o trânsito já caótico de São Paulo. Por isso, precisamos contar com a boa vontade do motorista em preservar o veículo em boas condições de uso.

*Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, organismo que reúne entidades do setor de reposição de autopeças que criou o programa Carro 100% / Caminhão 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva como forma de garantir mais segurança no trânsito.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Volkswagen lança CrossGolf em Genebra


A Volkswagen parece que resolveu tranformar todos seus modelos compactos e médios com uma “vestimenta” off-road. Tanto no Brasil (CrossPolo e Saveiro Cross) quanto no mercado europeu. Após apresentar o CrossPolo, agora é a vez do CrossGolf (derivado do Golf Plus), com detalhes aventureiros, que será apresentado oficialmente em Genebra, no Salão do Automóvel suíço, que abre as suas portas na próxima semana. A aparência off-road tem destaque no visual do CrossGolf, são apliques plásticos distribuídos por toda a sua carroceria. Além de barras no teto na cor prata, novos pára-choques, um pouco mais robustos, assim como a grade e as entradas de ar com desenhos renovados. Para destacar ainda mais o apelo fora-de-estrada, a Volkswagen aumentou a suspensão e desenvolveu uma nova roda, ainda mais esportiva. Na parte interna não faltam novidades, a inspiração aventureira está presente em vários detalhes, como a melhor a do nível do revestimento dos bancos e tecidos das portas, em tonalidades diferentes, além de apliques em alumínio. Na parte mecânica, o CrossGolf usará o motor mais atual da marca alemã, o 1.4 TSi de 160 cv de potência e o também novo propulsor de 1.2 litros TSi de 105 cv, assim como o 1.6 litros de 105 cv, acoplados a mais recente evolução da caixa sequencial de dupla embreagem (DSG) de sete velocidades, enquanto os diesel terão à sua disposição, como opcional, a DSG de seis marchas.


Hummer encerra suas atividades, informa a General Motors


Foi anunciado nesta quinta-feira (25), que a General Motors vai acabar com a marca Hummer, depois das autoridades chinesas terem bloqueado a sua compra pela empresa chinesa Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery. Após finalizar com as marcas Pontiac e a Saturn, além de quase fazer o mesmo cm a Saab, que foi comprada pela Spyker, a montadora norte-americana comunicou oficialmente o fim da Hummer. Após oferecer 150 milhões de dólares pela Hummer, em outubro a Tengzhong teve seu negócio vetado pelo Governo chinês. Com o fim da montadora dos famosos galipões, serão afetados diretamente três mil funcionários, embora alguns deles trabalham com outras marcas. "A GM vai trabalhar agora em estreita cooperação com os empregados, distribuidores e fornecedores da Hummer para interromper a actividade de forma ordenada e responsável", informou o porta-voz da GM, Nick Richards, à Bloomberg.

Porsche revela novo Cayenne


Após surgirem na Internet uma foto do suposto Cayenne, no próprio website da montadora. Foi finalmente revelado pela Porsche, as fotos oficiais da nova geração do Cayenne. O SUV esportivo alemão ficou 48 mm mais comprido que o seu antecessor e a sua distância entre eixos cresceu 40 mm, deixando o espaço interno maior. O peso foi reduzido em 180kg devido a otimização do uso de materiais mais leves, fugindo do conceito global do veículo, como a utilização da tração 4x4 ativa, no caso do Cayenne S. O Cayenne começa a ser comercializado no mercado europeu do dia 8 de maio. O destaque, além das mudanças estéticas, fica por conta do novo motor com a tecnologia híbrida. O propulsor V6 de 3.0 litros, que desenvolve 333 cv sobrealimentado trabalha em conjunto com um motor elétrico de 47 cv, que dependendo das condições de uso, o SUV pode trabalhar somente um dos seus motores ou ambos de forma conjunta. Os dois motores juntos desenvolvem 380 CV e um torque máximo de 580 Nm logo às 1.000 rpm, que segundo a montadora tem seu desempenho emparelhado com o do Cayenne S com motor V8. Suas emissões de CO2 ficaram em 193g/km. O motor V6 de 3.6 litros está entre os primeiros propulsores da gama, que teve um aumento de potência, alcançando 300 CV e uma redução no consumo de 20%. O modelo oferece uma a transmissão opcional Tiptronic S de oito velocidades. O Cayenne diesel, o Cayenne S e o Cayenne Turbo também viram os seus consumos reduzidos. Na Europa o Cayenne vai custar em média 83 141 euros, o Cayenne diesel por 84 358 euros, o Cayenne S Hybrid por 87 745 euros, o Cayenne S por 105 267 euros e o Cayenne Turbo por 152 217 euros.

Bentley vai ter uma loja de acessórios da marca em Genebra


A presença da Bentley no Salão do Automóvel de Genebra será mais que marcante, o visitantes vão poder conferir de perto, além dos modelos de luxo da marca, uma loja de seus produtos poderá ser visitada e quem quiser poderá adquirir os produtos da marca britânica durante o evento. Entre os vários itens disponível para compra no catálogo da marca, , como gravatas e carteiras de couro, o destaque fica pela introdução de novos produtos de edições limitadas desenvolvidos, especificamente, para o evento, que ainda não foram revelados.




Fiat vai apresentar versão Abarth do 500C em Genebra



A Fiat vai aproveitar o Salão de Genebra para apresentar a sua linha esportiva. Após revelar o Punto Evo Abarth, a montadora italiana divulgou fotos e informações do pequeno 500C Abarth, modelinho ficou mais apimentado com um belo "upgrade" no motor. O propulsor de 1.4 litro T_Jet desenvolve 135 cv de potência com um torque máximo de 205 Nm, associado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas. Com isso, o prodígio acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge sua velocidade máxima aos 205 km/h. Maiores informações devem ser dadas durante o evento na suíça, a partir do dia 4 de março.


Honda vai mostra modelo elétrico 3R-C em Genebra


Será apresentado oficialmente, durante o Salão de Genebra, um novo modelo elétrico da Honda, o 3R-C. O modelo é um compacto urbano com apenas três rodas e movido a eletricidade, este protótipo mostra como o transporte individual poderá vir a ser no futuro. Com um posicionamento estratégico da bateria, do chassi e as três rodas, o 3R-C consegue manter o centro de gravidade baixo, melhorando a estabilidade. O 3R-C foi totalmente desenvolvido centro de pesquisa e design da Honda em Milão, que ainda oferece ao motorista, uma área destinada a guardar pequenos objetos.

Opel Corsa recebe motor mais econômico na Europa


A Opel resolveu dar uma renovada na gama de motores do hatch Corsa, com reduções de consumo de combustível que chegam a 13%. O Corsa ecoFLEX 1.3 CDTI é o destaque dessa renovação, com 95 cv de potência suas emissões de CO2 caíram para 99g/km, além do preço que foi reduzido para 300 euros abaixo da anterior versão de 75 cv. As outras versões da linha Corsa também tiveram seus preços reduzidos na Europa, como o 1.2 Enjoy (menos 100 euros); 1.2 e 1.4 Cosmo (menos 1100 euros) e 1.7 CDTi Cosmo (menos 2000 euros).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Punto ganha versão esportiva Abarth


Será apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, que abre suas portas no dia 4 de março, a versão mais esportiva do Punto Evo europeu. Conhecida como Abarth, o apimentado hatch italiano ficou com um visual mais incrementado e recebeu um motor mais potente. Por fora foram adicionados alguns itens aerodinâmicos como spoilers e aerofólio traseiro, além das rodas de alumínio, com desenho exclusivo, de 17 polegadas. No interior não podem falar detalhes que o diferenciam da versão “normal”, como volante e bancos em couro, detalhes cromados e na cor vermelha por toda a parte. O motorista ainda tema opção de utilizar dois modos de condução, como o Normal ou Sport (que aumenta a rigidez dos amortecedores em 20%), além de poder acionar o sistema de Controle de Transferência de Torque (TTC) que varia a distribuição do torque entre as rodas dianteiras. Para empurrar a fera, nada melhor que um motor de 1.4 turbo com o sistema Multiair, que aumentou para 10 cv, chegando aos 165 cv. O motor trabalha com um torque de 25,5 kgfm a 2.250 rpm, ante os 23,4 kgfm a 3.000 rpm. Segundo a montadora o Punto Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, 0,3 s mais rápido que o modelo de série. Seu consumo está estimado em 16 km/l. Existe ainda uma versão mais poderosa, a Esseesse, com 180 cv de potência, rodas de 18 polegadas e freios superdimensionados. As vendas do Punto Evo esportivo começam em maio na Europa, mas os preços ainda não foram divulgados.


Renault Mégane sedan integra frota de veículos da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro

A frota de veículos da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro recebeu um reforço extra, passa a integrar os modelos Renault Mégane Sedan, com 250 unidades do modelo Francês, que servirão a Polícia Civil do Estado. O Méganes são baseados na versão de entrada Expression, equipados com o excelente motor 2.0 litros de 16V, que desenvolve 138 cv de potência, e câmbio mecânico de seis marchas. Os carros vão sair da fábrica na cor branca e após serem encaminhados para a Secretaria de Segurança Pública vão receber a pintura dos carros da Polícia Civil do Estado e outras adaptações que os deixaram aptos à atividade policial. “A concretização desta importante venda só foi possível devido à combinação de bom preço e rapidez na entrega do produto oferecida pela Renault. A empresa já havia ganho uma licitação para fornecer carros à Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a Secretaria fluminense aderiu ao processo, já que a lei permitia que outros órgãos governamentais participassem”, explica o consultor de Grandes Contas e Governo da Renault do Brasil, Fábio Mendes. Vamos ver se a Secretaria de Segurança vai preservar esses novos modelos que estarão para servir ao nosso Estado.

Alfa Giulietta estará no Salão de Genebra


Pouco antes do início do Salão do Automóvel de Genebra, em março, a Alfa Romeo acaba de divulgar novas informações do Giulietta, que inclui a gama completa do novo modelo que a marca italiana. O modelo chega para substituir o bem sucedido 147 e fazer parte do novo DNA da marca. O hatch italiano terá três motorizações a gasolina - 1.4 T-Jet 120 cv, 1.4 T-Jet MultiAir 170 cv e 1.8 TBI 235 cv -, duas motorizações diesel - 1.6 JTDm 105 cv e 2.0 JTDm 170 cv. Serão cinco níveis de acabamento, o Progression, Distinctive, Sport Pack, Premium Pack e o mais esportivo, o Quadrifoglio Verde. Todas as motorizações estarão associadas ao sistema Stop&Start. Mais tarde, a gama será reforçada com uma motorização 1.4 T-Jet MultiAir de 135cv e um 1.6 JTDm de 120 cavalos. A Quadrifoglio Verde terá sob o capô um propulsor de 1.8 litro TBi de 235cv, contará, de série, com rodas de liga leve de 19 polegadas, volante e pedais em alumínio, vidros escurecidos e interior com acabamentos na cor preta. As pinças dos freios serão pintadas na cor vermelha, transmitindo esportividade ao modelo. Os preço só serão divulgados no dia da apresentação oficial, no Salão de Genebra.