sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Inspeção de segurança pode melhorar em 30% o trânsito de São Paulo


*Por Antônio Carlos Bento

Andar de carro em São Paulo é um grande exercício de paciência. O motorista enfrenta, cotidianamente, uma imensa frota circulante, uma malha viária inadequada para uma cidade do porte de São Paulo. . Os congestionamentos diários não têm mais horários definidos, de manhã ou final de tarde, e enlouquecem a vida do cidadão. Um problema urbano que gera muito transtorno e prejuízo para as milhões de pessoas que precisam se locomover todos os dias em São Paulo. nsistimos no fato de que, se a malha viária não melhora na velocidade da nossa necessidade, nós, motoristas temos uma contribuição fundamental para melhorar esse caos. O que pode ser feito é simples, como respeitar a sinalização, dirigir com cautela, manter o carro abastecido, buscar alternativas de trajeto e horário, entre tantas outras pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença. Mas, fazer a manutenção preventiva de seu veículo para que o mesmo não quebre e fique parado nas ruas e avenidas da cidade pode contribuir sensivelmente para reduzir os congestionamentos. O balanço de 2009 da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, mostra que o número de veículos quebrados vem crescendo, em média, 20% ao ano. Dados de 2009 mostram que 18.777 veículos por mês apresentaram problemas mecânicos (45%), elétricos (17%), pneu furado (6%) e falta de combustível (1%). São 26 veículos quebrados a cada hora nas ruas e avenidas de São Paulo. E, a maioria dessas panes poderia ser evitadas se o motorista fizesse regularmente a revisão de seu veículo, de preferência, em uma oficina de confiança para checar itens de segurança, emissões e ruídos que comprometem o funcionamento do veículo, a segurança do ocupante e a qualidade do ambiente como um todo.




Hoje, o motorista só leva o veiculo para fazer manutenção quando o mesmo já apresenta algum defeito e, assim, o transtorno e a despesa são muito maiores. Além de mais segura, a manutenção preventiva é 30% mais barata do que a corretiva. Estudo inédito realizado no Brasil mostra que 30% dos acidentes de trânsito são provocados por algum problema mecânico do veículo. Se os veículos estivessem em boas condições, seria possível diminuir o número de acidentes e também reduzir os congestionamentos. Apenas um veículo quebrado em uma via como a Marginal Tietê pode provocar três quilômetros de congestionamento em apenas 15 minutos, tempo médio para a CET fazer a remoção. O motorista precisa ter consciência desse problema e ajudar a melhorar o trânsito, sem falar na questão da segurança do veículo que é algo essencial para preservar vidas.O Brasil é um dos poucos países que possui uma frota circulante expressiva que hoje tem mais de 28 milhões de unidades e ainda não implantou a Inspeção Técnica Veicular que avalia mais 300 itens de segurança, ruídos e emissões. Para não ir muito longe, e dar exemplos bem sucedidos dos países chamados de desenvolvidos, nossa vizinha Costa Rica, com a implantação da Inspeção Técnica Veicular, conseguiu enquadrar a fatalidade dos acidentes de trânsito em níveis europeus, ou seja, 2,8 mortes a cada 10.000 acidentes. O Brasil ostenta a triste marca de 12,4 mortes a cada 10.000 acidentes. E, com a melhoria da qualidade da frota, o trânsito ficou muito mais humano! A discussão sobre esse tema aqui no País é longa. Tem mais dez anos e não conseguiu avançar. Enquanto isso, continuamos nos deparando com veículos quebrados nas ruas e avenidas que atrapalham ainda mais o trânsito já caótico de São Paulo. Por isso, precisamos contar com a boa vontade do motorista em preservar o veículo em boas condições de uso.

*Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, organismo que reúne entidades do setor de reposição de autopeças que criou o programa Carro 100% / Caminhão 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva como forma de garantir mais segurança no trânsito.

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