quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Honda divulga som do motor que equipará McLaren em 2015



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 Por FSB Comunicações – Agência Institucional da Honda South America

Honda e McLaren, uma parceria de sucesso na Fórmula 1. Entre 1988 e 1992, as marcas conquistaram juntas 44 vitórias, 91 pódios, 53 pole positions, quatro títulos de pilotos e outros quatro de construtores. Neste ano, para alegria dos fãs da modalidade, a Honda anunciou seu retorno à F1 novamente como fornecedora dos propulsores que equiparão os carros da McLaren a partir de 2015.

E, para dar uma prévia do que virá na reedição dessa vitoriosa parceria, a Honda acaba de divulgar o som do motor V6 turbo de 1,6 litros, com um som limpo e cheio de potencia. A divulgação faz parte de uma ação promocional da Honda, que trabalha no desenvolvimento do equipamento que buscará os títulos Mundiais de Pilotos e Mundiais de Construtores a partir de 2015. Confira o som dos motores Honda na F1 no link: http://world.honda.com/motorsports/video/20131018/?r=m

General Motors e Banco GMAC criam Chevrolet Serviços Financeiros



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 Por General Motors do Brasil

A General Motors do Brasil e o Banco GMAC comunicaram ao mercado brasileiro, nesta terça-feira (22/10/2013), o lançamento da nova marca Chevrolet Serviços Financeiros. Isso foi possível após a GM Financial, uma subsidiária integral da General Motors Company, concluir o processo de aquisição das operações de financiamento automotivo da Ally Financial no Brasil, que havia sido anunciado no último mês de novembro de 2012. O Banco GMAC é a entidade local da GM Financial.

"O Brasil é um mercado estratégico para a General Motors e a marca Chevrolet. Os novos produtos e investimentos que a GM trouxe recentemente ao país, em conjunto com a sua rede de serviços financeiros, criam valor agregado para os concessionários e fortalecem a relação com os consumidores. Todo esse trabalho de criação da marca Chevrolet Serviços Financeiros foi elaborado para dar sequência à nova fase em que se encontra a Chevrolet, que promoveu a renovação de toda a sua linha em um período de apenas 20 meses", enfatiza Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.

Segundo Santiago Chamorro, o Banco GMAC, entidade por trás da marca Chevrolet Serviços Financeiros, conta no Brasil com mais de R$ 10 bilhões em ativos.

Outros números que chamam a atenção do Banco GMAC dizem respeito à atual carteira de clientes – 426 mil nos produtos de financiamento e 95 mil clientes do Consórcio Nacional Chevrolet, outro produto em franca expansão no mercado brasileiro.

"Estamos entre as trinta e cinco maiores instituições financeiras do Brasil em um rol de aproximadamente cento e cinquenta regularizadas junto ao Banco Central. Se levarmos em consideração apenas os bancos de natureza privada, estaríamos entre os 25 primeiros. A decisão de associar o logo Chevrolet à marca nascente é fundamental para fortalecermos ainda mais a presença de nossos produtos e serviços tanto para a Rede de Concessionárias como para os clientes Chevrolet", complementa David Brinkman, diretor-presidente do Banco GMAC. Dentre os bancos ligados à indústria automobilística, o Banco GMAC é um dos líderes do mercado.

Ao completar a aquisição de todas as operações internacionais em uma negociação que envolveu cerca de US$ 4,2 bilhões, a GM Financial estará presente em 19 países, atendendo a mais 16 mil concessionárias e oferecendo serviços financeiros em mercados que cobrem 80% do território global de vendas da General Motors. A GM Financial soma ativos superiores a US$ 30 bilhões em todo o mundo.

Plano Tranquilidade e seus benefícios

Para marcar o lançamento da marca, a Chevrolet Serviços Financeiros traz ao mercado o “Plano Tranquilidade”, que oferecerá um pacote de benefícios aos consumidores que desejam adquirir um veículo “zero quilômetro” da marca Chevrolet.

Trata-se de um plano de financiamento, de 24 ou 36 meses, com entradas a partir de 30% do valor do veículo. Com ele, os consumidores terão acesso a parcelas mensais reduzidas. Ao final do plano, a "Parcela Tranquilidade" (que corresponde a 20% ou 30% do valor do veículo financiado) poderá ser liquidada pelo cliente, refinanciada ou quitada pela Rede de Concessionárias Chevrolet, quando o veículo for utilizado na troca por um outro veículo "zero quilômetro". O "Plano Tranquilidade" é válido para a maioria dos modelos da linha Chevrolet, com exceção de Montana, S10, Tracker, Captiva, Trailblazer e Camaro.

O cliente contará também com um plano de manutenção do veículo até os 40 mil quilômetros, o que inclui até quatro revisões e quatro trocas de óleo, indicadas pela fabricante General Motors no manual do proprietário. "Assim, nosso cliente saberá quanto está pagando pelas revisões, ficando protegido dos eventuais aumentos de preços. Tudo isso com a garantia e a tranquilidade de realizar os serviços em toda a Rede de Concessionárias Chevrolet, o que valoriza ainda mais o veículo no momento da troca", explica Felipe Ferreira, diretor sênior de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de produtos do Banco GMAC.

Segundo Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet / GM do Brasil, a estratégia para a elaboração do Plano Tranquilidade considera, também, pesquisas a respeito de hábitos de clientes relacionados a serviço que a Chevrolet dispõe. "Um dos nossos objetivos foi buscar, por meio da nossa engenhosidade, oferecer soluções viáveis e atraentes para os nossos clientes, que queremos fidelizá-los cada vez mais à nossa marca".

Dentre esses benefícios, Hermann Mahnke destaca que, o principal deles, sem dúvida alguma, "é o fato do cliente poder planejar seu orçamento e contrair um financiamento com prestações mensais que caibam em seu bolso, adquirindo um veículo e suas manutenções recomendadas até 40.000 quilômetros. Esse aspecto consideramos realmente importante para transmitir tranquilidade aos nossos clientes".

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Volvo apresenta a nova linha 60 R-Design


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Por Kreab Gavin Anderson

A Volvo Cars lança no Brasil a nova linha 60 R-Design. A gama composta pelos modelos S60, V60 e XC60 chega ao mercado com significativas mudanças no design, equipamentos inéditos e com um pacote ainda mais completo de segurança.

A reformulação feita nos modelos da marca agregaram características marcantes à toda a linha. “Nós realmente aumentamos o impacto visual com a nova dianteira. Os faróis, com desenho marcante, nos ajudaram a criar essa ‘face’ mais expressiva. Nós estávamos pensando em olhos de lobos quando desenhamos eles”, explica Fedde Talsma, Diretor de Design Exterior.

A grade larga e as luzes diurnas reposicionadas deram aos modelos um visual muito marcante e sólido. As superfícies e contornos limpos trazem muito do design escandinavo. E isso fica evidente nestes carros da linha 60.

Por fora, são vários os detalhes que reforçam o cuidado na construção: os lavadores de para-brisa, antes visíveis, foram deslocados para a parte inferior do capô, enquanto a capa do radar, posicionado na dianteira, recebeu o mesmo tom de acabamento da grade frontal, ficando praticamente invisível no conjunto. O friso cromado que existia em volta da grade frontal foi removido e o novo logotipo, maior, reforça a identidade de design da marca.

R-Design

A interpretação de performance e de refinamento da Volvo Cars é feita por meio da sigla R-Design. Ela agrega à linha 60 um pacote completo de aprimoramentos no chassi, acompanhado de elementos estéticos que reforçam o visual e a personalidade dos modelos. Os modelos R-Design trazem um conjunto específico de para-choques, mais esportivos, com difusor de ar na peça traseira, que também incorpora as saídas de escapamento cromadas.

As rodas, variam de tamanho conforme a versão: são de 18 polegadas modelo Ixion nos S60 e V60 equipados com motor 2.0 de 240 cv e de 19 polegadas modelo Ixion nas versões equipadas com motor 3.0 de 304 cv, com tração integral. Para o XC60 R-Design, as rodas são de 20 polegadas em modelo Cratus no modelo com motor de 240 cv e Ixion no modelo com motor de 304 cv.

Dinâmica impecável

Os modelos da nova linha adotam o R-Design Sport chassis. São molas e amortecedores específicos, que reduzem a altura do solo em 15 mm, se comparados com os modelos convencionais. Outros componentes da suspensão, como buchas, batentes e barras de torção e estabilizadoras, também são desenvolvidos para garantir uma performance superior, sem comprometer o conforto de rodagem.

As versões T5 R-Design trazem motor de 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift de seis velocidades, com opção de troca manual. Já os modelos T6 R-Design AWD trazem motor 3.0 turbo, de seis cilindros em linha, com injeção direta e 304 cv, transmissão Geartronic automática de seis velocidades e com opção de trocas sequenciais. A tração, nestes, é integral.

Com a adoção de paddle shifters para as trocas de marcha, nos modelos T6 3.0 turbo, o desempenho na aceleração de 0 a 100 km/h ficou ainda melhor, com a transmissão Geartronic no modo Sport. O S60 T6 alcança os 100 km/h em apenas 5,9 s (contra os 6,1 s de antes), enquanto o V60 alcança a marca em 6,0 s (contra os 6,2 de antes). O XC60, por sua vez, gasta 6,9 s (contra os 7,3 s de antes).

Luxo funcional

Por dentro, todo o tradicional refinamento da Volvo Cars também está presente na linha 60 R-Design. Os novos bancos esportivos com maior apoio lateral, em conjunto com o volante R-Design e as pedaleiras de alumínio, garantem a firmeza necessária a uma condução mais esportiva. Os detalhes em alumínio e o refinamento do Painel Digital Personalizável completam o conjunto. Além dessas novidades, a experiência de conduzir o XC60 ficou ainda mais completa, com novos dispositivos, muitos deles inéditos na categoria:

Sensus Connected Touch

A linha 60 poderá ser equipada com o sistema Sensus Connected Touch. O dispositivo multimídia, que será vendido como acessório, torna possível navegar na internet, obter informação sobre o trânsito em tempo real, planejar rotas para evitar congestionamentos, acessar e-mail e agenda de compromissos, utilizar navegação em 3D, ouvir milhares de estações de rádio online, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais, dentre outras funções, usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular.

A nova tecnologia faz uso de uma inovadora tela touch screen de sete polegadas, que utiliza feixes de raios infravermelhos para identificar os toques. Em uma interface que utiliza a tecnologia Android – que pode ser atualizada constantemente – será possível instalar diversos aplicativos que tornarão ainda mais interativa a experiência com um automóvel da Volvo Cars.

O dispositivo também permite transformar o carro em um hotspot, distribuindo o sinal de internet para a conexão simultânea de outros dispositivos. Por meio da porta USB, o sistema também faz a leitura de tocadores portáteis, tanto de áudio como de vídeo.

Painel Digital Personalizável

De série em todas as versões, o equipamento que estreou no Volvo V40 usa uma tela de TFT (Thin Film Transistor) para trazer ao condutor as tradicionais informações do painel de instrumentos de uma forma completamente inovadora e personalizada. Com o sistema, é possível escolher entre três modos de visualização, Elegance, Eco e Performance.

No modo Elegance, você encontrará o icônico fundo azul nos instrumentos, uma das assinaturas da linha R-Design. O modo Eco é desenvolvido para encorajar o motorista a conduzir de forma mais econômica. No modo Performance, o conta-giros assume o lugar do velocímetro e a iluminação vermelha reforça a esportividade na condução.

Paddle Shift

A linha 2014 traz, pela primeira vez em um Volvo, os paddle shift para troca de marchas atrás do volante, disponíveis nas versões equipadas com motores 3.0 de 304 cv. O dispositivo permite a mudança de marchas da transmissão automática sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

Faróis de Xenon Adaptativos

Os faróis de xênon adaptativos ajustam-se automaticamente à condição da estrada. Quando um carro passa no sentido contrário, os faróis cortam a luminosidade no ponto onde o veículo passa, mantendo a luminosidade no restante da estrada. O mesmo ocorre quando há um veículo à frente, para evitar o ofuscamento no retrovisor. Além disso, a linha traz as luzes para iluminação em curvas. Em baixas velocidades, o sistema ilumina o lado da curva em que o carro vai, aumentando a visibilidade para a máxima segurança.

Detector de Pedestres e Ciclistas

Os modelos equipados com detector de pedestres trazem uma funcionalidade que aumentará ainda mais a segurança nas cidades: o sistema de detecção de ciclistas. O dispositivo percebe a presença de uma bicicleta em situação de risco e, numa velocidade inferior a 50 km/h, ou relativa de até 15 km/h, freia automaticamente, evitando o atropelamento do ciclista.

Todas as versões trazem de série o consagrado sistema City Safety, que agora atua em velocidades de até 50 km/h, airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), bem como o freio de estacionamento elétrico.

Versões

O sedã S60 e o sportswagon V60 serão oferecidos apenas nas versões R-Design, com duas motorizações: 2.0 de 240 cv e 3.0 de 304 cv. O XC60, líder de vendas da marca no Brasil, por sua vez, será oferecido nas versões Dynamic, com motor 2.0 de 240 cv, Top, com motor 3.0 de 304 cv e tração integral, e R-Design, com as duas opções de motorização.

XC60 2.0 T5 Dynamic R$ 159.950
XC60 2.0 T5 R-Design R$ 189.950
XC60 T6 Top R$ 224.950
XC60 T6 R-Design R$ 249.950
S60 T5 R-Design R$ 154.950
S60 T6 R-Design R$ 205.950
V60 T5 R-Design R$ 159.950
V60 T6 R-Design R$ 209.950
V40 T4 Dynamic R$ 122.950
V40 T5 R-Design R$ 138.950

Jac Motors cria promoção especial na internet



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 Por JAC Motors Brasil

No ar desde a última sexta-feira 18, a “Promoção Carro Inesperado – JAC J6” foi idealizada para aumentar a divulgação do novo modelo da marca, lançado no mercado brasileiro neste mês de outubro.

Ao acessar o link da promoção, o internauta terá que responder a três questões com respostas de múltipla escolha. Na sequência, ele preenche um formulário com seus dados e passa a concorrer ao novo J6 2014. A promoção se encerrará no dia 15 de novembro. O sorteio do carro ocorrerá logo no dia seguinte.

JVC apresenta nova tendência em rádio automotivo



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 Por Assessoria de Imprensa da JVC Kenwood do Brasil

 Compacto, moderno e alinhado com as novas tecnologias são as principais características do KD-X200, receptor de mídia digital da JVC, marca da JVC Kenwood, um dos maiores fabricantes globais de produtos eletrônicos e de entretenimento.

“O KD-X200 é um dos mais importantes lançamentos da JVC em 2013. A procura por esse tipo de aparelho tem aumentado fortemente, e sinaliza a mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais atento às melhores e mais avançadas tecnologias”, diz Walter Sitta Junior, gerente nacional de Vendas da JVC Kenwood.

Prático e funcional

O consumidor que optar pelo KD-X200, além de contar com um equipamento de última geração e alta qualidade, terá em mãos um rádio desenvolvido para atender às necessidades do usuário moderno, de maneira simples.

Com apenas 10,7 cm de profundidade, sem entrada para CD, o KD-X200 permite acesso ao aplicativo Smart Music Control, disponível para smartphones com sistema Android, que organiza músicas de um jeito prático e rápido. Também é possível classificá-las em vários estilos, para ouvir de acordo com o humor, utilizando o Mood Blender. O Playlist Creator é outro recurso, que personaliza listas de músicas no pen drive, por meio do computador.

Outras funções, como o Radio Timer, que liga o rádio na estação e na hora programada, e a Rádio Mista, que grava as estações, independentemente da faixa, foram pensadas para tornar a vida do usuário mais prática.

O aparelho conta ainda com o sintonizador HS-IVi, com maior sensibilidade e que capta melhor as estações de rádio, sem ruídos, garantindo alta qualidade na reprodução do som.

Para mais informações sobre JVC, acesse www.jvc.com.br ou a fanpage da marca no www.facebook.com/JVCBR.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fox completa 10 anos com mais de 1.165.000 unidades vendidas



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 Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


 A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.

"São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria", afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil.

Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.

Até hoje, o Fox é o único modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal). Outros diferenciais do hatch produzido em São José dos Pinhais (PR) são a ergonomia e a funcionalidade de seu interior. Prova disso é o número de porta-objetos espalhados pelo interior.

Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.

Novidades que caíram no gosto do consumidor brasileiro. Já no primeiro semestre de 2006, o Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.

Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor.  Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.

 Série especiais

Nessa sua primeira década no mercado brasileiro, o Fox foi marcado por séries especiais. Lançado em maio de 2007, o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a Volkswagen e o público universitário. Disponível nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira série especial do Fox com foco específico no público jovem, em sintonia com pesquisas internas da Volkswagen que apontam o modelo como o carro de maior inserção no segmento.

Na linha 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fábrica. Seu estilo era antenado com o gosto do público jovem, que aprecia carros que expressam atitude.

No início de 2009, a Volkswagen apresentou o Fox Sunrise, uma série especial com visual ousado e uma série de acessórios típicos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, aerofólio no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.

Ainda com foco no público mais jovem, a Volkswagen criou em março de 2011 dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica: o Black Fox e o Silver Fox.

Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6L Total Flex, com até 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteúdo de série diferenciado. Tamanho o sucesso da série especial fez com que a Volkswagen repetisse a ação. Resultado: em abril de 2013, junto com a linha 2014, chegou ao mercado o Novo Fox Rock in Rio 2014, ainda mais arrojado visualmente e com equipamentos de série exclusivos.

Peugeot 308 ganha novos conjuntos mecânico e de suspensão


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 Por Imprensa Peugeot do Brasil

Acaba de chegar à rede de concessionários Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L Automática. Sucesso comercial da Marca no país, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.

A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP do portfólio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol.

Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

Motor 2.0L 16V VVT Flex: confiável, robusto e flexível

O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.

O motor gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.

Novo conjunto: melhores desempenho e nível de consumo

A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.

Nova suspensão: mais conforto em favor da dirigibilidade

No ano modelo 2014, o 308 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo.

No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. A suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.

O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.

Interior com espaço, luminosidade e conforto


Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação. Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.

O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.

Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.

Tecnologia a bordo

O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.

 Preços
308 Active Flex 1.6 16V - 52.990,00
308 Allure (M) Flex 2.0 16V - 60.990,00
308 Allure (AT6) Flex 2.0 16V - 66.490,00
308 Griffe THP (A) 1.6 THP -  74.990,00

Hyundai inicia produção do ix35 Flex no Brasil



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 Por CAOA Montadora de Veículos - Hyundai

Ontem, 17/10, foi lançado oficialmente o ix35 Flex nacional na CAOA Montadora de Veículos – Hyundai, localizada em Anápolis, Goiás. O Evento contou com a presença de executivos do Grupo CAOA - Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, Presidente, Antonio Maciel Neto, vice-presidente, Annuar Ali; executivos da Hyundai Motor Brasil, presidente Willian Lee e Mr. Hyun, Diretor Executivo Hyundai Motor Brasil; Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo e Prefeito de Anápolis, Antonio Gomide.

Após apresentação sobre o lançamento do produto, as autoridades visitaram a linha de montagem do modelo, onde puderam comprovar a tecnologia e a alta qualidade empregadas em cada processo de produção do veículo.

ix35 Flex nacional

O utilitário esportivo ix35 Flex já está sendo produzido na fábrica da CAOA Montadora de Veículos - Hyundai em Anápolis, Goiás. O requintado SUV representa um grande avanço da empresa no mercado brasileiro, sendo o quarto veículo fabricado na unidade goiana. Além deste, a montadora produz o utilitário esportivo Tucson Flex e os comerciais leves HR e o HD78. Com um investimento de R$ 600 milhões, a expectativa do Grupo CAOA é fabricar 24 mil unidades do modelo por ano.

O ix35 Flex sai da linha de montagem totalmente afinado com as prerrogativas do programa Inovar-Auto, trazendo as mesmas características e qualidades já presentes na versão importada. O modelo nacional ainda conta com um Kit Multimídia com Rádio FM/AM, CD Player, GPS, Bluetooth, Câmera de Ré, USB, MP3 e AUX.

Para que o ix35 Flex pudesse vir ao mercado brasileiro com alto nível de qualidade, foram realizados vários aperfeiçoamentos na fábrica de Anápolis. O sistema de produção passou a contar com 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem, o que assegura alto nível de qualidade na montagem da carroceria, além de ganho de produtividade e modernização.

Em questão de tecnologia, o processo de soldagem do ix35 Flex é destaque com 3.200 pontos de solda. A pintura, totalmente automatizada das carrocerias também é exemplo da mais alta qualidade e tecnologia em equipamentos e segurança ambiental.

O espaço físico da fábrica foi ampliado em todos os seus compartimentos (Body Shop, Paint Shop, Small Parts e Pista de Testes). A área construída atual aumentou em aproximadamente 30 mil m², chegando a um total de 174 mil m². Um prédio novo foi erguido exclusivamente para a realização de testes de qualidade com 100% dos carros fabricados, além de dobrarmos a capacidade da Estação de Tratamento (ETE).

Tecnologia e desenvolvimento

Para garantir a transferência de tecnologia, uma grande equipe de engenheiros foi enviada pela Hyundai, da Coreia do Sul, a qual certificou os processos brasileiros em 100% das atividades fabris.

A Hyundai fez parceria com o Senai/Anápolis, que, em suas dependências, possui uma mini-linha de montagem, inclusive com setor de pintura. Ali, acontece o treinamento com equipamentos que simulam o processo de fabricação de um carro em condições reais.

Atuais e futuros colaboradores saem deste treinamento com todos os requisitos para encarar a linha de montagem e produzir o melhor automóvel. Esse é um dos aspectos que mostram a preocupação da CAOA Montadora de Veículos – Hyundai com sua mão-de-obra interna, que é valorizada e, em ocasiões como o lançamento de um novo produto, pode encontrar novas oportunidades de crescimento. Quanto às certificações, a fábrica já possui a certificação ISO 9001/2008 e vem sendo aprovada nas auditorias anuais de certificação promovidas pela Hyundai.

Venda de Motocicletas Registra Alta de 4% na Primeira Quinzena de Outubro


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 Por SD&PRESS Consultoria

Segundo levantamento divulgado pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, foram emplacadas 59.636 motocicletas na primeira quinzena deste mês, volume  4% superior em relação a igual período de setembro (57.319 unidades). Sobre o mesmo período de 2012, houve um acréscimo de 0,8% (59.192 unidades).

Com 11 dias úteis, a primeira quinzena de outubro apresentou média diária de 5.421 motocicletas comercializadas, contra 5.732 unidades do mês anterior, que registrou um dia útil a menos. Já, em outubro do ano passado, foram emplacadas 5.919 motocicletas por dia.

“Por conta dos recentes lançamentos que ocorreram no setor de duas rodas, estão mantidas as expectativas de evolução dos negócios neste mês”, comenta José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da entidade.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mercedes-Benz A 45 AMG tem pré-estreia no Brasil no São Paulo Boat Show


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 Por Imprensa Mercedes-Benz

O compacto esportivo Mercedes-Benz A 45 AMG, primeiro lançamento da história da AMG no segmento compacto, será mostrado pela primeira vez no Brasil durante o São Paulo Boat Show, que acontece de 17 a 22 de outubro, no Transamérica Expo Center, na capital paulista.

Destaque no estande da Mercedes-Benz no luxuoso Espaço dos Desejos, o A 45 AMG traz consigo décadas de experiência da marca de performance da Mercedes-Benz no automobilismo esportivo e na produção de veículos de alto desempenho. Oferecendo uma fascinante experiência de condução esportiva e qualidade de manufatura de altíssimo padrão, o A 45 AMG tem como principal atrativo o poderoso motor turbo AMG com dois litros com 360 cv (265 kW) de potência e 450 Nm de torque – o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo com este porte.

A densidade de potência do novo motor AMG turbo, de 133 kW (181 cv) por litro, é absolutamente sem rival, superando mesmo a dos mais potentes carros superesportivos. Este extraordinário desempenho é potencializado ainda mais pela transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas, que adota software originário do superesportivo SLS AMG e oferece três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START para arrancadas perfeitas.

A transmissão garante trocas de marchas quase instantâneas sem interrupção da força de tração e alto nível de eficiência. O conjunto motor-transmissão permite ao A 45 AMG acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Outro atributo do A 45 AMG é o sistema de tração integral AMG 4MATIC, voltado ao desempenho, desenvolvido com foco na performance e no dinamismo. A distribuição de força entre os eixos é totalmente variável: em condução normal, o A 45 AMG utiliza tração dianteira, proporcionando o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até a proporção 50:50 por cento, levando em conta fatores como a velocidade do carro, a aceleração lateral e longitudinal, o ângulo do volante, a diferença de rotação entre as rodas, a marcha selecionada e a posição do acelerador. A distribuição de torque otimizada entre as quatro rodas garante, além de maior eficiência e dinamismo, maior segurança na condução.

Design e acabamento exclusivos

Acostumados ao acabamento primoroso e design exclusivo que caracterizam os barcos de alto luxo e desempenho, os visitantes do São Paulo Boat Show irão identificar no A 45 AMG características muito semelhantes. O visual do novo modelo é marcado pelos toques esportivos que salientam o estilo dinâmico e caráter escultural, deixando clara sua atitude e exclusividade - um genuíno AMG de ponta a ponta.

Por dentro, o novo A 45 AMG combina de forma perfeita o dinamismo Mercedes-AMG com luxo e personalidade. Os bancos esportivos com pespontos contrastantes em vermelho, o volante multifuncional com as palhetas do câmbio e a AMG DRIVE UNIT estabelecem novos padrões tanto em termos de aparência como de qualidade. O acabamento do painel tem aparência de fibra de carbono, combinando perfeitamente com as cinco aberturas de ventilação em preto e vermelho, os cintos de segurança vermelhos e os painéis AMG das soleiras das portas.

Outro ponto de identificação com a construção naval da mais alta qualidade é o método de produção do motor do A 45 AMG, construído a mão seguindo a tradicional filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma característica desse processo é a placa com a assinatura do responsável por toda a montagem do motor, uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa e atestando o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz.

O A 45 AMG chega à rede de concessionários no Brasil em dezembro deste ano.

São Paulo Boat Show

O São Paulo Boat Show é o maior salão náutico indoor da América Latina. A 16ª edição da feira de negócios náuticos conta com 120 expositores nacionais e internacionais, distribuídos em 40 mil m², com diversas novidades, lançamentos e novas empresas. O luxuoso Espaço dos Desejos foi uma das surpresas do São Paulo Boat Show 2012, uma área reservada para exposição de artigos de luxo, como automóveis importados, joias, motocicletas de última geração e até helicóptero.

Serviço:
São Paulo Boat Show – exposição do novo A 45 AMG no Espaço dos Desejos
Data: 17 a 22/10
Local: Transamérica Expo Center (Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro)

Óculos TAG Heuer Ayrton Senna: das pistas para os looks diários


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 Por Ralcoh Comunicação

A Fenícia do Brasil, distribuidora exclusiva de renomadas grifes internacionais do setor eyewear oferece aos amantes da velocidade a Ayrton Senna Eyewear Collection by TAG Heuer. Inspirada no universo de nosso maior campeão das pistas e ídolo do esporte nacional, a coleção é composta por quatro modelos únicos que unem inovação, elegância e a mais alta tecnologia de materiais, características marcantes da grife que resultaram na perfeita fusão entre o espírito das corridas e um visual vintage.

Na Ayrton Senna Eyewear Collection by TAG Heuer, as armações podem ser ajustadas para servir em qualquer rosto. As lentes são o grande diferencial da coleção, pois são todas de alta precisão, polarizadas, com tratamentos antirreflexo interno, hidrofóbico e oleofóbico, sendo perfeitas para quaisquer ocasiões. A emblemática assinatura de Senna, gravada a laser nas lentes, vai seduzir os amantes da velocidade e pistas.

Destaque para o modelo TH0981, que empresta um ar esportivo e é construído com materiais nobres, frontal em Titaniun e hastes projetadas em acetato que trazem volume, dinamismo e modernidade para a armação. Chama a atenção sua lente fotossensível, que escurece e clareia de acordo com a intensidade da luminosidade ou radiação UV.

O modelo TH0982, traz um visual esportivo sóbrio com uma armação de metal que remete aos tons dourados, significado de luxo em qualquer visual. A lente na cor marrom melhora e realça os contrastes presentes no ambiente.

Já o TH0983 possui estilosas hastes feitas em acetato na cor vermelha, trazendo contraste e estilo para quem o usa. Além disso, as lentes Grey Outdoor mostram uma percepção fiel das cores.

Para completar a coleção, destaque para o TH0984, que apresenta uma coloração azul nas hastes e uma armação com almofada micro-perfurada de elastômero na ponte, um detalhe que confere um ar esportivo ao modelo. As lentes Water Sport são a proteção ideal durante o dia a dia e também para atividades aquáticas.

Preços sugeridos:


TAG Heuer Ayrton Senna - TH0981 – R$ 2.146,50

TAG Heuer Ayrton Senna - TH0982 – R$ 1.755,00

TAG Heuer Ayrton Senna - TH0983 - R$ 1.755,00

TAG Heuer Ayrton Senna - TH0984 – R$ 2.146,50

Mustang Boss 2013, restam poucas unidades


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 Por Direct Imports

A Direct Imports entrega mais uma unidade do Mustag Boss 2013 do Brasil para um cliente na cidade de Sinop, norte do Mato Grosso. O esportivo tem motor V8 5,0 litros com potência elevada para 444cv, e traz além da preparação mecânica, um acabamento diferenciado e inspirado no modelo Boss da década de 1970. O carro já está no Brasil e será entregue ao seu novo proprietário na terceira semana de outubro.

A trajetória do Mustang Boss começou em 1969, quando a Ford lançou uma série limitada do esportivo que foi relançada em 2012. Na versão 2013, que marcará sua nova despedida, o Mustang Boss traz além do motor de 444cv, o visual inspirado no modelo antigo como as faixas esportivas em preto fosco, spoilers, grade específica da versão, volante em couro Tilt Alcantara e alumínio, freios da marca Brembo entre outros detalhes. O carro também pode receber kit multimídia Sync, bancos Recaro com estilo retrô entre outros itens disponíveis no catálogo da Ford.

Se você gostou dessa máquina, saiba que o Mustang Boss deixará de ser fabricado em dezembro junto com a série Laguna Seca, outra versão esportiva do Ford. Esses e outros modelos estão disponíveis para importação independente pela Direct Imports.

Revista CESVI completa 15 anos e lança edição comemorativa



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 Por INFORM Comunicação

O especial de aniversário traz as melhores matérias já publicadas na revista. Dos primeiros crach-tests ao comportamento dos condutores e profissionais do setor, a revista traça um panorama histórico sobre as mudanças ocorridas ao longo dos últimos 15 anos em segurança viária, tecnologia, normatização, legislação e reparação automotiva.

A edição de número 87 da Revista CESVI é histórica. A publicação, desenvolvida pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), com o objetivo trazer informações técnicas e relevantes para o mercado automotivo e segurador, está completando 15 anos de estrada. Um verdadeiro feito para revistas segmentadas.

Para comemorar a data, a revista traz de volta as melhores matérias já publicadas, assim como alguns estudos e serviços oferecidos pelo centro de pesquisa. Dentre eles, estão o comparativo entre o reparo de veículos off-road e de veículos convencionais e as constantes reportagens em combate ao motorista que assume o volante depois do consumir de bebida alcoólica.

O tema segurança, aliás, sempre esteve presente na publicação. Por isso, uma matéria especial relembra que desde a primeira edição da revista até os dias de hoje, pouca coisa mudou no Brasil em termos de segurança viária. ABS e airbags, por exemplo, só passam a ser obrigatórios no ano que vem. O que ainda é muito pouco em comparação com as práticas internacionais, onde esses dispositivos já são itens de série há mais de uma década.

Se em segurança viária não tivemos uma evolução satisfatória, o mesmo não pode ser dito dos rastreadores. Há 15 anos quase não se falava nesses dispositivos no Brasil. Atualmente, no entanto, a evolução das tecnologias possibilitou a criação de um segmento cada vez mais importante para a segurança patrimonial ligada ao mundo automotivo e ao transporte de cargas. Nas páginas da edição 87 o leitor verá, passo-a-passo, o histórico de como esse mercado floresceu.

E em uma edição de aniversário, nada mais justo do que dar voz novamente ao criador da revista, Marcelo Varella, o primeiro diretor do CESVI. Em sua entrevista Varella relembra os desafios e as necessidades que levaram à criação da publicação, bem como sua atual importância para o mercado. Além dele, outros executivos do mercado segurador, como Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, e de Rogério Esteves, diretor de sinistros de automóveis do Grupo Segurador BB e MAPFRE, tecem comentários sobre o papel desempenhado pela revista.

Para o atual diretor do CESVI, Almir Fernandes, esta edição especial de 15 anos é algo raro no mercado editorial entre publicações segmentadas. “O fato de mantermos nossa periodicidade desde 1998, disputando atenção com a internet e outras fontes de notícia, é a prova de que o leitor brasileiro que atua nos mercados de automóveis e de seguros valoriza a informação técnica bem editada e com layout de qualidade”.

A revista também está disponível para a leitura na web, basta acessar www.cesvibrasil.com.br.

Triumph lança novo programa de relacionamento com o seu público


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 Por g6 Comunicação Corporativa

A fabricante inglesa está lançando a “Triumph Riding Experience”, um programa de relacionamento especialmente desenvolvimento com o apoio de pilotos e profissionais renomados do setor. Seu objetivo é realizar cursos de pilotagem, on e off-road, e também oferecer para clientes e fãs da marca vários outras experiências relacionadas à Triumph, como viagens de curta e média duração, ações em eventos esportivos, workshops e participação em palestras realizadas nas concessionárias.

"O programa ‘Triumph Riding Experience’ vai oferecer vantagens exclusivas aos clientes da marca, como a oportunidade de conhecer outros modelos, aprimorar as suas técnicas de pilotagem dentro e fora do asfalto e ainda conhecer alguns dos principais destinos de viagem do País num roteiro montado exclusivamente para os nossos clientes e com toda a estrutura e segurança da Triumph. Esse é um diferencial que o nosso público certamente procura", explica Fernando Filie, gerente de marketing da Triumph.

Neste primeiro momento, a Triumph dará início ao curso on-road, que será desenvolvido no Campo de Provas da Pirelli, localizado em Sumaré (SP). As inscrições estão abertas motociclistas proprietários da marca ou não. Os participantes terão a oportunidade de conhecer, na prática, toda a tecnologia embarcada nas motocicletas Triumph, sempre em pequenos grupos e com muita segurança.

A infraestrutura dos cursos inclui ambulância com UTI, café da manhã, almoço e um kit Triumph como brinde. No treinamento serão disponibilizados os modelos Tiger Explorer, Tiger 800 e Street Triple 675. “Com aulas teóricas e exercícios práticos, o participante realizará simulações de controle de moto em baixa velocidade, frenagem de emergência com e sem ABS, curvas nos mais variados estilos e condições, além de desvios de emergência”, explica Pablo Berardi, instrutor-chefe do programa.

Para participar, é preciso ser motociclista habilitado na categoria “A” e contar com todos os itens de segurança, como capacete, jaqueta, calça, luva e bota. O custo é de R$ 1.800,00 (com motos fornecidas pela Triumph) e R$ 1.200,00 (com a moto própria do aluno). Os próximos cursos serão realizados nos dias 19/20 de outubro, 9/10 de novembro e 14/15 de dezembro. Mais informações pelo site www.triumphexperience.com.br.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Range Rover Vogue Híbrido completa expedição entre Inglaterra e Índia



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 Por Imprensa Jaguarlandrover

Três protótipos Range Rover Vogue Diesel híbridos completaram um exigente teste final de engenharia, em uma jornada que atravessou 13 países em 53 dias, saindo de Solihull, Reino Unido, até Mumbai, na Índia. Essa foi a primeira expedição de carros híbridos pela Trilha da Seda, e uma das mais ousadas aventuras da Land Rover.

As condições hostis da rota incluiram asfalto de má qualidade, trilhas pelas areias do deserto em um calor de 43ºC, vários quilômetros em trechos de lama e cascalho. Os carros ainda encararam travessias de rios, estradas estreitas em altas montanhas parcialmente bloqueadas por rochas e o ar rarefeito devido a altitudes de 5.500 metros. Já o caótico trânsito da China e Índia são testes extremos para homem e máquina.

A Expedição Trilha da Seda 2013 foi o teste final de validação do Range Rover Vogue híbrido antes de ser colocado em produção. Desde a fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido, eles desbravaram trilhas através da França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, China (incluindo o Tibet), Nepal e Índia. Toda essa distância foi percorrida para recriar a lendária Rota da Seda, a primeira trilha de comércio que ligava a Ásia até a Europa há mais de 2.500 anos.

Já perto da remota cidade de Kashgar, noroeste da China, a expedição rumou em direção às montanhas pela estrada Xinjiang-Tibet, onde nenhum veículo de fora do país havia realizado o trajeto até então. Neste trecho os SUVs foram levados à altitudes extremas de 5.300 metros acima do nível do mar.

Foram sete dias consecutivos em altitudes entre 3.350 e 5.379 metros, condições em que o nível de oxigênio no ar é reduzido de para 10%, tornando os movimentos mais dificeis para o ser humano e para motores de combustão interna. O comboio Range Rover Vogue continuou progredindo, se beneficiando de seus motores elétricos, mesmo carregado de cargas pesadas como equipamentos para acampamento, comida, kits de primeiros socorros e racks de teto carregados com pneus reserva e galões de combustível.

Trechos de lama que seriam impensáveis para outros veículos híbridos foram superados pelo Range Rover Vogue, com a perfeita combinação entre o motor de 35kW com o propulsor TDV6 3.0 turbo-diesel, que entrega um consumo excelente para um veículo tão espaçoso e potente. Em toda a jornada o Range Rover Vogue híbrido fez uma média de 15,3 Km/l.

Engenheiros de desenvolvimento da Land Rover monitoraram de perto os três carros, mandando mais 300Gb de informações técnicas recolhidas durante a viagem para o time de engenharia sediado em Gaydon, no Reino Unido. O objetivo da expedição não foi testar a confiabilidade mecânica do modelo, mas para calibrar o software do motor e transmissão, para garantir desempenho perfeito em todos os terrenos e extremas temperaturas e altitudes.

Alguns pequenos contratempos mostraram como a trilha é dura. Foram 15 pneus furados entre os três Range Rover Hybrid e mais quatro nos carros suporte, quatro rodas foram comprometidas por profundos buracos e quatro parabrisas foram quebrados por pedras soltas na superfície.

O Diretor de Híbridos e Elétricos da Jaguar Land Rover, Peter Richings, que esteve no trajeto final entre Jaipur até Mumbai, disse: “A primeira expedição de um híbrido diesel na Rota da Seda foi pioneira e ambiciosa ao cruzar Europa e Ásia, o que seria impensável para a maioria dos outros veículos. Não importa quão hostil foram as condições, o Range Rover Vogue híbrido as superou. Ao desenvolver um veículo como esse, nosso objetivo era ganhar economia de combustível e diminuir as emissões de CO2, sem comprometer as habilidades fora de estrada de um Range Rover, seu espaço interno e refinamento. O sucesso desta inesquecível espedição claramente mostra que alcançamos o nosso objetivo”.

Michelin amplia gama de pneus de terraplenagem



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 Por Dept. de Comunicação - Michelin América do Sul

No Salão MINExpo 2012, a Michelin apresentou a sua nova geração de pneus para minas subterrâneas - o MICHELIN XTXL - no tamanho 35/65R33. O nome do novo pneu deve-se às suas excepcionais capacidade de carga e durabilidade.

X para Radial.
T para Transportes.
XL para Xtra load e Xtra Life (mais carga e maior durabilidade).

No segundo semestre de 2013, a gama de pneus MICHELIN XTXL será completada com dois novos tamanhos: 26.5R25 e 29.5R25. Em outras palavras, a alta qualidade do pneu MICHELIN XTXL poderá ser montada em uma maior variedade de máquinas.

·        Maior segurança. O MICHELIN XTXL é mais resistente a impactos e agressões em geral, sendo também mais fácil de montar no aro.
·        Maior produtividade. Seu design faz com que seja muito mais robusto do que o pneu da geração anterior para equipamentos de mineração subterrânea, enquanto a sua longevidade foi aumentada em pelo menos 10%¹. Além disso, sua capacidade de carga aumentou em até 30%, o que permite uma classificação de “4 estrelas”².
·        Respeito ao Meio Ambiente. Ao projetar o MICHELIN XTXL, a Michelin baseou-se em sua ampla experiência e vasto conhecimento tecnológico, para usar a menor quantidade possível de matéria-prima.  Ao mesmo tempo, a maior durabilidade do pneu agrega valor. Além disso, o processo de fabricação de pneus Michelin foi aprimorado para maior proteção ambiental. Todas as fábricas PL são ISO 14001 e seu impacto ambiental foi reduzido em 22% desde 2005.

¹ Teste interno da Michelin, comparando com a geração anterior do pneu MICHELIN XLDD1, utilizado em mineração subterrânea.
² Embora a Tire and Rim Association ainda não tem uma classificação de capacidade de carga de quatro estrelas, o MICHELIN XTXL atende a todos os critérios necessários caso a grade de avaliação fosse ampliada.

Ao extrapolar a sua tecnologia de 33 polegadas para um pneu de 25 polegadas a Michelin aumentou ainda mais a eficácia do pneu MICHELIN XTXL, com uma gama de funcionalidades especialmente concebidas para enfrentar as difíceis condições de operação em minas subterrâneas:
·        Foram esculpidos sulcos nas alças de ombro para melhorar o resfriamento.
·        Foram colocadas patches de proteção nas paredes laterais para aumentar a resistência à abrasão.
·        No cento da banda de rodagem, um grande bloco aumenta a durabilidade e protege a coroa da carcaça.
·        Sulcos largos e grandes blocos nas extremidades (laterais e ombros) da banda de rodagem melhoram a tração em superfícies escorregadias e angulares.

Em termos de design, o pneu MICHELIN XTXL oferece resistência incomparável em seu segmento. As lonas de aço reforçado garantem maior capacidade de carga e diminuem em 20%³ a probabilidade de furos. A capacidade de carga é aumentada, devido ao maior diâmetro e maior resistência dos cabos metálicos, que permitem que o pneu funcione a uma pressão mais elevada.

O pneu MICHELIN XTXL tamanho 26.5R25 pode transportar até 19 toneladas por eixo com uma pressão de 116 psi, enquanto que os pneus MICHELIN XLDD1 da geração anterior transportavam no máximo 14 toneladas e meia com pressão máxima de 79,75 psi e o pneu MICHELIN XKA transportava no máximo 16 toneladas e meia, com uma pressão máxima de 91,5 psi.

³ Idem nota de rodapé nº 1.

O tamanho 29.5R25 MICHELIN XTXL pode transportar até 23.000 kg por eixo com a pressão dos pneus de 8 bar, enquanto que o da geração anterior MICHELIN XLDD1 e o MICHELIN XKA poderia levar mais de 17,500 kg a uma pressão máxima de 5,5 bar.

Tecnologia B2 reforçada

Lonas com fios 30% mais espessos4 tornam o pneu mais rígido e reduzem o deslocamento do aro. O aumento da rigidez permite que até 20% a mais de torque sejam transmitidos ao solo5. O pneu que se desloca demais no aro pode sofrer danos irreparáveis, bem antes de atingir seu nível máximo de desgaste. Se o deslocamento for reduzido ao máximo, é possível praticamente dobrar a vida útil do pneu.

Melhorar a durabilidade dos pneus reduz o consumo de matérias-primas, de energia e as emissões de C02 em toda a cadeia de abastecimento, desde a extração da matéria-prima até a entrega do pneu.

As operações de manutenção de pneus nos caminhões articulados também são reduzidas, com efeito direto na produtividade da mina.

Além do mais, a tecnologia B2 é totalmente compatível com aros tradicionais, sem que haja necessidade de operações adicionais para montar ou desmontar os pneus, facilitando a montagem do pneu.

Graças a esta tecnologia, o pneu MICHELIN XTXL alcança uma alta classificação de tonagem por quilômetro por hora (TKPH) de 180 no tamanho 26.5R25 e de 220 no tamanho 29.5R25.

4 Igual à nota de pé de página 1.
5 Teste realizado na Michelin, comparando com um pneu com fios de lonas convencionais.

Um ano após o lançamento do novo pneu para caminhões articulados que operam em canteiros e em pedreiras - o MICHELIN XADN + - no tamanho 29.5R25, o mais vendido do mercado, a Michelin apresenta novos tamanhos de pneus para atender à demanda de uma ampla gama de máquinas.

O novo pneu MICHELIN XADN + já está disponível nos tamanhos 23.5R25 e 26.5R25. Com as novas dimensões, a oferta da Michelin abrange todos os tipos de caminhões articulados.

O novo pneu já deu provas do seu valor aos operadores de canteiros e pedreiras que buscam mais versatilidade. Quer seja para trabalho em autoestradas ou em terrenos arenosos, pedreiras ou operações de mineração de superfície, o MICHELIN XADN + oferece melhor desempenho. Assim, ele pode oferecer maior segurança e melhor produtividade em todos os tipos de utilização.

O MICHELIN XADN + torna as operações mais produtivas. Ele potencializa o tempo de atividade para caminhões articulados, fornecendo:
·        Maior segurança. Maior resistência aos cortes laterais e arranhões graças à adição de um cinto de proteção e uma banda de rodagem mais durável com camadas potencializadas na coroa e na carcaça aprimoram o uso e a produtividade dos caminhões articulados.
·        Mais rentabilidade. Aumento da durabilidade em até 15%, graças ao novo composto da banda de rodagem e revestimento mais durável.

Mais respeito ao meio ambiente. Sempre fiel à sua filosofia de apoiar de forma ativa uma mobilidade mais eficiente, a Michelin renovou a sua oferta, oferecendo melhor desempenho e reduzindo a sua pegada ambiental. O novo MICHELIN XADN + utiliza 18 kg a menos de matéria-prima6 do que o MICHELIN XADN da geração anterior. Todos os pneus de mineração Michelin são fabricados em unidades certificadas com as normas ISO 14001. Este compromisso possibilitou, a partir de 2005, uma redução no impacto ambiental de 22% nas fábricas do Grupo. Além do mais, o MICHELIN XADN + pode ser reparável e recauchutado.

De um ponto de vista técnico, tais resultados foram obtidos usando tecnologia de C2, que emprega uma carcaça de última geração, que reduz o acumulo de calor, quando o pneu está sendo usado e um aumento na pressão de operação de 7 psi, que pode chegar 70 psi, para uma carga autorizada de 9.250 kg por eixo no tamanho 23.5R25 e de 11.500 kg por eixo no tamanho 26.5R25.

Além dessas melhorias, a nova gama XADN + da MICHELIN oferece todas as vantagens do MICHELIN XADN, unanimemente reconhecidas em todo a indústria, incluindo:

·        ótima flutuação e excelente tração em terra solta, graças à sua escultura com múltiplas lamelas profundas e blocos multifacetados.
·        Excelente aderência lateral em terra solta e capacidade superior de autolimpeza durante toda a vida útil do pneu.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ingressos para o Brasil Motorcycle Show estão à venda



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 Por Central Press

Já estão à venda os ingressos com preços promocionais para o Brasil Motorcycle Show, festival de motociclismo premium de alta cilindrada. O convite custa a partir de R$ 8 para um dos três dias de evento, que ocorre de 22 a 24 de novembro no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Há também pacotes para os interessados em participar de todo o evento. Os valores dos ingressos serão modificados após o fim dos tickets disponíveis desse lote. Os ingressos "VIP" são os mais procurados, pois dão acesso a um estacionamento exclusivo e diversas atrações. Há número restrito de convites desse tipo e a lista de espera já está aberta - o cadastro para os interessados pode ser feito por meio do site.

Inicialmente, os convites serão comercializados pelo site do evento (brasilmotorcycleshow.com.br) e nas concessionárias das marcas participantes. Ainda nesta semana, os tickets também estarão disponíveis por meio do Disk Ingressos.

As marcas BMW (Star News), Ducati, Harley-Davidson (The One), Honda (Honda Dream, Motonda e Hobby Honda), Motorino Scooters, MV Agusta (Motor World), Suzuki (Moto Centro Suzuki), Triumph (CWB Triumph) e Yamaha (Promotossul) já têm presença confirmada. Além delas, empresas de customização, motopeças e prestadoras de serviço também participarão do evento. Além do foco nas novidades do universo duas rodas, o espaço contará com atrações para todo tipo de público.

O performer Jorge Negretti, reconhecido nacionalmente pelo seu show de Freestyle, apresentará suas performances no evento, sem contar as brincadeiras destinadas ao público adulto, como o Montanha Trial (rampa íngreme de 6 metros de altura) e o Giro 360º (para viver a experiência de estar em um looping) e infantil, caso do Kid Cross (triciclos para serem pilotados pelas crianças).

O Brasil Motorcycle Show conta com o patrocínio da Porto Seguro, Brahma 0,0%, TAM e Jack Daniels e o apoio do Detran, Polícia Militar, Fenabrave, Fiat, Gazeta do Povo, Moto Adventure, Rádio Mundo Livre, OTV, Polícia Militar do Paraná e Setran.

Valores
Inteira padrão: R$ 16 (22 de novembro), R$ 20 (23 e 24 de novembro) e R$ 38 (combo para os três dias)
Meia entrada padrão: R$ 8 (22 de novembro), R$ 10 (23 e 24 de novembro) e R$ 19 (combo para os três dias)
Harley Owners Group (H.O.G): R$ 14 (22 de novembro), R$ 18 (23 e 24 de novembro) e R$ 34 (combo para os três dias).
Assinantes Gazeta do Povo: R$ 8 (22 de novembro), R$ 10 (23 e 24 de novembro) e R$ 19 (combo para os três dias)
Clientes Porto Seguro: R$ 8 (22 de novembro), R$ 10 (23 e 24 de novembro) e R$ 19 (combo para os três dias)
Ingresso VIP*: R$ 35 (22 de novembro), R$ 65 (23 e 24 de novembro) e R$ 115 (combo para os três dias).
Ingresso Garupa VIP**: R$ 16 (22 de novembro), R$ 20 (23 e 24 de novembro) e R$ 38 (combo para os três dias).

*Proporciona acesso ao estacionamento VIP com a motocicleta.
** Para acompanhantes/garupa de detentores de ingressos VIP.


Sobre o Brasil Motorcycle Show

Em 8 mil metros quadrados, o Brasil Motorcycle Show, um festival de motociclismo premium de alta cilindrada, reunirá as principais marcas, atrações e categorias do motociclismo. Já estão confirmadas marcas como BMW (Star News), Ducati, Harley-Davidson (The One), Honda (Blockton, Cabral Motor, Ecosul Motos, Motonda Motos e Hobby Honda), North Star (Motorino), Suzuki (MotoCentro Suzuki), Triumph (CWB Triumph), Yamaha (Promotossul) e MV Agusta (Motor World). O evento também contará com lojas especializadas de customização, acessórios, serviços especializados, além de shows e áreas interativas para crianças e adultos. O Brasil Motorcycle Show acontecerá entre os dias 22 a 24 de novembro, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Mais informações pelo site: http://brasilmotorcycleshow.com.br/

Ford aposta nos utilitários esportivos na Rússia



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 Por Imprensa Ford

A Ford aposta no crescimento dos utilitários esportivos na Rússia e anunciou a produção local de dois novos modelos: o EcoSport e o Edge. A partir de 2014, operando com a joint-venture chamada Ford Sollers, ela vai iniciar a produção do EcoSport na fábrica de Naberezhnye Chelny, e do Edge na fábrica de Elabuga, ambas na região de Tatarstan. Os dois modelos vão atender a crescente demanda da Ford no segmento, onde já oferece o Explorer e o Kuga.

O EcoSport russo será muito similar ao brasileiro em termos de versões, motorização, transmissão e equipamentos. Será produzido com motor 1.6 ou 2.0 e opção de transmissão manual ou automática. Como no Brasil e em outros mercados, a sua proposta se baseia na combinação de agilidade e economia de combustível de um compacto com a flexibilidade, espaço, posição elevada de dirigir, estilo e tração 4x2 ou 4WD de um utilitário esportivo.

Em termos de equipamentos de segurança e conectividade, o EcoSport  "made in Rússia" terá controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa, sistema SYNC com comandos de voz e chave com sensores para acesso inteligente e partida sem chave, entre outros, exatamente o mesmo oferecido no mercado brasileiro. As primeiras unidades de teste já podem ser vistas circulando no país (como mostram as fotos do veículo em frente ao Kremlin e à Catedral de Cristo Salvador em Moscou).         

"O Ford EcoSport e o Ford Edge já provaram ser um grande sucesso ao redor do mundo e darão aos consumidores russos duas opções de SUVs que combinam estilo e prazer de dirigir", disse Bill Ford, presidente do Conselho Mundial de Administração da Ford, durante visita às operações da Ford Sollers. "Eles irão fortalecer a marca Ford na Rússia e contribuirão para construir uma indústria automotiva local forte."         

Quando iniciar a produção no próximo ano, a fábrica de Naberezhnye Chelny será a terceira unidade de montagem da Ford Sollers. A empresa já fabrica veículos em Vsevolozhsk e Elabuga. "Este ano tem sido incrivelmente produtivo", disse Vadim Shvetsov, presidente da Sollers. "Iniciamos a produção do Ford Explorer na fábrica de Elabuga, a construção de uma nova fábrica de motores no Tatarstan e anunciamos a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Moscou. O nosso objetivo é manter o ritmo de crescimento que a Ford Sollers tem apresentado desde a sua criação há dois anos. O EcoSport e o Edge serão dois grandes produtos no mercado russo".

Tecnologia Bridgestone Run Flat a favor da segurança



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 Por alfapress.com.br

Desde o início da sua produção em 1987, os pneus fabricados com a tecnologia Run Flat revolucionaram o mercado automotivo. Esse produto elimina a necessidade do estepe e, dessa forma, reduz o peso do veículo, poupando combustível e diminuindo o consumo de borracha, ajudando a preservar o meio ambiente.

Os pneus Run Flat da Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, são produzidos com um composto especial de borracha que reforça as paredes do pneu e, dessa forma, apoiam o veículo em caso de perda de pressão de ar. Sua estrutura reforçada é capaz de suportar o peso do veículo e todas as torções geradas pela dinâmica da roda. Com esta tecnologia, mesmo com o pneu furado, é possível que um veículo rode por mais 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/hora, sem necessidade de troca do pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão.

Para desenvolver a tecnologia Run Flat Tire (RFT) foram feitas inúmeras pesquisas nos laboratórios e pistas de teste da Bridgestone, no Japão. A companhia focou na rigidez e resistência ao calor do pneu, possibilitando a sustentação do peso do veículo rodando com ele totalmente vazio. Isto foi conseguido com a utilização de uma parede construída com um composto de borracha reforçado, além de um talão mais largo que garantiram um ajustamento seguro do pneu ao aro da roda, mesmo com a pressão zerada.

Outro dado importante é que o talão não sofreu nenhum tipo de alteração que impediu seu ajuste a qualquer tipo de aro. “Com esses testes no pneu percebemos que o uso do pneu Run Flat é possível em todos os tipos de roda, o que é um diferencial dos nossos pneus, visto que o sistema desenvolvido por alguns concorrentes necessitam de rodas especiais”, ressalta José Carlos Quadrelli, Gerente Geral Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

“A única exigência da companhia é que todos os veículos sejam equipados com sensores e equipamentos de monitoramento de pressão para que o motorista saiba quando o pneu estiver furado ou com baixa pressão, já que com essa tecnologia, isso se torna imperceptível”, completa.

Benefícios para o consumidor

Para os motoristas a segurança é o principal benefício, pois permite que ele continue conduzindo o veículo mesmo que sofra perda de pressão, evitando o risco de ter de parar na estrada para realizar a troca. A eliminação do estepe é outro benefício tanto para o consumidor quanto para as montadoras, já que as fabricantes podem oferecer ao usuário final veículos com mais espaço útil. A linha de produtos Run Flat da Bridgestone incluem os pneus Potenza RE050A, Potenza RE050 e o Turanza ER300*.

Honda lança concurso musical ‘Faces of Rock’ no Facebook



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 Por FSB Comunicações – Agência Institucional da Honda South America

A Moto Honda da Amazônia (HDA), por meio do projeto Honda Dream, lançou uma promoção para fãs de motocicleta e rock´n´roll. O concurso ‘Faces os Rock’ premiará a banda que fizer o melhor jingle com 15 mil reais em instrumentos musicais e divulgação da música em rede de rádio nacional.

Para participar da promoção, as bandas interessadas devem compor um jingle inspiradas no slogan “Asas da Liberdade” e se inscrever na aba da promoção dentro da fanpage Honda Dream (http://www.facebook.com/HondaDreamBrasil).

Na primeira etapa de seleção, um júri de especialistas musicais da 89FM – A Rádio Rock de São Paulo - e de profissionais da Honda selecionarão os cinco melhores jingles. Os escolhidos irão para votação do público e a banda que tiver maior número de votos na fanpage Honda Dream será premiada e terá sua música executada no programa ‘Temos Vagas’, da 89FM. A promoção já começou e vai até 6 de novembro.