quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Michelin amplia gama de pneus de terraplenagem
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Por Dept. de Comunicação - Michelin América do Sul
No Salão MINExpo 2012, a Michelin apresentou a sua nova geração de pneus para minas subterrâneas - o MICHELIN XTXL - no tamanho 35/65R33. O nome do novo pneu deve-se às suas excepcionais capacidade de carga e durabilidade.
X para Radial.
T para Transportes.
XL para Xtra load e Xtra Life (mais carga e maior durabilidade).
No segundo semestre de 2013, a gama de pneus MICHELIN XTXL será completada com dois novos tamanhos: 26.5R25 e 29.5R25. Em outras palavras, a alta qualidade do pneu MICHELIN XTXL poderá ser montada em uma maior variedade de máquinas.
· Maior segurança. O MICHELIN XTXL é mais resistente a impactos e agressões em geral, sendo também mais fácil de montar no aro.
· Maior produtividade. Seu design faz com que seja muito mais robusto do que o pneu da geração anterior para equipamentos de mineração subterrânea, enquanto a sua longevidade foi aumentada em pelo menos 10%¹. Além disso, sua capacidade de carga aumentou em até 30%, o que permite uma classificação de “4 estrelas”².
· Respeito ao Meio Ambiente. Ao projetar o MICHELIN XTXL, a Michelin baseou-se em sua ampla experiência e vasto conhecimento tecnológico, para usar a menor quantidade possível de matéria-prima. Ao mesmo tempo, a maior durabilidade do pneu agrega valor. Além disso, o processo de fabricação de pneus Michelin foi aprimorado para maior proteção ambiental. Todas as fábricas PL são ISO 14001 e seu impacto ambiental foi reduzido em 22% desde 2005.
¹ Teste interno da Michelin, comparando com a geração anterior do pneu MICHELIN XLDD1, utilizado em mineração subterrânea.
² Embora a Tire and Rim Association ainda não tem uma classificação de capacidade de carga de quatro estrelas, o MICHELIN XTXL atende a todos os critérios necessários caso a grade de avaliação fosse ampliada.
Ao extrapolar a sua tecnologia de 33 polegadas para um pneu de 25 polegadas a Michelin aumentou ainda mais a eficácia do pneu MICHELIN XTXL, com uma gama de funcionalidades especialmente concebidas para enfrentar as difíceis condições de operação em minas subterrâneas:
· Foram esculpidos sulcos nas alças de ombro para melhorar o resfriamento.
· Foram colocadas patches de proteção nas paredes laterais para aumentar a resistência à abrasão.
· No cento da banda de rodagem, um grande bloco aumenta a durabilidade e protege a coroa da carcaça.
· Sulcos largos e grandes blocos nas extremidades (laterais e ombros) da banda de rodagem melhoram a tração em superfícies escorregadias e angulares.
Em termos de design, o pneu MICHELIN XTXL oferece resistência incomparável em seu segmento. As lonas de aço reforçado garantem maior capacidade de carga e diminuem em 20%³ a probabilidade de furos. A capacidade de carga é aumentada, devido ao maior diâmetro e maior resistência dos cabos metálicos, que permitem que o pneu funcione a uma pressão mais elevada.
O pneu MICHELIN XTXL tamanho 26.5R25 pode transportar até 19 toneladas por eixo com uma pressão de 116 psi, enquanto que os pneus MICHELIN XLDD1 da geração anterior transportavam no máximo 14 toneladas e meia com pressão máxima de 79,75 psi e o pneu MICHELIN XKA transportava no máximo 16 toneladas e meia, com uma pressão máxima de 91,5 psi.
³ Idem nota de rodapé nº 1.
O tamanho 29.5R25 MICHELIN XTXL pode transportar até 23.000 kg por eixo com a pressão dos pneus de 8 bar, enquanto que o da geração anterior MICHELIN XLDD1 e o MICHELIN XKA poderia levar mais de 17,500 kg a uma pressão máxima de 5,5 bar.
Tecnologia B2 reforçada
Lonas com fios 30% mais espessos4 tornam o pneu mais rígido e reduzem o deslocamento do aro. O aumento da rigidez permite que até 20% a mais de torque sejam transmitidos ao solo5. O pneu que se desloca demais no aro pode sofrer danos irreparáveis, bem antes de atingir seu nível máximo de desgaste. Se o deslocamento for reduzido ao máximo, é possível praticamente dobrar a vida útil do pneu.
Melhorar a durabilidade dos pneus reduz o consumo de matérias-primas, de energia e as emissões de C02 em toda a cadeia de abastecimento, desde a extração da matéria-prima até a entrega do pneu.
As operações de manutenção de pneus nos caminhões articulados também são reduzidas, com efeito direto na produtividade da mina.
Além do mais, a tecnologia B2 é totalmente compatível com aros tradicionais, sem que haja necessidade de operações adicionais para montar ou desmontar os pneus, facilitando a montagem do pneu.
Graças a esta tecnologia, o pneu MICHELIN XTXL alcança uma alta classificação de tonagem por quilômetro por hora (TKPH) de 180 no tamanho 26.5R25 e de 220 no tamanho 29.5R25.
4 Igual à nota de pé de página 1.
5 Teste realizado na Michelin, comparando com um pneu com fios de lonas convencionais.
Um ano após o lançamento do novo pneu para caminhões articulados que operam em canteiros e em pedreiras - o MICHELIN XADN + - no tamanho 29.5R25, o mais vendido do mercado, a Michelin apresenta novos tamanhos de pneus para atender à demanda de uma ampla gama de máquinas.
O novo pneu MICHELIN XADN + já está disponível nos tamanhos 23.5R25 e 26.5R25. Com as novas dimensões, a oferta da Michelin abrange todos os tipos de caminhões articulados.
O novo pneu já deu provas do seu valor aos operadores de canteiros e pedreiras que buscam mais versatilidade. Quer seja para trabalho em autoestradas ou em terrenos arenosos, pedreiras ou operações de mineração de superfície, o MICHELIN XADN + oferece melhor desempenho. Assim, ele pode oferecer maior segurança e melhor produtividade em todos os tipos de utilização.
O MICHELIN XADN + torna as operações mais produtivas. Ele potencializa o tempo de atividade para caminhões articulados, fornecendo:
· Maior segurança. Maior resistência aos cortes laterais e arranhões graças à adição de um cinto de proteção e uma banda de rodagem mais durável com camadas potencializadas na coroa e na carcaça aprimoram o uso e a produtividade dos caminhões articulados.
· Mais rentabilidade. Aumento da durabilidade em até 15%, graças ao novo composto da banda de rodagem e revestimento mais durável.
Mais respeito ao meio ambiente. Sempre fiel à sua filosofia de apoiar de forma ativa uma mobilidade mais eficiente, a Michelin renovou a sua oferta, oferecendo melhor desempenho e reduzindo a sua pegada ambiental. O novo MICHELIN XADN + utiliza 18 kg a menos de matéria-prima6 do que o MICHELIN XADN da geração anterior. Todos os pneus de mineração Michelin são fabricados em unidades certificadas com as normas ISO 14001. Este compromisso possibilitou, a partir de 2005, uma redução no impacto ambiental de 22% nas fábricas do Grupo. Além do mais, o MICHELIN XADN + pode ser reparável e recauchutado.
De um ponto de vista técnico, tais resultados foram obtidos usando tecnologia de C2, que emprega uma carcaça de última geração, que reduz o acumulo de calor, quando o pneu está sendo usado e um aumento na pressão de operação de 7 psi, que pode chegar 70 psi, para uma carga autorizada de 9.250 kg por eixo no tamanho 23.5R25 e de 11.500 kg por eixo no tamanho 26.5R25.
Além dessas melhorias, a nova gama XADN + da MICHELIN oferece todas as vantagens do MICHELIN XADN, unanimemente reconhecidas em todo a indústria, incluindo:
· ótima flutuação e excelente tração em terra solta, graças à sua escultura com múltiplas lamelas profundas e blocos multifacetados.
· Excelente aderência lateral em terra solta e capacidade superior de autolimpeza durante toda a vida útil do pneu.
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