sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Negócios sobre duas rodas: Festival Moto Brasil 2025 amplia oportunidades B2B e B2C com MegaStore, aftermarket e rodada de negócios exclusiva

 

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O Festival Moto Brasil 2025 retorna ao Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de setembro, e promete movimentar ainda mais a cadeia produtiva do setor motociclístico com uma programação que une negócios, experiências e entretenimento. Consolidado como um dos maiores eventos do segmento no Brasil, o festival reuniu mais de 60 mil visitantes em 2024 e gerou cerca de R$ 2,8 milhões em negócios durante e nos meses subsequentes, confirmando sua vocação como plataforma de desenvolvimento do setor.

Para 2025, o Festival reforça o pilar Negócios, ampliando as oportunidades tanto no ambiente B2B quanto no B2C, e conectando profissionais, marcas e consumidores em um mesmo espaço.

Nesta edição, o Festival Moto Brasil também apresenta as marcas oficiais da edição que simbolizam a união entre estilo, segurança e manutenção preventiva. A Shotgun 650 da Royal Enfield foi escolhida como a moto oficial desta edição, os capacetes MT Helmets são o capacete oficial e a Repsol é o lubrificante oficial do FMB 2025. No contexto do aftermarket, a presença da Repsol valoriza a importância da manutenção preventiva das motocicletas, assegurando desempenho, durabilidade e segurança para quem vive o dia a dia sobre duas rodas. 

Um dos pontos altos dessa integração é a MegaStore Moto Brasil, uma loja conceito que materializa o universo do aftermarket ao reunir capacetes, jaquetas, botas, luvas, calças, protetores, bolsas, alforjes e acessórios em condições especiais para o público. É o espaço onde o consumidor encontra performance, conveniência e informação, em contato direto com marcas especializadas como Tutto Moto (vestuário e capacetes), HLX Store (vestuário), Betterman (botas), Kallegari (camisas), Machine Head (óculos), Izzy Amiel (luvas e óculos), Saxon Waterproof (alforjes, bolsas e mochilas), Starplast, que levará ao espaço suas marcas de capacetes Bieffe, Peels e Fly, e a loja oficial com os produtos do Festival Moto Brasil.  

Outro diferencial da MegaStore Moto Brasil é a presença de produtos de criadores de conteúdo que fazem parte do Garagem Digital e do podcast Buzina Molhada, integrando o universo das mídias especializadas ao varejo. Estão confirmados itens dos canais Trocando o Óleo, Los Condes Kustom, Motock, Vini Garage, O Pai na Estrada e Moto Diário, além da possível participação da Road Garage e Mamuts Garage. Essa ativação reforça a conexão com os influenciadores convidados, que já somam quase 40 nomes vindos de diferentes regiões do Brasil, trazendo suas comunidades e ampliando o alcance do Festival no ambiente digital.

Minas Gerais faz história e domina Shell Eco-marathon Brasil 2025

 

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A oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (28), no Pier Mauá (RJ), com resultados históricos e conquistas inéditas. Pela primeira vez, todas as categorias tiveram vencedores e, com 43 equipes participantes, esta também foi a edição com o maior número de competidores até hoje. Entre elas, o grande destaque foi a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que brilhou ao conquistar o primeiro lugar em duas categorias: Protótipo - Bateria Elétrica (373,7 km/kWh) e Conceito Urbano - Combustão Interna (54 km/l). A disputa na categoria elétrica foi acirrada, com a equipe superando a segunda colocada por apenas 500 metros. Para ilustrar o feito, com apenas 1 kWh de energia, o veículo da UFMG seria capaz de ir do Rio de Janeiro até Ouro Preto (MG). 

Conhecidos por tingirem os cabelos de azul durante a competição, os integrantes da Milhagem comemoraram com emoção a conquista. "Foi um ano de muito trabalho e grandes melhorias. Ainda não consigo acreditar em tudo isso. Minas Gerais é muito mais do que pão de queijo!", celebrou Thiago Carvalho, capitão da equipe. 

Outra equipe que fez história foi a Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Erechim), que se tornou pentacampeã e bicampeã consecutiva da Shell Eco-marathon Brasil. Com a marca de 699 km/l na categoria Protótipo - Combustão Interna, o grupo consolidou sua dominação, o equivalente a uma viagem de São Paulo a Florianópolis com apenas um litro de combustível. "Foi um desafio atrás do outro, mas conseguimos superar juntos. A cada ano aprendemos mais", destacou Laisla Portella, capitã da equipe. 

A edição também foi marcada por um feito inédito: a equipe GCEE foi a primeira da história da competição no Brasil a completar o percurso com um carro de Conceito Urbano movido a hidrogênio. 

Hidrogênio ganha força na Shell Eco-marathon Brasil 2025 com número recorde de equipes

 

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Parece ficção científica, mas já faz parte da realidade. Veículos movidos a hidrogênio conquistam espaço e avançam como alternativa de baixo carbono para o futuro da mobilidade. Na Shell Eco-marathon Brasil 2025, essa tecnologia assume o protagonismo com um marco inédito: três equipes brasileiras disputam a categoria de hidrogênio — duas na modalidade Protótipo e uma em Conceito Urbano. A tecnologia estreou na edição brasileira em 2023 e, desde então, tem ampliado sua presença na competição. 

Com potencial para transformar o setor de transportes, os carros a hidrogênio utilizam uma célula de combustível que gera eletricidade por meio de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio — processo que movimenta o veículo e emite apenas vapor d’água. Na prática, é essa tecnologia que impulsiona o modelo da GCEE (Grupo Cataratas de Eficiência Energética), da Unioeste de Foz do Iguaçu. Em 2024, a equipe passou nas inspeções técnicas e foi para pista, mas não chegou a completar o circuito.  

De lá para cá, o trabalho foi intenso e acabou levando-os para Indianápolis (EUA), na Shell Eco-marathon Americas, em abril de 2025. Na edição americana, a GCEE se tornou a primeira equipe da América Latina a ser aprovada na rigorosa inspeção técnica da categoria e a segunda no mundo a concluir as quatro voltas do tradicional circuito de Indianápolis — um trajeto de 15,6 km — com um carro movido exclusivamente a hidrogênio 

Agora, de volta à edição brasileira, a equipe participa novamente da competição e busca consolidar sua trajetória na categoria de hidrogênio. O projeto, iniciado em 2023, envolveu uma longa fase de pesquisa, desenvolvimento e mais de dois anos dedicados à manufatura do veículo. A trajetória incluiu testes, ajustes e aprimoramentos constantes até que o carro estivesse pronto para competir em alto nível. “Estamos muito felizes, pela marca que fizemos e por ver nosso trabalho ganhando forma aqui na competição. É emocionante perceber que todo o esforço investido até agora já nos trouxe bons resultados,” comemora Giulia Demarchi, co-capitã da equipe. 

JEEP Commander 2026 chega com mais de 40 acessórios originais Jeep

 

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 O Jeep Commander chega ao mercado com mais de 40 itens da linha Jeep Authentic Accessories desenvolvidos pela Mopar em conformidade com o padrão de qualidade, engenharia e segurança Stellantis para personalização do SUV. Complementando os pilares do modelo de sofisticação, conforto, design, tecnologia e performance, os acessórios têm o papel de entregar mais versatilidade e funcionalidade ao produto e podem ser implementados em todas as versões — flex, diesel e gasolina —, reforçando a proposta premium do SUV ao combinar robustez e elegância como nenhum outro carro da categoria.

O Commander é o único do seu segmento com uma proposta de acessórios homologados pela própria marca, como estribos laterais, engate reboque integrado ao para-choque traseiro, bagageiro tubular, suportes para bicicletas, além de tapetes com bordas elevadas para reforçar a vocação do modelo para a aventura e uso intenso, com proteção completa da cabine.

Com design moderno, versatilidade e muita tecnologia, o Novo Commander traz ainda a nova soleira iluminada, o projetor de logo Jeep e as ponteiras de escapamento polidas ou pretas, além do exclusivo sistema Tilt Down — recurso que rebate automaticamente o retrovisor direito em manobras de ré.

Desenvolvidos pela engenharia da Stellantis, todos os itens Mopar passam por rigorosos padrões de teste e homologação, mantendo a integridade, segurança, qualidade e a garantia do veículo, com alto índice de nacionalização e disponibilidade em toda a rede de concessionárias Jeep no Brasil.


quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Dunlop equipa novo Nissan Kicks e estreia como fornecedora oficial da Nissan no Brasil

 

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A Dunlop Pneus, marca da Sumitomo Rubber do Brasil, foi escolhida como fornecedora de Equipamento Original para o novo modelo da Nissan que será produzido e comercializado no Brasil. A parceria marca um momento importante para a Dunlop, que passa a equipar pela primeira vez um veículo da montadora japonesa no mercado nacional.

Este novo ciclo de cooperação entre as duas companhias na região sela a relação entre a Nissan e a Sumitomo Rubber Industries, já consolidada globalmente com forte presença em países da Ásia. Agora, essa colaboração se estende ao Brasil com o objetivo de alinhar os altos padrões de qualidade e segurança das duas marcas. O pneu selecionado para equipar novo Nissan Kicks, nas versões Sense e Advance, é o 215/60R17 96H ENASAVE EC350+, produto que combina desempenho, conforto e eficiência energética, características essenciais para ambas as empresas.

“Estamos extremamente orgulhosos por termos sido escolhidos como fornecedores da Nissan no Brasil. Essa parceria reforça a qualidade dos nossos produtos e a capacidade da fábrica brasileira de atender às exigências das grandes montadoras globais. Acreditamos que este será o primeiro passo de uma relação de longo prazo com a Nissan no mercado local, com potencial para expandir nossa participação no segmento de Equipamento Original nos próximos anos”, afirma José Eduardo Romeiro, gerente de equipamento original da Sumitomo Rubber do Brasil.

A expectativa é de que a parceria se estenda também para a venda de pneus nas concessionárias Nissan, ampliando a presença da Dunlop no segmento de Equipamento Original e Reposição no Brasil. A iniciativa reforça a competitividade do mercado brasileiro de pneus e automóveis, ao trazer para o país um padrão global de qualidade e inovação.

LVBA Comunicação 

Bike Fest Monte Sião estreia com sucesso absoluto

 

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A primeira edição do Bike Fest Monte Sião superou todas as expectativas e já entrou para a história do motociclismo e do mototurismo no Brasil. Realizado entre os dias 22 e 24 de agosto de 2025, o festival reuniu 11 mil pessoas e 6 mil motocicletas vindas de 17 estados, consolidando o Sul de Minas como novo destino no calendário nacional de grandes encontros sobre duas rodas.

Além da paixão pelo motociclismo, o evento deixou um impacto direto na economia local: foram R$ 12 milhões em movimentação financeira, 450 empregos diretos gerados e 100% de ocupação da rede hoteleira. No ambiente digital, a força do festival também impressionou, com 1,5 milhão de visualizações nas redes sociais oficiais durante os três dias de programação.

Um marco na Praça Prefeito Mário Zucato

O Bike Fest também deixou sua marca na Praça Prefeito Mário Zucato, um dos principais cartões-postais de Monte Sião. Conhecida por suas árvores ornamentais em formas de animais e objetos, a praça ganhou uma nova atração: o plantio de um cipreste que será moldado, através da técnica de topiaria, em formato de motocicleta.

COBREQ amplia portfólio de pastilhas cerâmicas para veículos GWM e BYD na reposição

 

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 A COBREQ, marca brasileira da multinacional alemã TMD Friction, referência em soluções de frenagem mundialmente reconhecida, sempre atualizada com as demandas do mercado, anuncia a ampliação de seu portfólio de pastilhas cerâmicas para atender veículos elétricos e híbridos. Com tecnologia avançada e foco em eficiência, durabilidade e sustentabilidade, a Linha Cerâmica COBREQ apresenta novos códigos desenvolvidos especialmente para os modelos GWM Haval H6, BYD Dolphin e BYD Song Plus.

Para o GWM Haval H6, foram disponibilizadas pastilhas cerâmicas para freios dianteiros e traseiros, que oferecem frenagens precisas e seguras em qualquer condição. A durabilidade incomparável, associada ao menor desgaste, garante um excelente custo-benefício aos proprietários. Além disso, os componentes são concebidos com materiais livres de contaminantes, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Já para os modelos da BYD, foram desenvolvidos dois códigos de pastilhas dianteiras e um código traseiro, compatíveis com os veículos BYD Dolphin e BYD Song Plus. Essas pastilhas destacam-se pela máxima eficiência nas frenagens, alta durabilidade e pela redução na emissão de micropartículas, atendendo às exigências dos consumidores que priorizam desempenho e responsabilidade ambiental.

Model A Village tem dois carros premiados na Expoclassic 2025, uma das maiores e mais importantes mostras do Brasil

 

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Uma importante chancela da qualidade de restauração dos carros que em breve estarão expostos no Parque Automotivo Temático Model A Village foi obtida no último domingo (24/8), durante a premiação da Expoclassic 2025, uma das maiores e mais importantes mostras de veículos antigos do País. Os dois modelos participantes receberam troféu na categoria Vintage: Ford Tudor 1930 e o Phaeton Deluxe 180A, também fabricado em 1930 e popularmente conhecido entre os colecionadores como A180. A 22ª edição do evento ocorreu de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, reunindo 1.100 exemplares antigos de diversos estados e 24 mil visitantes do Brasil e do exterior.

A convite do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora da Expoclassic, o Model A Village montou estande em local estratégico, em anexo à ilha principal, onde brilharam os dois caminhões FNM destaques deste ano. No ambiente, o clássico e o contemporâneo foram harmoniosamente mesclados: ao mesmo tempo em que os visitantes contemplavam os veículos, podiam assistir a um vídeo institucional projetado no telão em LED de alta definição. Com muito interesse, milhares de pessoas acompanharam detalhes sobre o andamento das obras, as atrações e também cenas dos veículos rodando em belos cenários. Durante a cerimônia de premiação, os troféus foram entregues pela diretoria do clube aos idealizadores do Model A Village, Ronei e Andréia Weber, que estiveram acompanhados de seus filhos.

O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Pesserl, visitou o estande e vibrou com a evolução da construção do novo complexo automotivo. “Neste novo empreendimento, o carro antigo será apresentado por meio de um novo conceito, com uma ambientação que mostrará aos visitantes como eram as construções da época e o próprio uso que a sociedade fazia do automóvel. Essa iniciativa certamente contribuirá para engrandecer o antigomobilismo no Brasil”, comemora Pesserl. 

Fisher-Price retorna ao Brasil no segmento de cadeirinhas automotivas

 

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A Fisher-Price, referência global em produtos infantis há mais de 90 anos, anuncia seu retorno ao mercado brasileiro na categoria de cadeirinhas para automóveis, por meio do licenciador oficial Grupo Multilaser. A nova linha chega com três modelos que unem tecnologia, conforto e, principalmente: ShieldPro 360º, MaxGuard e GrowStages. 

Segurança em primeiro lugar

Todas as cadeirinhas da nova linha foram desenvolvidas de acordo com a norma i-Size (R129), o padrão europeu mais avançado de segurança automotiva infantil. Diferente da regulamentação tradicional, a i-Size considera a altura da criança (de 40 cm a 150 cm) como referência, tornando a escolha mais precisa e garantindo uso prolongado – desde o nascimento até aproximadamente os 12 anos.

Todas as cadeirinhas Fisher-Price i-Size oferecem:

  • Certificação no padrão europeu mais avançado de segurança infantil (R129);
  • Uso prolongado, acompanhando a criança até aproximadamente 12 anos (até 150 cm);
  • Fixação ISOFIX + Top Tether, firme e sem erros de instalação;
  • Sistema interno contra impactos laterais;
  • Prendedores de linguetas do cinto para facilitar o uso;
  • Estofado premium, redutores acolchoados e capa lavável;
  • Ajuste automático do cinto de 5 pontos;
  • Diversas posições de recline e múltiplos ajustes de altura do encosto de cabeça. 

Diferenciais de cada modelo

Lubrificantes Mobil atualizam portfólio de sintéticos 0w-20 e 5W30, com tecnologias API SQ e ILSAC GF -7A

 

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Com uma trajetória de mais de 150 anos e sendo reconhecidos por sua liderança global no desenvolvimento de sintéticos, os lubrificantes Mobil anunciam a atualização de sua linha Mobil Super com os sintéticos 0W-20 e 5W30 API SQ ILSAC GF-7A, formulados para atender às mais recentes exigências de desempenho, eficiência energética e proteção ambiental. 

Os lubrificantes sintéticos 0W-20 e 5W30 são os primeiros da linha a incorporar a tecnologia API SQ, padrão internacional divulgado em março de 2025 e que foi anunciado com pioneirismo como parte das novas estratégias da marca Mobil, ainda em janeiro. Instituída pelo American Petroleum Institute (API), a API SQ traz especificações rigorosas voltadas à redução de emissões, melhoria da economia de combustível e maior proteção dos motores modernos — incluindo os de veículos híbridos.
 
Além da API SQ, os lubrificantes também respondem às especificações ILSAC GF-7, instituídas pelo International Lubricant Standardization and Approval Committee (ILSAC) e cujo objetivo está em apoiar os esforços da indústria automotiva para reduzir as emissões e atender aos padrões da Environmental Protection Agency (EPA - “Agência de Proteção Ambiental USA”, em tradução livre).
Projetados para superar as demandas da indústria automotiva mundial, os produtos atualizados da linha Mobil Super™ oferecem:

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Estudantes brasileiros criam veículos com materiais reciclados para disputa na Shell Eco-marathon 2025

 

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A busca por eficiência energética na Shell Eco-marathon Brasil 2025 começa muito antes da largada. Nesta edição, a escolha dos materiais utilizados na estrutura dos veículos chama atenção pela criatividade e pela responsabilidade ambiental. Equipes universitárias de diferentes regiões do país estão recorrendo a alternativas recicláveis e reaproveitadas, como tampinhas de garrafa PET, tubos de PVC, fibras naturais e resíduos industriais, para construir carros cada vez mais leves, eficientes e sustentáveis, sem abrir mão do desempenho técnico exigido pela competição acadêmica. 

Entre os exemplos estão as equipes Capivara, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), e Milhas Gerais, da Universidade Federal de São João del Rei (MG), que incorporaram materiais alternativos em seus protótipos, explorando diferentes formas de reaproveitamento para reduzir peso e impacto ambiental.  

Na oficina da equipe Capivara, o reaproveitamento virou parte essencial da estratégia. A base do carro foi construída com sobras de fibra de vidro, enquanto partes metálicas do protótipo vieram de pontos de descarte. Até tubos de PVC, usados em suportes estruturais, foram recuperados de obras.  

“A gente montou praticamente tudo com material reaproveitado. PVC, fibra de vidro, pedaços de metal, todos recolhidos da rua. Até o retrovisor veio de uma moto desmontada. Transformamos tudo com muito cuidado”, conta João Albuquerque, integrante da equipe, participante da competição pela segunda vez.  

Em 2024, a Capivara já havia inovado com estruturas feitas a partir de materiais descartados da construção civil. Segundo João, não foi apenas uma solução momentânea, mas se consolidou como parte da identidade do grupo. “Foi uma solução criativa, mas também virou nosso jeito de pensar: reaproveitar e inovar com o que temos”, resume o estudante. 

Expoclassic 2025 renova, qualifica e amplia o número de veículos, que totalizou 1.100 exemplares

 

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A renovação e a crescente qualidade dos veículos expostos são duas grandes marcas da Expoclassic 2025, realizada de sexta (22/8) a domingo (24) em Novo Hamburgo (RS). “Neste ano, pelo menos a metade dos 1.100 carros, motos, ônibus e caminhões participantes era novidade, resultado do trabalho de prospecção das raridades que fazemos permanentemente ao longo dos meses”, comemora Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora do evento. Esse montante de 1.100 veículos é 10% maior na comparação com o ano passado, enquanto o setor de ônibus e caminhões teve nada menos que 166 modelos, o dobro em relação a 2024. Já o público nos três dias de programação da 22ª edição manteve-se estável em relação ao ano passado: 24 mil visitantes.

Na sexta-feira, os fãs movimentaram os corredores e, no sábado, apesar da forte chuva, lotaram os pavilhões da Fenac, reforçando um dos grandes diferenciais da Expoclassic: a realização com qualquer condição climática. No domingo, o tempo firmou e novamente os visitantes lotaram a maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. Como já é tradição, o show da banda The Travellers foi uma das atrações mais esperadas do último dia. No segundo pavimento, 150 estandes comercializaram peças automotivas e objetos antigos. O número de veículos à venda também foi recorde: 350 unidades. Os caminhões e ônibus encheram toda a ala reservada e ainda ocuparam o estacionamento externo do segundo pavimento. “Esse número recorde de 12 ônibus e 154 caminhões só foi possível graças à parceria com colecionadores, clubes e confrarias de diversos Estados”, agradece o responsável pelo setor, o empresário Vinicius Pellenz.

A ilha principal destacou dois caminhões FNM que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil: D-9500 cabine Brasinca 1955 (vermelho e branco), que é o único no País, e o D11 cabine Metro 1958 (verde). Ambos foram trazidos de São Paulo em uma plataforma pelo próprio dono, o empresário Osvaldo Strada. “Sinto-me muito honrado e prestigiado em ter recebido este convite para expor os caminhões como veículo-destaque”, salientou ele, que deu muitas entrevistas à imprensa e explicou aos fãs os principais detalhes técnicos dos seus clássicos. Na cerimônia de premiação, Strada recebeu uma homenagem especial do clube.

Webserie com foco em operação de postos estreia nova temporada

 

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Abastecendo o Conhecimento, webserie da Gilbarco Veeder-Root, estreia nova temporada voltada a donos, gestores e operadores de postos de combustíveis. Com episódios mensais e distribuição gratuita no YouTube, a série tem como objetivo orientar os interessados sobre os principais desafios da operação, oferecendo conteúdo técnico em linguagem acessível.

Cada episódio terá entre cinco e oito minutos de duração e será apresentado por especialistas da empresa, com apoio de recursos visuais como gráficos, infográficos e imagens ilustrativas.

Os temas foram selecionados a partir das dúvidas mais frequentes do setor e incluem tópicos como manutenção preventiva, controle de estoque, segurança no ambiente de trabalho, automação da pista, atendimento ao cliente e estratégias de marketing local. Também estão previstos episódios sobre sustentabilidade, gestão financeira e conformidade com normas ambientais e regulatórias.

A webserie é direcionada principalmente a operadores e proprietários de postos de pequeno e médio porte, além de empreendedores que desejam ingressar no setor. A proposta é traduzir temas técnicos de forma clara e aplicável ao dia a dia da operação, contribuindo para uma gestão mais eficiente, segura e alinhada às boas práticas do mercado.

Shell Eco-marathon Brasil 2025 começa com inspeções técnicas e muita emoção no Píer Mauá

 

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A Shell Eco-marathon Brasil 2025 começou oficialmente nesta terça-feira (26) com um clima de entusiasmo e adrenalina – mesmo sem carros ainda na pista. O primeiro dia do evento, sediado no Armazém 4 do Píer Mauá, foi totalmente dedicado às inspeções técnicas, etapa obrigatória que garante a segurança e o desempenho dos protótipos antes da competição. De acordo com Norman Koch, gerente global da Shell Eco-marathon, o diferencial é o que se aprende durante o programa. Por isso é importante ter processos, checkpoints e o rigor da inspeção. 

“Por isso que eu gosto deste programa: ele ensina coisas importantes. Não é importante vencer, mas sim vir aqui, passar por todo o processo, aprender e sair mais esperto do que era antes. Se vencer, ótimo, é a cereja no topo do bolo. Os professores das universidades sempre me falam que o melhor é o aprendizado fora da sala de aula. Eles aprendem trabalho em equipe, aprendem novas habilidades e lidam com duas coisas escassas no mundo real: orçamento e tempo. É fazer o que é preciso com o que você tem e isso não se aprende na sala de aula”, afirma Norman. 

Desde segunda-feira (25), as equipes universitárias montam e ajustam seus veículos nos boxes instalados no local. A expectativa é alta, e o ambiente é de colaboração, foco e superação. É comum que os protótipos não passem de primeira pelas rigorosas verificações, mas cada retorno aos boxes representa uma nova chance de aperfeiçoamento. Quando uma equipe conquista a aprovação, a comemoração é contagiante – com gritos, abraços e até danças no paddock. Até o fim deste primeiro dia, 17 equipes foram aprovadas nas inspeções. Uma delas foi a Pé Vermelho Efficiency Team, da UTFPR Medianeira, com seu protótipo movido a Combustão Interna. 

Stellantis inicia exportação do Jeep Commander para o Oriente Médio

 

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A Stellantis expande sua presença global com o início da exportação do Jeep Commander para importantes mercados do Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein. Até o final de 2025, mais de 500 unidades serão embarcadas com destino aos principais portos do Oriente Médio.

O movimento representa um passo estratégico na consolidação internacional da companhia e reafirma o compromisso da Stellantis em oferecer veículos que unem qualidade, inovação e tecnologia, sempre alinhados às necessidades dos consumidores em cada mercado onde atua.

“A ampliação das exportações do Jeep Commander para o Oriente Médio comprova a força do produto desenvolvido no Brasil e sua competitividade em mercados altamente competitivos. O modelo simboliza a capacidade de inovação e de desenvolvimento tecnológico da engenharia nacional da Stellantis, que segue na vanguarda do setor automotivo, conectando sofisticação, versatilidade e tecnologia a diferentes públicos ao redor do mundo”, destaca Matias Merino, vice-presidente de Supply Chain para a América do Sul.

MADE IN PERNAMBUCO

Desde seu lançamento, o Jeep Commander se consolidou como um produto de destaque dentro e fora do Brasil. O modelo já acumula 7.958 unidades exportadas para 14 países da América Latina. Entre os mercados atendidos estão: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, México e Uruguai. 

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Barra estabilizadora e bieleta. Trabalhando em conjunto pela estabilidade e segurança

 

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A barra estabilizadora desempenha uma função fundamental para a estabilidade e a segurança ao dirigir. Trata-se de uma haste metálica, semelhante a uma mola esticada, que atravessa o veículo de um lado ao outro, que tem por finalidade ligar as rodas de um mesmo eixo e que contribui para a redução da inclinação lateral da carroceria em curvas. Para isso, é necessária a conexão com a suspensão por meio de bieletas, peças articuladas que transmitem o movimento da suspensão à barra. A Monroe Axios, marca da DRiV, líder global em reposição automotiva, e uma das principais fabricantes de bieletas para o mercado brasileiro, explica a importância da ação conjunta desses componentes para a eficiência, performance e segurança ao dirigir.

A barra estabilizadora atua de forma dinâmica, compensando diferenças de altura entre os lados da suspensão, especialmente em curvas ou mudanças bruscas de direção. As bieletas são essenciais nesse processo: sem elas, a barra não consegue exercer sua função e a carroceria do veículo tende a inclinar-se excessivamente, comprometendo o controle e a segurança. Por isso sua manutenção é muito importante.  “O desgaste das bieletas pode ocorrer naturalmente ao longo do tempo, devido ao uso excessivo, à exposição a sujeira, maresia, ou ser provocado por impactos e sobrecarga do veículo”, explica Juliano Caretta. Bieletas em bom estado garantem melhor contato dos pneus com o solo, ao reduzir o rolamento em curvas, o que contribui para uma melhor dirigibilidade, mesmo em manobras mais exigentes.

Entre os sinais de bieletas desgastadas ou danificadas estão ruídos metálicos ao passar por irregularidades, folga no pino esférico, coifas de proteção rasgadas, direção imprecisa, instabilidade em curvas e inclinação exagerada da carroceria. Esses sintomas podem ser confundidos com outros problemas da suspensão, por isso um diagnóstico realizado por um profissional é recomendado nesses casos.

Fiat Toro 2026 conta mais de 50 acessórios originais

 

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Todo o padrão de qualidade, engenharia e segurança dos acessórios da Stellantis e da Mopar está presente também na linha 2026 da Fiat Toro. As 6 versões da picape - Endurance, Freedom, Volcano, Ultra, Volcano Diesel e Ranch Diesel - são complementadas com mais de 50 itens, que privilegiam o uso da caçamba como porta-malas, a capacidade de carga, a praticidade no dia a dia e o design. 

Os destaques da nova linha de acessórios contemplam a facilidade do uso da caçamba, o que inclui itens como a capota rígida manual e elétrica, caixa de caçamba, bolsa de caçamba, tapete caçamba e divisor. Por sua vez, para trazer ainda mais versatilidade e capacidade de carga temos os seguintes acessórios disponíveis: extensor de caçamba, bagageiro de teto, barras transversais de teto, barra transversal de caçamba e engate reboque com capacidade para 400kg. 

Já a praticidade no uso diário é destacada pelos equipamentos: carregador wireless, sensor de estacionamento dianteiro, suporte de bike para teto, capa transbike e os tapetes de bordas elevadas.

Itens como o Santo Antônio, estribos laterais, ponteiras, escapamento, parabarros e frisos complementam a lista, com foco especial no design. 

Festival Moto Brasil 2025 reforça causa animal com a ONG Entre Pegadas no Espaço Pet

 

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Festival Moto Brasil 2025 vai muito além da paixão pelas duas rodas. Em sua 13ª edição, que acontece entre os dias 05 e 07 de setembro, no Pavilhão 2 do Riocentro, o evento amplia o propósito social e solidário ao lado da ONG Entre Pegadas (PEP), que estará presente no Espaço Solidário com uma série de ações voltadas à proteção animal.

Entre os destaques está a Campanha de Adoção e Arrecadação de Doações, que será realizada no sábado do evento. Animais resgatados estarão disponíveis para adoção responsável, e durante os três dias o público poderá contribuir com doações de ração (seca ou úmida), medicamentos de uso pet (mesmo que abertos) e produtos novos ou usados destinados aos bichinhos.

Parceira do Festival desde 2016, a ONG Entre Pegadas atua com cerca de 120 cães e gatos, amparados em abrigo e lares temporários. Só para manter o cuidado básico, o projeto enfrenta um custo médio mensal de R$ 20 mil, incluindo ração, vacinas, exames, castrações, medicamentos e atendimento veterinário.

“Estas ações são importantes para ampliar a visibilidade do Projeto e conscientizar o público sobre cuidados, proteção animal e adoção responsável. Nossa parceria com o Festival Moto Brasil começou em 2016 e, desde então, seguimos juntos em todas as edições, levando nossa lojinha solidária e, sempre que possível, animais para adoção. Esse apoio é fundamental, porque como na maioria das ONGs de animais, a conta nunca fecha. Nosso trabalho só existe graças ao voluntariado e às doações de pessoas que acreditam na causa”, afirma Cristina Malafaia Caetano, fundadora e diretora da Associação Entre Pegadas, ao lado de Camila Simões e Claudio Dias.

“O Festival Moto Brasil é uma experiência que envolve toda a família, e os amigos de quatro patas também fazem parte disso. Ter a ONG Entre Pegadas conosco reforça nosso compromisso de unir paixão por motos, entretenimento e responsabilidade social, em sintonia com os motoclubes e motogrupos que sempre apoiam causas transformadoras”, afirma Gustavo Lorenzo, organizador do evento.

Edição 2025 da Shell Eco-marathon recebe de volta as equipes vencedoras de 2024

 

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A Shell Eco-marathon Brasil 2025 promete ser uma das edições mais emocionantes da competição de eficiência energética, com o retorno confirmado de todas as equipes vencedoras da edição de 2024. Nesta segunda-feira (25), os estudantes fizeram seu credenciamento e já começaram os trabalhos nos boxes com a montagem dos seus veículos. A oitava edição brasileira, que marca os 40 anos da competição pelo mundo, possui um nível altíssimo de participantes, com a presença de 46 equipes, de quatro países: Brasil, México, Peru e Colômbia. 

"A Shell Eco-marathon tem sido, há quatro décadas, um palco global para jovens talentos que desafiam os limites da eficiência energética. Nesta oitava edição brasileira, ver todas as equipes vencedoras de 2024 de volta à competição em 2025 só reforça o espírito de inovação e colaboração que esse programa representa. Mais do que uma competição, é uma oportunidade concreta para transformar ideias em soluções reais para o futuro da mobilidade", afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

Na categoria Protótipo com motor de combustão interna, a Drop Team (IFRS Erechim) buscará o pentacampeonato geral e o tricampeonato consecutivo, após conquistar a primeira colocação em 2024 com impressionantes 611 km/l. Mas o caminho não será fácil: a equipe Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, também retorna com força total após a segunda posição em 2024.

“Estar de volta à Shell Eco-marathon é sempre motivo de muita alegria para nossa equipe. Desde 2016 participamos da competição e cada ano representa um novo aprendizado e um novo desafio. O título conquistado em 2024 nos enche de orgulho. A cada edição, o nível sobe e nos força a inovar ainda mais, o que só fortalece nossa trajetória e nos prepara para representar o Brasil em competições internacionais”, afirma Laisla Portella, capitã da Drop Team.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

20% dos lubrificantes vendidos no Brasil são adulterados: saiba como se prevenir

 

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Por Marcelo Martini

De acordo com levantamento do Instituto Combustível Legal (ICL), cerca de 20% dos lubrificantes vendidos no Brasil são falsificados ou adulterados. O dado chama atenção não apenas pelo impacto direto na durabilidade e no funcionamento dos motores, mas também pelos efeitos econômicos e de segurança que essa prática irregular acarreta. A presença de óleos adulterados ou falsificados no mercado compromete a confiança na cadeia produtiva e expõe consumidores a riscos de difícil reversão.

De um modo geral, a falsificação ocorre principalmente de duas maneiras. Na adulteração, o produto legítimo é diluído com solventes, água ou outras substâncias que alteram suas características originais. Já na falsificação total, o processo é mais sofisticado. Embalagens, rótulos e design de marcas conhecidas são copiados, mas o conteúdo não tem qualquer correspondência com o original.

Em ambos os casos, o consumidor deixa de receber um lubrificante formulado com pacotes de aditivos e óleos básicos adequados, desenvolvidos para atender especificações técnicas e exigências regulatórias. O que chega ao motor, portanto, é um produto incapaz de oferecer a proteção necessária.

Consequências

Quanto às consequências em relação à utilização destes lubrificantes falsificados, o principal impacto está no fato de que o motor que recebe um óleo falsificado deixa de contar com a redução de atrito, o controle de temperatura e a proteção contra o desgaste de peças metálicas. O efeito prático pode variar do aumento no consumo de combustível a falhas de funcionamento recorrentes, passando por superaquecimento e, em situações mais graves, pela perda total do motor. Pistões, bielas e virabrequim estão entre os componentes que sofrem desgaste acelerado, enquanto a formação de borras e o entupimento de galerias de óleo comprometem a circulação e o resfriamento, levando a danos de difícil reparo.