CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
A Shell Eco-marathon Brasil 2025 começou oficialmente nesta terça-feira (26) com um clima de entusiasmo e adrenalina – mesmo sem carros ainda na pista. O primeiro dia do evento, sediado no Armazém 4 do Píer Mauá, foi totalmente dedicado às inspeções técnicas, etapa obrigatória que garante a segurança e o desempenho dos protótipos antes da competição. De acordo com Norman Koch, gerente global da Shell Eco-marathon, o diferencial é o que se aprende durante o programa. Por isso é importante ter processos, checkpoints e o rigor da inspeção.
“Por isso que eu gosto deste programa: ele ensina coisas importantes. Não é importante vencer, mas sim vir aqui, passar por todo o processo, aprender e sair mais esperto do que era antes. Se vencer, ótimo, é a cereja no topo do bolo. Os professores das universidades sempre me falam que o melhor é o aprendizado fora da sala de aula. Eles aprendem trabalho em equipe, aprendem novas habilidades e lidam com duas coisas escassas no mundo real: orçamento e tempo. É fazer o que é preciso com o que você tem e isso não se aprende na sala de aula”, afirma Norman.
Desde segunda-feira (25), as equipes universitárias montam e ajustam seus veículos nos boxes instalados no local. A expectativa é alta, e o ambiente é de colaboração, foco e superação. É comum que os protótipos não passem de primeira pelas rigorosas verificações, mas cada retorno aos boxes representa uma nova chance de aperfeiçoamento. Quando uma equipe conquista a aprovação, a comemoração é contagiante – com gritos, abraços e até danças no paddock. Até o fim deste primeiro dia, 17 equipes foram aprovadas nas inspeções. Uma delas foi a Pé Vermelho Efficiency Team, da UTFPR Medianeira, com seu protótipo movido a Combustão Interna.
“Passar na inspeção foi uma conquista enorme para a gente e me deixou muito feliz e confiante. A gente trabalhou bastante até aqui e agora é só aproveitar o momento. Estou super empolgada para amanhã e acredito que podemos ter um resultado muito bom com a equipe Pé Vermelho.” disse Tamires Timonez, representante da equipe Pé Vermelho.
As equipes que foram aprovadas já deram algumas voltas na pista para treino. As inspeções continuam até a manhã de quarta-feira (27). A partir daí, começa a disputa oficial, com os estudantes colocando seus protótipos à prova em busca da melhor eficiência energética.
Os resultados serão anunciados na quinta-feira (28), ao final do evento. As equipes vencedoras serão aquelas que percorrerem a maior distância com o menor consumo de energia – princípio que guia uma das competições universitárias mais prestigiadas do mundo nas áreas de inovação, sustentabilidade e engenharia.
Serviço:
Shell Eco-marathon Brasil 2025
26 a 28 de agosto de 2025
Armazém 4, Píer Mauá, Rio de Janeiro
Entrada gratuita e aberta ao público. Incrições aqui
Sobre a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 8ª edição brasileira, a competição tem três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.
A competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.
Edelman SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.