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A Transalp pioneira, a XL700V, foi lançada no Brasil em 2011 e se manteve no catálogo até 2014. Equipada com um motor V-Twin de 680 cc, é uma espécie de lenda, até hoje desejada por motociclistas conhecedores de sua qualidade construtiva e da atemporalidade de seu design.
Trail versátil, a Transalp pioneira era confortável e capaz de lidar com terrenos acidentados graças à suspensão de longo curso. No uso urbano, se destacava pela agilidade e excelentes características como a pequena altura do assento e a suavidade de seu motor bicilíndrico.
A inédita XL750 Transalp se inspirou apropriadamente no modelo original, tendo sido projetada para atender motociclistas com aspirações aventureiras assim como aos que precisem de um ágil e potente vetor para o deslocamento urbano. É perfeita para viagens longas de turismo bem como para o dia a dia urbano. O motor de elevado torque e o alto nível de equipamento a tornam um modelo único, digna do lendário nome.
O design da XL750 Transalp transmite uma inconfundível sensação aventura e a consequente capacidade de poder encarar qualquer tipo de percurso. O visual, arrojado e agressivo, tem como destaque o conjunto óptico frontal duplo de LED, cujo design foi inspirado na Honda Africa Twin. A carenagem superior se vale de um duto central que desvia o fluxo de ar da área do capacete, direcionando-o para as laterais do corpo do piloto, contando para tal com o para-brisa realizado em material sustentável (Durabio™) de alta transparência. A aerodinâmica da carenagem frontal foi estudada para elevar a agilidade da XL750 Transalp.
Leve e perfeitamente dimensionado para atender às expectativas dos mais exigentes motociclistas, o motor da Transalp se beneficiou da grande experiência dos engenheiros da Honda para oferecer um alto padrão de resposta em toda a faixa de rotação. O bicilíndrico paralelo de 755 cc – compartilhado com a CB750 Hornet – produz 69,3 cv de potência máxima e um torque de 7,04 kgf.m. A configuração do sistema Throttle By Wire (TBW) orienta o caráter do motor para uso turístico, privilegiando o conforto.
O compacto cabeçote de oito válvulas tipo Unicam, derivado das CRF de competição, utiliza dutos de aspiração por vórtice descendentes (Vortex Flow Duct), que oferecem combustão ideal. O virabrequim com ângulo de 270° proporciona personalidade e uma sensação de pilotagem especial. Os modos de pilotagem são seis, quatro predefinidos e dois configuráveis, que permitem ao piloto um ajuste personalizado.
Característica fundamental da XL750 Transalp é a excelente pilotagem derivada da leveza do conjunto e a decorrente agilidade. O chassi de aço tipo Diamond recebeu especial atenção quanto à otimização da espessura dos tubos, fator que lhe confere rigidez diferenciada. As suspensões são de alta especificação: na dianteira um garfo Showa SFF-CA™ USD Ø 43 mm enquanto atrás o sistema Pro-Link opera um monoamortecedor regulável. A frenagem se vale de disco duplo à frente com pinças de dois pistões e disco traseiro com pinça de pistão simples. Rodas raiadas com aros de alumínio calçam pneus on-off 90/90-21” na dianteira e 150/70-18” na traseira.
O painel conta com um display colorido TFT de 5 polegadas com três padrões diferentes de exibição e gerenciamento dos sistemas. Ele é operado por um comando retroiluminado no punho esquerdo. Os indicadores de direção se desativam automaticamente e as frenagens bruscas se beneficiam do sistema ESS – Emergency Stop System.
A XL750 Transalp explora um design simples
e limpo, sem excessos. O conceito tem como objetivo reafirmar a
robustez do modelo. O conjunto óptico frontal – composto por duas lentes
de projetor LED unificadas de alta/baixa potência – agrega
simplicidade e força sem renunciar à agressividade.
O parabrisa em Durabio™ (material sustentável e de alta transparência) se une à carenagem superior e dispõe de um duto de admissão central para reduzir a pressão do ar no capacete. A carenagem frontal tem desenho que levou ao mínimo as turbulências, considerando inclusive as formas internas, que favorecem uma dirigibilidade mais ágil em uso urbano e em estradas sinuosas.
Projetada para satisfazer as mais altas expectativas em termos de conforto em viagens solo ou a dois, a XL750 Transalp tem uma altura do assento reduzida para a categoria, apenas 855 mm. A posição de pilotagem é ereta, favorecendo o controle e permitindo um posicionamento natural, inclusive em situações off-road, quando se faz necessário pilotar em pé nas pedaleiras. A Transalp é equipada com um bagageiro traseiro de série e entrada USB sob o assento.
O painel TFT de 5 polegadas colorido de cinco polegadas oferece excelente visibilidade, inclusive sob luz intensa, em virtude da nova tecnologia na qual o vidro superior e a tela TFT são fixados com resina especial.
No punho esquerdo um comando retroiluminado permite variar o padrão de informações no painel, assim como selecionar os diferentes modos de pilotagem de modo simples e intuitivo.
O sistema elétrico simplificado usa a tecnologia de cabeamento CAN - Controller Area Network, que em paralelo com a BCU - Body Control Unit (situada sob o assento do condutor), processa os sinais de controle do módulo do sistema ABS, do painel TFT e do comando de quatro vias no guidão esquerdo. À ECU cabe apenas o controle de parâmetros dinâmicos.
O sistema ESS – Emergency Stop Signal aciona nos indicadores de direção a partir de 56 km/h se ocorrer uma desaceleração mínima de 6,0 m/s. O intuito é o de alertar os outros usuários da via sobre a frenagem brusca. Se o ABS for acionado, o limiar de intervenção cai para 2,5 m/s². Os indicadores de direção também se desligam automaticamente por meio de sensores.
O motor 755c Unicam de 8 válvulas é totalmente novo. As medidas fundamentais de diâmetro e curso definidas em 87 x 63,5 mm, com uma taxa de compressão de 11,0:1, resultaram em uma unidade que se destaca pelas pequenas dimensões. A potência máxima é de 69,3 cv a 7.000 rpm. O torque é consistente desde as mais baixas rotações, atingindo um pico de 7,04 kgf.m a 7.000 rpm.
O cabeçote Unicam (como o usado na CRF450R de competição), aciona as válvulas de admissão de 35,5 mm de diâmetro (com elevação de 9,3 mm) diretamente pelo ressalto do comando; as válvulas de escape de 29 mm de diâmetro (com elevação de 8,2 mm) são acionadas por meio de balancim.
As dimensões compactas do motor são também originárias de soluções técnicas como eliminar o eixo de equilíbrio e utilizar a transmissão primária para acionar um sistema de balanceamento. A bomba d'água está posicionada no cárter esquerdo do motor e o sistema de arrefecimento dispensa a necessidade de um radiador de óleo.
As respostas ao comando do acelerador são imediatas graças ao Vortex Flow Ducts, tecnologia que promove um fluxo mais uniforme das tomadas de ar laterais até a caixa do filtro de ar, de onde saem dutos de admissão verticais. Os corpos de borboleta têm Ø 46 mm.
Os cilindros utilizam um revestimento de Ni-SiC (Carboneto de Níquel-Silício), como o usado na CRF450R e na CBR1000RR-R Fireblade, para reduzir atritos e aumentar a eficiência do motor. O virabrequim de 270° produz uma sensação de pulsação característica de um motor bicilíndrico, som do escapamento agradável em baixas rotações e um agressivo tom em altas rotações.
Embora mecanicamente idêntica à CB750 Hornet, as configurações do TBW - Throttle-By-Wire foram ajustadas de forma diversa na Transalp para dar ao motor um caráter diferente, mais adequado ao que se espera de uma bigtrail.
A embreagem assistida/deslizante permite um acionamento leve da alavanca, facilita as trocas de marcha e gerência perda de aderência da roda traseira em frenagens bruscas e reduções rápidas. O reduzido consumo de combustível aliado ao tanque de combustível de 16,6 l de capacidade permite uma autonomia coerente com a proposta da XL750 Transalp, voltada ao turismo sem fronteiras sem escolher estradas.
A XL750 Transalp se vale de uma eletrônica embarcada de última geração, oferecendo seis modos de pilotagem:
SPORT: Desempenho máximo com entrega de potência (P) em nível 4, HSTC (T) e freio-motor (EB) em nível 1, e ABS On Road.
STANDARD: Ajuste para uso urbano, com Potência (P) nível 3, freio-motor (EB) em nível 2, HSTC (T) em nível 3 e ABS On Road
RAIN: Para pisos de baixa aderência. Nível 1 de potência (P), freio-motor (EB) em nível 2, HSTC (T) em nível 5 e ABS On Road.
GRAVEL: Para uso em off-road. Nível 2 de potência (P), freio-motor (EB) em nível 3, HSTC (T) em nível 4 e ABS Off Road
USER 1 e 2: Consentem ao piloto a personalização dos níveis de potência (P) e freio-motor (EB), o sistema HSTC (T), e é a única seleção a consentir a desativação da atuação do sistema ABS na roda traseira.
O chassi da XL750 Transalp é uma estrutura tipo Diamond de aço, pesando apenas 18,3 kg – 10% mais leve que o quadro da NX500. Na fase de projeto o objetivo foi a redução da espessura dos tubos principal e inferior, a otimização do suporte superior do amortecedor assim como do formato do pivô da balança traseira. O resultado é um chassi resistente, com rigidez balanceada para proporcionar sensibilidade ao piloto em todas as condições, em com geometria que inspira agilidade e confiança na pilotagem.
O subchassi integrado utiliza tubos de aço de alta tensão para maior resistência e robustez, considerando as exigências potenciais em uso turístico, com passageiro e bagagem. O ângulo de inclinação e o trail são de 27° e 111 mm, a distância entre eixos de 1.561 mm e um peso a seco de 193 kg.
A escolha das suspensões privilegiou a dupla personalidade do modelo, que deve proporcionar conforto na estrada e, ao mesmo tempo, a devida absorção de impactos em terrenos mais acidentados. A suspensão dianteira Showa SFF-CA™ (Separate Function Fork-Cartridge) invertida Ø 43 mm oferece curso de 200 mm com ajuste de pré-carga da mola e é montada em uma mesa inferior de alumínio forjado e uma mesa superior de alumínio fundido.
Na traseira o monoamortecedor Showa com reservatório externo e ajuste na pré-carga oferece 190 mm de curso através do sistema Pro-Link vinculado à balança traseira, que é semelhante à da CRF1100L Africa Twin, mas com especificação diferente da liga de alumínio utilizada. A distância ao solo é de 212 mm.
Cálipers de dois pistões atuam nos discos duplos dianteiros tipo Wave Ø 310 mm. O disco traseiro Ø 256 mm é servido por cáliper de pistão único. As rodas dianteiras traseiras são raiadas, com aros de alumínio, com 21” na dianteira e 18” na traseira. Os pneus tube-type tem medidas 90/90-21” e 150/70-18”.
Outro grande diferencial da XL750 Transalp será uma linha de acessórios oficiais da marca com opcionais para equipar a motocicleta e o piloto e disponibilidade em todas as concessionárias Honda.
Entre os itens, destaque para o Kit Top Box com capacidade de 50L, malas laterais (direita com 26 litros e esquerda com 33 litros), além de cavalete central, protetor de manopla, protetor de carter, para-brisa alto, faróis de neblina e pedaleira rally.
Além dos acessórios originais, haverá também uma linha exclusiva da Honda Store em parceria com a empresa Alpinestars – especificas para pilotagem – composta por jaqueta tipo Parka e calça de proteção, complementos perfeitos para uma aventura.
A Honda XL750 Transalp 2026 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de dezembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, um serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange, além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 65.545,00. As opções de cores são branco perolizado e preto metálico.
Fonte: Honda Brasil

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