VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o novo
Polo representa um novo conceito de automóvel que chega para ocupar o segmento
de compactos premium da marca, com espaço, tecnologia, desempenho e conforto
anteriormente disponíveis apenas em veículos superiores. O modelo está sendo
lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.
A Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos
produtos e na modernização da Fábrica Anchieta. Parte do cronograma de
investimentos da empresa no Brasil, até 2020, de R$ 7 bilhões, o aporte de R$
2,6 bilhões contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes
de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças,
qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no Brasil.
O investimento na Fábrica Anchieta inclui a produção do Virtus, sedã programado
para o primeiro trimestre de 2018, também desenvolvido sobre a Estratégia
Modular MQB.
O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de
500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de
transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e
Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de
quilometragem.
São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos,
1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Com a maior distância entre-eixos foi
possível o deslocamento das rodas mais para as extremidades e,
consequentemente, encurtar os balanços, o que dá ao carro uma imagem muito mais
esportiva. São 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.
O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de
série nas versões TSI. Os discos têm 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e
230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. Todas as versões do Novo Polo são
equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS (um dos
mais modernos disponíveis) e outros recursos de segurança, como o EBD
(distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente
as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a
estabilidade e a segurança.
Nas versões TSI, o Novo Polo é equipado de série com ESC –
Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial
de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos
do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema
reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de
estabilidade.
O Novo Polo é equipado de série, em todas as versões, com
quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as
bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo
durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.
Também é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de
dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).