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Construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o novo
Polo representa um novo conceito de automóvel que chega para ocupar o segmento
de compactos premium da marca, com espaço, tecnologia, desempenho e conforto
anteriormente disponíveis apenas em veículos superiores. O modelo está sendo
lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.
A Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos
produtos e na modernização da Fábrica Anchieta. Parte do cronograma de
investimentos da empresa no Brasil, até 2020, de R$ 7 bilhões, o aporte de R$
2,6 bilhões contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes
de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças,
qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no Brasil.
O investimento na Fábrica Anchieta inclui a produção do Virtus, sedã programado
para o primeiro trimestre de 2018, também desenvolvido sobre a Estratégia
Modular MQB.
O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de
500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de
transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e
Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de
quilometragem.
São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos,
1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Com a maior distância entre-eixos foi
possível o deslocamento das rodas mais para as extremidades e,
consequentemente, encurtar os balanços, o que dá ao carro uma imagem muito mais
esportiva. São 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.
O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de
série nas versões TSI. Os discos têm 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e
230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. Todas as versões do Novo Polo são
equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS (um dos
mais modernos disponíveis) e outros recursos de segurança, como o EBD
(distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente
as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a
estabilidade e a segurança.
Nas versões TSI, o Novo Polo é equipado de série com ESC –
Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial
de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos
do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema
reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de
estabilidade.
O Novo Polo é equipado de série, em todas as versões, com
quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as
bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo
durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.
Também é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de
dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).
As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão
disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão
automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor
200 TSI é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade. Total
Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois
combustíveis em qualquer proporção. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com
etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm
(20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Equipado com esse
motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade
máxima de 192 km/h (dados com etanol).
O Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a
sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com
tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova
nomenclatura é aplicada na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI,
reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas
rotações.
O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Novo Polo (sempre
combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro
cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de
cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para
reduzir o peso do conjunto. A potência máxima é de 117 cv (86 kW) com etanol e
110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5
kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
A potência máxima é de 117 cv (86 kW) com etanol e 110 cv
(81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com
etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Com esse motor, o
Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de
velocidade máxima (etanol).
O terceiro motor da família EA211 oferecido para o Novo Polo
é o conhecido e premiado 1.0 MPI de três cilindros. Também combinado ao câmbio
manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e
cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo
EA211 é 24 kg mais leve. A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a
6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102
Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm. Com
esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170
km/h de velocidade máxima (etanol).
O Novo Polo sai de fábrica com extensa lista de equipamentos
de série – os itens atendem as expectativas dos clientes, conforme resultados
de clínicas. Todas as versões trazem direção com assistência elétrica,
ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem
função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de
dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
Também estão incluídos de série computador de bordo,
para-sóis iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V no console
central, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento,
regulagem de altura para o banco do motorista, entre outros. São sete as opções
de cores para o Novo Polo: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado
(sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio
(metálicas).
Confira abaixo
versões e preços.
Polo 1.0 MPI – R$ 49.990
Polo 1.6 MSI – R$ 54.990
Polo 1.0 200 TSI Comfortline – R$ 65.190
Polo 1.0 200 TSI Highline – R$ 69.190
Fonte: Volkswagen
do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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