sexta-feira, 6 de junho de 2014

Baterias Heliar alertam para o prazo do INMETRO



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Perspectiva Assessoria de Comunicação

As Baterias Heliar alertam os consumidores sobre obrigatoriedade do Selo do INMETRO de Identificação da Conformidade nas baterias automotivas comercializadas a partir de 18 de junho deste ano. A sinalização deve ser impressa de forma legível e conter o logo do órgão controlador. 

Para Carlos Zaim, VP de Relações Governamentais da Johnson Controls, fabricante da Heliar, o momento é de atenção para os consumidores “A medida não garante a qualidade do produto e seus componentes ou vida útil maior, mas sim o comprometimento da marca em comercializá-lo de acordo com suas especificações”, afirma “A partir dessa data, não poderão mais ser vendidas aos consumidores baterias sem o selo do órgão”, ressalta o executivo.

O objetivo do INMETRO com a medida é eliminar baterias que são fabricadas com características inferiores àquelas que constam das etiquetas.

Veja algumas dicas da Heliar para os consumidores:

·         Certifique-se de que a bateria possui o selo do INMETRO;

·         O selo não garante a qualidade do produto, mas sim que a bateria está de acordo com as especificações detalhadas no selo;

·         Prefira os produtos de marcas já conhecidas;

·         Se a bateria estiver com selo, o consumidor deve se atentar a outros itens não cobertos pelo processo de validação do INMETRO como a qualidade de fabricação, tempo de validade da garantia e outros serviços vinculados à compra como, por exemplo, nosso serviço de “Proteção 24 horas”.

·         Certifique-se de que a bateria escolhida possui as mesmas características do modelo original do veículo.

·         Para verificar se existe alguma irregularidade no produto (selo falso ou peso de produto não correspondente ao que foi homologado), a partir do dia 16 de junho, pode-se utilizar o site da Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (ABRABAT) – WWW.ABRABAT.COM.BR.

·         Caso o selo não seja válido ou o peso não corresponda, por favor, informe, através do mesmo site, para que pedido de providências legais seja encaminhado às autoridades competentes.

                Saiba o que significa cada sigla no selo da bateria:

o   Ah – Ampère/hora é a medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria deve proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico;

o   CCA – Corrente de partida a frio ou corrente de arranque, indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maio for o CCA, melhor será o desempenho da bateria;

o   RC – Reserva de Capacidade determina o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts.

Há outros números e letras na linguagem das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca.

     Nas Baterias Heliar, a identificação:

           SL60DD 12 V 60 A – RC 90min – CCA 480ª (SAE -18ºC),

por    exemplo, representa o seguinte:

o   SL – código da marca Heliar;

o   60– Valor de Ampères/hora

o   DD – O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade – pólo positivo à direita

o   12 V – Tensão Nominal

o   RC – Reserva de Capacidade

o   CCA – Corrente de Partida a Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.