Conhecido como projeto “Travolution”, que consiste em um sistema de comunicação entre automóveis e semáforos, que semáforos pode influenciar na redução de emissões de CO2, cuja primeira edição teve início em 2006. Em uma nova fase, o projeto contará com 15 veículos de teste e 25 semáforos que se comunicarão entre si através de sistemas “wireless LAN” e ligações “UMTS”, que vai emitir um sinal, que será enviado para automóvel e alertar a que velocidade o condutor deverá conduzir até o próximo semáforo mude para verde antes que o veículo chegue até ele, evitando, assim, ter de parar. Sendo que, quando o automóvel se estiver próximo de um sinal vermelho ou amarelo, o condutor é alertado para essa situação visual auditivamente. Conseqüentemente quando o veículo estiver parado no sinal vermelho, o semáforo informa ao condutor do tempo que demorará até o sinal ficar verde. “Quando um automóvel se encontra ligado numa rede deste gênero, o condutor pode não só reduzir a quantidade de tempo que despende no ‘para-e-anda’, bem como o consumo de combustível em 0,02 cl por cada semáforo, ao evitar a consequente aceleração após a frenagem forçada”, informa o fabricante alemão. Caso esta nova tecnologia seja aplicada por toda a Alemanha, as emissões de CO2 no país seriam reduzidas em dois milhões de toneladas, anualmente. O mesmo sistema vai permitir aos motoristas a pagarem contas de combustíveis e estacionamento em parques pagos sem que estes tenham de sair do veículo, através de instruções que vão sendo dadas ao utilizador numa tela de LCD instalada dentro do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.