VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Foto: Marcus Lauria
Autotech do setor automotivo que mais cresceu no primeiro semestre de 2023 (aumento de 89% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar uma lista diferente. De todas os milhares de modelos e versões que são diariamente inseridos pelos vendedores, qual seria o comportamento de mercado dos veículos seminovos de origem japonesa?
Realizada pela equipe de Estatística da Mobiauto, a pesquisa apurou o comportamento dos principais carros das marcas Honda, Mitsubishi, Nissan e Toyota, com anos/modelos 2023, 2022 e 2021, sob o ponto de vista do negócio. Os pesquisadores debruçaram-se sobre uma infinidade de dados, comparando cotações de 90 modelos e versões em novembro de 2022 e repetiram a apuração em novembro de 2023. Por não terem uma base estatística ampla, devido ao volume contido de classificados, os veículos da Suzuki e da Subaru não entraram no levantamento.
Não é a primeira vez que a empresa promove esse tipo de pesquisa. Em novembro de 2022, a lista dos seminovos japoneses mais valorizados no mercado nacional trazia as quatro marcas praticamente juntas por um empate técnico – Toyota 2,57%, Nissan 1,80%, Honda 1,77% e Mitsubishi 0,82%. É preciso lembrar que o país estava no final da pandemia de Covid-19 e os seminovos, ao contrário do que ocorre hoje, até haviam valorizado no período de um ano.
Repostas as condições habituais do mercado de seminovos neste ano, todas as marcas apontaram depreciações, se bem que alguns modelos conseguiram até pequenos índices de valorização. Mas, na média, o resultado foi o seguinte:
“A média geral de depreciação nesse período foi em torno de 7,5%, o que coloca Honda, Toyota e Nissan em uma posição confortável. Chama a atenção a desvalorização mais acentuada da Mitsubishi, embora haja uma explicação bem razoável para isso: o ticket médio dos modelos anunciados por essa marca está acima de R$ 206 mil, enquanto Honda e Nissan têm médias de R$ 121 mil e a Toyota, R$ 150 mil. Modelos mais caros sempre tendem a desvalorizar um pouco mais, que foi o que ocorreu com a Mitsubishi”, explica o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Por esse mesmo raciocínio, o destaque positivo vai para a Toyota, que possui modelos mais caros (Hilux Cabine Dupla e Hilux SW4, como destaques) e, mesmo assim, conseguiu segurar bem as cotações. Tanto ela como Honda e Nissan são compostas por veículos de diferentes faixas de preços e segmentos de mercado. Possuem line-ups amplos e procuram preencher vários estratos de mercado.
Quando analisamos o Top Ten de modelos, que apontam os dez veículos com as menores desvalorizações, o equilíbrio torna a prevalecer. Vamos encontrar 4 modelos da Nissan e da Honda, mais 2 da Toyota. E a Nissan ainda teve o mérito de ser a única a registrar pequenas valorizações com Versa e Kicks 2021. Veja:
O levantamento da Mobiauto
expressa percentuais que podem ajudar consumidores a se orientar antes
de efetuar a compra de um seminovo ou mesmo de um zero km, visto que as
diferenças de desvalorização, salvo algumas poucas exceções, indicam que
o comprador pode optar pelo modelo que mais lhe agrada sem se preocupar
com o risco de ter um futuro “mico” na garagem. “Lembrando que a média
de mercado foi queda de 7,5% nos preços neste último ano, eu diria que
requer mais atenção os modelos dessa lista de carros japoneses que
ficaram acima dos 15%. Alguns passaram de 25%, o que, sim, aí já é mais
preocupante”, adverte Castro Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.