terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cristalização automotiva é a melhor solução?


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Por Autoz Comunicação

Para quem curte passar horas do final de semana cuidando do automóvel em busca do brilho perfeito, muitas dúvidas podem aparecer na hora de escolher o produto ou serviço adequado. Os mais apaixonados, então, que levam seus veículos para cristalizar, polir, ou mesmo, aplicar resinas em oficinas especializadas, podem, muitas vezes, se enganar (ou ser enganados) com serviços que não correspondem às suas respectivas expectativas.

André Avny, engenheiro mecânico com experiência de 39 anos no segmento automotivo e master franqueado da Station Car, franquia da área automotiva, declara que “existe muita falta de informação sobre a cristalização. Enquanto muitos acreditam que esse serviço irá recuperar a pintura do automóvel, algumas empresas do segmento sobrevivem e ganham mercado com informações incorretas”. Cristalizar significa mudar a estrutura molecular de um produto de amorfa (sem direção e regras definidas) para cristalina (com direção e regras definidas). “Consequentemente, as promessas sobre a eficácia desse serviço acaba enganado muitos apaixonados por automóvel que não possuem tantas informações sobre os produtos e seu real resultado ao veículo”, complementa Avny.

Com experiência de quase quatro décadas no setor automotivo, Avny, que já trabalhou com produtos anti-ferrugem na década de 70 e, hoje, consegue observar a evolução do segmento e seus respectivos serviços, afirma que “para conseguir uma camada ‘cerosa’ e duradoura, que proteja e preserve a pintura, é preciso, em primeiro momento, utilizar um polimento com polidores a base de água e que contenham um mínimo de cera, sem nenhum silicone. Com isso, se limpa totalmente a superfície da tinta, extraindo todos os contaminantes sólidos incrustados”.

Para agravar os riscos ao automóvel, não é recomendado utilizar produtos abrasivos mais que duas ou três vezes durante a vida útil do veículo. “Tudo porque a cada polimento desse tipo, a espessura do verniz diminui consideravelmente”, explica Avny. Por fim, para quem deseja buscar proteção e brilho ao automóvel é vital escolher cuidadosamente o produto que será utilizado e também o profissional que irá aplicar o material, evitando, assim, danos e prejuízos a curto, médio e longo prazo ao veículo.

Saiba mais: André Avny é engenheiro mecânico e possui 39 anos de experiência no setor. Avny também é master franqueado da Station Car, que conta com 12 franquias espalhadas em quatro estados (SP, MG, ES e PE). A rede realiza em suas oficinas serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia, higienização, lavagem e enceramento, além de proteção de pintura com ferramentas e produtos desenvolvidos e testados para realizar o melhor serviço sem agredir as propriedades originais do veículo nem o ambiente. – www.stationcar.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lei Seca: Autoridades deveriam ser a s primeiras a dar o exemplo


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Por Milton Corrêa da Costa*

Algumas autoridades, que ainda se escoram no célebre jargão: (”Sabe com quem está falando?”) têm dado causa a episódios desagradáveis durante a realização das Operações Lei Seca onde quer que se efetuem, em rodovias ou em vias urbanas. Não só pela infringência às regras da Lei Seca, mas também por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro. Que ninguém é obrigado a soprar o bafômetro isso é ponto pacífico, ainda que a lei estabeleça as mesmas penalidades para quem recusa daquele que ultrapassa o limite de tolerância de dosagem alcoólica prevista no Decreto Federal 6488/08: 2 decigramas de álcool por litro de sangue o que equivale, no bafômetro a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

Em fevereiro do ano passado, no Rio, uma fiel fiscal da lei de trânsito, no exercício de sua missão, ao verificar que o condutor do veículo, um juiz de direito, não portava documento de porte obrigatório (Carteira Nacional de Habilitação), encontrando-se ainda o magistrado com o veículo que conduzia sem as placas de identificação, tendo extrapolado o prazo previsto em lei para fixação das referidas placas, manteve-se a citada agente firme em sua decisão legal de lavrar prontamente os respectivos autos de infração, em razão da flagrante infringência a dispositivos do CTB.

A citada autoridade judiciária, alegando abuso de poder, sentiu-se, no entanto, em razão de sua função (não encontrava-se no exercício dela) desacatado pela agente de trânsito, durante o tenso diálogo travado na via pública, sob a alegação de que a referida agente acabara de infringir o Artigo 331 do Código Penal (crime de desacato). Registre-se, conforme noticiado posteriormente, que o magistrado em questão, no ano 2009, conduzido por veículo que desenvolvia velocidade incompatível em rodovia e com equipamento de giroscópio irregular, também se disse desacatado por um policial rodoviário federal, declarando o agente que o juiz saiu do carro aos berros, relutando em se identificar e o ameaçando até mesmo com o fim de sua carreira pública, ao mencionar que "o colocaria na rua". A imprensa noticia ainda outros comportamentos polêmicos envolvendo o citado juiz, certamente que não condizentes com o elevado cargo que ocupa.

Na madrugada do último final de semana no Rio, outro fato desagradável, agora envolvendo uma delegada da Polícia Civil, se deu durante a realização da Operação Lei Seca, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, num ponto de fiscalização ali montado. A delegada foi parada na operação e de acordo com um tenente da PM, se recusou a fazer o teste do bafômetro e ainda a teria agredido. No registro de ocorrência, a delegada é acusada de cometer crime de desobediência e desacato, por ter reagido a abordagem do policial durante a blitz. A acusação contra o tenente é de abuso de autoridade e lesão corporal por ter prendido a delegada com algemas.

O tenente informou que a delegada estava com a carteira de habilitação vencida desde janeiro de 2011 e o licenciamento do veículo atrasado desde 2009. Além disso, tinha sinais de embriaguez.

-- Pedi os documentos, e ela rebateu: "Você sabe com quem está falando?". Depois jogou o documento que mostrava que era delegada e não quis fazer o teste. Ela tinha claros sinais de que tinha ingerido bebida alcoólica. Estava com os olhos vermelhos, andar cambaleante e hálito etílico afirmou o oficial, que mostrou um arranhão no pescoço.

-- Como insisti na fiscalização, ela me empurrou contra o carro, aumentou o tom da voz, se debateu quando tentei acalmá-la (a fotografia estampada na página 14 de ‘O GLOBO’ de 23/01, deixa claro o estado de exaltação da referida autoridade policial). “Para resguardar a mim e a ela, eu a algemei por uns três minutos, e tirei quando ela estava mais tranquila”, disse ainda o tenente. A delegada admitiu estar com o licenciamento atrasado, mas garantiu ter a carteira de habilitação em dia. O Kia Sportage que ela dirigia foi rebocado. — Não ingeri álcool, então não me recusei a soprar o bafômetro. Ele nem ao menos viu meus documentos. Estou ofendida, humilhada, disse.

A realidade é que tais lamentáveis fatos, envolvendo e expondo desnecessariamente autoridades públicas, poderiam ser evitados pelo simples cumprimento da lei de trânsito. Todos, independente do que cargo que detenham ou ocupem, são iguais perante a lei de trânsito. A Lei Seca tem demostrado isso. A cultura do ("Sabe com quem está falando?") não vale para a norma de trânsito. Autoridades deveriam ser as primeiras a dar o exemplo. Quem cumpre as leis nada tem a temer, quanto mais quem tem o dever funcional de zelar por elas.

*Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

A italiana Ducati é marca reconhecida pelo governo do Reino Unido


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Por Imprensa Ducati Brasil

Em cerimônia no Palazzo Mezzanotte, sede da bolsa de ações em Milão, a Ducati recebeu o Prêmio de Reconhecimento de Marca do Governo do Reino Unido. A cobiçada menção veio na mesma semana em que a Ducati britânica anunciou significativo crescimento dos seus negócios em 2011, registrando níveis não alcançados desde 2003, no mercado de motocicletas acima de 500cc. Enquanto a companhia aumentou na Itália o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a divisão britânica se empenhou nas ações esportivas baseadas no circuito de Silverstone, para ser a marca de motocicletas que mais cresce no Reino Unido.

O UK Trade & Investiment é o departamento do governo britânico que ajuda empresas lá instaladas a ter sucesso na economia global. Atua junto a grandes companhias internacionais em seus investimentos de alta qualidade na economia do Reino Unido e seu reconhecimento como melhor lugar da Europa para sucesso no negócio global. Oferece conhecimento e contatos através de sua extensa rede de especialistas britânicos e em suas embaixadas e outras representações diplomáticas ao redor do mundo, oferecendo às empresas o que precisam para ser competitivas no cenário mundial.

Resultados nas pistas e agora nos negócios britânicos

Falando pela marca italiana, o presidente e CEO da Ducati Motor Holding, Gabriele Del Torchio (E), se disse "muito orgulhoso de recolher este prestigioso prêmio em nome da Ducati, um prêmio que tem claramente reconhecido o valor de uma marca que é tão amada e respeitada no Reino Unido como o é em todo o mundo. " E ao apresentar o prêmio, Annels Vic, Cônsul Geral e Diretor de Comércio e Indústria do Reino Unido disse que "estamos encantados por apresentar Ducati com o Prêmio de Reconhecimento da Marca e igualmente encantados que tal emocionante e inovadora marca optou por investir ainda mais em sua operação no Reino Unido". (...) A Ducati tem no Reino Unido uma rica história de sucesso nas pistas, e agora estamos satisfeitos em vê-la refletida em seus negócios também", completou.

O perigo de suspender a traseira do caminhão


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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Adversidades não faltam no dia a dia do caminhoneiro – chuva, enchente, sol escaldante, trânsito, estradas esburacadas, entre outras, que resultam em perda de tempo, danos na mercadoria, atrasos na entrega, gastos desnecessários e até acidentes. No entanto, diversos imprevistos poderiam ser evitados apenas com mais informação sobre os riscos de descaracterizar o caminhão. Nem todos caminhoneiros têm conhecimento, mas modificar as características do veículo pode trazer prejuízos e causar desastres. “Muitos caminhoneiros levantam a traseira do caminhão apenas por uma questão estética e acabam comprometendo a dirigibilidade do veículo. Ao arquear molas para empinar a traseira do veículo há mudança no centro de gravidade e modificação na distribuição da carga transportada. Isto resulta em mais peso sobre o eixo dianteiro e, consequentemente, ocorre maior desgaste de pneus e buchas”, alertou Airton Spada, chefe de oficina da Tietê Veículos.

Ele chama atenção também para simples ações que podem livrar os caminhoneiros a enfrentar situações desagradáveis. “Com inspeções diárias e semanais, o motorista pode rodar com tranqüilidade”, disse Spada, recomendando: “Verifique a pressão dos pneus, o filtro de combustível, nível de óleo do motor e do líquido de arrefecimento”. Segundo o chefe de oficina da Tietê Veículos, grande parte dos motoristas acredita que o nível de óleo deve estar na marca superior da vareta, no entanto, precisa ficar entre as marcas de mínimo e máximo. Para que o caminhão não fique sem partida, a bateria deve ser checada.

É preciso ficar atento também com o sistema de freio. Nos caminhões modernos já existe acionamento automático do balão de ar. Já nos mais antigos, é necessário drenar a água do balão. “É uma operação simples que não demora mais que 30 segundos. Ao puxar a cordinha, retira-se toda a água do sistema de freio”, explicou. Com isso, as válvulas não enferrujam e o sistema de freio será muito mais eficiente e terá maior durabilidade.

A morte prematura de seis jovens sem o cinto de segurança


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Por *Milton Corrêa da Costa

Um gravíssimo acidente de trânsito apagou, definitivamente, a alegria e o sorriso de seis jovens, cinco moças e um rapaz, na madrugada de sábado 21/01, nos arredores de Brasília, próximo à Ceilândia. As vítimas tinham entre 16 e 19 anos e voltavam de uma festa no Recanto das Emas. O carro capotou e caiu em um barranco na BR-070. Um ciclista encontrou os corpos, mutilados e sem vida, cerca das 06:30 horas da manhã. O motorista, um rapaz de 19 anos, e as passageiras, com idade entre 16 e 19 anos, foram arremessados do veículo, que caiu de um barranco e capotou diversas vezes.


As vítimas tinham saído da festa e passaram em um shopping de Taguatinga. De acordo com o levantamento preliminar da polícia, o carro seguia pela BR-070 no sentido Águas Lindas. Na altura do Setor O, em Ceilândia, o motorista teria perdido o controle da direção em uma curva. De acordo com os bombeiros, todos os ocupantes do carro ESTAVAM SEM O CINTO DE SEGURANÇA. O delegado que investiga o acidente disse que, segundo informações do padrasto do motorista, o jovem que conduzia o veículo modelo Astra pegou o carro sem avisar. Segundo a polícia, ele não tinha carteira de habilitação.

Mais seis preciosas vidas perdidas, portanto, na violência do trânsito brasileiro e seis famílias destroçadas pelo resto de suas existências, onde a ilusão de vulnerabilidade dos jovens e o desafio ao perigo, ao volante de um carro, são as causas determinantes de tanta tragédia. Se o cinto de segurança iria salvá-los ou não em razão da altura- ainda não se tem tal detalhe- de que o veículo projetou-se em queda não se pode determinar nesse momento. Não se sabe se o veículo também possuía o air bag e este acionou-se e que parte do veículo tocou primeiramente com o solo na queda. A perícia irá determinar.

O que se sabe é que caso tivessem fazendo uso do cinto talvez houvesse a possibilidade de alguns deles escapar da morte e não serem arremessados para fora do veículo. Uma verdadeira cena de filme de terror durante uma madrugada, com corpos arremessados violentamente, em queda livre, contra o solo. Sabe-se também que o cinto de segurança, é equipamento de uso obrigatório em todos os bancos do veículo, assim como as cadeirinhas, no banco de trás, que salvam vidas de crianças e bebês a todo instante.

Vale lembrar que durante uma colisão ou capotamento ou queda do veículo, ocorrem dois tipos sequenciais de impactos. O primeiro, do veículo contra o obstáculo, que pode ser um outro carro, um poste, uma árvore, uma mureta, o solo. O segundo, é o dos corpos contra qualquer parte do veículo. Dependendo do impacto, alguns corpos, quando não se faz o uso do cinto, são arremessados para fora do veículo. Quando se está usando o cinto de segurança, os ocupantes permanecem, em caso de acidente, na maioria dos casos, postados em seus bancos e as lesões são certamente reduzidas. Tal equipamento evita, sobretudo, que os corpos, já com peso muito maior pela ação do movimento ou da queda, sejam arremessados violentamente contra o para-brisa ou painel, e contra o banco da frente para os que se encontram postados no banco de trás ou ainda para fora do veículo. Assim sendo, são evitadas graves contusões na cabeça, no tórax, abdômen, pernas, braços e também no globo ocular.


Mas a impulsividade natural da juventude- não se sabe ainda se consumiram bebida alcoólica momentos antes na festa- a imprudência e a ilusão de invulnerabilidade muitas vezes falam mais alto. Jovens motoristas continuam desfiando o perigo, morrendo, matando e mutilando na guerra do trânsito brasileiro. Muitos, como agora estes seis jovens, acabam tendo um fim prematuro ou se tornam, ad eternum, presos a um leito ou atrelados a uma cadeira de rodas.


Mais uma chocante e pavorosa tragédia no violento trânsito brasileiro. O pior é que permanecemos em estado letárgico impotentes para frear tão grave doença social, onde a incidência maior das 40 mil mortes/ano compreende-se na faixa etária de 18 a 34 anos. Ou seja, o Brasil vem perdendo, a todo instante, preciosas vidas pela insensatez de seus próprios jovens, num cenário permanente de carros retorcidos, vítimas ensanguentadas, dor e sofrimento. O carro provou, mais uma vez, que continua sendo uma perigosa e macabra máquina mortífera. Até quando a imaturidade dos motoristas e motociclistas brasileiros, jovem ou não, prosseguirá enlutando e entristecendo famílias?

*Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BMW Motorrad conquista o melhor resultado de vendas da sua história


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Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil - VISAR PLANEJAMENTO

A BMW Motorrad vendeu mais motocicletas em 2011 do que nunca em sua história de quase 90 anos tendo entregue um total de 104.286 unidades a clientes (ano anterior: 98.047 unidades). Este é um aumento de 6,4% em relação ao resultado do ano anterior, que já havia sido surpreendente. Por 12 meses em sucessão, no ano de 2011 foram vendidas mais motocicletas do que em 2010.

Isso coloca o resultado de vendas de 2011 bem acima da maior alta vivida anteriormente, que aconteceu no ano de 2007 (102.467 unidades). No segmento relevante de categorias de capacidade acima de 500 cc, a BMW pôde expandir a sua participação mundial no mercado para mais de 12%, praticamente dobrando-a dentro de apenas quatro anos.

Hendrik von Kuenheim, Diretor Geral da BMW Motorrad, diz: "Esse impressionante resultado de vendas mostra que estamos no caminho certo com os nossos produtos e a nossa estratégia de mercado. Já alcançamos outro recorde de vendas em um ambiente de mercado persistentemente desafiador. Ao mesmo tempo podemos assumir a liderança de mercado e fortalecer nossa posição em mais de 15 países. Em termos de desempenho de negócios, prevemos a maior alta de todos os tempos no exercício de 2011 para movimentação e rendimento. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer nossos clientes do mundo todo principalmente pela confiança na BMW Motorrad."


Forte crescimento na Alemanha, na França e no exterior.

As vendas da BMW Motorrad desenvolveram-se no mundo de diferentes maneiras com base na variável situação econômica dos mercados individuais. Mais uma vez a Alemanha foi o maior mercado e também o país que mostrou crescimento mais significativo em vendas. O valor total foi 20.002 veículos - em outras palavras, 2.846 motos ou 16,6 % a mais do que em 2010. Assim, a BMW Motorrad estabeleceu sua liderança de mercado no segmento de mais de 500 cc. A participação no mercado das motos recentemente registradas foi ampliada em 1,7 % para 24,9 %. Isso significa que uma em cada quatro motos recentemente registradas com mais de 500 cc na Alemanha veio da fábrica da BMW Motorrad em Berlim.

Como no ano anterior, a Itália foi o segundo mercado mais forte. Aqui as vendas totalizaram 13.600 veículos (ano anterior: 14.234 unidades/ - 4,5 %). Com o mercado italiano de motos em declínio geral, a BMW Motorrad vendeu 634 motos a menos em relação ao ano anterior, mas pôde ampliar significativamente sua posição no mercado e assumir a liderança do volume. A participação no mercado da BMW Motorrad no segmento de mais de 500 cc cresceu para 19,9 % (ano anterior: 18.4 %). Os outros grandes mercados de vendas em ordem de tamanho foram os EUA (10.203 unidades / +7,4%) e a França (9.850 unidades / +15,0 %).

Após a Alemanha, a BMW Motorrad conquistou seu maior aumento de vendas retail no Brasil (5.442 unidades / + 55,2 %). Nos últimos 4 anos, esse mercado se transformou em um dos maiores para a BMW Motorrad. Para fazer justiça à crescente importância do Brasil, a BMW Motorrad agora produz a G 650 GS, a F 800 R (foto) e a F 800 GS em Manaus para o mercado local. Praticamente todos os outros mercados da América Latina tiveram desenvolvimento muito positivo para a BMW Motorrad no geral, assim como o mercado do Leste Europeu e da Ásia.

A R 1200 GS ainda é a moto de mais sucesso da BMW.

A BMW R 1200 GS Enduro de grandes viagem foi novamente o modelo de mais sucesso em 2011 com 18.413 unidades vendidas (ano anterior: 18.768 unidades), seguida por seu modelo semelhante, a R 1200 GS Adventure, com 10.453 unidades (ano anterior: 11.648 unidades).

A F 800 GS enduro de categoria média ficou em terceiro lugar com 9.829 unidades, seguida de perto pela clássica BMW R 1200 RT de passeio (9.540 unidades) e a superesportiva S 1000 RR (9.044 unidades). Os modelos especiais de passeio K 1600 GT e K 1600 GTL lançados na primavera de 2011 foram vendidos para um total de 8.019 clientes do mundo todo. Números impressionantes de vendas também foram alcançados pelos modelos roadster F 800 R (7.986 unidades), R 1200 R (7.310 unidades) e pela enduro F 650 GS (6.145 unidades).

BMW Motorrad - uma previsão para 2012.

Com a nova G 650 GS Sertão, a revisada S 1000 RR, a R 1200 GS Rallye com modelo especial de boxer e os modelos especiais K 1300 R e K 1300 S, a BMW Motorrad mais uma vez aumentou seu extenso portfólio de produtos para a temporada de motociclismo de 2012. Além disso, as primeiras maxi-scooters da BMW C 600 Sport e C 650 GT devem fazer parte do lançamento desta primavera. Com esses modelos de scooter, a BMW Motorrad está expandindo sua variedade para incluir a faceta de mobilidade urbana (Urban Mobility). Com base neste forte investimento contínuo em produtos, a BMW Motorrad está confiante quanto ao futuro para a próxima temporada mesmo com os desenvolvimentos econômicos em alguns países.

Husqvarna Motorcycles conquista sólido resultado no setor de varejo.

O segmento de capacidade de 51 a 750 cc relevante para a Husqvarna Motorcycles diminuiu bastante mais uma vez em 2011. Nesse difícil ambiente de mercado, a Husqvarna Motorcycles forneceu um total de 9.286 motos (ano anterior: 12.066 unidades / -23,0 %) para a sua rede de concessionárias. Entretanto, em virtude das medidas estruturais iniciadas na rede mundial de vendas da Husqvarna em 2011, os atuais números de varejo para a temporada passada excedem consideravelmente os fornecimentos de fábrica. Um total de 11.243 motos da Husqvarna foram entregues para clientes. Os modelos mais populares da área esportiva tradicional de cilindro único (enduro, supermoto, motocross) foram os modelos de 4 tempos de cilindro único de 250/310 cc e 449/511 cc.

Os novos modelos Husqvarna de estrada de 2 cilindros NUDA 900 e NUDA 900R foram lançados no outono de 2011 para uma resposta da mídia muito positiva. Eles são um marco na história da Husqvarna. São as primeiras motos completamente novas a serem desenvolvidas em colaboração com a BMW Motorrad, ao mesmo tempo marcando a volta da marca Husqvarna no mercado para motocicletas de estrada. O novo e característico conceito de veículo da Husqvarna entre supermoto e naked atualmente gera um nível agradável de demanda do cliente. O lançamento no mercado foi em dezembro de 2011. 605 veículos foram fornecidos para a rede de concessionárias no final de 2011.

Com a apresentação da Concept Strada próxima de produção em série na exposição de motos em Paris em novembro de 2011, a Husqvarna mandou outro claro sinal para marcar a continuação do seu investimento ofensivo no modelo. Com próximos novos produtos, reestruturação e extensão da sua rede mundial de vendas, a fabricante italiana antecipa um crescimento perceptível nesta temporada anual de motocicletas.

Audi é a empresa mais admirada da Alemanha


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Por Departamento de Imprensa Audi Brasil

A Audi é a empresa mais admirada da Alemanha, segundo a pesquisa independente "Imageprofile" realizada pela manager magazin. A revista anunciou que a marca dos quatro anéis prevaleceu no levantamento realizado contra 170 empresas de dez diferentes setores. Sua sustentável construção de imagem garantiu à Audi o primeiro lugar junto aos cerca de 4050 diretores e executivos entrevistados.

Rupert Stadler, presidente mundial da AUDI AG, recebeu o prêmio em Hamburgo: "A vitória neste respeitado estudo homenageia todos os funcionários da Audi”, disse ele a 200 convidados. Stadler complementou ainda que eles se dedicam à empresa durante muitos anos e com grande entusiasmo. E o seu esforço foi compensado: seja em inovação, qualidade, gestão e foco no cliente, estabilidade financeira ou sustentabilidade - A Audi recebeu notas excelentes em todos os critérios de avaliação.

Em seu discurso, Dr. Arno Balzer, editor-chefe da manager magazin, disse: "O triunfo da Audi mostra que vale a pena batalhar por melhores produtos. A imagem extraordinária desta empresa não é resultado de um Marketing “da moda”, mas sim do trabalho árduo dos engenheiros e designers. Vorsprung durch Technik - este slogan é claramente o mantra certo para Audi".

Para a análise "Imageprofile", a manager magazin entrevistou ​​4.050 presidentes, diretores e altos executivos de diferentes empresas. A pesquisa é realizada a cada dois anos e é considerada “os jogos olímpicos do mundo corporativo”. Neste ano, o estudo foi realizado pela 16ª vez.

Futura Ford Ranger: vídeo mostra como rodar em áreas alagadas


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Por Imprensa Ford

A futura Ford Ranger é estrela de um novo vídeo na internet: desta vez, mostra a sua capacidade de rodar em até 80 centímetros de profundidade na água. Prevista para ser lançada em 2012 na América do Sul, ela é vista no link: http://www.ford.com.au/servlet/Satellite?c=DFYPage&cid=1248885252235&pagename=wrapper&site=FOA#overlay=1248923755532, num vídeo produzido na Austrália, como parte do lançamento mundial da picape Ford.

A filmagem acompanha a nova Ranger atravessando um rio, enquanto engenheiros da Ford explicam os detalhes técnicos por trás dessa capacidade. Segundo eles, há três elementos principais no compartimento do motor que permitem à nova Ford Ranger "nadar" nessa profundidade: os tubos especiais de respiro do motor, os componentes eletrônicos montados em posição elevada e o filtro de ar elevado, com um sistema de proteção que permite a passagem da água para fora mas não para dentro do motor. O objetivo do vídeo é também instruir como aproveitar o potencial da picape e indicar questões de segurança, tanto para os "aventureiros" como para os motoristas em geral para superar situações emergenciais em enchentes ou em condições de pistas alagadas.

O vídeo alerta sobre os riscos desse tipo de situação e recomenda alguns cuidados, como: checar a profundidade máxima do local, verificar o local da travessia, considerar o impacto ambiental, selecionar uma marcha que reduza a possibilidade de parada, manter uma velocidade constante em torno de 7 km/h de modo a não atropelar a onda formada na frente do veículo e evitar a parada do motor.

Líder da categoria

A nova Ford Ranger foi projetada para ser líder da categoria em potência, economia de combustível, segurança e capacidade de carga e também chama a atenção pelo estilo moderno, espaço interno, conforto e tecnologias inteligentes. Além disso, oferece uma experiência de direção sofisticada, não encontrada em outros veículos do segmento.

A nova picape será produzida em três continentes e vendida em mais de 180 mercados mundiais, incluindo a América do Sul. Ela é um exemplo da nova estratégia de plataformas globais da Ford, unindo a experiência e os recursos de desenvolvimento da marca em todo o mundo para oferecer um produto único e destinado a ser o melhor da classe em todas as regiões.

MINI Challenge Cup segue preparação para temporada 2012


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Por Comunicação Corporativa BMW do Brasil - VISAR PLANEJAMENTO

Há pouco mais de dois meses para a largada da terceira temporada do MINI Challenge Cup, que ocorre no dia 25 de março no Autódromo de Interlagos, a preparação dos carros e pilotos segue em ritmo acelerado. Enquanto os MINI Cooper S John Cooper Works Challenge não vão para a pista, a equipe de mecânicos e preparadores da JL Racing, empresa da família Giaffone, responsável pela preparação uniforme dos carros cuidam de todos os detalhes e acertos, para que tudo fique pronto a tempo da temporada começar. “Estamos em um período o qual podemos denominar de reconstrução dos carros. Desde a preparação do motor até a pintura, tudo é substituído por itens novos e ficam prontos como se viessem da fábrica, à espera dos novos pilotos e o início da temporada”, diz Fernando Chaves, responsável pela preparação dos MINI Challenge na JL Racing.

Mas não são apenas os carros que estão em ritmo de preparação. Para os pilotos, o período também é muito importante, pois é hora de fechar contrato com patrocinadores e cuidar da forma física. “Já comecei correr antes mesmo do campeonato começar. Essa é uma época onde precisamos firmar parcerias com patrocinadores e garantir um lugar no grid“, conta o piloto Vitor Genz, que se consagrou vice-campeão da temporada 2011 e teve apoio do Grupo Eurobike e Ser Glass. O piloto ainda revela seu jeito de entrar em forma: “enquanto a temporada não começa o jeito é correr on-line nos simuladores para matar a vontade e não enferrujar.”

Desde a primeira temporada, há dois anos, o MINI Challenge Cup desperta atenção de muitos pilotos. Além das belas disputas e equilíbrio dentro da pista, fora dela a relação custo/benefício também é um atrativo que vem sendo reconhecido. No valor investido em cada corrida estão inclusos para os competidores, além dos itens básicos (como fornecimento de combustível, pneus, inscrições para as provas, assistência de serviços mecânicos, transporte e a manutenção dos veículos), toda a estrutura comandada por experientes profissionais, os quais oferecem a segurança e a logística para a realização das corridas.

Todas as etapas terão transmissão ao vivo pelo canal de TV por assinatura Band Sports. Além disso, seguindo novas tendências, a marca MINI também oferece a partir desse ano ao público jovem e antenado, a possibilidade de acompanhar o MINI Challenge Cup pelo canal da internet Terra TV, com transmissão em tempo real.

A categoria mais uma vez comportará 20 carros e manterá seu perfil “gentleman drivers”. A temporada inteira terá o custo de R$220.000,00 com adicional no preço devido à aquisições de pneus. Os pilotos interessados em disputar o MINI Challenge Cup poderão obter mais informações pelo e-mail MINI-Brasil.marketing@bmw.com.br

Confira o calendário da temporada 2012

1ª etapa, 25 de março – Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
2ª etapa, 15 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR)
3ª etapa, 20 de maio – Autódromo Internacional Velopark, Nova Santa Rita (RS)
4ª etapa, 1º de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna, Londrina (PR)
5ª etapa, 15 de julho – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Rio de Janeiro (RJ)
6ª etapa, 5 de agosto – Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
7ª etapa, 21 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR)
8ª etapa, 11 de novembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Brasília (DF)

Fábrica da Volkswagen no Paraná completa 13 anos


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Por Volkswagen do Brasil

Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), comemora nesta quarta-feira (18) seu aniversário como uma das maiores indústrias empregadoras do estado e uma referência em qualidade para o setor automotivo. Desde a inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz hoje exclusivamente veículos Volkswagen dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. O complexo, que responde por mais de 21% da produção da Volkswagen do Brasil, já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos, com as Certificações de Qualidade ISO 9001 e VDA 6.1.

Na busca constante pela qualidade, a fábrica desenvolverá no início deste ano o novo programa internacional de qualificação, o "Paixão pelo Detalhe", já realizado pelo Grupo Volkswagen na Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e na unidade brasileira de São Bernardo do Campo (SP). O treinamento visa mostrar aos profissionais das áreas produtivas e administrativas a importância de atender, em cada detalhe, todas as necessidades, percepções e expectativas do cliente. O programa vai oferecer estações interativas, onde vários sentidos, como tato, olfato e visão, serão exercitados.


Principais reconhecimentos

A Volkswagen de São José dos Pinhais recebeu reconhecimentos importantes nesta trajetória, como os prêmios de Maior Exportadora do Paraná e Maior Exportadora Sul do Brasil (Revista Expressão), Qualidade Brasil (International Quality Service) e os prêmios Expressão de Ecologia (Editora Expressão). Em 2011, a unidade foi homenageada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná com o título "Honor Companies da Universidade".

Em pesquisa de satisfação dos produtos, o CrossFox foi reconhecido como "o melhor modelo entre os compactos" (J.D.Power) em 2011. Os modelos Fox e SpaceFox foram eleitos os campeões do Car Group, ranking que avalia o menor custo e tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Ainda em 2011, o Fox e o SpaceFox também foram considerados "As Melhores Compras" pelo 4º ano consecutivo nas suas respectivas categorias (revista Autoesporte). "Nessa trajetória, conquistamos diversos prêmios que reforçam o nosso comprometimento constante com a excelência na qualidade", afirmou o diretor da unidade, Volker Germann.

Gestão ambiental

A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.

O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas nesses 13 anos de história. Só no ano passado, foi realizado o plantio de mais de 800 mudas de várias espécies nativas em parceria com a Câmara Americana de Comércio - Amcham.

Qualificação profissional

A empresa também prima pelo compromisso com o desenvolvimento dos seus colaboradores, nos programas de treinamento e qualificação. A unidade disponibilizou cerca de 300 mil horas de treinamentos internos nos últimos 2 anos. Um exemplo de programa de treinamento corporativo permanente é o moderno centro de capacitação profissional da fábrica, chamado de Profiraum.

Todos os novos contratados passam pelo Profiraum para participar de 80 horas de treinamento para a integração antes de iniciarem as atividades na fábrica. Já os atuais colaboradores são atualizados com novos processos ou ferramentas e aperfeiçoados para novas funções, com os cursos de funilaria, pintura, entre outros. Assim, os treinamentos desenvolvem novas habilidades e conhecimentos, permitindo ao colaborador crescer dentro da empresa.

Empresa cidadã

O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais, em parceria com a prefeitura do município. Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa realiza o projeto Brincar, com foco na formação continuada de educadores infantis da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais. A unidade recebeu da prefeitura o título de empresa cidadã ao presentear na época do Natal crianças carentes de entidades da região, com apoio de seus colaboradores.

"A Volkswagen é uma das empresas mais importantes para a nossa região pelo que representa na criação de empregos e no papel social que desenvolve com a comunidade", destacou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Christian Bundt.

A empresa foi uma das principais patrocinadoras oficiais das quatro últimas edições do Festival de Curitiba e do Festival de Natal de São José dos Pinhais em 2011, além de possuir uma biblioteca com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares.

Números

Produção desde a inauguração: mais de 1,8 milhão de unidades
Empregos diretos e indiretos: mais de 10 mil
Fornecedores no PIC - Parque Industrial de Curitiba: 15
Área total da fábrica: 1,3 milhão m²
Área construída: 303 mil m²

A morte previsível a 200 km/h e a imaturidade


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Por Milton Corrêa da Costa*

Os mais jovens, que constituem preciosa mão de obra produtiva, deslumbrados pelos encantos da mocidade e da impulsividade natural da juventude, têm sido constantes vítimas da violência no trânsito brasileiro. O maior exemplo dessa incontrolável tragédia pode ser lembrada num gravíssimo acidente, ocorrido no Rio de Janeiro, tempos atrás, que chamou a atenção pela previsibilidade de uma tragédia anunciada, face à constante imprudência com que se comportava ao volante a própria vítima, que resultou morta na madrugada de um final de semana, na Zona Sul da cidade.

O estudante Diogo Monteiro Frota dos Santos, que acabara de completar 24 anos no dia anterior, dirigindo em alta velocidade durante a mdrugada (era membro, no Orkut, da comunidade "JÁ ULTRAPASSEI OS 200 KM POR HORA!") perdeu o controle da direção numa curva e bateu violentamente com o carro que conduzia contra o muro de um colégio existente numa importante via local. Diogo fazia parte também da comunidade "MapaRadar", especializada em descobrir radares, além de ser seguidor do Twitter Lei Seca, que alerta motoristas para pontos de fiscalização da referida lei. Não há notícias, no entanto, de que Diogo tenha sido submetido a exame de embriaguez post-mortem.

A triste realidade, porém, é que há um perigoso 'coquetel mortífero' ceifando a vida de jovens motoristas, em boa parte dos acidentes de trânsito em rodovias e vias urbanas, principalmente nos finais de semana: pistas livres das madrugadas, excesso de velocidade, manobras arriscadas, uso de bebida alcoólica e energéticos, sono, cansaço. Constata-se que o jovem, ainda em processo de formação de personalidade, apresenta características próprias do estágio de auto afirmação social: impulsividade, desafio ao perigo e espírito competitivo exacerbado. Transportadas tais características para o volante de um carro isso confere ao jovem, em período de formação, a possibilidade de demonstração de poder que muitas vezes pode ser fatal.

Pais e responsáveis, antes de presentear seus filhos com possantes carros, deveriam conscientizá-los primeiramente de que o automóvel é um máquina que pode ser mortífera. "SE NÃO GOSTA DO MODO COMO DIRIJO, MANTENHA-SE FORA DA CALÇADA", era o adesivo (em inglês) existente na traseira do veículo conduzido pelo jovem Diogo, que com sua atitude imprudente parecia mesmo já prever o pior. Uma morte, portanto, mais do que anunciada. Pela última vez talvez tenha realmente ultrapassado os 200km/h fazendo jus ao slogan da comunidade de Orkut a qual pertencia. Mais uma família destroçada pela tragédia dos acidentes de trajeto. Ou seja, o Brasil vem perdendo, portanto, seus jovens pela violência do trânsito e tem se mostrado incompetente para minimizar tamanha tragédia. Registre-se que muitos, embora não morrendo, gravemente lesionados nos acidentes, acabam se transformando mortos em vida.

Segundo uma revista semanal de grande circulação, numa matéria de setembro último, o álcool está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. A matéria diz que o Brasil tem um número de alcoólatras - muitos dirigem automóveis- estimado em 15 milhões, o dobro da população da Suíça. Mas a realidade pode ser ainda pior. Os médicos da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas, explica a reportagem, estimam que na verdade 10% dos 192 milhões de brasileiros tenham problemas graves com a bebida. O alcoolismo mata cerca de 30 mil pessoas por ano no Brasil, muitas alcoolizadas ao volante.

O fenômeno da imprudência ao volante ultrapassa também nossas fronteiras parecendo mesmo arraigada à cultura irresponsável do ser humano na condução veicular. A ex-miss dos EUA Rima Fakih compareceu nesta última quarta-feira (18/01) a um tribunal de Detroit para uma a primeira audiência do caso em que é acusada de dirigir bêbada o seu Jaguar. Segundo a polícia, Fakih, de 26 anos, estava dirigindo a quase 100 km/h e “costurando” ( em zigue-zague), no trânsito sem sinalizar quando foi parada, no dia 3 de dezembro. Policiais disseram ter encontrado uma garrafa de champanhe aberta detrás do banco da motorista do carro, um modelo Jaguar 2011. A jovem negou que tivesse bebido, mas um teste do bafômetro indicou em seu organismo um percentual de 0,2mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o equivalente a 4 decigramas de álcool por litro de sangue, superior ao limite legal de 0,08mg lá estabelecido, tolerância ainda mais rígida que no Brasil. A dosagem de álcool encontrada no organismo da ex-miss é duas vezes a tolerável para caracterização da infração de trânsito no Brasil, ou seja 0,1 mg. Note-se que pelo fato de empreender direção perigosa na via, estando alcoolizada, Rima Fakih está sendo processada criminalmente. Registre-se que no final de dezembro, próximo passado, nossa Miss Brasil 2010, Débora Lira, foi vítima de grave acidente, na BR-101, no Espírito Santo, próximo a Gauarapari, onde sua sogra acabou falecendo no local. O namorado de Débora perdeu o controle do veículo muma curva e invadiu a contramão de direção. Chovia muito no momento do acidente. A modelo teve seu baço retirado e recupera-se agora do grave trauma, inclusive psicológico.

Aqui vale inclusive ressaltar o brilhante, contundente e realista artigo da jornalista Martha Medeiros, publicado na ‘Revista O Globo’, de domingo 15/01/12, ao fazer uma comparação de boa parte de nossos motoristas a uma cena do mais novo filme da série ‘Missão Impossível’, onde o ator Tom Cruise, dirigindo um Jaguar, costura, chuleia e prega um botão no trânsito de Dubai, fazendo ultrapassagens miraculosas, tirando finos, quase atropelando uma cáfita de camelos e saindo ileso das peripécias e malabarismos no trânsito. Diz a ilustre jornalista em seu excelente texto: “Quanto mais o motorista acelera, faz ultrapassagens arriscadas e tem pressa em chegar antes que o motorista de trás, mais se atesta sua infantilidade, sua inferioridade e seu despreparo para uma vida consciente e adulta. O que importa, diz ela, é conhecer os truques para voar pelas estradas, sair sem um arranhão e ainda seduzir a garota mais bonita- que é outra bobalhona se aguenta tudo isso quieta”.

Prossegue Martha Medeiros em seu artigo de raro brilhantismo: “A guerra no trânsito só terá menos vítimas quando motoristas tiverem amor-próprio suficiente para não precisarem se exibir. Ninguém se torna mais admirável por chegar primeiro, por arriscar a vida e protagonizar cenas dignas de um filme de ação. Esses continuarão menores que Tom Cruise e sendo meros figurantes de uma viagem que exige bravura, sim, mas de outro tipo. A bravura de proteger sua família, de não enxergar os outros como rivais e de ter habilidade para dirigir a própria vida- que exige bem mais que um volante e uma acelerador: exige cérebro”, escreveu a jornalista. Tal texto deveria ser fixado, ad eternum, nas auto-escolas, universidades, empresas privadas, repartições públicas, etc,etc...

O artigo de Martha Medeiros é um tapa, com luvas de pelica, no rosto de muitos motoristas e motociclistas imprudentes, jovens ou não. Um grito de basta na irresponsabilidade e na imaturidade ao volante, na condução perigosa de veículo automotor. A tragédia e a imprudência no trânsito brasileiro podem ser traduzidas, inclusive, pelos recentes dados do Seguro Obrigatório DPVAT, onde no ano passado foram pagas mais de 360 mil indenizações por lesões corporais, invalidez e óbitos em acidentes de trânsito, num crescimento de 45% em relação a 2010, sendo a faixa etária entre 18 e 34 anos a de maior incidência nos acidentes, com 70% das vitimas do sexo masculino, envolvendo 65% das indenizações motociclistas e seus garupas.

Detecta-se, neste contexto de violência sem fim, que há poucos e raros investimentos em educação de trânsito no Brasil, bem como na infraestrutura de vias urbanas e rodovias, muitas em estado sofrível de manutenção. A educação para o trânsito é a estratégia- fiscalizar e punir sempre que for necessário- mais importante para tornar o trânsito uma atividade mais humana e menos violenta. Educar para o trânsito é educar para a vida. Que a educação de trânsito, em casa e nos currículos escolares, se torne uma realidade nesse país, o quanto antes. Sem cultura civilizada no trânsito continuaremos a perder preciosas vidas. Por enquanto, somos os recordistas mundiais da barbárie, da irresponsabilidade, do estresse e da imaturidade ao volante.


*Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro e pesquisador em violência urbana

Baterias de carros tunados precisam de cuidados especiais


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Por Aponte Comunicação

Automóveis rebaixados, adesivados e com luzes de neon. Cada vez mais é possível ver nas ruas os carros tunados, que além de conferir ao veículo a personalidade do dono, também buscam mais beleza e potência – sem esquecer a segurança. Mas ao aumentar o número de acessórios eletroeletrônicos, o motorista precisa ficar atento a um item essencial: a bateria.

Ao buscar sofisticação, o consumidor deve lembrar que vários equipamentos interferem na bateria, como explica o engenheiro da Baterias Moura, Thiago Dantas. “Em princípio, todos os acessórios que são frequentemente utilizados com o motor desligado consomem a energia da bateria como sistema de som, GPS, alarme e luzes. Os veículos ‘tunados’ possuem mais acessórios que os convencionais, portanto, o sistema de som e a bateria precisam estar muito bem dimensionados e em perfeito estado”, afirma.

Alguns requisitos são necessários para proteger a bateria. Um deles é avaliar se o sistema de geração de energia está dimensionado para as novas cargas. “Como os equipamentos instalados são frequentemente diferentes ou de potência maior que os originais, possivelmente o alternador estará subdimensionado para a nova situação”, explica o engenheiro. Neste caso, é importante medir a tensão nos terminais da bateria com o motor em funcionamento e com todos os equipamentos eletrônicos e elétricos (faróis e som) ligados, inclusive o ar-condicionado, que é mecânico. “A tensão deve estar entre 13,6 e 14,6 Volts”, completa.

Hoje já existem acumuladores que suportam a demanda de todos os equipamentos proporcionando uma vida útil maior, principalmente quando há muitos e longos ciclos de carga e descarga, como é o caso dos veículos tunados.. “O importante é se prevenir na hora de equipar o veículo, mantendo assim, a qualidade e eficiência de todo sistema elétrico e mecânico”, afirma Dantas.

O engenheiro ainda lembra que é muito comum os carros tunados utilizarem equipamentos com o motor desligado durante horas, o que provoca descarga na bateria. “A depender de quanto ela foi descarregada, será necessário uma recarga lenta por 24 horas para trazê-la de volta ao estado de plena carga”, diz Dantas, indicando que o motorista leve a bateria para ser recarregada adequadamente em alguma rede autorizada Esse procedimento garantirá uma vida útil mais longa ao acumulador.

Shopping Metrópole sediará 23º Encontro de Fuscas no próximo dia 22


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Por XComunicação

No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Fusca, o Shopping Metrópole receberá os amantes do carro para um encontro no dia 22 de janeiro, domingo. Mais de 800 Fuscas são esperados no estacionamento do empreendimento, em São Bernardo do Campo, que recebeu a edição de 2010 do evento e superou a expectativa de público.

A 23ª edição do Encontro Nacional do Dia do Fusca, que contará ainda com a venda de peças e acessórios para o clássico carro, tem apoio do Shopping Metrópole e realização do Fusca Clube do Brasil, que completa 27 anos em 2012. Presidente do Fusca Clube do Brasil, Roney C. Iannone, diz que não pretende fazer o encontro em outra cidade. “Apesar de 20 de janeiro ser o Dia Nacional do Fusca, não há como comemorarmos em outra cidade. São Bernardo do Campo é o berço do Fusca”, diz Iannone.

O evento, que já foi sediado quatro vezes pelo Shopping, espera além dos Fuscas, outros veículos da década de 50, refrigerados a ar, como: Brasília, Variant, Karmann-Ghia, SP2, Swinwagen e New Beetle. Alguns destaques dos anos anteriores, como a Kombi/trailer intitulada Safári, devem estar presentes na exposição. “É importante que eventos como esse sejam realizados aqui e é com satisfação que sediamos esta homenagem ao carro que faz parte da história de São Bernardo, assim como o Metrópole”, encerra Maria Ferreira, gerente de marketing do Shopping Metrópole.

A entrada é gratuita para conferir as relíquias do automobilismo. Pedem-se apenas dois quilos de alimentos não perecíveis para os que desejam expor seu Fusca. Os donativos serão entregues para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo do Campo, (SEDESC), que redistribuirá os alimentos para entidades beneficentes do município.


SERVIÇO

ENCONTRO NACIONAL DO DIA DO FUSCA

Local: estacionamento da saída Versolato (Shopping Metrópole)
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200, Centro de São Bernardo do Campo
Horário: das 9h às 14h
Informações: 2842-9900
Entrada gratuita
Para participar com seu Fusca: 2 kg de alimentos não perecíveis

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Volkswagen amplia oferta de veículos com freios ABS e airbags de série


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Por Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil está ampliando o número de modelos de sua linha de veículos equipados com airbags e freios ABS como equipamento standard. Estes dois importantes sistemas de segurança passam a ser equipamentos de série para os modelos Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend fabricados desde o início deste ano, que começam a chegar às concessionárias até o fim do mês.

Os freios ABS e o duplo airbag de série já estavam presentes em alguns modelos nacionais ou fabricados na Argentina, como a picape Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o SpaceCross, o CrossFox, o Fox Prime e o SpaceFox Sportline. Além desses, toda a gama de modelos importados pela Volkswagen da Europa e América do Norte já conta com esses ispositivos, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat Sedan e o Passat Variant, o Passat CC e todas as versões do Jetta.

A ampliação da oferta dos freios ABS e dos airbags como equipamento de série está ajudando a reduzir o custo desses equipamentos. Os modelos da Volkswagen que passam a contar com eles a partir deste mês terão um acréscimo em seus preços normais de apenas R$ 1.300, um custo relativamente baixo se comparado ao preço de mercado. A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.


ABS: segurança ativa

O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do vúmero de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro.

Airbags: segurança passiva

Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a desaceleração brusca do veículo, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.

É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.

Holanda incentiva uso de carros elétricos


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Por Assessoria de imprensa da Ediouro/Coquetel

A empresa israelense Better Place, fabricante de carros elétricos, vai instalar uma estação de carregamento de baterias desses veículos próximo do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, Holanda. A instalação será feita em cooperação com uma empresa de engenharia local. A estação de recarregamento será usada para mostrar as vantagens da tecnologia da Better Place e convencer o governo holandês a adotar o sistema.

A Holanda é considerada um dos países mais avançados da Europa que diz respeito à adoção de carros elétricos. O governo holandês está implantando um programa de “transporte verde”, por meio do qual irá comprar dezenas de carros elétricos de vários tipos para analisar sua viabilidade. Amsterdã é considerada uma cidade líder na área. Há dois meses apresentou um programa para o uso de carros elétricos no centro da cidade. O governo holandês também estuda adotar incentivos fiscais para carros elétricos. Além de Israel, onde pretende instalar 200 estações de recarregamento, a Better Place já vendeu o sistema de carros elétricos para Austrália, Japão e Dinamarca.

Eurobike lança campeonato “Advanced Driving Cup”


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Por Visar Planejamento

A Eurobike acaba de criar o Advanced Driving Cup, direcionado para os alunos do curso de pilotagem também aplicado pela rede. A sugestão partiu dos próprios alunos, que ao concluírem o curso solicitaram a elaboração de uma copa para que pudessem experimentar as novas técnicas e desfrutar de todas emoções que uma corrida oferece.

O Advanced Driving Cup é homologado pela FGA, e inédito no Brasil, destinado aos alunos da escola que buscam se capacitar em competições. “Nosso diferencial está na qualidade dos veículos e principalmente no preço por prova e por piloto que é bem atrativo. Como escola, pretendemos ser uma categoria de acesso aos campeonatos profissionais.”, explica Fabio Bernardes, diretor do Eurobike Advanced Driving School.

O campeonato terá três etapas, em três autódromos diferentes, Tarumã, Guaporé e Velopark. O grid será formado por nove carros e 18 pilotos e os requisitos para participar é possuir carteira PGC-B e ter concluído os módulos de treinamento da Advanced Driving School. A escola terá uma edição especial de 27 a 29 de janeiro para habilitar a tempo os interessados em competir no Advanced Driving Cup.

Cronograma:
1ª etapa Tarumã – 9 e 10 de março
2ª Etapa Guaporé – 13 e 14 de abril
3ª Etapa Velopark – 25 e 26 de maio

Informações: (51) 3373-7678 ou contato@advanceddriving.com.br

Conheça mais sobre o curso e campeonato no www.advanceddriving.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um milhão de veículos Peugeot e Citroën equipados com o eCall



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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

A PSA Peugeot Citroën mantém a liderança na implantação do eCall na Europa com o Citroën e-Touch e o Peugeot Connect. Mais de um milhão de veículos Peugeot e Citroën equipados com esse serviço foram comercializados desde 2003 e permitiram que cerca de 5.500 pessoas em dificuldade tenham sido socorridas pelos serviços de emergência nos 10 países da Europa onde o serviço está ativo.

Desde 2010, a PSA Peugeot Citroën democratizou essa função com o lançamento da Caixa Telemática Autônoma (BTA). Esse equipamento eletrônico, embarcado e conectado ao automóvel, separa as funções telemáticas das outras funções, como o viva-voz do telefone. Ela oferece sua própria solução de comunicação, dispensando o cliente de fazer uma assinatura do serviço, durante toda a vida útil do veículo.

O eCall, ou Chamada de Emergência, vem acompanhado da denominada “assistência geolocalizada”, que põe os ocupantes do veículo em contato com uma assistência técnica em caso de pane. A Chamada de Emergência desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën recebeu, no final de 2010, o prêmio “Euro NCAP Advanced” por seu avanço tecnológico em matéria de segurança. Esse desempenho inédito para uma montadora generalista confirma que a segurança dos veículos está no centro das preocupações da PSA Peugeot Citroën, que propõe soluções de segurança inovadoras e eficientes.

Como funciona?

O eCall, ou Chamada de Emergência, estabelece a comunicação entre o condutor e uma plataforma de assistência especializada. Em caso de acidente, uma mensagem curta (SMS), incluindo a identificação do veículo, os dados telefônicos do proprietário e sua localização geográfica precisa, é enviada em modo manual ou automático através de uma ligação GSM para uma plataforma de assistência (Inter Mutuelles Assistance na França, por exemplo) que hospeda e coordena a estrutura de recepção e de processamento das chamadas.

Um operador entra em contato com o condutor em seu idioma de origem, mesmo que esteja em outro país, e analisa a situação: localização do veículo, gravidade do acidente, número de feridos, necessidade eventual de enviar socorros. Ele transmite, quando necessário, essas informações aos serviços de socorro competentes na zona geográfica em questão (bombeiros, serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU -, polícia...). Se o condutor não estiver em condições de atender, a chamada é enviada automaticamente aos serviços de socorro. A chamada de emergência da PSA Peugeot Citroën contribui para uma rápida intervenção dos serviços de socorro, colaborando para a redução da gravidade dos ferimentos e do número de mortos em acidentes na estrada.

EBF Capacetes participa do Salão Bike Show 2012



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Por Aliah Percepção

A EBF vai apresentar sua linha de capacetes 2012 na 2ª edição do Salão Bike Show, que acontece de 26 a 29 de janeiro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Os visitantes do evento poderão conhecer os novos capacetes e decorações da marca, como os modelos E0X e EBF-7, que estão ainda mais leves e modernos.

Presente pela primeira vez no evento, a EBF pretende aumentar sua participação no Estado. “O mercado carioca de motociclismo é excelente, por isso, com esse evento buscamos aproximar a marca dos diferentes públicos, nos tornando referência também no Rio”, afirmou o gerente de Marketing da empresa, Marco Gelatti.
Voltado a profissionais da área de motociclismo e ciclismo, usuários e compradores de motos, peças e acessórios, o Salão Bike Show gera negócios e apresenta as novidades do mercado. Em sua primeira edição, realizada em 2011, o evento recebeu mais de 28 mil visitantes, e contou com 70 expositores e 200 marcas.

Capacete E0X

Quem procura qualidade, segurança e conforto precisa experimentar o E0X, novo capacete da EBF . Com design em estilo europeu, o E0X é seguro, aerodinâmico, ventilado e moderno. Seu principal diferencial está no casco. Muito mais leve, ele causa menos fadiga no piloto e proporciona menos estresse. Seu acabamento interno dá mais conforto, com forração removível e lavável, e possui uma ampla viseira com 2mm e proteção anti-risco. Outro destaque está no grafismo em decal envernizado, tanto na linha masculina quanto na feminina. O E0X é uma ótima opção para uso urbano ou em rodovias.
Capacete EBF7

O mais novo lançamento da EBF Capacetes é a evolução de um clássico. Sinônimo de qualidade e segurança, o EBF7, um dos capacetes mais vendidos do Brasil, chega agora ainda mais leve e confortável.

Com design europeu, suas curvas são suaves e modernas. O projeto de relançamento alia resistência e conforto. Seu diferencial está na leveza e no design, que tornam o EBF7 uma excelente opção para uso urbano ou em rodovias. Possui acabamento interno que proporciona mais conforto, forração removível e lavável, e decoração com adesivos. Além disso, tem também uma ampla viseira injetada de 2 mm, que oferece ainda mais segurança.

O EBF7 foi lançado em 05 versões para agradar a todos os gostos:

- Sólido, Stars, Arabesco e Gecko: práticos e descolados, para uso diário.

- Alto: com viseira antirrisco, interior com tecido especial e adesivação envolvente.


Jovens de 18 a 34 anos e casos de invalidez lideram estatísticas de indenização por acidentes de trânsito


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Por Approach - Cristiane Simões e Amanda Lopez

No ano de 2011, 366.356 pessoas receberam o Seguro DPVAT no Brasil, totalizando mais de R$2,287 bilhões pagos. Criado em 1974 para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, este ano o seguro bateu recorde de indenizações pagas, um aumento de 45% em relação ao ano de 2010. Chama atenção o fato de que mais de 51% dos acidentados estarem na faixa de 18 a 34 anos, justamente onde se concentra a maior parte da população economicamente ativa do país. Outro fato alarmante é o crescimento de 58% dos casos de invalidez permanente em relação ao ano anterior. Em 2011 foram pagas, ao todo, 239.738 indenizações por esse tipo de dano.

Para a Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro, o aumento expressivo do número de indenizações é resultado de uma combinação de fatores. “Temos trabalhado para que cada vez mais cidadãos tenham acesso ao Seguro DPVAT, por isso estamos investindo em divulgação e na abertura de novos pontos de atendimento, principalmente através de parceiros. Só em 2011, o sistema ganhou 900 novos pontos de atendimento oficiais. Além disso, a imprudência no trânsito, como a combinação de álcool e direção, alta velocidade e a falta do uso do cinto de segurança nas estradas, tem causados acidentes cada vez mais graves”, aponta o diretor-presidente da Seguradora, Ricardo Xavier.

Refletindo essa afirmação, as estatísticas apontam que 58.134 pessoas receberam indenização por morte no período. Outras 68.484 pessoas também receberam reembolso de despesas médicas em 2011. Levando em conta que os acidentados tem um prazo de três anos para solicitar o benefício do Seguro DPVAT, esses números ainda podem aumentar, tendo em vista que para acidentes ocorridos a partir de 2009 ainda cabe solicitação de indenização.

Por categoria de veículo, as motos são, mais uma vez, as grandes vilãs. 65% dos acidentes indenizados envolveram esse tipo de veículo. Na análise da Seguradora Líder DPVAT, o crescimento da frota de motocicletas tem contribuído para o crescimento do número de acidentes. “O motociclista é um para-choque, muito suscetível a danos devido à sua posição de exposição no veículo. Qualquer batida, que para um motorista de carro resultaria em um dano pequeno, é capaz de deixar um motociclista com alguma sequela”, aponta Ricardo Xavier. Em 2011, considerando os casos de invalidez permanente, os acidentes com motocicleta representaram 72% das indenizações no período.

As estatísticas apontam ainda que em cerca de 77% dos casos envolvendo todos as categorias de veículo e diversos tipos dano, a vítima é homem, sendo, na maioria das vezes, o próprio motorista. Considerando as indenizações pagas por Região, as estatísticas apresentam particularidades em cada parte do país. No Sudeste foi registrado o maior número de casos de acidentes de trânsito que causaram morte. Ao todo, 38% das indenizações resultantes de ocorrências fatais foram destinados a vítimas da Região. Já no Nordeste estão concentrados 30% dos casos de indenização por invalidez permanente e, no Sul, o maior número de reembolsos por despesas médicas – 43%.


Sobre o Seguro DPVAT

No Brasil, todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito tem direito ao Seguro DPVAT. As situações indenizadas são: morte (R$ 13.500) ou invalidez permanente (até R$ 13.500, dependendo do tipo de invalidez), e reembolso de despesas médicas (até R$2.700) . O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e/ou de reembolso do Seguro DPVAT, não sendo necessário o auxílio de intermediários ou advogados, já que o procedimento é simples e gratuito. Basta juntar a documentação necessária e levar ao ponto de atendimento mais próximo. Os recursos do Seguro são financiados pelos proprietários de veículos, por meio de pagamento anual. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde, para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país. 5% são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação exclusiva em programas destinados à prevenção de acidentes de trânsito. Os demais 50% são voltados para o pagamento das indenizações.

Serviço

SAC DPVAT: 0800 022 12 04 - Horário de funcionamento: Todos os dias
Site DPVAT : www.dpvatsegurodotransito.com.br