quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um milhão de veículos Peugeot e Citroën equipados com o eCall



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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

A PSA Peugeot Citroën mantém a liderança na implantação do eCall na Europa com o Citroën e-Touch e o Peugeot Connect. Mais de um milhão de veículos Peugeot e Citroën equipados com esse serviço foram comercializados desde 2003 e permitiram que cerca de 5.500 pessoas em dificuldade tenham sido socorridas pelos serviços de emergência nos 10 países da Europa onde o serviço está ativo.

Desde 2010, a PSA Peugeot Citroën democratizou essa função com o lançamento da Caixa Telemática Autônoma (BTA). Esse equipamento eletrônico, embarcado e conectado ao automóvel, separa as funções telemáticas das outras funções, como o viva-voz do telefone. Ela oferece sua própria solução de comunicação, dispensando o cliente de fazer uma assinatura do serviço, durante toda a vida útil do veículo.

O eCall, ou Chamada de Emergência, vem acompanhado da denominada “assistência geolocalizada”, que põe os ocupantes do veículo em contato com uma assistência técnica em caso de pane. A Chamada de Emergência desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën recebeu, no final de 2010, o prêmio “Euro NCAP Advanced” por seu avanço tecnológico em matéria de segurança. Esse desempenho inédito para uma montadora generalista confirma que a segurança dos veículos está no centro das preocupações da PSA Peugeot Citroën, que propõe soluções de segurança inovadoras e eficientes.

Como funciona?

O eCall, ou Chamada de Emergência, estabelece a comunicação entre o condutor e uma plataforma de assistência especializada. Em caso de acidente, uma mensagem curta (SMS), incluindo a identificação do veículo, os dados telefônicos do proprietário e sua localização geográfica precisa, é enviada em modo manual ou automático através de uma ligação GSM para uma plataforma de assistência (Inter Mutuelles Assistance na França, por exemplo) que hospeda e coordena a estrutura de recepção e de processamento das chamadas.

Um operador entra em contato com o condutor em seu idioma de origem, mesmo que esteja em outro país, e analisa a situação: localização do veículo, gravidade do acidente, número de feridos, necessidade eventual de enviar socorros. Ele transmite, quando necessário, essas informações aos serviços de socorro competentes na zona geográfica em questão (bombeiros, serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU -, polícia...). Se o condutor não estiver em condições de atender, a chamada é enviada automaticamente aos serviços de socorro. A chamada de emergência da PSA Peugeot Citroën contribui para uma rápida intervenção dos serviços de socorro, colaborando para a redução da gravidade dos ferimentos e do número de mortos em acidentes na estrada.

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