sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Baterias de carros tunados precisam de cuidados especiais


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Por Aponte Comunicação

Automóveis rebaixados, adesivados e com luzes de neon. Cada vez mais é possível ver nas ruas os carros tunados, que além de conferir ao veículo a personalidade do dono, também buscam mais beleza e potência – sem esquecer a segurança. Mas ao aumentar o número de acessórios eletroeletrônicos, o motorista precisa ficar atento a um item essencial: a bateria.

Ao buscar sofisticação, o consumidor deve lembrar que vários equipamentos interferem na bateria, como explica o engenheiro da Baterias Moura, Thiago Dantas. “Em princípio, todos os acessórios que são frequentemente utilizados com o motor desligado consomem a energia da bateria como sistema de som, GPS, alarme e luzes. Os veículos ‘tunados’ possuem mais acessórios que os convencionais, portanto, o sistema de som e a bateria precisam estar muito bem dimensionados e em perfeito estado”, afirma.

Alguns requisitos são necessários para proteger a bateria. Um deles é avaliar se o sistema de geração de energia está dimensionado para as novas cargas. “Como os equipamentos instalados são frequentemente diferentes ou de potência maior que os originais, possivelmente o alternador estará subdimensionado para a nova situação”, explica o engenheiro. Neste caso, é importante medir a tensão nos terminais da bateria com o motor em funcionamento e com todos os equipamentos eletrônicos e elétricos (faróis e som) ligados, inclusive o ar-condicionado, que é mecânico. “A tensão deve estar entre 13,6 e 14,6 Volts”, completa.

Hoje já existem acumuladores que suportam a demanda de todos os equipamentos proporcionando uma vida útil maior, principalmente quando há muitos e longos ciclos de carga e descarga, como é o caso dos veículos tunados.. “O importante é se prevenir na hora de equipar o veículo, mantendo assim, a qualidade e eficiência de todo sistema elétrico e mecânico”, afirma Dantas.

O engenheiro ainda lembra que é muito comum os carros tunados utilizarem equipamentos com o motor desligado durante horas, o que provoca descarga na bateria. “A depender de quanto ela foi descarregada, será necessário uma recarga lenta por 24 horas para trazê-la de volta ao estado de plena carga”, diz Dantas, indicando que o motorista leve a bateria para ser recarregada adequadamente em alguma rede autorizada Esse procedimento garantirá uma vida útil mais longa ao acumulador.

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