CAIPIRINHA-MÓVEL - Imagine a cena: você está se bronzeando na praia de South Beach, em Miami. Sol, calor, pessoas bonitas. Falta só uma coisa para tudo ficar perfeito: uma saborosa e refrescante caipirinha. Então você ouve bossa nova ao fundo, em plena Flórida. Quando você vira para olhar de onde vem… é um sonho? Não, é um caminhão de caipirinhas! Com as cores verde limão e verde bandeira da premium Cachaça Leblon, que lança no Brasil o movimento “Salve a Caipirinha”, o Caipi-Mobile vem percorrendo as ruas de Miami há aproximadamente um mês, distribuindo doses do nosso mais famoso drink para gringos e turistas. Mesmo em horários de rush, preso no tráfico das principais avenidas da cidade (como South Beach Ocean Drive, Collins Ave e Coconut Grove), o caminhão toca alegremente canções de bossa nova, samba e a música da caipirinha pelos seus alto-falantes, provocando a curiosidade e sorrisos dos observadores. Em áreas públicas, os transeuntes assinam o manifesto “Legalize Cachaça” e ainda recebem lições de caipirinha e cachaça enquanto degustam caldo fresco de cana-de-açúcar. Já em áreas fechadas, onde é permitido consumir bebidas alcoólicas pelo governo americano, o Caipi-Mobile serve caipirinhas de Cachaça Leblon, consideradas as melhores do mundo – literalmente: Leblon está presente nas mais importantes cidades do mundo, como Paris, Londres, Sidney, Nova York, Las Vegas e São Francisco, entre outras. Depois de Miami, o caminhão segue com suas cores, canções, sorrisos e caipirinhas para Nova York e Los Angeles, levando consigo um pedacinho do Brasil e espalhando o conceito de nosso mais famoso coquetel: a caipirinha de cachaça. SE BEBER NÃO DIRIJA.
FROTA RENOVADA - A Marcopolo, principal fabricante nacional de ônibus, já iniciou a entrega dos novos ônibus adquiridos pelo Grupo Gontijo. São 13 unidades do modelo Paradiso 1200 G7, 10 do Viaggio 900 G7 e 192 do Paradiso 1200 G6 para as empresas Continental, Gontijo, São Cristóvão e São Geraldo. A aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas, voltadas para o transporte rodoviário. "O Grupo Gontijo é uma das principais operadoras do transporte brasileiro, com mais de 1.500 veículos responsáveis pelo transporte de cerca de cinco milhões de passageiros/ano. Cliente tradicional, o grupo escolheu agora novos modelos para o contínuo programa de renovação de sua frota”, explica Paulo Corso, diretor da Marcopolo. Considerado ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo Paradiso 1200, com chassi Scania K-420 6x2, apresenta baixo custo operacional e extrema robustez. Os Paradiso G7 contam ainda com equipamentos exclusivos, como os kits para refrigeração de freios e pneus. Instalados nas caixas de roda, aproveitam o fluxo natural de circulação do ar com o veículo em deslocamento para reduzir a temperatura desses componentes e ampliar a sua vida útil. As 10 unidades do recém-lançado Viaggio 900 Geração 7 são equipadas com chassi Scania F270 4x2. Os veículos proporcionam elevado padrão de conforto aos usuários e um dos menores custos operacionais do mercado. (Crédito da foto: Walter Silva)
LEVANTAMENTO DO ROTEIRO - A partir do próximo domingo (21/02), o roteiro da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões começará a ser definido. Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas Race, e Edu Sachs, diretor técnico da prova, partem para o primeiro levantamento, que será todo aéreo. Este ano, a segunda maior competição fora-de-estrada do mundo acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). "Este primeiro levantamento deve durar dez dias. Vamos sair de Goiânia e fazer o reconhecimento aéreo para ter as melhores alternativas de caminho. Continuamos com a intenção de melhorar o roteiro a cada ano, o deixando mais técnico para os competidores, e vamos trabalhar para que o resultado final supere as edições anteriores", disse Marcos Moraes. "Como aconteceu no ano passado, o roteiro deve ficar por volta dos cinco mil quilômetros. Na primeira parte, a prova deverá acontecer em estradas de terreno de piçarra. Depois, por volta da metade, a tendência é passar para a areia e, no final, acontecer em um misto de cascalho e areia", finalizou Moraes.
MUDANÇAS NA BOSCH - Gerson Fini é o novo vice-presidente da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina. Ele assumiu em janeiro a posição que antes era ocupada por Christian Sobottka, agora, vice-presidente executivo de vendas da divisão Chassis Systems Control na unidade da Bosch em Abstatt - Alemanha. A Gasoline Systems é a divisão da Bosch responsável pela criação da tecnologia Flex Fuel e sua evolução, atualmente marcada pelo sistema Flex Start, tecnologia que elimina o tanquinho adicional de gasolina existente nos carros com motores Flex. Fini é graduado em Engenharia Mecânica, especializou-se em Engenharia Industrial de Qualidade e fez MBA em Gestão Empresarial. O executivo, que trabalha na Bosch há 26 anos, construiu sua carreia atuando principalmente na área de Compras. Entre 2 003 e 2008 foi diretor de Compras e Logística da Robert Bosch América Latina. Durante o ano passado, Fini esteve na Bosch na Alemanha, onde atuou em conjunto com a vice-presidência mundial da divisão Gasoline Systems. Dentre suas atribuições no novo cargo, ele responde por duas fábricas (uma em Campinas-SP e outra em Aratu-BA) que, juntas, contam com cerca de 1.700 colaboradores. Para mais informações, visite o site: http://www.bosch.com.br/
CITROËN INICIA TEMPORADA - A equipe Citroën começou bem a temporada 2010 do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Os hexacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena levaram o Citroën C4 ao segundo lugar no Rali da Suécia, um resultado excelente em uma prova disputada em pisos com neve – condição em que os pilotos nórdicos são especialistas. O rali foi vencido por Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, os maiores adversários de Loeb/Elena na luta pelo título mundial na temporada passada. Loeb/Elena chegaram a liderar o rali no primeiro dia de prova e perseguiram Hirvonen/Lehtinen no segundo. A dupla finlandesa, aproveitando a familiaridade com o piso de neve, abriu boa vantagem e largou para as etapas finais com mais de 16 segundos de vantagem. Loeb manteve um ritmo forte para tentar passar à frente no tempo acumulado, mas depois optou por assegurar sua colocação. “Eu já havia tomado alguns sustos e, quando esbarrei em um banco de neve, decidi que era melhor começar o campeonato com um segundo lugar do que com um abandono”, explicou o piloto francês. “Nossos rivais tiveram uma atuação perfeita e nós começamos o campeonato marcando pontos importantes. Espero dar o troco na próxima etapa, no México.” Além de Loeb/Elena, a Citroën colocou outros três carros, todos modelo C4, entre os dez primeiros colocados. Os espanhóis Daniel Sordo/Marc Martí, companheiros de Loeb/Elena no Citroën Total World Rally Team, terminaram em quarto lugar, imediatamente à frente dos franceses Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, do Citroën Junior Team. Em nono, terminou o C4 particular tripulado pelo norueguês Petter Solberg e pelo britânico Phil Mills. O finlandês Kimi Räikkönen, campeão mundial de Fórmula 1 em 2007, fez seu primeiro rali pelo Citroën Junior Team e terminou em 30º lugar. Ele e seu navegador, Kaj Lindström, perderam 25 minutos no primeiro dia de prova após rodar e colidir com um banco de neve. “Fiquei desapontado, mas depois me preocupei em chegar ao final pela primeira vez em uma etapa do WRC”, afirmou o piloto, que abandonou sua prova de estréia, em 2009, após sofrer um acidente. O Rali da Suécia marcou a estréia de um novo sistema de pontuação – o mesmo que será utilizado no Campeonato Mundial de Fórmula 1. Passam a pontuar os dez primeiros colocados em cada prova, na escala 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 do primeiro ao décimo colocado.
TRÂNSITO PARA A INDY - A cidade de São Paulo irá receber no próximo dia 14 de março a São Paulo Indy 300, prova que abre a temporada da Fórmula Indy. O Circuito do Anhembi utilizará a região do Sambódromo, circundando o complexo de eventos. O traçado também utilizará parte da pista local da Marginal Tietê, cujo nome oficial, naquele trecho, é Avenida Assis Chateaubriand. Conforme divulgado no dia 4 de fevereiro, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) irá implantar um plano especial de tráfego para região do circuito nos dia 13 (data dos treinos) e 14 de março (corrida). Para evitar transtornos ao trânsito em um dia de semana, na sexta-feira não haverá atividades no circuito da Fórmula Indy em São Paulo. A CET terá uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatele, reforçando a orientação e fiscalização do trânsito. A Avenida Olavo Fontoura será bloqueada. Em todo o entorno do Parque do Anhembi haverá proibição de estacionamento. Na operação de trânsito serão empregados 700 funcionários e 80 viaturas da CET, além de guinchos e motos. A região será sinalizada por 1.500 cavaletes, 400 cones e 100 rolos de fita zebrada. Para facilitar a chegada do público ao circuito a CET oferece caminhos de rota alternativa (ver abaixo), bolsão para ônibus fretados, bolsões para taxi e serviço ATENDE para pessoas com necessidades especiais. O uso do transporte coletivo é recomendado, uma vez que o metrô e várias linhas de ônibus cobrirão as necessidades da região.
SALÃO DO CARRO E ACESSÓRIOS - A quinta edição do Salão do Carro e Acessórios já tem data marcada para acontecer. De 17 a 21 de abril, o maior evento do segmento na América Latina abre suas portas para receber o público, que poderá conferir as novidades e atrações nos estandes dos cerca de 100 expositores, compostos por montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, prestadores de serviço, representantes e fornecedores ligados ao setor. O evento acontecerá no Expo Center Norte, na capital paulista. O Salão do Carro e Acessórios é organizado pela Megacycle, empresa que há 17 anos realiza eventos em diversas áreas, e pelo bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi, que neste ano completa 40 anos da sua primeira vitória na Fórmula 1. “O salão já se consolidou como um dos mais importantes eventos do setor automobilístico, com um público que superou 75 mil pessoas em sua última edição. Além de um ótimo programa para os apaixonados por carros e suas famílias, o salão é também um espaço com total estrutura para a realização de negócios”, afirma Fittipaldi. Esta edição conta com o patrocínio da Goodyear e Nestlé, e apoio da Pósitron e da Scorro, as rodas oficiais do Salão.
PARCERIA DE SUCESSO - Pela terceira vez consecutiva, as juntas homocinéticas da marca Spicer e as bombas d’água da marca Urba foram as grandes campeãs nas categorias “participação de mercado” e “lembrança da marca”, segundo pesquisa da CINAU – Central de Inteligência Automotiva. A Nakata, fabricante de freios e suspensão, também foi lembrada entre uma das marcas mais importantes do setor nas categorias: amortecedores, molas e componentes de direção. Todos os anos, a CINAU avalia, por meio de pesquisas com varejistas e aplicadores do setor de reposição, a atuação de importantes marcas do setor automotivo. A Spicer, Urba e Nakata são algumas marcas de sucesso que fazem parte do portfólio da Affinia Automotiva que completou recentemente cinco anos de presença no Brasil. Especialista no segmento aftermarket, a Affinia já nasceu forte, graças à força de suas marcas. A Spicer, por exemplo, carrega o nome de Clarence Spicer, inventor da junta universal, base do sistema de eixos cardans, e há cerca de 50 anos no mercado automotivo nacional, é líder nos sistema de transmissão de força. Investindo há décadas em novos produtos e tecnologia, oferece todos os componentes que existem entre câmbio e rodas. A Urba é outro exemplo, criada em 1948, a marca veio atender uma grande necessidade dos motoristas brasileiros da época, que não encontravam bombas d’água para reposição com qualidade e preço acessível. Nos anos seguintes, com grandes investimentos, a linha de bombas Urba passou também a ser fornecida para montadoras e exportada para diversos países. Hoje, a marca é líder absoluta em bombas d’água para reposição. A Nakata, uma empresa 100% brasileira, foi fundada em 1957 pelos irmãos Nakata que iniciaram sua vocação automotiva ao produzirem a barra de direção do Fusca que estava sendo nacionalizado. A marca é hoje referência em componentes de freios e suspensão e direção. Individualmente, todas as marcas possuem grande confiabilidade e relações duradouras com o mercado e os consumidores.
NA COR DA CAIXA - A Johnson Controls, maior fabricante brasileiro e mundial de baterias automotivas, anuncia que passou a adotar a cor vermelha na caixa dos modelos destinados à utilização estacionária. A medida tem por objetivo contribuir para a redução da incidência de furtos. Arnoldo Galvão, gerente nacional de produto de baterias especiais da Johnson Controls, informou que a cor vermelha adotada para as baterias Freedom poderá ser mais facilmente identificada no mercado de reciclagem, no qual tem sido frequente o aparecimento de produtos furtados. "A Johnson Controls decidiu adotar uma forma de contribuir com as autoridades policiais e com o próprio mercado para conter ou, pelo menos, reduzir a incidência de furtos que ocorrem principalmente em aplicações de telecomunicações e empresas de energia", afirmou. As baterias estacionárias, quando furtadas, além de serem vendidas para a reciclagem são transformadas para aplicações automotivas, normalmente adquiridas no mercado paralelo. Por esse motivo, a empresa decidiu diferenciar os produtos para alertar o mercado que, de forma equivocada, comercializa baterias estacionárias para aplicações automotivas. A cor vermelha adotada pela Johnson Controls servirá para prevenir os consumidores, de acordo com Arnoldo Galvão. O gerente acrescenta que a medida também servirá de advertência aos recicladores, que acabam sendo procurados pelos furtadores que vendem as baterias devido à grande quantidade de chumbo que contêm, com peso entre 9 e 60 quilos, conforme modelo e aplicação. A Johnson Controls anuncia, também, que irá reforçar a comunicação às revendas e recicladoras de que a bateria Freedom (caixa vermelha) é destinada, exclusivamente, para aplicação estacionária.
REGULAMENTOS TÉCNICOS - A Comissão dos Grandes Prêmios, reunida em Barcelona, redefiniu os novos regulamentos para a Moto GP em 2012. Foi confirmado o aumento da capacidade volumétrica dos motores para 1.000cc, proposta em dezembro passado. No máximo 4 cilindros e um diâmetro limite de 81mm. As novidades decidas são peso máximo de 153 kg para motos com mais de 800cc e 150 kg para motos até 800cc; até seis motores por piloto na temporada; tanque de combustível de 21 litros, com as seguintes exceções para as equipes privadas: cada piloto poderá usar 12 motores por época e a capacidade do tanque de combustível será de 24 litros. Até maio teremos novas determinações para essas equipes que ficamnominadas Claiming Rule Teams (CRT). Foram também introduzidas mudanças na pressão dos pneus, já para 2010. Ficam proibidos os sensores da pressão dos pneus, como os da temperatura que já haviam sido banidos. Para a categoria Moto2, definiram-se procedimentos para pedidos e substituição de motores que estejam abaixo do padrão urante a temporada.
AGÊNCIA ROCK – A Nissan do Brasil escolheu a Rock Comunicação como sua nova agência para ações de ativação da marca e organização de eventos. “Com a Rock, a Nissan poderá direcionar suas demandas, contando com a expertise de ótimos profissionais do mercado. Nossa intenção é fortalecer a marca no país, dando suporte ao que a empresa oferece de melhor: qualidade, tecnologia e design em seus produtos”, explica Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan. A nova agência vem se juntar a outras três responsáveis pela construção da marca junto a Nissan: a LewLara \ TBWA, responsável pela criação das campanhas de produtos e de varejo; a ID \ TBWA, focada em Intranet e Internet e a DMS Box, responsável por ações em pontos de venda. O processo de seleção levou quatro meses e contou com a participação de outras importantes agências do mercado. A Rock Comunicação tem como sócios Henrique Sutto, Kito Mansano e Leonardo Prazeres que também buscavam um cliente de peso no setor automobilístico.
TURBO PARA O PEQUENO – A Honeywell, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de turboalimentação, inova com o projeto de um modelo específico para pequenos motores a gasolina, como o 1.4L, que será lançado no novo carro da General Motors Chevy Cruze. O motor GM 1.4L será equipado com a mais recente tecnologia de turbo da Honeywell para motor a gasolina, que incorpora novos avanços na concepção dos rolamentos e aerodinâmica, especialmente adequados para pequenos motores a gasolina. "Graças à capacidade da turboalimentação em elevar a potência e o torque dos motores de menor deslocamento, conferindo desempenho igual ou superior aos propulsores acima de 2,0 litros, a sua adoção está em andamento nos Estados Unidos e ao redor do mundo", disse Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems. "Durante os próximos 10 anos, esta tendência fará com que a capacidade volumétrica (deslocamento médio) dos motores nos Estados Unidos seja reduzida de 3.6L para 2.9L, com crescimento da participação dos propulsores de quatro cilindros com turboalimentação, no lugar dos V8 e V6. Como fabricante líder de sistemas de turboalimentação, estamos muito bem posicionados para ajudar a impulsionar uma maior eficiência energética e reduzir as emissões na indústria automobilística”, comentou Alex Ismail.
100% DOS SEGURADOS - A eficiência, a qualidade e a excelente estrutura oferecidas pela Autoglass permitiram à SulAmérica Auto aderir aos serviços da rede com 100% da carteira de seus segurados. A partir deste mês os clientes do seguro auto da SulAmérica terão atendimento exclusivo para vidros, faróis, lanternas e retrovisores automotivos por meio da Autoglass em todo o território nacional, que conta com 26 unidades e mais de 700 pontos de atendimento distribuídos pelo País, além de oferecer o serviço móvel, conhecido como Autoglass Express, com mais de 80 veículos. Segundo Eduardo Borges, superintendente comercial da Autoglass, a exclusividade no atendimento dos segurados da SulAmérica é uma prova do competente trabalho que toda a equipe tem prestado. “A adesão de grandes empresas do mercado segurador comprovam o crescimento da Autoglass e a qualidade dos serviços prestados”, destaca.
ECOFIBRA PARA PORTA-PACOTES - O novo Ford EcoSport 2011, lançado no início de fevereiro no mercado brasileiro, conta com revestimento interno em Ecofibra, matéria-prima totalmente reciclável, produzida pela Artegor, empresa do Grupo Artecola, especializada no desenvolvimento e fabricação de laminados especiais. O veículo conta também com um novo porta-pacotes, que contribui para maior conforto acústico interno e redução no peso específico da peça. Segundo Evandro Kunst, diretor da Artecola, este é um dos primeiros porta-pacotes totalmente recicláveis do mercado brasileiro e demonstra o crescimento da aplicação de componentes sustentáveis “verdes” nos automóveis nacionais. Os produtos da marca Ecofibra são fabricados com matérias-primas atóxicas, que incluem polímeros da família das Poliolefinas, com fibras vegetais, como a farinha de madeira entre outras, totalmente recicláveis. É considerado um dos primeiros materiais que permitem reaproveitamento completo, mesmo das aparas resultantes do processo de fabricação das peças. O reaproveitamento pode ocorrer até mesmo após o final da vida útil dos componentes.
Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
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