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Mais de 90% dos veículos usam
pinças de freio nas rodas dianteiras e cerca de 20% utilizam pinças de
freio nas quatro rodas, componentes que devem estar em boas condições
para não ocasionar problemas na frenagem. Há dois tipos de pinças de
freio – fixa e flutuante. Nas pinças do tipo flutuante, que equipam a
maioria dos veículos leves, na hora de fazer a manutenção, o kit dos
pinos guia da pinça de freio devem ser
avaliados. “Ele tem a importante função de garantir o movimento livre da
pinça de freio durante as frenagens e o perfeito assentamento das
pastilhas no disco”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de
Produto da Controil.
Indicativos que apontam problemas nas pinças
Marchiniak alerta para as consequências de não fazer a troca periódica do reparo, entre elas, superaquecimento do sistema, desgaste não uniforme das pastilhas de freio, ruídos e trepidações durante as frenagens e veículo puxando para um dos lados ao frear, além de danificar o alojamento do cavalete da pinça.
Importância da revisão
Segundo Marchiniak, o kit dos pinos guia da pinça de freio devem ser revisados a cada troca de pastilhas ou durante as revisões periódicas. “As altas temperaturas e resíduos podem provocar desgaste, dificultando o funcionamento adequado da pinça de freio”, comenta.
Sinais que indicam desgaste
Os
sinais de desgaste dos pinos podem ser facilmente observados quando
há ruído nas pinças de freio ao trafegar por vias irregulares, e, neste
caso, devem ser trocados.
Características e materiais
Fabricado com matéria-prima e processo de alta tecnologia, o kit de reparação Controil, conta com tratamento superficial dos pinos, proporcionando uma camada de proteção contra oxidação, além de garantir perfeita montagem e desempenho. Acompanha graxa especial para lubrificação adequada, sem contaminar os componentes de vedação.
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
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