sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Manutenção correta do veículo ajuda na economia de combustível

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A manutenção correta e cuidados no modo de dirigir têm impacto direto no consumo de combustível do carro. Quando o veículo está em boas condições, ele funciona de forma mais eficiente, exigindo menos esforço do motor para rodar. Além disso, garante um custo menor de manutenção e evita eventuais problemas ao dirigir. 

“Manter a manutenção em dia e ter alguns cuidados na condução do veículo são aspectos importantes para economizar combustível, afinal manutenção preventiva deixa o carro mais eficiente e econômico”, diz Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal. 

Veja os cuidados que devem ser tomados com a manutenção do veículo: 

Filtro de ar: o filtro de ar em boas condições permite melhor entrada de oxigênio na combustão, evitando que o motor seja exigido além do necessário e, consequentemente, gaste mais combustível. Faça a revisão periódica com atenção ao modelo indicado pelo fabricante.

Velas de ignição: mantidas em bom estado, garantem uma queima mais completa do combustível, evitando desperdício. Importante conferir e trocar de acordo com o manual (em média a cada 20 mil a 40 mil km).

Óleo e filtros: têm a função de reduzir o atrito entre as peças, fazendo o motor trabalhar com menos esforço. Ficar atento para trocar óleo no prazo recomendado no manual e substituir filtro de óleo e filtro de combustível a cada troca (ou conforme quilometragem indicada).

Pneus calibrados: pneus murchos aumentam o atrito com o solo, exigindo mais energia (e mais combustível) para movimentar o carro. Por isso, é importante calibrá-los no máximo a cada 15 dias e de preferência ainda frios, e verificar eventual desgaste irregular, observando também se já não estão carecas.

Alinhamento e balanceamento: evitam que o carro “puxe” para os lados, o que força mais o motor. Fazer a cada 10 mil km ou sempre que perceber o carro tendendo para algum lado ou vibrando a direção.

Sistema de injeção: se mantido limpo, garante a quantidade correta de combustível enviada ao motor. O motorista deve fazer limpeza preventiva dos bicos injetores periodicamente.

Além dos itens mencionados para manutenção, os hábitos de direção fazem muita diferença no consumo. Veja os principais que ajudam a economizar combustível: 

Acelere de forma suave - evite arrancadas bruscas e acelerações fortes, pois isso faz o motor gastar muito mais combustível.

Troque as marchas no tempo certo - em carros manuais, trocar a marcha cedo ou tarde demais aumenta o consumo. Em automáticos, evite forçar reduções pisando fundo no acelerador, pois isso também acarreta em consumo excessivo.

Mantenha velocidade constante - andar em velocidade estável (sempre que possível) consome menos do que ficar acelerando e freando com muita frequência.

Antecipe frenagens e semáforos - tire o pé do acelerador e use o freio-motor em vez de frear bruscamente, pois isso contribui para um consumo menor de combustível.

Use o ar-condicionado do jeito certo - ele pode aumentar bastante o consumo se usado de forma errada. Por exemplo, se deixar a temperatura no mínimo, recircular aberto e a velocidade no 1 em dias muito quentes, o compressor vai trabalhar forçado, é como se ligasse o ar de uma sala com a janela aberta. Ajuste a velocidade e a temperatura considerando a quantidade de pessoas dentro e a temperatura externa. Não se esqueça de fechar o recircular quando o ar condicionado estiver ligado. Outra dica: é mito dizer que andar com os vidros abertos na estrada economiza mais combustível do que o ar ligado. Rodar assim gera uma turbulência interna na cabine, alterando a fluxo aerodinâmico do veículo, ocasionando um arrasto maior.

Planeje o trajeto - especialmente em grandes cidades, escolher caminhos com menos trânsito e sem tantos aclives evita gastar mais combustível que o necessário. 

“É importante que o motorista mantenha a revisão preventiva em dia. A soma da boa manutenção com uma condução econômica pode reduzir em até 20% o consumo de combustível”, afirma Danilo. “Leve sempre seu carro a uma oficina de confiança. Na DPaschoal, sempre medimos e testamos os itens antes de qualquer troca, evitando manutenções desnecessárias e reforçando essa relação de transparência com o consumidor. Evite correr riscos desnecessários e gastar combustível em excesso e faça a manutenção sempre que necessário”, completa.

alfapress.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.