sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

General Motors planeja ser neutra em carbono até 2040

 

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Foto: Marcus Lauria  

 A General Motors anunciou que planeja se tornar neutra em carbono em seus produtos e operações globais até 2040 e se comprometeu a estabelecer metas baseadas na ciênciaⁱⁱ para atingir a neutralidade de carbono. A empresa também assinou o Business Ambition Pledge para 1,5⁰C, um chamado urgente à ação de uma coalizão global de agências da ONU, líderes empresariais e industriais.

"A General Motors está se juntando a governos e empresas globalmente, trabalhando para criar um mundo mais seguro, mais verde e melhor", disse Mary Barra, CEO da GM. "Nós encorajamos outros a seguir este exemplo e causar um impacto significativo em nossa indústria e na economia como um todo."

Além das metas de carbono da GM, a empresa trabalhou com o Fundo de Defesa Ambiental (EDF) dos Estados Unidos para desenvolver uma visão compartilhada de um futuro totalmente elétrico e a aspiração de eliminar as emissões de novos veículos leves até 2035. O foco da GM será oferecer veículos zero emissão em uma variedade de faixas de preço e trabalhando com todas as partes interessadas, incluindo a EDF, para construir a infraestrutura de carregamento necessária e promover a aceitação do consumidor, mantendo empregos de alta qualidade, que serão necessários para cumprir esses objetivos ambiciosos.

"Com este extraordinário passo à frente, a GM está deixando claro que tomar medidas para eliminar a poluição de todos os veículos leves novos até 2035 é um elemento essencial do plano de negócios de qualquer fabricante de automóveis", disse Fred Krupp, presidente do Fundo de Defesa Ambiental. "A EDF e A GM tiveram algumas diferenças importantes no passado, mas este é um novo dia na América - um dia em que uma colaboração séria para alcançar a eletrificação do transporte, o progresso climático com base científica e oportunidades econômicas compartilhadas equitativamente podem mover nossa nação adiante."

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Como identificar problemas nas juntas homocinéticas

 

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 Peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante, sem variações nem vibrações, em qualquer situação, as juntas homocinéticas se articulam para cima e para baixo, ao acompanhar o sobe-e-desce da suspensão e se movem para os lados, de acordo com os movimentos da direção.  As juntas fixas e deslizantes são ligadas por um eixo e permite que ambas girem juntos e com a mesma velocidade, não importa o ângulo que formem uma com a outra. Assim, são fundamentais para o funcionamento do veículo, suportando muitas vezes condições severas de funcionamento. “É importante que o motorista fique atento a ruídos provenientes da junta homocinética ou a qualquer anormalidade em seu funcionamento, pois se a peça quebrar poderá provocar a parada inesperada do veículo”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 A recomendação é levar o automóvel a um mecânico de confiança para efetuar o teste de rodagem e fazer o diagnóstico correto já que o fato de fazer algum barulho diferente não significa necessariamente um problema nas juntas homocinéticas. “Fazer uma inspeção nas juntas homocinéticas ou nos sistemas de direção e de suspensão ajudam a identificar os problemas mais evidentes.

Circular por ruas planas, realizar curvas fechadas, forçar mudanças de velocidade e usar o freio-motor pode ajudar no diagnóstico do problema”, comenta. 

Óleo Militec-1 estraga o motor do carro?

 

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 O que é Militec?

O óleo Militec-1 é vendido no Brasil ha 28 anos. Militec-1 foi criado em 1988 nos EUA e é vendido globalmente em diversos países do mundo. Militec-1 atende o mercado de motores de carros, motos, barcos, transporte industrial e ainda mais armamentos civis e militares.

Para que serve Militec?

Militec-1 é considerado um condicionador de metais e não um aditivo ao óleo e serve para proteger as partes metálicas do motor onde há mais atrito. Nos últimos 24 meses, o mesmo repórter fez uma série de artigos e videos negativos contra o uso do Militec-1. Neste artigo vamos responder às seguintes perguntas - Óleo Militec-1 estraga o motor? Vale a pena? É bom?

Entrevistamos então a marca Militec do Brasil para saber a verdade e entender porque este mesmo repórter segue atacando o produto Militec-1 com repetitividade e observações subjetivas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

BYD: Chile lança programa para renovação de táxis convencionais para 50 táxis elétricos BYD

 

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O Ministro de Minas e Energia, Juan Carlos Jobet, e a Ministra de Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, lançaram na semana passada um novo programa para promover a eletromobilidade na área de táxis. “Meu Programa de Táxi Elétrico”, que fornece cofinanciamento de até US$ 11.000 para proprietários de táxis convencionais trocarem seus  veículos por táxis BYD 100% elétricos.

O Ministro de Energia e Minas, Juan Carlos Jobet, declarou durante o lançamento do programa, “Hoje existem barreiras significativas para os taxistas terem acesso a veículos elétricos, principalmente em termos de investimento inicial, conhecimento de tecnologia e do carregamento da bateria. Por isso, lançamos este programa para levar os benefícios da eletromobilidade aos taxistas e usuários”.

A Ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, destacou que, “Nossa prioridade em termos de eletromobilidade é o transporte público e a promoção da inclusão de veículos como táxis e ônibus”, reforçou ela. “Iniciativas como essa, além de outras que impulsionamos do Ministério dos Transportes, estão acelerando o uso de frotas mais sustentáveis com custos operacionais significativamente mais baixos. Além disso, os novos veículos trazem melhorias no conforto para os usuários, principalmente devido a viagens mais suaves e silenciosas”, completou Gloria.

A iniciativa, que inclui também a compra e instalação de um carregador elétrico doméstico e a monitorização do funcionamento dos veículos novos durante um ano é implementada pela Agência de Sustentabilidade Energética, que também irá aconselhar os operadores nas suas aplicações.

Indústria Deve Produzir Mais de 1 Milhão de Motocicletas em 2021

 

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 A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo estima que as fábricas localizadas no PIM (Polo Industrial de Manaus) deverão produzir 1.060.000 motocicletas em 2021. O volume representa alta de 10,2% na comparação com as 961.986 unidades que saíram das linhas de montagem em 2020.

No varejo, a expectativa da Associação é de que sejam licenciadas 980.000 unidades, alta de 7,1% na comparação com as 915.157 motocicletas emplacadas em 2020. As exportações deverão totalizar 40.000 unidades, volume 18,5% maior em relação às 33.750 unidades registradas no ano passado.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que a expectativa do setor é recuperar, em 2021, parte das perdas do ano anterior. “A chegada da vacina será o ponto chave para recuperarmos as perdas provocadas pela maior crise, tanto sanitária quanto econômica, que já enfrentamos. Por isso, acreditamos que a tendência é que a produção de motocicletas siga em ascensão nos próximos meses”, afirma.

        Fermanian explica que a demanda pelo modal está em alta, tanto no mercado interno quanto externo, mas ressalta que as fabricantes seguem trabalhando com medidas restritivas em suas unidades industriais, o que impacta no volume produtivo e, consequentemente, nas vendas. “Recentemente, com a implantação do toque de recolher pelo governo do Amazonas, todas as associadas adequaram seus turnos de trabalho. Além disso, redobramos os cuidados com as medidas de saúde e segurança para garantir a saúde dos colaboradores”, diz. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Assinatura de acordos para a criação de um importante operador europeu de e-Mobility

 

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 A FCA Italy SpA, total subsidiária da Stellantis N.V. (STLA: EN), e a Engie EPS (EPS: EN) anunciam a assinatura do conjunto completo de acordos, incluindo o acordo* de investimento e de acionistas, para criar uma Joint Venture no setor de e-Mobility. Esses acordos foram executados em cumprimento ao Memorando de Entendimento anunciado em 12 de novembro de 2020.

A Joint Venture oferecerá um conjunto completo de serviços e soluções inovadores - como infraestruturas de carregamento residencial, comercial e público, bem como assinaturas de carregamento de energia e tecnologias Vehicle-to-Grid - a fim de tornar o acesso à mobilidade elétrica fácil e conveniente para todos.

A conclusão da transação deverá ocorrer nos próximos meses, sujeita às condições precedentes usuais, incluindo a liberação pelas autoridades antitruste competentes.

*Com base na estrutura de governança acordada, espera-se que a Engie EPS consolide integralmente a nova entidade.

* * *

Sobre a Engie EPS

A Engie EPS é o player tecnológico e industrial do grupo ENGIE, desenvolvendo tecnologias para revolucionar o paradigma do sistema energético global para fontes de energia renováveis ​​e mobilidade elétrica. Listada no mercado regulamentado Euronext Paris (EPS.PA), a Engie EPS faz parte dos índices financeiros CAC® Mid & Small e CAC® All-Tradable. Tem sede em Paris, com pesquisa, desenvolvimento e produção localizada na Itália. Para mais informações, clique em www.engie-eps.com.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Tesla modelo 3 explode na garagem de estacionamento de Xangai

 

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Perfurações na bateria são um risco de incêndio em qualquer carro elétrico, mas por alguma razão, muitos desses acidentes parecem acontecer com Teslas; pelo menos, aqueles que são reportados em todo o mundo, mostrou Cristina Boner. Tal caso teria ocorrido na terça-feira desta semana em um estacionamento subterrâneo de Xangai, de acordo com vários meios de comunicação chineses .

Um Tesla Model 3 - cujo local de fabricação não foi identificado como Estados Unidos ou China - pegou fogo e "explodiu" após ficar estacionado por um período de tempo desconhecido. Os funcionários da Tesla inspecionaram o veículo após o incêndio, de acordo com a Yicai Global, e descobriram que a parte inferior do veículo foi provavelmente danificada devido a um suposto impacto com uma tampa de bueiro, causando a combustão do pacote. Felizmente, nenhum ferimento foi relatado como resultado do incidente.

De acordo com relatórios locais citados , a Contemporary Amperex Technology (CATL) - um fornecedor chinês de baterias que afirma produzir uma "bateria de um milhão de milhas" - disse que o veículo em questão não estava equipado com uma de suas baterias.

Empresa especializada alerta sobre importância da revisão veicular consciente

 

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 A DPaschoal, empresa pioneira em revisão veicular consciente, desenvolve há mais de uma década projetos que prezam por total transparência e honestidade com o cliente. Presente em oito estados do país, a companhia conta com 130 lojas credenciadas em mais de 100 municípios e busca reforçar cada vez mais seu compromisso com a qualidade e confiança do consumidor. “Através de pesquisas etnográficas e da necessidade de contribuir com o meio ambiente, desenvolvemos, há 13 anos, o Economia Verde, um projeto que tem como principal objetivo auxiliar nossos clientes a economizarem na manutenção do veículo. Dentro do escopo do projeto, temos o princípio Medir e Testar, que conta com ferramentas exclusivas para avaliar a real necessidade da troca de peças ou pneus”, explica Marcia Bonfim Carinhana, Diretora de Marketing e Desenvolvimento Humano da companhia.    

Como Funciona

No Centro de Treinamento Técnico e Inovação (CTTi) da DPaschoal, todos os técnicos passam por pelo menos 80 horas de treinamento para estarem aptos a avaliar o veículo com as ferramentas do Medir e Testar. Já na oficina, o consumidor pode acompanhar a destinação correta dos pneus e baterias, desde o momento em que são trocados nas lojas, até a reciclagem.

Todos os produtos ganham uma etiqueta com um código que deve ser ativado no site oficial da empresa. A partir do cadastro, o cliente recebe uma mensagem por SMS no celular com o código de rastreio do item e a empresa encaminha informações sobre o descarte ecologicamente correto da peça. 

Especialista explica quais fatores podem fazer você perder sua habilitação

 

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O ano de 2021 começou com diversas mudanças para os motoristas brasileiros. Em outubro de 2020, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei (PL) 3.267/2019 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O PL tem 180 dias para ser colocada em prática. Portanto, até o dia 12 de abril, os motoristas de todo território brasileiro deverão se adequar às novas regras de trânsito. Dentre essas mudanças, estão a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a quantidade máxima de pontos para a suspensão da mesma.

De acordo com a lei, serão necessários 40 pontos para a perda da CNH (atualmente eram precisos apenas 20). Entretanto, esse número pode diminuir com o ganho de multas gravíssimas, como falar no telefone celular, por exemplo, passando para 30 ou 20 pontos. Analisando esse novo cenário, Lucas Oliveira, fundador da Mister Multas, especialista em trânsito e em processos de multas indevidas, afirma que o número de multas poderá aumentar com a nova lei. "O motorista poderá se sentir mais livre para praticar infrações e para acumular pontos", afirma o fundador da Mister Multas.

Entretanto, ter muitos pontos na carteira não é a única maneira de perder a CNH. "Muitos condutores não sabem os motivos que podem levar à suspensão da carteira de motorista. Ser autuado na Lei Seca, por exemplo, implica na perda do documento", ressalta Lucas.  

Os motoristas também deverão estar atentos para a mudança da validade da CNH. "Todos habilitados que tenham menos que 50 anos, a carteira agora valerá por dez anos; entre 50 e 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos; 70 anos ou mais, a CNH passa a ter validade de três anos", explica Oliveira. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Energia em movimento: conheça mais sobre os cabos elétricos automotivos

 

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 Quando se pensa nas partes de um automóvel, é provável que a maioria das pessoas cite o motor, o radiador, a bateria, as rodas e vários outros componentes antes de se lembrar dos cabos elétricos.

Embora sejam pouco lembrados, os cabos que formam os circuitos elétricos de um carro proporcionam o funcionamento da maioria dos itens de conforto e segurança, sem os quais não conseguiríamos sequer ligar os veículos.

Essa talvez seja a principal semelhança entre os cabos de energia residenciais e os automotivos: conectar dispositivos que proporcionam conforto e segurança para os usuários. As semelhanças, no entanto, param por aí.

“Tanto os circuitos residenciais quanto os automotivos trabalham em baixa tensão, mas nos veículos a tensão é ainda menor, pois estamos falando em algo entre 24 e 12V em corrente contínua (DC), enquanto nas instalações domésticas temos o 127 e 220V em corrente alternada (AC)”, explica Rubens Campos, gerente comercial do Grupo Prysmian.

“A seção e o peso dos cabos automotivos também é bem menor, podendo chegar até a 0,13 mm². Você vai encontrar cabos mais grossos, de 10 até 16 mm², somente em circuitos como o da bateria, pois essa é a principal fonte de alimentação do veículo”, completa.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

BOOST TRAZ PARA O BRASIL O NOVO RTV SILICONE BLACK

 

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 A importadora DRL Trade traz para o Brasil o Boost RTV Silicone Black, um formador de juntas de alta temperatura resistente à óleos, água aditivada com glicóis, graxas e fluidos em geral.

O novo Boost RTV Silicone Black possui alta flexibilidade e resistência à temperatura, mantendo-se estável em trabalhos até 315oC, com picos de até 343oC e resistente também à água, óleo e anticongelantes. Ele seca e sela como uma junta, curando totalmente entre 18 e 24h após sua aplicação. Possui baixo odor e não é corrosivo.

Suas principais aplicações são em tampas de distribuição e de válvulas, caixas de câmbio, termostatos, cilindros, tampas de cárter, coletores de admissão, bombas d'água, flanges de cubo de rodas, sensores de temperatura, flanges do carburador.

Para utilizar o produto, a superfície precisa estar bem limpa e seca, livre de qualquer tipo de óleo ou gordura. Aplicar então uma camada uniforme sobre a superfície e aguardar de 8 a 12 minutos para a formação da camada de silicone. Montar as partes, removendo qualquer excesso. A empresa alerta que é necessária a espera do período para um melhor desempenho e aproveitamento.

Empresa especialida passa a fornecer sua tecnologia para equipar os veículos por assinatura do Go Drive

 

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 Pouco mais de um ano após ser lançado, o Go Drive, serviço de assinatura de veículos do Grupo Águia Branca, que conta com a tecnologia da Wings, chega à marca de 1.300 clientes ativos. Disponibilizado nas concessionárias Toyota e Jeep, do Grupo Águia Branca, em Minas Gerais e Espírito Santo, o serviço gera cerca de 20 milhões de dados todos os dias, que possibilitam aos usuários pagarem valores condizentes ao uso dos veículos em suas assinaturas, além de diversos outros benefícios.

Tendência global no segmento automotivo, as assinaturas de veículos já viraram realidade no Brasil atraindo, além de grupos concessionários, as próprias montadoras. De acordo com o Head de Mobilidade do Grupo Águia Branca, André Lisboa, essa nova forma de mobilidade demonstra uma mudança de postura do consumidor. “Cada vez mais as pessoas procuram soluções que substituam a posse pelo acesso. E quando o assunto é mobilidade não é diferente”, comenta. O co-fundador da Wings João Marcelo Barros acrescenta que o crescimento exponencial do segmento foi acelerado pela pandemia do novo coronavírus. “A incerteza causada pela pandemia, que também resultou no uso reduzido dos veículos, fez com que as pessoas se desfizessem de parte do seu patrimônio e o carro por assinatura entrou como alternativa”, analisa.

A expectativa de ambos é que o serviço atinja índices ainda maiores nos próximos meses. Segundo o executivo da Wings, a empresa espera fechar 2021 com cerca de 7 mil carros conectados, somente por meio dos veículos por assinatura, tanto no serviço do Go Drive quanto de outros parceiros. 

OSRAM transforma a iluminação interna automotiva em uma verdadeira experiência com luz e revoluciona o mercado

 

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Quando o assunto é carro, a potência do motor e o conforto são necessários. Design também. E nos dias atuais, a experiência proporcionada dentro do veículo ganha uma relevância nunca vista antes, que leva em conta outros fatores. Definitivamente, a última geração de veículo passa por mudanças. Uma verdadeira revolução, com novos elementos no design interior e nas aplicações integradas. Para isso, uma tecnologia assume um papel muito importante: os LEDs brancos da família Ostune LED da OSRAM.

Trata-se da maior indústria alemã de iluminação automotiva do mundo escrevendo os próximos capítulos no setor. Isso porque, a família Ostune LED, da linha Opto Semiconductors da OSRAM, traz ao mercado avanços tecnológicos e permite novas percepções sobre a iluminação geral no interior do veículo. Os dois primeiros produtos são os Ostunes E1608 e E3030, que cobrem uma ampla faixa de temperatura de cor. Dessa forma, esses OEMs, ou seja, itens originais da OSRAM que permitem ao fabricante compor um novo produto final, oferecem variações de luz para uma perfeita iluminação ambiente que vai do elegante branco, na tonalidade frio azulado; ao aconchegante branco avermelhado quente. Além disso, os LEDs oferecem um Índice de Reprodução de Cor (IRC) de mais de 90, o maior atualmente disponível para as aplicações automotivas.

De fato, os LEDs caíram no gosto e tem sido um sucesso em várias aplicações no setor automotivo há muitos anos. Desde as versões de alto desempenho para faróis, passando por variações com infravermelho para o monitoramento do motorista, até soluções RGB para iluminação interna automotiva, os LEDs continuam em alta no mercado. Para essa última aplicação, inclusive, conquistam cada vez mais o setor que era de hegemonia das lâmpadas halógenas, uma solução que não só consome muito mais energia, como também necessita de um espaço para instalação considerável.

Fading nos freios: saiba como evitar

 

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Fading nos freios é o termo técnico usado quando o carro perde eficiência de frenagem devido ao superaquecimento das pastilhas e dos discos. Esse aumento da temperatura no sistema de freio pode acontecer por dois principais motivos, um deles é quando o veículo passa por trechos com descidas muito íngremes e/ou sequência de curvas muito curtas, que exigem o uso do freio com mais frequência e intensidade que o normal. Outro fator que pode levar ao fading é o fluido de freio, é preciso seguir corretamente a data de troca do componente, caso contrário ele perde suas propriedades e acaba prejudicando a frenagem do veículo.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, a melhor forma de evitar o fading dos freios e consequentemente os acidentes é através das boas práticas de direção. “Para evitar que o sistema de freio atinja uma alta temperatura e acabe perdendo sua eficiência é necessário tomar uma série de cuidados, tanto na forma de conduzir o carro quanto na revisão do veículo. Tomar a devida precaução faz toda a diferença no trânsito e proporciona segurança para o condutor, passageiro e pedestre”.

Para evitar que essa falha aconteça, o Raulincom preparou algumas dicas que ajudam a preservar a peça. Confira.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Balanço 2020: Carros usados ganham relevância nas concessionárias e setor oferece oportunidades para 2021

 

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 O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil mostrou força diante das dificuldades causadas pela pandemia de Coronavírus e conseguiu apresentar uma recuperação rápida a partir do segundo semestre de 2020. O estudo Performance Veículos Usados 2020 (PVU), produzido pela consultoria automotiva MegaDealer em parceria com a AutoAvaliar, maior plataforma online de vendas de veículos usados do país, revela que as concessionárias de veículos do país, em geral, superaram relativamente bem a queda dos volumes constatando um aumento significativo nas margens brutas e na velocidade do giro de estoque.
 
Para realizar o estudo, a equipe de Big Data da MegaDealer analisou mais de 1.700.000 dados transacionais registrados na plataforma Auto Avaliar durante o ano de 2020, permitindo robustez estatística e confiabilidade únicas sobre o mercado de carros usados no Brasil
 
“O momento do mercado é positivo e isso sugere uma boa oportunidade para 2021”, acredita Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil. “Cada vez mais o departamento de usados ganha relevância dentro das concessionárias. Então aqueles que conseguirem se estruturar neste setor, e trabalhar com uma estratégia focada, certamente terão bons resultados”.
 
De acordo com o especialista, mesmo em um momento de dificuldade causado pela pandemia, principalmente no primeiro semestre de 2020, as concessionárias brasileiras conseguiram agiram com rapidez para evitar as dificuldades de caixa e de liquidez. “O setor aprendeu muito com crises anteriores, e desde então já buscavam trabalhar de maneira mais enxuta, reduzindo custos, e isso acabou fortalecendo parte dos grupos. Até por isso o mercado brasileiro mostrou uma recuperação já no segundo semestre”.

BMW e Chevrolet são as grandes vencedoras do Prêmio MegaDealer de melhor performance em 2020

 

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O PVU – Performance Veículos Usados 2020, estudo produzido pela consultoria automotiva da MegaDealer em parceria com a Auto Avaliar, maior plataforma online de vendas de veículos usados do país, revelou que Chevrolet e BMW estão no topo do ranking entre as principais marcas de volume e premium, respectivamente. O levantamento, que analisa mais de 1.700.000 dados transacionais, o que garante robustez estatística e confiabilidade únicas sobre o mercado de carros usados no Brasil, contempla o fechamento do ano de 2020 e estabelece um ranking da rede de concessionárias, reconhecendo a melhor performance de vendas de carros usados.

“O Prêmio MegaDealer é aguardado com expectativa pelo mercado e nesse ano, se tornou ainda mais relevante. A partir da sua metodologia baseada em dados criteriosos analisados pelo nosso time de Big Data, levamos ao mercado não apenas um reconhecimento das montadoras que obtiveram melhores resultados durante o ano, mas também informações estratégicas para o desenvolvimento do setor”, comenta Fabio Braga, Country Manager da MegaDealer.

 Em relação ao cenário, segundo os dados do PVU, foi detectado um movimento de recuperação da crise decorrente da pandemia global. “Concessionárias em geral superaram relativamente bem a queda dos volumes, e pudemos constatar um aumento significativo nas margens brutas e na velocidade do giro de estoque. A captação de veículos evidencia uma boa oportunidade de aumento de vendas de veículos novos e ao mesmo tempo, é fundamental para a reposição do estoque, conforme o contexto atual de demanda aquecida”, explica Fabio Braga.

Porsche registra alta de 35% no mercado brasileiro em 2020

 

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Em 2020, a marca realizou 2.487 entregas de automóveis no mercado brasileiro entre janeiro e dezembro. Esse número representa um aumento de 35 por cento em relação a 2019 e se constitui em recorde absoluto de entregas no mercado brasileiro, superando justamente o ano passado, quando alcançou 1.849 unidades. Além da ampliação da rede de concessionários, o resultado da alta nas vendas pode ser atribuído à chegada de novos produtos, incluindo-se versões inéditas do 911. No total, o modelo registrou 774 unidades entregues, aumento de 225% em relação ao ano anterior.

O Cayenne foi o segundo modelo mais vendido (649 unidades, aumento de 13 por cento). Já o Macan, terceiro modelo mais entregue da marca, alcançou o volume de 508 automóveis, com 3 por cento de crescimento em relação a 2019. O 718 Boxster, por sua vez, registrou a segunda maior alta, com 39% de aumento, posicionando-se como o quarto Porsche mais vendido do ano: 310 entregas. Panamera e Cayman fecham a lista, com 126 e 116 entregas, respectivamente.

Vendas mundiais
No mundo, a Porsche entregou um total de 272.162 veículos novos em 2020 no ano passado, apenas três por cento abaixo do recorde de 2019. Nesse aspecto, a fabricante de carros esportivos se beneficiou de seu forte posicionamento global. “A crise do coronavírus representou um grande desafio a partir do segundo trimestre de 2020. No entanto, fomos capazes de manter as entregas relativamente estáveis no ano como um todo”, disse Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. “Nossa linha de produtos nova e atraente, o início bem-sucedido do Taycan como o primeiro Porsche totalmente elétrico e o carisma de nossa marca contribuíram para este resultado positivo, apesar dos tempos difíceis.”

Harley-Davidson do Brasil dá dicas para os motociclistas pilotarem melhor sob mau tempo

 

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Não deixe que uma previsão de mau tempo atrapalhe seus planos de fazer uma ótima viagem. Não dá para mudar o tempo, mas com certeza, dá para mudar como você reage a ele. Com isso em mente, a Harley-Davidson do Brasil separou dicas para os motociclistas pilotarem melhor em diferentes condições climáticas. Confira!

Chuva
Pegar chuva enquanto pilota não é um problema se você tiver tempo e um bom lugar para se secar quando terminar (e se não estiver muito frio). Mas, obviamente, não se molhar é sempre a melhor opção. Para começar, invista em uma boa capa de chuva; você não vai se arrepender. Botas e luvas impermeáveis também são essenciais. E não se esqueça de fechar tudo muito bem. Basta uma pequena abertura para você ter a sensação de estar ensopado.

A segurança é mais importante do que o conforto. Sob chuva, a segurança começa com tração. Com bons pneus, boa técnica e cuidado extra, não tem por que ficar com medo da chuva.

Verifique se os pneus estão com a banda de rodagem certa para canalizar a água para longe de onde a borracha toca a pista. Lembre-se de que a estrada fica mais escorregadia no início de uma tempestade, principalmente depois de um longo período de seca, quando a água remove o óleo da superfície da estrada. Evite o meio da pista, onde esse efeito é mais comum.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Marketing automotivo precisa acompanhar a evolução do mercado

 

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No dia 8 de janeiro de 2021, a General Motors (GM), dona da marca Chevrolet, anunciou que até 2025 deve lançar 30 novos carros elétricos em todo o mundo. De quebra, mudou seu logo. O anúncio veio dois dias depois da Fiat/Chrysler anunciar processo de fusão com a Peugeot/Citröen, criando mais uma gigante automotiva, a Stellantis. Em 2020, a fabricante chinesa BYD, focada em energias limpas e que tem entre seus produtos carros elétricos, teve suas ações valorizadas em cerca de 400%. Já a Tesla, pioneira no segmento, deve enfrentar diversos concorrentes a partir deste ano.

Essas são evidências de que o mercado automotivo se transforma como poucos, e de maneira tão acelerada que muitas companhias, atuais sinônimos de automóvel, já preferem ser chamadas de indústrias de mobilidade, não de fábricas de carros. Em comum, três certezas: redução de custos, apelo de sustentabilidade e aumento da concorrência. “Marcas não endêmicas, ou seja, aquelas que não começaram originalmente no segmento de energias limpas, vêm ganhando relevância. A adequação da comunicação dessa indústria, especialmente das empresas mais convencionais, é fundamental para sua competitividade”, explica Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing, companhia especializada em aceleração de negócios por meio de estratégias e execução de marketing sob medida.

“Hoje, raramente uma compra é efetuada sem pesquisas na internet. Por isso, é impossível estabelecer um plano de marketing sem dar prioridade ao ambiente digital, principalmente por meio de ferramentas para smartphones. Todas as mudanças impostas por 2020 apenas fortaleceram a decisão de compra que o consumidor faz longe das lojas. É a tendência away from bricks, close to clicks, ou seja, longe dos tijolos da loja física, e perto dos cliques e dos smartphones”, comenta. Para a especialista, a adaptação exige mudanças estruturais por parte dos mercados mas, uma vez estabelecidas essas estruturas, é possível cortar custos. “É mais fácil fazer anúncios e vender online. Se as indústrias estão enxugando custos e apostando em sustentabilidade, você pode fazer a mesma leitura nas lojas e concessionárias”. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Rodovia Presidente Dutra completa 70 anos

 

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  A Rodovia Presidente Dutra completa 70 anos de existência na próxima terça-feira (19/1). Desde sua inauguração, em 1951, o caminho por onde é transportado cerca de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro passou por transformações que acompanharam o crescimento populacional e econômico do país. Cerca de 25 milhões de pessoas em 36 municípios, incluindo as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, que fazem parte do trecho rodoviário.

Inauguração reduz tempo de viagem pela metade      

No dia 19 de janeiro de 1951, quando foi inaugurada pelo Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, em solenidade realizada na altura de Lavrinhas (SP), a então BR-2, nova rodovia Rio-São Paulo, ainda não estava completamente pronta, mas já permitia o tráfego de veículos entre a então Capital Federal, Rio de Janeiro, e o polo industrial de São Paulo. Da então ligação Rio-São Paulo, 339 quilômetros estavam concluídos, junto com todos os serviços de terraplenagem e 115 obras de arte especiais (trevos, viadutos, pontes e passagens inferiores). Faltava, porém, a pavimentação de 60 quilômetros entre Guaratinguetá (SP) e Caçapava (SP), e seis quilômetros em um pequeno trecho situado nas proximidades de Guarulhos (SP).

A BR-2 contava com pista simples, operando em mão-dupla em quase toda sua extensão. Em dois únicos segmentos havia pistas separadas para os dois sentidos de tráfego: nos 46 quilômetros compreendidos entre a Avenida Brasil e a garganta de Viúva Graça (hoje, Seropédica), no Rio de Janeiro, e nos 10 quilômetros localizados entre São Paulo e Guarulhos, no trecho paulista.

A nova rodovia foi construída com as mais modernas técnicas de engenharia da época e com equipamentos especialmente importados para isso, o que permitiu a redução da distância rodoviária entre as duas capitais em 111 quilômetros, comparando-se o novo caminho com o traçado da velha rodovia, inaugurada em 1928.