quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Como identificar problemas nas juntas homocinéticas

 

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 Peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante, sem variações nem vibrações, em qualquer situação, as juntas homocinéticas se articulam para cima e para baixo, ao acompanhar o sobe-e-desce da suspensão e se movem para os lados, de acordo com os movimentos da direção.  As juntas fixas e deslizantes são ligadas por um eixo e permite que ambas girem juntos e com a mesma velocidade, não importa o ângulo que formem uma com a outra. Assim, são fundamentais para o funcionamento do veículo, suportando muitas vezes condições severas de funcionamento. “É importante que o motorista fique atento a ruídos provenientes da junta homocinética ou a qualquer anormalidade em seu funcionamento, pois se a peça quebrar poderá provocar a parada inesperada do veículo”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 A recomendação é levar o automóvel a um mecânico de confiança para efetuar o teste de rodagem e fazer o diagnóstico correto já que o fato de fazer algum barulho diferente não significa necessariamente um problema nas juntas homocinéticas. “Fazer uma inspeção nas juntas homocinéticas ou nos sistemas de direção e de suspensão ajudam a identificar os problemas mais evidentes.

Circular por ruas planas, realizar curvas fechadas, forçar mudanças de velocidade e usar o freio-motor pode ajudar no diagnóstico do problema”, comenta. 

Segundo Silva, caso o veículo apresente ruido em linha reta e aceleração e desaceleração o veículo pode estar com a homocinética deslizante desgastada. Já se apresentar ruido em curvas, possivelmente o defeito está na homocinética fixa. Por isso, é essencial levar ao profissional capacitado em reparação para que efetue o diagnóstico adequado.

As coifas também devem ser checadas já que podem estar furadas ou rasgadas. “Quando comprometidas, as coifas precisam ser trocadas, ocasião em que as braçadeiras e graxa devem ser substituídas e, no caso de contaminação da graxa, a junta homocinética deve ser trocada”, acrescenta Silva.

Fonte:  Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

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