terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Preço médio dos carros sobe e giro de estoque recua: estudo revela bom momento do mercado de 0km

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

 Foto: Marcus Lauria

O mês de novembro registrou um crescimento no tíquete médio dos carros 0 km, que passou de R$169.580 (outubro) a R$172.785. Para as concessionárias, o bom momento também se reflete na redução do giro de estoque, que caiu de uma média de 38 dias para 36. Os dados são do PVZ - Estudo de Preços de Veículos Zero Km, feito pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar. No período, também ocorreu um leve aumento dos descontos no valor de compra dos veículos, em comparação com o preço sugerido pelas fabricantes (MSRP). “Uma vez que poucas montadoras aumentaram seus preços em novembro, podemos dizer que as mudanças importantes no cenário se dirigiram mais fortemente aos veículos de maior valor. Paralelamente, houve um pequeno aumento no desconto médio, de 7% para 7,1%.Os menores descontos praticados permanecem nos segmentos Sedan médio (Corolla, Civic, Sentra, etc.) SUVs e modelos Hatchs pequenos (Mobim, Kwid, entre outros). Por outro lado, os descontos em pickups são os mais generosos”, explica Fábio Braga, Country Manager da Megadealer.

No recorte por regiões do País, novamente o Norte apresentou o maior patamar de descontos, juntamente com o estado de São Paulo, que é analisado individualmente no PVZ. Ambos registraram um desconto médio de 7,7%. Os demais estados da região Sudeste tiveram, juntos, uma média de 7,3%, enquanto as regiões Nordeste (6,7%), Centro-oeste (6,5%) e Sul (6,3%) apresentaram taxas de descontos abaixo da média geral. 

Em novembro, o estudo da Megadealer também trouxe, pela primeira vez, o perfil etário do comprador de veículos 0km, que tem, em média, 49,9 anos. Peugeot (46,2), BYD (46,8) e Caoa Chery (47,7) são as marcas com compradores mais jovens, enquanto Renault (54,4), Mitsubishi (53,2) e Nissan (52,1) têm clientes com a maior média de idade. 

O estudo pioneiro coletou indicadores-chave de performance coletados a partir de dados de mais de 69 mil operações de vendas realizadas no período. Considerando todo o ano de 2025, até o momento, o PVZ já reúne dados de cerca de 650 mil operações de vendas de veículos Zero KM, gerando informações qualificadas sobre precificação e descontos praticados pelas concessionárias, nos vários segmentos, cores, modelos e, principalmente, os respectivos descontos sobre o preço sugerido pelo fabricante.

A parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B conectada em mais de 4 mil concessionárias, viabiliza o acesso ”in loco” aos preços praticados ao consumidor final.

Fonte:  caique@compliancecomunicacao.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.