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Uma dúvida comum entre motoristas na hora de trocar os pneus é: onde instalar os pneus novos, no eixo dianteiro ou traseiro? A Dunlop Pneus explica que, quando for realizar a troca de apenas dois pneus, a resposta é simples, mas indispensável para a segurança: os pneus novos devem sempre ser colocados no eixo traseiro.
Essa regra de ouro, válida para veículos de tração dianteira, traseira ou integral, existe por um motivo simples: a traseira está diretamente ligada à estabilidade do carro e ao controle em emergências. Em uma situação de risco, como um desvio brusco ou asfalto molhado, pneus traseiros desgastados podem perder aderência subitamente, fazendo a traseira do carro derrapar e o veículo girar na pista (sobre-esterço). Enquanto uma derrapagem dianteira é mais intuitiva de ser corrigida pelo motorista, a perda de controle da traseira é perigosa e quase impossível de reverter sem treinamento específico.
“Em uma frenagem brusca ou em curvas sobre piso molhado, pneus mais aderentes na traseira são fundamentais para manter a estabilidade e evitar o deslizamento do carro. É o que chamamos popularmente de ‘saindo de traseira’, um movimento difícil de corrigir e que pode causar acidentes graves”, explica Hugo Issao Terazaki, Gerente de Serviços Técnicos na Dunlop Pneus.
Entre as principais razões para manter os pneus novos no eixo traseiro estão:
- Controle de derrapagem: o eixo traseiro mantém o carro na trajetória correta. Pneus com sulcos mais fundos garantem a melhor expulsão de água e, consequentemente, maior aderência.
- Dirigibilidade: o motorista atua diretamente nas rodas dianteiras (com o volante), mas não tem controle direto sobre as traseiras. Por isso, elas precisam ser o ponto mais seguro e aderente do conjunto.
- Estabilidade na frenagem: durante uma freada de emergência, o peso do veículo se desloca para a frente; se os pneus traseiros estiverem mais desgastados, podem travar e causar a perda total de controle.
Trocar em pares é mais seguro
Além da posição correta, a Dunlop recomenda que a substituição dos pneus seja feita sempre em pares, ou seja, os dois pneus do mesmo eixo. Isso garante que o carro mantenha equilíbrio na dirigibilidade, na frenagem e na aderência durante curvas.
Pneus com níveis de desgaste diferentes podem gerar desequilíbrio e comprometer a estabilidade do veículo. “Quando o motorista substitui apenas um pneu, cria-se uma diferença de comportamento entre os lados do carro, o que afeta diretamente o controle em curvas e frenagens”, complementa Hugo.
Outra boa prática é o rodízio de pneus a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros (dependendo do desenho da banda de rodagem), de forma cruzada entre os eixos dianteiro e traseiro. Essa manutenção preventiva ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de substituição parcial.
Segurança em primeiro lugar
A Dunlop reforça que manter a pressão correta, realizar alinhamento e balanceamento regulares e seguir as recomendações de troca por pares são medidas simples, mas que fazem toda a diferença na segurança e na performance do veículo.
“Mais importante do que escolher o melhor pneu é garantir que ele seja instalado corretamente. É um cuidado que protege não só o motorista, mas todos que compartilham a estrada”, finaliza.
Fonte: LVBA Comunicação

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