Por Marcus Lauria (texto e fotos)
A Peugeot não perdeu tempo e aproveito a 10ª edição do Challenge Bibendum, que acontece no Rio de Janeiro entre 30 de maio e 3 de junho, para mostrar ao público brasileiro, que tem acesso ao evento o concept BB1, modelo compacto urbano movido a eletricidade. O Peugeot BB1 foi uma das atrações do evento, compacto e com linhas modernas, o pequeno modelo francês é 100% elétrico e segundo a montadora o BB1 reinventa o automóvel em todas as suas dimensões (arquitetura, estilo, habitáculo, condução, serviços de comunicação), respeitando ao mesmo tempo o meio ambiente. O conceito pode acomodar até quatro pessoas em apenas 2,50 metros, sempre com zero emissões de CO2.
As portas se abrem invertidas para facilitar a entrada dos ocupantes e o acesso ao porta-malas é feito por meio de uma porta traseira e também de uma tampa inferior. O porta-malas suporta até 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo. Externamente o BB1 exibe linhas exuberantes e futuristas, como deve ser um concept. A linhas são projetadas para frente com uma grande área envidraçada. As portas recebram um grande recorte e as grandes rodas são destaque no carro. Os faróis dianteiros são full led, que integram em suas extremidades uma câmara de visão para a parte traseira do modelo, tornando desnecessária a aplicação de retrovisores, de modo a otimizar a largura do veículo. O teto exibe uma dupla saliência, a mesma co coupê RCZ. BB1 possui um sistema universal e intuitivo, que torna possível a utilização de telefonia, acesso à internet, rádio e MP3 sem a necessidade de equipamentos complementares. Recursos como o relógio, que associa uma cor para cada momento do dia e o velocímetro que pode ser substituído por uma animação gráfica transmitem uma sensação de estar em um futuro próximo. O chassi do BB1 é tubular que integram a direção elétrica, suspensão (duplos triângulos dianteiros e traseiros), molas e amortecedores. Com um peso de apenas 600 kg, contanto com as baterias de íon-lítio, o motor elétrico não fica restrito ao peso elevado. Sua carroceria é composta por célula em carbono, extremamente leve. Os motores, concebidos em parceria com a Michelin, estão localizados na parte traseira. Sua potência não passa dos 20 cv, ou seja, 10 CV por motor. O BB1 faz de 0 a 30 km/h em 2,8 segundos e retomadas de 30 a 60 km/h em 4 segundos, com velocidade máxima de 90 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.