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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa
Em 2011, o mercado automotivo mundial registrou uma progressão de 3%. Este aumento foi puxado pelo dinamismo dos mercados dos países emergentes: América Latina (+8%), Rússia (+39%) e China (de cerca de +3% no segmento de carros de passeio). Na Europa, marcada por uma conjuntura de crise e por medidas de austeridade desde o verão (europeu), o mercado registrou um declínio de 0,5%, com evoluções muito contrastadas: Alemanha: +9,4%; França: -1,3%; Reino Unido: -2,4%; Espanha: -16,9%; Itália: -10,5%, PECO: -1,9%.
Desde setembro houve um forte aumento da pressão exercida sobre os preços.
Nesse contexto, a PSA Peugeot Citroën, que tem uma forte presença na Europa, especialmente na Espanha, Itália e Reino Unido, registrou um recuo de suas vendas mundiais de 1,5%. Na Europa, as vendas do Grupo baixaram 6,8%. Em compensação, elas progrediram 10,7% na América Latina, 7,7% na China e 34,8% na Rússia. Assim, as vendas fora da Europa representaram 42% do total do Grupo, ante 39% em 2010.
Frédéric Saint-Geours, Diretor Mundial de Marcas, declara:
“Em 2011, a situação do mercado europeu, especialmente no segmento B (compactos), confirma a pertinência de nossa estratégia de globalização e de subida de gama de nossas marcas Peugeot e Citroën. Graças aos nossos desenvolvimentos recentes e aos benefícios proporcionados pela nova organização da Direção de Marcas, poderemos acelerar a implementação de nossa estratégia”.
Globalização: progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa
· Um mix de mercado desfavorável na Europa
No mercado europeu, que registrou um declínio de 0,6% em 2011 (carros de passeio: -1,4%, veículos comerciais leves: +7%), os emplacamentos da PSA Peugeot Citroën recuaram 6,1%, atingindo um total de 2.045.000 unidades. A participação no mercado do Grupo diminuiu 0,9% em comparação com 2010, fechando em 13,3%.
A retração verificada no segmento B (compactos) é a principal explicação para essa baixa, sendo que o Peugeot 207 foi submetido a uma forte concorrência. Ele será substituído pelo 208 em 2012. Apesar dos ventos contrários, o Grupo mostrou sua capacidade de resistência nos segmentos superiores. Sua participação no mercado ficou estável no segmento C graças aos bons resultados do novo Citroën C4 e progrediu nos segmentos D e E devido ao sucesso do lançamento do Peugeot 508.
· Forte progressão da parte de vendas fora da Europa, com 42% das vendas totais
Em 2011, as vendas fora da Europa representaram 42% das vendas totais do Grupo, ante 39% em 2010 e 32% em 2009. Em termos de volume, as vendas de veículos montados progrediram 10,8%. Este forte aumento confirma as ambições da PSA Peugeot Citroën em suas zonas de desenvolvimento prioritárias na América Latina, na China e na Rússia e atesta a ambição da PSA Peugeot Citroën de se tornar mais global.
América Latina: o marco simbólico de 300.000 veículos comercializados foi ultrapassado
Apesar da forte desaceleração do mercado brasileiro no segundo semestre, o mercado automotivo latino-americano registrou uma expansão de 8% em 2011, impulsionado sobretudo pelas vendas BtoB. (Brasil: +3% / Argentina: +29%). Nesse contexto, as vendas do Grupo ultrapassaram pela primeira vez as 300.000 unidades, totalizando 326.000 veículos, em alta de 10,7%. A participação no mercado passou de 5,4% para 5,5%. Os lançamentos de dois novos veículos produzidos localmente, o Peugeot 408 e o Citroën C3 Picasso, contribuíram significativamente para este resultado, reafirmando a ambição do Grupo de se desenvolver na região.
China: a estratégia de desenvolvimento se concretiza com mais de 400.000 veículos vendidos
Após vários anos de forte crescimento, o mercado de carros de passeio chinês parece ter alcançado seu ritmo de cruzeiro em 2011, com uma expansão de 3,3%. O Grupo soube acompanhar o crescimento do mercado, lançando dois novos modelos no ano passado: o Peugeot 508 e o Peugeot 308. Juntamente com o Citroën C5, lançado anteriormente, estes dois carros completam a oferta de produtos das duas marcas no mercado chinês, particularmente no segmento superior. Amparada paralelamente pelo desenvolvimento de suas redes de distribuição, a PSA Peugeot Citroën vendeu um total de 404.000 veículos na China em 2011. Sua participação no mercado ficou em 3,4%.
No final de 2011, o Grupo dispunha de uma rede mais densa: 284 concessionárias e 220 agentes de distribuição para a Peugeot, totalizando 504 pontos de venda, e 360 concessionárias e 500 agentes para a Citroën, ou seja, 860 pontos de venda.
Rússia: crescimento se confirma
Em 2011, o mercado automotivo russo prosseguiu em seu forte crescimento, atingindo 2,66 milhões de veículos, um crescimento de 39%. Trata-se de uma evolução estruturada, que perdura apesar do fim, em julho, do programa de incentivo para renovação da frota. Com 75.000 veículos vendidos, a PSA Peugeot Citroën manteve o seu crescimento em linha com o do mercado (+35%). O Grupo atingiu uma participação de mercado de 2,7%. As vendas foram reforçadas pelo lançamento novo Citroën C4 e do novo Peugeot 308 reestilizado, ambos montados na fábrica de Kaluga. O desenvolvimento da rede de distribuição continua: os 141 pontos de vendas das duas marcas cobrem agora 90% do território.
Subida de gama: aumento da participação das vendas de veículos Premium*
A estratégia do Grupo visa aumentar o valor de suas marcas Peugeot e Citroën, reforçando a subida de suas gamas. Em 2011, esta subida de gama foi confirmada com uma nova progressão da participação dos veículos Premium nas vendas totais do Grupo, atingindo 18% ante 13% em 2010. A comercialização do Peugeot 508 e do Citroën DS4, que veio completar com sucesso a linha DS, é um exemplo que ilustra esta estratégia.
Face ao desafio ambiental, uma nova redução de emissões de CO2
Em 2011, os avanços tecnológicos realizados pelo Grupo permitiram a manutenção de sua liderança ambiental. A PSA Peugeot Citroën se manteve líder europeu em 2011 no segmento dos veículos com emissões inferiores a 110 g de CO2/km com uma participação de mercado de 23,8%. O Grupo, igualmente, reduziu a média de emissões de seus veículos novos para 127,9 g de CO2 por quilômetro, ante 132 g em 2010.
Este ganho de 4,1 g de CO2/km valida a pertinência da estratégia ambiental do Grupo, que se apoia sobre 3 pilares complementares:
- otimização dos motores térmicos (gasolina e diesel),
- desenvolvimento de tecnologias micro-híbridas (generalização do sistema Stop&Start), híbridas e híbridas recarregáveis,
- comercialização de veículos elétricos (Peugeot i0n e Citroën C-ZERO lançados em dezembro de 2010).
A tecnologia HYbrid4 recebeu em novembro de 2011, na Alemanha, o prêmio “Goldenes Lenkrad” (“Volante de Ouro”) na categoria Meio Ambiente.
* Os veículos Premium oferecem um nível de prestação de referência em seus segmentos (prazer ao dirigir, segurança, qualidade de acabamento, conectividade, conforto...) e agrupam os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-CROSSER).
Perspectivas 2012
Na Europa, o mercado automotivo deverá apresentar uma nova baixa em 2012. Nesse contexto, as marcas Peugeot e Citroën reforçarão sua ofensiva comercial com quatro grandes lançamentos (os Peugeot 4008 e 208 e os Citroën C4 Aircross e DS5) e seis reestilizações (os Peugeot 107, Partner e Expert e dos Citroën C1, Berlingo e Jumpy). Na América Latina, o lançamento do Peugeot 308 em fevereiro e da linha DS da Citroën na primavera são ações sólidas que vão permitir ao Grupo reforçar o seu crescimento de vendas.
Na China, com a colocação da pedra fundamental da 3ª fábrica da DPCA (Dong Feng Peugeot Citroën Automobiles – joint venture com a chinesa Dong Feng Motors) e a inauguração da nova joint venture com a Changan, denominada CAPSA (Changan PSA Automobiles), a PSA Peugeot Citroën concretiza a sua estratégia de desenvolvimento. A saber: ter duas joint ventures complementares e um objetivo de participação de mercado de 5% em 2015 com a DPCA e 3% com a CAPSA.
O Grupo está, portanto, solidamente posicionado para prosseguir seu crescimento nesse mercado particularmente promissor. Na Rússia, o crescimento do potencial da fábrica de Kaluga constitui uma nova etapa da estratégia de desenvolvimento do Grupo neste mercado em forte crescimento. Paralelamente, novos veículos serão lançados no país: Peugeot 408, 508 e 4008, e Citroën DS4, DS5 e C4 Aircross.
Nessas zonas de desenvolvimento, o crescimento dos mercados, juntamente aos ganhos de participação do Grupo, permitirá à PSA Peugeot Citroën realizar seu objetivo de ter 50% de suas vendas fora da Europa em 2015, e dois terços em 2020. O ano de 2012 será certamente o ano do híbrido, com o lançamento de quatro veículos híbrido diesel: Peugeot 3008 HYbrid4, Citroën DS5 HYbrid4, Peugeot 508 sedã HYbrid4 e 508 RXH, que demonstrarão a liderança ambiental do Grupo.
Desde setembro houve um forte aumento da pressão exercida sobre os preços.
Nesse contexto, a PSA Peugeot Citroën, que tem uma forte presença na Europa, especialmente na Espanha, Itália e Reino Unido, registrou um recuo de suas vendas mundiais de 1,5%. Na Europa, as vendas do Grupo baixaram 6,8%. Em compensação, elas progrediram 10,7% na América Latina, 7,7% na China e 34,8% na Rússia. Assim, as vendas fora da Europa representaram 42% do total do Grupo, ante 39% em 2010.
Frédéric Saint-Geours, Diretor Mundial de Marcas, declara:
“Em 2011, a situação do mercado europeu, especialmente no segmento B (compactos), confirma a pertinência de nossa estratégia de globalização e de subida de gama de nossas marcas Peugeot e Citroën. Graças aos nossos desenvolvimentos recentes e aos benefícios proporcionados pela nova organização da Direção de Marcas, poderemos acelerar a implementação de nossa estratégia”.
Globalização: progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa
· Um mix de mercado desfavorável na Europa
No mercado europeu, que registrou um declínio de 0,6% em 2011 (carros de passeio: -1,4%, veículos comerciais leves: +7%), os emplacamentos da PSA Peugeot Citroën recuaram 6,1%, atingindo um total de 2.045.000 unidades. A participação no mercado do Grupo diminuiu 0,9% em comparação com 2010, fechando em 13,3%.
A retração verificada no segmento B (compactos) é a principal explicação para essa baixa, sendo que o Peugeot 207 foi submetido a uma forte concorrência. Ele será substituído pelo 208 em 2012. Apesar dos ventos contrários, o Grupo mostrou sua capacidade de resistência nos segmentos superiores. Sua participação no mercado ficou estável no segmento C graças aos bons resultados do novo Citroën C4 e progrediu nos segmentos D e E devido ao sucesso do lançamento do Peugeot 508.
· Forte progressão da parte de vendas fora da Europa, com 42% das vendas totais
Em 2011, as vendas fora da Europa representaram 42% das vendas totais do Grupo, ante 39% em 2010 e 32% em 2009. Em termos de volume, as vendas de veículos montados progrediram 10,8%. Este forte aumento confirma as ambições da PSA Peugeot Citroën em suas zonas de desenvolvimento prioritárias na América Latina, na China e na Rússia e atesta a ambição da PSA Peugeot Citroën de se tornar mais global.
América Latina: o marco simbólico de 300.000 veículos comercializados foi ultrapassado
Apesar da forte desaceleração do mercado brasileiro no segundo semestre, o mercado automotivo latino-americano registrou uma expansão de 8% em 2011, impulsionado sobretudo pelas vendas BtoB. (Brasil: +3% / Argentina: +29%). Nesse contexto, as vendas do Grupo ultrapassaram pela primeira vez as 300.000 unidades, totalizando 326.000 veículos, em alta de 10,7%. A participação no mercado passou de 5,4% para 5,5%. Os lançamentos de dois novos veículos produzidos localmente, o Peugeot 408 e o Citroën C3 Picasso, contribuíram significativamente para este resultado, reafirmando a ambição do Grupo de se desenvolver na região.
China: a estratégia de desenvolvimento se concretiza com mais de 400.000 veículos vendidos
Após vários anos de forte crescimento, o mercado de carros de passeio chinês parece ter alcançado seu ritmo de cruzeiro em 2011, com uma expansão de 3,3%. O Grupo soube acompanhar o crescimento do mercado, lançando dois novos modelos no ano passado: o Peugeot 508 e o Peugeot 308. Juntamente com o Citroën C5, lançado anteriormente, estes dois carros completam a oferta de produtos das duas marcas no mercado chinês, particularmente no segmento superior. Amparada paralelamente pelo desenvolvimento de suas redes de distribuição, a PSA Peugeot Citroën vendeu um total de 404.000 veículos na China em 2011. Sua participação no mercado ficou em 3,4%.
No final de 2011, o Grupo dispunha de uma rede mais densa: 284 concessionárias e 220 agentes de distribuição para a Peugeot, totalizando 504 pontos de venda, e 360 concessionárias e 500 agentes para a Citroën, ou seja, 860 pontos de venda.
Rússia: crescimento se confirma
Em 2011, o mercado automotivo russo prosseguiu em seu forte crescimento, atingindo 2,66 milhões de veículos, um crescimento de 39%. Trata-se de uma evolução estruturada, que perdura apesar do fim, em julho, do programa de incentivo para renovação da frota. Com 75.000 veículos vendidos, a PSA Peugeot Citroën manteve o seu crescimento em linha com o do mercado (+35%). O Grupo atingiu uma participação de mercado de 2,7%. As vendas foram reforçadas pelo lançamento novo Citroën C4 e do novo Peugeot 308 reestilizado, ambos montados na fábrica de Kaluga. O desenvolvimento da rede de distribuição continua: os 141 pontos de vendas das duas marcas cobrem agora 90% do território.
Subida de gama: aumento da participação das vendas de veículos Premium*
A estratégia do Grupo visa aumentar o valor de suas marcas Peugeot e Citroën, reforçando a subida de suas gamas. Em 2011, esta subida de gama foi confirmada com uma nova progressão da participação dos veículos Premium nas vendas totais do Grupo, atingindo 18% ante 13% em 2010. A comercialização do Peugeot 508 e do Citroën DS4, que veio completar com sucesso a linha DS, é um exemplo que ilustra esta estratégia.
Face ao desafio ambiental, uma nova redução de emissões de CO2
Em 2011, os avanços tecnológicos realizados pelo Grupo permitiram a manutenção de sua liderança ambiental. A PSA Peugeot Citroën se manteve líder europeu em 2011 no segmento dos veículos com emissões inferiores a 110 g de CO2/km com uma participação de mercado de 23,8%. O Grupo, igualmente, reduziu a média de emissões de seus veículos novos para 127,9 g de CO2 por quilômetro, ante 132 g em 2010.
Este ganho de 4,1 g de CO2/km valida a pertinência da estratégia ambiental do Grupo, que se apoia sobre 3 pilares complementares:
- otimização dos motores térmicos (gasolina e diesel),
- desenvolvimento de tecnologias micro-híbridas (generalização do sistema Stop&Start), híbridas e híbridas recarregáveis,
- comercialização de veículos elétricos (Peugeot i0n e Citroën C-ZERO lançados em dezembro de 2010).
A tecnologia HYbrid4 recebeu em novembro de 2011, na Alemanha, o prêmio “Goldenes Lenkrad” (“Volante de Ouro”) na categoria Meio Ambiente.
* Os veículos Premium oferecem um nível de prestação de referência em seus segmentos (prazer ao dirigir, segurança, qualidade de acabamento, conectividade, conforto...) e agrupam os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-CROSSER).
Perspectivas 2012
Na Europa, o mercado automotivo deverá apresentar uma nova baixa em 2012. Nesse contexto, as marcas Peugeot e Citroën reforçarão sua ofensiva comercial com quatro grandes lançamentos (os Peugeot 4008 e 208 e os Citroën C4 Aircross e DS5) e seis reestilizações (os Peugeot 107, Partner e Expert e dos Citroën C1, Berlingo e Jumpy). Na América Latina, o lançamento do Peugeot 308 em fevereiro e da linha DS da Citroën na primavera são ações sólidas que vão permitir ao Grupo reforçar o seu crescimento de vendas.
Na China, com a colocação da pedra fundamental da 3ª fábrica da DPCA (Dong Feng Peugeot Citroën Automobiles – joint venture com a chinesa Dong Feng Motors) e a inauguração da nova joint venture com a Changan, denominada CAPSA (Changan PSA Automobiles), a PSA Peugeot Citroën concretiza a sua estratégia de desenvolvimento. A saber: ter duas joint ventures complementares e um objetivo de participação de mercado de 5% em 2015 com a DPCA e 3% com a CAPSA.
O Grupo está, portanto, solidamente posicionado para prosseguir seu crescimento nesse mercado particularmente promissor. Na Rússia, o crescimento do potencial da fábrica de Kaluga constitui uma nova etapa da estratégia de desenvolvimento do Grupo neste mercado em forte crescimento. Paralelamente, novos veículos serão lançados no país: Peugeot 408, 508 e 4008, e Citroën DS4, DS5 e C4 Aircross.
Nessas zonas de desenvolvimento, o crescimento dos mercados, juntamente aos ganhos de participação do Grupo, permitirá à PSA Peugeot Citroën realizar seu objetivo de ter 50% de suas vendas fora da Europa em 2015, e dois terços em 2020. O ano de 2012 será certamente o ano do híbrido, com o lançamento de quatro veículos híbrido diesel: Peugeot 3008 HYbrid4, Citroën DS5 HYbrid4, Peugeot 508 sedã HYbrid4 e 508 RXH, que demonstrarão a liderança ambiental do Grupo.
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